O Estado do País

  • Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Respeito pelo direito privado? Qual a percentagem do teu ordenado que te é confiscado? Nalguns países europeus, como a França já há pessoas taxadas a 50%, isto é respeito pela propriedade privada?



O regime salazarento era tendencialmente socialista. Havia vários bens com preço fixado pelo Estado (pão, bacalhau, azeite, vinho) e a iniciativa privada resumia-se a 3 ou 4 grupos económicos amigos do regime.

Realmente vendo bem as coisas, porque raio atribuem a direita ao regime de salazar??

- Controlo de preços
- Pouco investimento privado
- Economia fechada
- Serviços, ensino, saúde tudo público e gratuito.
- Criou as chamadas caixas de previdência, casas do povo, que juntas são hoje a segurança social.

- ausência de eleições, polícia de estado, à semelhança da rússia, da china, da ex-rda e outras ditaduras de esquerda.

Que tem o regime de salazar de liberal, afinal?
 
O regime salazarento era tendencialmente socialista. Havia vários bens com preço fixado pelo Estado (pão, bacalhau, azeite, vinho) e a iniciativa privada resumia-se a 3 ou 4 grupos económicos amigos do regime.

Não há país nenhum no mundo onde não haja estado. Salvo erro talvez haja uma anarquia qualquer no Sudão, ou em outro país.

Logo se há estado é natural que este tenha alguma intervenção, mesmo nos países ditos mais liberalistas, o Estado está presente e intervém... Ah e também se pagam impostos nesses.... Em síntese, tirando os exemplos do Sudão e afins em que pelos vistos são os únicos liberais, dada a ausência de uma estrutura de estado, todo o resto do mundo é socialista. Talvez em Marte se encontre alguma porção de terra sem ser socialista, aguardemos noticias da NASA.
 
Realmente vendo bem as coisas, porque raio atribuem a direita ao regime de salazar??

- Controlo de preços
- Pouco investimento privado
- Economia fechada
- Serviços, ensino, saúde tudo público e gratuito.
- Criou as chamadas caixas de previdência, casas do povo, que juntas são hoje a segurança social.

- ausência de eleições, polícia de estado, à semelhança da rússia, da china, da ex-rda e outras ditaduras de esquerda.

Que tem o regime de salazar de liberal, afinal?



Esquecem-se que o Mussolini e o Hitler também eram socialistas.
 
Não sei como é que essas empresas portuguesas o fazem, mas não é muito inteligente vender a preços altos produtos rotineiros, principalmente em alturas de crise.

Obrigado por me dizeres isso.

Se um dia voltar a Portugal tenho ideias de inovação e a preços baratos. E acho precisamente que é isso que Portugal precisa.

Mas ainda tenho muitas dúvidas em voltar a Portugal, este governo não ajuda ao clima económico (que é a realidade actual), portanto não ajuda à formação de novas pequenas empresas.

Gostei da livre circulação na UE, tal como tu, mas detesto a burocracia e quantidade de leis que a UE emite. Demasiado. Devia ser tudo mais relaxado e simples.

Dou graças aos deuses por estarmos na UE e por haver livre circulação.

A tendência histórica das empresas portuguesas é a de estarem viradas para o mercado interno, protegidas da concorrência, a vender produtos muito caros, sem qualidade, sem inovação.

Como consumidor tenho muito a agradecer à UE.

E por isso olho sempre com desconfiança para os que defendem o regresso ao escudo ou a saída da UE.
 
Exactamente, David e Frederico, rendas muito elevadas em Portugal.
Os arrendadores vivem no mundo da lua. Considerando o salário de muitos portugueses de 600 euros.

Se alguém vive solteiro ou em casal solteiro, ainda vive bem. Mas se têm filhos, então torna-se díficil (se uma renda for por exemplo de 400 euros). E se tem o azar de ser um pai/mãe a sós, então não sei mesmo.

Eu paguei em Viena entre 300 a 400 euros de renda (e como somos dois é dividido por dois). Os salários eram mínimo a ronda os 900 euros e o preço da alimentação era quase igual a Portugal. Somente a conta do gás era mais elevada no inverno. Restaurantes: conseguia comer por 8 euros no centro de Viena. E rendas, havia quartos a 150 e 200 euros, e havia quartos a 1000 euros. Preços para todos os gostos.

Na Holanda idem.
Na Islândia, pago 200 euros de renda, mas não vivo na capital.
Lá o nível de vida é caro (e as rendas são no min a 500 euros), e não aconselho portugueses a virem, devido ao extremo clima, a não ser que sejam muito meteo-loucos.

Agora vejam quanto é que os senhorios cobram em Portugal com o nível de vida e digam-me se não é caro? E não falo de Lisboa ou Porto. Falo de Coimbra ou Braga ou Viseu. Paga-se provavelmente o mínimo de 150 euros por mês, mas note-se a diferença dos salários dessas cidades portuguesas (e rendas mínimas) com às de outras cidades europeias.

E claro que não falo de Paris (e muito menos de Londres). Mas há capitais europeias bem baratas (como Viena), quase tão baratas em rendas como Braga ou Coimbra. Até em Dublin, que era uma cidade cara, agora encontram-se quartos lá a 200 euros. Se a Irlanda é um exemplo, creio que veremos o mesmo a ocorrer em Portugal, com as rendas pelo menos a cair para metade, se não para um terço.

Creio que se algum de vós quiser um dia emigrar, esta ideia destes preços pode ajudar à vossa decisão.

Penso que, assim muito grosseiramente, uma renda média deve ser à volta de um terço do salário médio. 300 euros para salários de 1000 euros (exemplo de Viena), ou 200 euros para salários médios de 600 euros (situação mais comum em Portugal). Mas claro que o povo deve ter o bom senso de encontrar estes valores por si próprios.

Já agora, alguém me sabe dizer qual é a renda média numa cidade do litoral e numa cidade do interior, sem ser capital do distrito. Digámos por exemplo, Esposende ou Póvoa, ou Amarante, Tondela, Mangualde, Tábua, Tomar. Alguém me sabe dizer exemplos? Pergunto isto caso um dia deseje voltar.


Falei com um conhecido há dias que já não via há algum tempo, e disse-me que paga por um quarto num T6 em Lisboa a soma de 300 euros mais despesas, o preço inclui apenas empregada de 15 em 15 dias, internet e TV cabo na sala. Conheço outra pessoa que paga 175 euros num quarto duplo num T2, que fica a 700 euros a dividir por 4 pessoas. Parecem-me preços exagerados para a capital de um país onde o salário médio ronda os 700/800 euros. Lisboa, o litoral algarvio e zonas de Coimbra e do Porto têm rendas de cidades europeias ricas e deveriam ter rendas comparáveis às praticadas em cidades de alguns países da Europa de Leste.

Mas aqui no Porto as rendas já estão a cair, num prédio onde vivi arrendavam os T2 a 500 euros e este ano já arrendaram um T2 a 350, e em São Mamede de Infesta já se arranja um bom T1 a 300 euros por mês ou menos. Na minha rua os T1 ficavam por 500 ou 600 euros e agora já há quem arrende a 400 euros. E acredito que ainda vão cair mais, a minha rua tem vários apartamentos por arrendar, é o primeiro ano que isto sucede.

Para além disso até 2015 os IMIs vão subir e ainda veremos pessoas com casas abandonadas aflitas para arrendar para pagarem o IMI. Mas desses não tenho pena, há quarteirões no Porto e ruas cheias de casas ao abandono porque os herdeiros levam por vezes mais de 10 ou 20 anos para se entenderem. E ainda há aqueles proprietários que esperam eternamente por um construtor que dê uma fortuna para depois demolir e fazer um mamarracho.

Acredito portanto que nos próximos anos as rendas vão cair muito e ajustar à nossa realidade económica.
 
Este sabado o governo islandes anunciou que vai perdoar em 24000 euros a cada familia com casa a pagar.

Uma medida inedita e que vai chocar muita gente

Nao sei se esta medida vai ser perigosa mas admiro-os pela coragem de experimentarem algo que ninguem ousa fazer. Muita gente aqui ficou radiante com esta medida

Nota foi o partido direita que passou a medida na continuacao dos perdoes de dividas que o governo de esquerda tinha iniciado depois de 2009.
 
Este sabado o governo islandes anunciou que vai perdoar em 24000 euros a cada familia com casa a pagar.

Uma medida inedita e que vai chocar muita gente

Irpsit imagina as pessoas que não têm casa para pagar e tem contas em dia... E que pagam os mesmos impostos que aquelas com casas para pagar...

Acho que num estado democrático onde a igualdade é um dos pilares base, situações como estas não podem acontecer.
 
  • Gosto
Reactions: Z13
Irpsit imagina as pessoas que não têm casa para pagar e tem contas em dia... E que pagam os mesmos impostos que aquelas com casas para pagar...

Acho que num estado democrático onde a igualdade é um dos pilares base, situações como estas não podem acontecer.

Exatamente! Ou então que oferecessem 24mil eur a quem não tem casa, mas paga renda.

Em todo o caso, não lhe chamaria coragem! Coragem era caso saísse dos bolsos desses políticos. Coragem é tomar decisões difíceis. Dar e empurrar as dívidas aí contraídas, para os próximos governos, não é assim grande coragem..

Mas sempre é mais positivo do que aceitar buracos deixados por BPP, BPN, ou cavar mais buracos com as PPP, e poupar corruptos, lá isso é!
 
Boa noite.

Diz o Camilo Lourenço a propósito dos estaleiros navais de Viana do castelo:
"Aquela empresa como está há vinte anos não tem qualquer viabilidade. Tu contribuinte, já torraste, não há outra expressão, torraste ali centenas de milhões de euros, ouviste bem? Não é dezenas é centenas de milhões de euros.
Aquela empresa, não devia estar nas mãos do estado, desculpa do contribuinte, há pelo menos quinze anos."

"Eu como contribuinte não quero continuar a torrar lá mais algumas centenas de milhões de euros. A última versão das centenas de milhões lá torrados, aconteceu com o governo anterior, cento e oitenta milhões de euros, que a direcção geral europeia que tutela a concorrência, disse, não pode ser. E agora é assim, o que eu acho e o que me choca a mim como cidadão e como contribuinte, que não tem nada a ver com a esquerda, nem com a direita. É ouvir um Presidente da Câmara, que devia ter juízo, vir fazer a figura vergonhosa que aquele senhor fez, a dizer que é um caso de polícia. Caso de polícia, são os cento e oitenta milhões de euros e os outros centenas de milhões de euros, que nós contribuintes metemos ali nos últimos vinte anos. Isso é que é um caso de polícia."



Andamos há quantos anos a fazer de conta que resolvemos o problema?
Percebo a angústia de muitos trabalhadores, mas parece-me que a situação era insustentável. E se uma empresa está tecnicamente falida tem de fechar porque não é vital para o povo, ao contrário da educação, saúde, etc..
Não há soluções milagrosas, há soluções de compromisso...

Boa semana:)
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: Blooder.PT
O fascismo nasceu no seio de organizações socialistas, a verdadeira maternidade do fascismo, o Mussolini e seguidores eram todos do PSI, partido socialista italiano. Fascismo foi historicamente associado à extrema-direita devido ao conservadorismo e nacionalismo, mas isso é apenas um por"menor", o resto é tudo muito socialista.
http://en.wikipedia.org/wiki/Italian_Socialist_Party#Rise_of_Fascism

Eu acho que o próprio Passos Coelho e todo o seu (des)Governo também é socialista, socialista principalmente entre a sua pandilha, tal é o igualitarismo a distribuir "tachos" entre eles onde um mero assistente ganha quase tanto como ele... Talvez até tu sejas socialista!

O Capital obrigatoriamente gera "exclusão. Um grande mundo de excluídos. Por natureza, o homem entra no mundo despido de qualquer materialidade. Nas primeira sociedades o homem trabalhava somente para suprimir as suas necessidades, com o advento do capitalismo, veio a divisão social do trabalho, a consequente acumulação de capital, o capitalismo. atendendo que os factores naturais ou da natureza são idêntico dado que o homem por si só não suprime as necessidades, este vê-se na obrigação de entrar no multifacetado mundo económico. Para uns acumularem capital, outros terão de ficar sem ele, seja pela alienação do trabalho, ou de outra forma, pois como disse os elementos naturais são estáticos para todos. Esta acumulação de capital em demasia por parte de uns, gera exclusão na outra parte, que fica excluído de aceder a determinados bens. Uns acumulam "à custa dos outros". Aqui o socialismo pode ser importante em disciplinar os grandes "desvios", o Salário mínimo legal, as redes sociais anti-exclusão, as politicas sociais, as estruturas publicas são meios de combater as assimetrias de riqueza e tornar a sociedade com maior coesão.
 
o Camilo Lourenço vai longe... eu também não quero pagar nada que não passe à minha porta. Não torro dinheiro na recolha de lixo da casa dele porque a empresa que o faz também é deficitária. Ele que a pague.

Tu percebeste o que ele quis dizer?
A actividade dos estaleiros navais não sendo básica para o país, estando em défice crónico, obrigando o contribuinte português a "enterrar" constantemente milhões de € naquela estrutura, tem de fechar ou então encontrar-se uma solução para evitar estes custos.

Acho que a solução mais fácil e mais barata seria ENCERRAR os estaleiros e mandar aqueles (infelizes) trabalhadores para o fundo de desemprego.
Ficaria muito mais barata esta solução, pois pagar indemnizações a 600 trabalhadores não nos leva tantos milhões como suportar as indecisões ao longo dos anos.
E como o governo não toma decisões em cima do joelho, está empenhado em arranjar uma solução para o problema que herdou...
 
Irpsit,

há um livro que se chama Donos de Portugal, embora tenha sido escrito por gente de extrema-esquerda é um excelente trabalho, bem documentado, que explica bem a cultura das nossas elites. Não gostam de concorrência, querem vender apenas para o mercado interno, mas com protecção, monopólios e oligarquias. Daí resultou sempre prejuízo para o consumidor, e ao longo de 200 anos vários bens e serviços sempre foram mais caros em Portugal e com menos qualidade. Para além disso a mobilidade social foi quase inexistente e quem não emigrava e queria ter um negócio era empurrado para sectores menos protegidos na área dos serviços que acabavam sobredimensionados. Ainda hoje há sectores em Portugal há sectores com pouca concorrrência ou mesmo a funcionar em monopólio e que já foram abertos à livre iniciativa noutros países europeus mais ricos.


Quanto às rendas, é um problema que vem da Primeira República, quando foram congeladas pela primeira vez. E da vontade de alguns proprietários de viver da especulação. Nunca houve coragem para pôr termo ao regabofe mas agora com os IMIs caros e o descongelamento das rendas, mais a redução da população e o excesso de oferta haverá gradualmente uma redução dos preços nos próximos anos e essa redução tem sido muito notória nos últimos meses. Na minha terra já se começa a ouvir falar de terrenos agrícolas à venda por 3000 e 4000 euros, que há anos valiam 25 ou 50 mil, gente que já se mentalizou que a construção morreu e que não quer pagar impostos dos terrenos. E por outro lado já começam a aparecer desempregados que querem terrenos para arrendar para cultivarem.
 
Por falar em Estaleiros...
Aquilo dava sempre prejuizo e tal, mas convem ver que esses prejuizos são causados pela politica, sim dos 2 grandes que ganham sempre as eleições neste país, a administração daquilo nos ultimos anos era composta por altos cargos partidarios que ficaram sem cargo politico e iam para ali administrar aquilo (ou melhor o proprio bolso), como outras empresas no país, RTPs e afins...esta foi uma das prioritarias a acabar...
Os trabalhadores não teem culpa das burrices de quem nomeia os cargos para certas empresas;)
 
Os trabalhadores não teem culpa das burrices de quem nomeia os cargos para certas empresas;)

Esse é o grande problema de Portugal.
O povo está refém das trapalhadas que parte dos políticos fazem.
Mas temos um problema e este problema tem de ser resolvido.
Acredito que nas mãos dos privados teremos menos despesas, menos nomeações políticas, melhor gestão.
Oxalá que os estaleiros tenham futuro e que haja emprego para muitos...:)
 
Isso não é verdade, se fossem socialistas tinham concorrido pelos respectivos partidos socialistas que se apresentaram nas respectivas eleições chamemos-lhe "livres" de 1924 e 1933.

Parece que há muita gente que não sabe que tal como Hitler, também Mussolini ganhou as últimas eleições antes de dissolver todos os restantes partidos. Ambos tiveram apoio massivo de Liberais, Conservadores e Católicos.

AEI71Em.jpg


L3glCvL.jpg


WrdzV17.jpg


Como tu dizes, e bem, as eleições de 1933 na Alemanha não foram livres. Havia agentes das SS armados nas mesas de voto, já para não falar do clima de terror que se vivia após o incêndio do Reichstag e da prisão de grande parte dos dirigentes do KPD e do SPD. Tanto Mussolini como Hitler tiveram o apoio de conservadores e católicos (o catolicismo tem muito de socialismo, muitos dizem que Jesus Cristo foi o primeiro comunista na Terra). O apoio de liberais (liberais mesmo, não do tipo CDS) não deve ter tido.

Eu acho que o próprio Passos Coelho e todo o seu (des)Governo também é socialista, socialista principalmente entre a sua pandilha, tal é o igualitarismo a distribuir "tachos" entre eles onde um mero assistente ganha quase tanto como ele... Talvez até tu sejas socialista!

O governo de Passos Coelho é socialista. As únicas medidas liberais que toma é por imposição externa. Ao nível de costumes e de medidas higiénicas radicais é tão socialista como o anterior.

Por falar em Estaleiros...
Aquilo dava sempre prejuizo e tal, mas convem ver que esses prejuizos são causados pela politica, sim dos 2 grandes que ganham sempre as eleições neste país, a administração daquilo nos ultimos anos era composta por altos cargos partidarios que ficaram sem cargo politico e iam para ali administrar aquilo (ou melhor o proprio bolso), como outras empresas no país, RTPs e afins...esta foi uma das prioritarias a acabar...

Uma boa razão para justificar a sua privatização.
Se não tivesse ocorrido a nacionalização dos ENVC, será que a sua situação era tão precária? Será que tínhamos torrado milhões de euros dos contribuintes lá? Será que os dois grandes partidos alguma vez tinham nomeado os seus "boys" para os administrar? Será que estes trabalhadores seriam hoje despedidos?
 
Estado
Fechado para novas mensagens.