O Estado do país 2026

Acho bem, é só buracos nas estradas. :D

O SNS está excelente até consigo ter consultas antecipadas e tudo. :D

O PSD não está a ir por um bom caminho. Nas últimas sondagens, PS e Chega subiram. Mas a maior subida é a do PS...
Mas ao contrário do que o Luís Montenegro diz há alguma coisa que esteja melhor do que estava antes dele começar a governar?
Onde podia aproveitar para ganhar alguns votos, que seria em combater os efeitos da guerra, não estão a fazer nada também. O PS pode ter muitos defeitos, mas pelo menos ajudou mais em 2022.

Tem sido uma grande desilusão. Até mesmo para mim, que apesar de não ter votado em tal pessoa, esperava mais.
O custo de vida está altíssimo e cada vez pior, é impossível os portugueses estarem melhor.

Não sei onde vocês vão buscar tanta informação que não encontro no Google. Que últimas sondagens são essas?
Aqui: https://www.jornaldenegocios.pt/eco...com-chega-a-cair-para-terceira-forca-politica

Saiu uma da Intercampus:

IMG_7303.webp

Mas ao contrário do que o Luís Montenegro diz há alguma coisa que esteja melhor do que estava antes dele começar a governar?
Onde podia aproveitar para ganhar alguns votos, que seria em combater os efeitos da guerra, não estão a fazer nada também. O PS pode ter muitos defeitos, mas pelo menos ajudou mais em 2022.

Tem sido uma grande desilusão. Até mesmo para mim, que apesar de não ter votado em tal pessoa, esperava mais.
O custo de vida está altíssimo e cada vez pior, é impossível os portugueses estarem melhor.

Aqui: https://www.jornaldenegocios.pt/eco...com-chega-a-cair-para-terceira-forca-politica
Para o PSD cortar nos impostos tem de cortar nos gastos do Estado, e em boa verdade há lobbies que gravitam em torno do PSD que, se houver cortes no contexto de reformas, vão-se virar contra Montenegro. Um desses lobbies está no poder local, mas há outros.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Umas notas sobre estas últimas sondagens:

- A IL não descola, o Cotrim Figueiredo vale muito mais que o partido, parece-me que desde que correram com a Carla Castro estagnaram, deve ser karma; a nova líder não me parece ser muito popular e cativante, não deve ir longe.

- O Chega pode ter atingido o pico de crescimento, pelo menos nos próximos tempos; o partido tem um problema de crescimento nos distritos do Litoral Norte e Centro, onde está metade da população; sem conquistar terreno nesta zona do país não conseguirão ultrapassar a barreira psicológica dos 25%.

- O PS parece recuperar eleitorado ao Centro, eleitores que votaram em Montenegro; a vitória de Seguro deu um novo impulso ao partido.

- a extrema-esquerda bateu no fundo mas não está morta, num cenário de crise poderá captar os votos dos descontentes que não querem votar Ventura.

Última da Aximage:

Última do ISCTE:

Saiu uma da Intercampus:

Ver anexo 32505
Obrigado!

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Não consigo encontrar o período de recolha dos dados da Intercampus. Provavelmente o PSD ainda cairá mais com a continuação da crise do custo de vida causada pela guerra. O Costa era mais habilidoso a gerir este tipo de problemas. Ter em conta também que:

- A gestão de comunicação nas tempestades de Inverno foi má, as declarações do Ministro da Economia foram desnecessárias e caíram mal;

- O Governo também não soube gerir a comunicação e a agenda durante o pico do mau tempo.

A remoção do visto do Tribunal de Contas para certos gastos públicos ou a opacidade do financiamento partidário estão também a causar mal estar em eleitores mais informados e com mais consciência cívica.