O Estado do país 2026

E, atenção, não estou a dizer que replicar o modelo nórdico em Portugal resultaria. Estou a dizer que só um liberal à Tuga muito intelectualmente desonesto é que poderia dizer em voz alta que o modelo nórdico é a sua referência. Não é. De modo algum. O modelo nórdico em Portugal não resultaria porque nós continuariamos a ser Portugueses.
A cultura nórdica tem a moral luterana. Não tolera a mentira ou a vigarice. Ainda assim, têm bons exemplos que deveríamos copiar.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
A cultura nórdica tem a moral luterana. Não tolera a mentira ou a vigarice. Ainda assim, têm bons exemplos que deveríamos copiar.

A discussão não é essa. A discussão é entre o que se passa nos países nórdicos e os nossos liberais. Isso que disseste é óbvio. Funcionar cá é que, bom, enfim...

Estes países têm muita coisa que poderia ser defendida por um liberal.

Liberais à Tuga que defendam impostos altos, estado social fortíssimo e a progressividade nos impostos como base, por favor. Não procuro condicionais. Procuro nomes. Obrigadinha.

• Gosto
Reactions: TiagoLC
Estes países tiveram sistemas de Estado Social que faliram nos anos 80 e início dos anos 90. Depois perceberam que os Estados Sociais precisam de uma economia muito forte e começaram a apostar na criação de riqueza. Por isso agora têm economias mais fortes. Portugal nunca teve um projecto de reformas e criação de riqueza como eles tiveram, e dificilmente terá porque as medidas não seriam populares e custariam muitos votos.
Ok, mas têm estado social grande. Liberais defendem o oposto. Não faz sentido.

Continuo à espera de nomes de liberais à Tuga que defendam impostos altos, estado social fortíssimo e progressividade nos impostos para garantir esse estado social fortíssimo.

• Haha
Reactions: TiagoLC
Onde os impostos são baixos e o estado social é fraquinho. ;) Muito surpreendente.
Para a esquerda portuguesa, os Países Baixos são um paraíso fiscal, "para onde o Pingo Doce mudou a sede para fugir aos impostos".

Não me parece que Dinamarca, Suécia e Finlândia sejam destinos frequentes da emigração portuguesa. Estavam inscritos nestas eleições 932 portugueses na Finlândia, 3599 na Dinamarca e 3096 na Suécia. Portugueses emigram actualmente para UK (193000 inscritos), Irlanda (8047) e Países Baixos (22000), os dois últimos "paraísos fiscais" para os standards da esquerda portuguesa.

E os impostos sobre o trabalho na Suécia, país onde tudo funciona bem, são equivalentes aos de Portugal para um salário bruto de 2000€, ligeiramente inferiores aos de Portugal para um salário bruto de 3000€, e 10% inferiores para um salário bruto de 4000€.

Última edição:
Nem me dei ao trabalho de referir a kryptonite dos liberais à Tuga: os funcionários públicos...

Última edição:
Para a esquerda portuguesa, os Países Baixos são um paraíso fiscal, "para onde o Pingo Doce mudou a sede para fugir aos impostos".

Não me parece que Dinamarca, Suécia e Finlândia sejam destinos frequentes da emigração portuguesa. Estavam inscritos nestas eleições 932 portugueses na Finlândia, 3599 na Dinamarca e 3096 na Suécia. Portugueses emigram actualmente para UK (193000 inscritos), Irlanda (8047) e Países Baixos (22000), os dois últimos "paraísos fiscais" para os standards da esquerda portuguesa.

E os impostos sobre o trabalho na Suécia, país onde tudo funciona bem, são equivalentes aos de Portugal para um salário bruto de 2000€, ligeiramente inferiores aos de Portugal para um salário bruto de 3000€, e 10% inferiores para um salário bruto de 4000€.

O clima e a língua não ajudam. Mas a emigração Tuga nos países nórdicos é muito diferente, sim. A todos os níveis. Dito isto, continuo sem saber os nomes dos liberais à Tuga que defendem para Portugal impostos altos, um estado social fortíssimo e progressividade nos impostos. Sim, eu sei que tu não disseste que o faziam porque és uma pessoa inteligente e que sabe que não é o caso. Porque não é.

Anyway, só resultaria cá se importássemos também os Nórdicos. Toda a gente fala de governos mas ninguém fala do que verdadeiramente transforma um país: os cidadãos. Os políticos, governos são apenas um reflexo dos cidadãos.

Nem me dei ao trabalho de referir a kryptonite dos liberais à Tuga: os funcionários públicos...
E os sindicatos eheh
6V2ls49.png