Nao Paulo, eu enganei-me, os 1500 Euros, sao o salário netto (limpo, após os impostos), já com os 35% descontados. O salário brutto médio ronda os 2300 Euros, e antes era de 3500 Euros (a desvalorizacao foi de cerca de 50%, segundo me disseram). No teu extracto bancário, o salário continuou em kronas e continuou a aumentar assim como os custos de vida (e os impostos permaneceram em 35%).
Nada mudou na prática, excepto que os precos aumentaram mais em relacao ao salário (porque a maioria dos bens é importada, comprada à própria EU, em relacao à qual a moeda desvalorizou para metade). Mas a inflacao em ambos precos e salários é bastante elevada. Porém a vida é somente ligeiramente mais cara que em Portugal, excepto certas coisas como fruta, vegetais, roupa e bares. O nível de vida na Islandia, na prática, nao mudou quase nada, a nao ser que sejas um imigrante a trabalhar antes da crise, e quisesses retirar as tuas kronas, aí perdias muito dinheiro após a crise.
Sim, quase tudo é importado. Mas na prática nao se nota nada. A qualidade de vida dos islandeses passou de bastante rico a mais moderadamente rico.
Fonix .... os gajos devem ter um produtividade enorme, para ganharem tanto dinheiro, se calhar têm 4 pernas e 4 braços, e exportam para o mundo inteiro .....

PS: Para quem não reparou era uma ironia ....

Se gostarem votem em mim.