A qualidade de ensino, justiça, etc são importantes, mas não se reflectem no défice num curto espaço de tempo, talvez em décadas, mas mesmo aí demos alguns passos.
Na prática tem havido pouquíssimos resultados. Basta ouvir especialistas na área da Justiça ou da Educação. E nos relatórios internacionais, Portugal continua colocado ao nível de países em vias de desenvolvimento no que diz respeito a estes sectores.
As áreas urbanas sim devem ser reconstruir, mas isso deve-se à rigidez de muitos proprietários que colocam preços de casas a ruir mais caras que apartamentos/vivendas nas zonas/bairros novas das cidades, O Bloco de Esquerda falou algumas vezes nisso, até é uma proposta de esquerda.
O Bloco de Esquerda tem dito muitas verdades em relação ao Ordenamento do Território. A especulação imobiliária tem gerado injustiças sociais vergonhosas, e tem aumentado o fosso entre ricos e pobres. E ninguém fala disso. Defendo que as mais valias imobiliárias da especulação sobre os solos sejam taxadas, à semelhança do que sucede noutros países europeus; para além disso, os proprietários dos prédios devolutos nos centros urbanos, mormente nos centros históricos, devem ser severamente punido a nível fiscal; e a lei das rendas deve ser revista.
As estradas nacionais na maioria passam por zonas urbanas o que não são opções de comunicação para o actual parque automóvel que ja tem uns bons milhões de veículos. Por exemplo a Concessão do Douro Interior apenas contempla auto-estrada ate Trancoso seguindo-se mais de uma centena de kms para norte tipo IP, já se sabe do resultado disso e da carnificina que resultou o antigo IP5 e o IP4 por exemplo. Não podemos olhar só para números, mas para vidas de pessoas.
A questão é que muitas dessas estradas, há 10, 15 ou 20 anos não passavam em áreas urbanas. Veja-se a evolução da EN125 nas últimas três décadas. Houve mau planeamento do território, e não se soube parar a tempo. E a mortalidade não depende apenas do traçado das estradas. Há que não esquecer questões de ordem cultural.
A crise não está no Norte da Europa nos maiores exportadores de Petróleo Tipo Noruega, e outros com grandes recursos naturais.
Para modernizar o sector produtivo faria-se o que? salários mais baixos? mais horas de trabalho? tipo China? Essa economia socialista que é das maiores do mundo?
A Suíça tem petróleo? Não me consta. O Norte de Itália tem petróleo? Não me consta. O Luxemburgo tem petróleo? Não me consta. Etc, etc, etc. E se vamos pela parte dos recursos naturais, então por qual razão Portugal não é mais rico? Temos recursos mineiros, uma das maiores ZEE da Europa, bons solos, centenas de quilómetros de costa, uma posição geoestratégica invejável entre o Brasil, os EUA e a Europa, bom clima...
), com o aumento da carga fiscal conseguiu aumentar o défice?
eu gosto de o ouvir, é divertido!