O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Empresas como sonai,geronimo martins e afins coladas ao salario minimo é ridiculo
poderiam pagar muito mais mas preferem distribuir prémios de centenas de milhares de euros ao seus gestores
mas ok,é melhor ficarmos no nivel do 3ºmundo
Aguado serenamente o dia em que um politico com tomates de touro entre em S.Bento e marque uma reunião com os salgados,ulriches,oliveiras e os mande para a p***que os pariu

Criem um sistema fiscal atractivo e estável para as SGPS que os milhões que fugiram para a Holanda nos últimos anos irão regressar a Portugal.

Eu também acho que sim, deveriam isentar completamente qualquer imposto desses grandes grupos, depois na boleia, revogava-se a questão do salário mínimo, até se devia aplicar uma taxa de solidariedade aos trabalhadores em favor desses grupos, retirava-se as pensões aos reformados, acabava-se com a educação e principalmente com os gastos na saúde, pois não queremos aqui ninguém a ficar para semente.

Entretanto esses milhões off-shorianos vinham todos da Holanda para cá... Com esses milhões melhor se segregava a riqueza a favor de alguns, impunham-se uma cartelização maciça a favor dos privados, principalmente nos bens de primeira necessidade para ninguém escapar... Sugava-se o sangue todo... No fim quando se esperavam algumas víceras desses sacrifícios, eis que esse dinheiro e os vampirescos neo-liberais partiram pela calada para longínquas paragens... para sugar outros em outro lado, aqui ficaram só as peles, e nós a apanhar bonés...

• Gosto
Reactions: Aurélio e vinc7e
As SGPS já apresentam vantagens fiscais principalmente no que toca a operações na expansão de negócios, o único contra que têm é a não dedutibilidade dos encargos financeiros com a aquisição de partes de capital, obrigando-a a alguns cuidados no que toca a endividamentos. No fundo são participações sociais em empresas ou holdings, é o que mais temos por aqui, normalmente apostam em empresas nacionais, com grande flexibilidade, salvo erro apenas têm obrigatoriedade de estar um ano em território nacional. Têm uma optima flexibilidade para dar a volta ao sistema....

Em síntese, uma SGPS com sede ou direcção efectiva no território português, poderá deduzir, no apuramento do seu lucro tributável os rendimentos, incluídos na base tributável, correspondentes a lucros distribuídos, se :
a) A sociedade participada (que distribui os lucros)
- tiver sede ou direcção efectiva no território português e esteja sujeita e não isenta de IRC ou esteja sujeita a imposto especial de jogo, ou
- preencha os requisitos exigidos no artigo 2º da Directiva

Deixa-te de trollices Mago, consulta os relatórios e contas anuais desses grupos para veres os muitos impostos e emprego que deixam em Portugal. Já te tentei explicar há muito tempo atrás que a questão das SGPS é diferente, ocorre por causa de uma aberração legislativa, em que em Portugal querem cobrar múltiplas vezes o mesmo imposto ao longo de toda uma cadeia accionista sem haver qualquer produção de riqueza ao longo desta. Se a mesma legislação fosse aplicada ao teu rendimento, serias dos primeiros a fugir também para a Holanda.

Quanto ao salário mínimo, vou lançar uma petição para que o mesmo seja de 2000€/mês. Alinhas ? Ou achas que isso era capaz de estoirar a economia do país ? Estou um pouco na dúvida, dá-me ideia que para vocês seria bom, que as pessoas iriam gastar mais, haveria muito crescimento.

Acho que 20 euros por mês é melhor, ou então uma sandes de presunto e um copo de vinho, penso ser o ideal, assim sempre daria para colocar mais uns quantos milhões em Off-Shores e em sitios onde a carga fiscal é menor !
No outro para pedir uma factura o empregado deu-lhe uma amnésia de tal ordem que tive que ser eu a lhe ensinar.
Se 2000 euros estoirava a economia (concordo que sim), com 20 euros tinhamos a economia salva. Iamos ter uma economia ao estilo da China ou do Brasil (exemplos mais flagrantes de desigualdades sociais que me vieram á cabeça).
Como dizia o Dias da Cunha " Voçes sabem muito bem do que eu estou a falar" !

Empresas como sonai,geronimo martins e afins coladas ao salario minimo é ridiculo
poderiam pagar muito mais mas preferem distribuir prémios de centenas de milhares de euros ao seus gestores
mas ok,é melhor ficarmos no nivel do 3ºmundo
Aguado serenamente o dia em que um politico com tomates de touro entre em S.Bento e marque uma reunião com os salgados,ulriches,oliveiras e os mande para a p***que os pariu

Acho que a maior parte aqui discorda disso, porque a carga fiscal é grande, e os lucros são baixos. E assim como o outro a empresa não dava lucro, mas a casa rendia bem. Acho que me fiz entender, porque por vezes meia palavra basta !

Ninguém aqui pede já salários mínimos de 2000 euros, mas sim para já em 2014 o salário mínimo subir até aos ainda ridículos 500 euros

Os únicos grandes grupos que estão de acordo com a subida são os grandes grupos de distribuição alimentar, sabemos as razões, mais dinheiro no bolso dos portugueses, mais dinheiro a gastar nessas superfícies, sendo estas o principal agregador no que toca a gastos e consumo da população.

A nossa Industria exportadora, consegue aguentar o impacto desta subida, a industria nacional concerteza terá o seu retorno dada a maior fatia de dinheiro disponível para circular na economia nacional. Haja Coragem!

Mas alguém é obrigado a trabalhar recebendo o salário mínimo, seja ele qual for? Quem não concorda com o ordenado que lhe oferecem que não aceite o trabalho.

Não, ninguém é obrigado, sempre podem ficar á espera sentados em casa, que alguém lhes venha dar comida á mesa, e como isto anda tudo a nadar em dinheiro não existe qualquer razão para fugir ao salário minimo !
Também ninguém é obrigado a comer, nem a fazer sexo, nem a beber nem a fumar .. só fazem isso se quiserem !

Ah é verdade já me esquecia, quem não quiser aceitar o trabalho sempre pode simplesmente ao suposto patrão que devolva tudo aquilo que tem andado a roubar quem em off-shores, paises com menor carga fiscal, os mercedes e afins e as belas obras em casa que conseguiu a pagar salários minimos.
Obviamente nem todos os patrões são assim felizmente, e ainda existem muito bons patrões e empresários neste país !

• Gosto
Reactions: Mago
Também ninguém é obrigado a comer, nem a fazer sexo, nem a beber nem a fumar .. só fazem isso se quiserem !

E não há nenhuma lei que obrigue alguém a fazer todas estas coisas.

É tudo uma questão de negociação. Em Portugal, e na maioria dos países latinos, a perspectiva é que o empregador faz um favor ao empregado. Sem intervenções externas, em alturas de crise os salários baixam, e em bons tempos económicos os salários sobem, tudo resultante da negociação de contratos de trabalho entre empregados e empregadores. É tão prejudicial ao empregado ficar sem trabalho como é para o empregador não ter ninguém para trabalhar nas suas empresas.

Cada pessoa, ao longo da sua vida, dependendo da sua situação familiar, financeira, psicológica tem um salário mínimo. Abaixo desse valor prefere não trabalhar. Acima desse valor já é um ganho, seja ele qual for (nem que seja uma sandes de courato). Se me sair o Euromilhões, para me entreter, até trabalharia de borla, e não admito que me venham dizer que não posso. Do mesmo modo que se me oferecerem 400€ para realizar um trabalho que eu gosto e de outro lado me ofereçam 500€ para fazer algo que não me realiza pessoalmente, eu escolheria a primeira oferta, a não ser que os 100€ de diferença me fossem fundamentais.

Cada pessoa tem um valor mínimo. O que o Estado ou a maioria da população entende como o mínimo pode não corresponder (na maior parte das vezes não corresponde) ao que cada um entende para si. E não é a maioria que deve decidir qual é o valor mínimo.

E não há nenhuma lei que obrigue alguém a fazer todas estas coisas.

É tudo uma questão de negociação. Em Portugal, e na maioria dos países latinos, a perspectiva é que o empregador faz um favor ao empregado. Sem intervenções externas, em alturas de crise os salários baixam, e em bons tempos económicos os salários sobem, tudo resultante da negociação de contratos de trabalho entre empregados e empregadores. É tão prejudicial ao empregado ficar sem trabalho como é para o empregador não ter ninguém para trabalhar nas suas empresas.

A questão David é que a questão do salário é sectorial, se existem sectores que faz sentido o que se paga cerca de 500 euros, isto porque estou relacionando já o investimento feito, o numero de trabalhadores, o custo de produção, o preço de venda e o eventual lucro, tens muito outros sectores ás vezes dentro da mesma área de negócio, ou através do mesmo produto em que o preço de venda do produto é muito superior face ao custo de produção.
Ou seja empresas cujo margem de lucro é muito superior face a outras e contudo pagam o mesmo salário !

Uma emprega de limpeza a dias por exemplo, nunca poderia ganhar 1000 euros mensais por a patroa não receber mais do que 2000 euros. Tem-se que analisar as coisas sectorialmente !

Outro exemplo as grandes cadeias alimentares da distribuição, têm por vezes grandes margens de lucro, dependendo da área onde vendem ......
Quantas empresas dessa cadeira premeiam os colaboradores pelos resultados que a empresa obtem ??

Eu seria completamente a favor do fim de salário minimo se não fossem as pessoas mais carenciadas, mais pobres, com menos habilitações cair na mão dessa gente sem escrupulos. Um fim de salário minimo em tempos de crise causa uma anarquia salarial, o mesmo já não acontece (espero eu) quando a economia está em crescimento !

Custa tanto perceber que o salário minimo existe para garantir alguma dignidade humana ás pessoas !

Custa tanto perceber que o salário minimo existe para garantir alguma dignidade humana ás pessoas !

E como se estabelece o conceito de "alguma dignidade humana às pessoas"? Por quê 500€ e não 550€? Ou 435€? Uma mãe de família, com empréstimo da casa por pagar, com marido desempregado, tem o mesmo "mínimo de dignidade" do que um jovem sem filhos a viver com os pais?

Um empregador necessita de 5 trabalhadores. Só dispõe de 2000€ mensais para salários. Qual a solução que dá mais dignidade a todos?

- Manter os 5 trabalhadores por 400€?

- Manter 4 trabalhadores por 500€ e o 5º ir para o desemprego?

Cada qual tem a sua opinião. Não deve ser a opinião da maioria a prevalecer. É uma questão que deve ser respondida pelo empregador e pelos trabalhadores, sem qualquer imposição legal.

Um empregador necessita de 5 trabalhadores. Só dispõe de 2000€ mensais para salários. Qual a solução que dá mais dignidade a todos?

Cada qual tem a sua opinião. Não deve ser a opinião da maioria a prevalecer. É uma questão que deve ser respondida pelo empregador e pelos trabalhadores, sem qualquer imposição legal.

SE só dispõe dessa verba e pode pagar esse salário, a empresa não é viável, fecha portas e outra absorverá os clientes dela e garantirá melhores condições para empregar mais e apagar melhor. Uma empresa que apenas sobrevive devido aos baixos salários praticados, em pouco tempo perde competitividade e fecha... Aconteceu assim no setor de calçado dos anos 80/90, hoje a filosofia parece estar a mudar, conclusão, começa a florescer um setor que parecia perdido....

O salário mínimo é uma referência, é um idexante entre aquilo que a economia pode pagar aquilo que representa a retribuição mais elementar pelo trabalho tendo em conta o sustento do trabalhador. Por isso se negoceia entre Governo, Patrões, Sindicatos o salário mínimo e não tanto outros salários.

• Gosto
Reactions: raposo_744
Não entendo a comparação de Portugal ou de qualquer outro país latino, com país nórdico ou anglo-saxónico, na questão do salário mínimo.

Os primeiros têm de regular o salário mínimo sobretudo devido à procura ser constantemente superior à oferta. Nos segundos casos, mesmo em tempo de crise a procura não é excessiva, e caso isso acontecesse poderia ser o colapso dessa economia.

Na minha opinião, neste momento em Portugal não deveria existir um aumento do salário mínimo, visto que os rendimentos superiores vão ter uma diminuição por via dos impostos directos e a inflação ser de valores irrisórios.
Poderia ser um entrave a qualquer empregador num momento de incertezas.

Até digo mais, se tivesse existido há cerca de 1 mês atrás uma certeza positiva das decisões do Tribunal Constitucional, seria aceitável um pequeno aumento do salário mínimo até mesmo pelo patronal.

Também ninguém é obrigado a comer...

Você fez-me lembrar uma reportagem que passou há uns anos atrás penso que na SIC, á cerca de uns indíviduos que argumentavam que não precisavam de comer, deu para rir...:D

Em suma, a sua indiferença pela vida humana e pelo sofrimento é verdadeiramente despresivel.:eek:

E como se estabelece o conceito de "alguma dignidade humana às pessoas"? Por quê 500€ e não 550€? Ou 435€? Uma mãe de família, com empréstimo da casa por pagar, com marido desempregado, tem o mesmo "mínimo de dignidade" do que um jovem sem filhos a viver com os pais?

O salário mínimo é exactamente isso, é o valor que o Governo pensa que a maioria das empresas, em especial as de pequenas dimensões, poderá suportar.

Você fez-me lembrar uma reportagem que passou há uns anos atrás penso que na SIC, á cerca de uns indíviduos que argumentavam que não precisavam de comer, deu para rir...:D

Em suma, a sua indiferença pela vida humana e pelo sofrimento é verdadeiramente despresivel.:eek:

O salário mínimo é exactamente isso, é o valor que o Governo pensa que a maioria das empresas, em especial as de pequenas dimensões, poderá suportar.

mas de que raio voç^está a falar homem .... não entendi nada do que está para aí escrito !

• Gosto
Reactions: raposo_744
Estado
Fechado para novas mensagens.