Os bancos. Ora, os bancos. Qual é o problema com os bancos ? A mim, pessoalmente, e directamente nunca nenhum banco me lixou a vida. Indirectamente sim, e como foi ?
Lixam-me a vida porque os bancos andaram a financiar obra pública que não deviam e que agora tenho que pagar com impostos insuportáveis. Obras encomendadas pelo ESTADO.
Lixam-me a vida porque andaram a nacionalizar um banco privado que era um buraco sem fundo, quando um banco mal gerido ou fraudulento deve é falir como todas as outras empresas tem que falir quando tem que ser. Mas não, foi nacionalizado pelo ESTADO assumindo este o buraco.
Lixam-me a vida porque durante os últimos 20 anos sempre que quis financiamento para projectos, os bancos mandaram-me quase sempre dar uma volta, porque os bancos em Portugal raramente apoiaram a economia real pois tinham grandes lucros financiando obra pública do ESTADO sem riscos, ou financiando o imobiliário, ou financiando as grandes empresas ou as empresas amigas do regime, do ESTADO, por vezes com garantias do próprio ESTADO. E quem criou todo esse modelo de obra pública? o ESTADO. E quem ajudou e de que maneira às bolhas imobiliárias ? (Basta ver a questão das rendas). O ESTADO.
ESTADO, ESTADO, ESTADO, ESTADO.
Está em todo o lado na nossa desgraça, para aonde quer que se olhe. Mas incrivelmente ainda há pessoas que querem mais Estado, querem mais estímulos, ao crescimento, pasme-se. É de doidos, em Portugal somos um case-study fantástico a demonstrar a falência completa dessas ideias. Dezenas de milhares de milhões despejados na economia nos últimos 10 anos e mal crescemos, e agora temos que pagar uma dolorosa factura. Mas nem assim muitas pessoas pensam de modo diferente!! É incrível.
Será assim tão difícil perceber que toda a alta finança das últimas décadas e os seus lucros fabulosos viveu em simbiose perfeita com os gastos descontrolados dos países em obras públicas para ganhar votos, criando dívidas gigantes e descontroladas ? Será difícil de perceber que o que as grandes correctoras querem é mais Quantitative easings, querem que os Estados continuem a injectar dinheiro na economia para continuarem a ganhar fortunas como até aqui ?
E depois daquela medida genial que ninguem mais se iria lembrar, do quanto ridicula seria, de baixar a TSU ás empresas (ok tudo bem), mas contra balançar com o aumento na TSU para o trabalhador, no fundo um consumidor, era algo genial, tanto que ninguem gostou ... agora fala-se em reduzir na despesa para sempre, creio cerca de 800 milhões de euros, ok tudo bem, acho bem, mas onde é que o grande ESTADO se lembra de cortar, onde, no ESTADO SOCIAL, ou seja, Segurança Social, Saude e Educação ..... É realmente genial !
Mas não ouvi ainda uma unica medida que fosse abranger as altas finanças !
.............................................................................
Querem cortar na Educação, substituam os apoios sociais, por linhas de crédito para os estudantes sendo que estes pagariam depois quando começassem a trabalhar como chegou a ser falado, sendo que abrangeria despesas com alojamento, alimentação e material escolar. Essa linha seria suportada pela Caixa Geral de Depósitos, com o dinheiro que andaram a jogar fora em investimentos de risco nos mercados bolsistas, e que o perderam !
Querem cortar na Segurança Social, cortem as mais altas reformas, algumas delas vitalicias, durante mais de 40 anos

, criem um tecto máximo de valor das reformas, e obviamente com reflexos no valor que descontam, por exemplo acima de 1500 euros, o valor a descontar é sempre o mesmo. Tenha a certeza que no médio prazo o Estado pouparia centenas de milhões de euros ....
Querem cortar na Saude então acabem com estas malditas PPP que está levando o Estado á falência, e sobre as quais existem grandes conflitos de interesses, lobbies, gestores ganhando o mesmo que 4/5 médicos juntos, ect .....
Nestas 3 áreas criem tectos máximos a nivel de salários !