Exactamente, David e Frederico, rendas muito elevadas em Portugal.
Os arrendadores vivem no mundo da lua. Considerando o salário de muitos portugueses de 600 euros.
Se alguém vive solteiro ou em casal solteiro, ainda vive bem. Mas se têm filhos, então torna-se díficil (se uma renda for por exemplo de 400 euros). E se tem o azar de ser um pai/mãe a sós, então não sei mesmo.
Eu paguei em Viena entre 300 a 400 euros de renda (e como somos dois é dividido por dois). Os salários eram mínimo a ronda os 900 euros e o preço da alimentação era quase igual a Portugal. Somente a conta do gás era mais elevada no inverno. Restaurantes: conseguia comer por 8 euros no centro de Viena. E rendas, havia quartos a 150 e 200 euros, e havia quartos a 1000 euros. Preços para todos os gostos.
Na Holanda idem.
Na Islândia, pago 200 euros de renda, mas não vivo na capital.
Lá o nível de vida é caro (e as rendas são no min a 500 euros), e não aconselho portugueses a virem, devido ao extremo clima, a não ser que sejam muito meteo-loucos.
Agora vejam quanto é que os senhorios cobram em Portugal com o nível de vida e digam-me se não é caro? E não falo de Lisboa ou Porto. Falo de Coimbra ou Braga ou Viseu. Paga-se provavelmente o mínimo de 150 euros por mês, mas note-se a diferença dos salários dessas cidades portuguesas (e rendas mínimas) com às de outras cidades europeias.
E claro que não falo de Paris (e muito menos de Londres). Mas há capitais europeias bem baratas (como Viena), quase tão baratas em rendas como Braga ou Coimbra. Até em Dublin, que era uma cidade cara, agora encontram-se quartos lá a 200 euros. Se a Irlanda é um exemplo, creio que veremos o mesmo a ocorrer em Portugal, com as rendas pelo menos a cair para metade, se não para um terço.
Creio que se algum de vós quiser um dia emigrar, esta ideia destes preços pode ajudar à vossa decisão.
Penso que, assim muito grosseiramente, uma renda média deve ser à volta de um terço do salário médio. 300 euros para salários de 1000 euros (exemplo de Viena), ou 200 euros para salários médios de 600 euros (situação mais comum em Portugal). Mas claro que o povo deve ter o bom senso de encontrar estes valores por si próprios.
Já agora, alguém me sabe dizer qual é a renda média numa cidade do litoral e numa cidade do interior, sem ser capital do distrito. Digámos por exemplo, Esposende ou Póvoa, ou Amarante, Tondela, Mangualde, Tábua, Tomar. Alguém me sabe dizer exemplos? Pergunto isto caso um dia deseje voltar.
Falei com um conhecido há dias que já não via há algum tempo, e disse-me que paga por um quarto num T6 em Lisboa a soma de 300 euros mais despesas, o preço inclui apenas empregada de 15 em 15 dias, internet e TV cabo na sala. Conheço outra pessoa que paga 175 euros num quarto duplo num T2, que fica a 700 euros a dividir por 4 pessoas. Parecem-me preços exagerados para a capital de um país onde o salário médio ronda os 700/800 euros. Lisboa, o litoral algarvio e zonas de Coimbra e do Porto têm rendas de cidades europeias ricas e deveriam ter rendas comparáveis às praticadas em cidades de alguns países da Europa de Leste.
Mas aqui no Porto as rendas já estão a cair, num prédio onde vivi arrendavam os T2 a 500 euros e este ano já arrendaram um T2 a 350, e em São Mamede de Infesta já se arranja um bom T1 a 300 euros por mês ou menos. Na minha rua os T1 ficavam por 500 ou 600 euros e agora já há quem arrende a 400 euros. E acredito que ainda vão cair mais, a minha rua tem vários apartamentos por arrendar, é o primeiro ano que isto sucede.
Para além disso até 2015 os IMIs vão subir e ainda veremos pessoas com casas abandonadas aflitas para arrendar para pagarem o IMI. Mas desses não tenho pena, há quarteirões no Porto e ruas cheias de casas ao abandono porque os herdeiros levam por vezes mais de 10 ou 20 anos para se entenderem. E ainda há aqueles proprietários que esperam eternamente por um construtor que dê uma fortuna para depois demolir e fazer um mamarracho.
Acredito portanto que nos próximos anos as rendas vão cair muito e ajustar à nossa realidade económica.