Fernando Ulrich
”Despedir devia ser mais fácil e mais caro”
Numa entrevista ao Expresso, o presidente do BPI diz que as medidas tomadas pelo Governo ainda não são suficientes.
Fernando Ulrich diz que BPI diz que as medidas até agora tomadas pelo Governo vão na direcção certa, mas não são suficientes: "As medidas são importantes e vão na direcção certa, mas não chegam".
"Temos que mostrar que somos capazes de reembolsar a dívida e para isso há que limitar o crescimento da dívida e fazer crescer a economia", acrescenta.
Ulrich diz ainda ter pena "que a grande medida que estamos a discutir seja a de tornar os despedimentos mais baratos. A minha posição é ao contrário, eu tornava os despedimentos mais fáceis, mas mais caros. Se as empresas precisarem mesmo de avançar com despedimento, vamos deixá-las avançar mas ao mesmo tempo minoramos o sacrifício de quem é despedido".
O presidente sugere ainda um novo código laboral para os novos contratos "o mais simples e com o mínimo de regras possível, o mais liberal possível e com um salário mínimo mais alto, de 700 euros".
"Um dia gostava de ser deputado"
Na mesma entrevista, o responsável máximo do BPI não rejeita vir a exercer funções políticas, dizendo mesmo que "um dia gostava de ser deputado".
Que falta faz ao mundo uma Margaret Thatcher.
A Tal que acabou com a normativa de distribuição de leite gratuito nas escolas e que acabou com o ordenado mínimo e que em 1982 já era a ministra mais impopular da história...
Por acaso nunca bebi o leite escolar, uma vez experimentei e achei o sabor péssimo. E se bem me recordo, na minha turma ninguém precisava de receber leite oferecido pelo Estado. Eram uns trocos que se desperdiçavam diariamente com os dinheiros públicos.
Quanto ao ser impopular, os grandes Estadistas, regra geral, não têm reconhecimento popular na altura em que estão no poder, mas apenas algumas décadas depois. Veja-se o caso do Churchill, que venceu a guerra e em 1945 ou 1946 perdeu as eleições devido às promessas socialistas da oposição.
PS: qual é o mal de acabar com o ordenado mínimo? Mago, informe-se melhor sobre os países europeus que não o possuem.

Concordo que haja salário mínimo em Portugal, mas criticar a senhora Margaret por ter abolido o salário mínimo parece-me absurdo, pois há países que têm um contexto cultural que permite a ausência de um salário mínimo fixado pelo Estado.
Porque será que o Tony Blair repôs o salário mínimo a seguir?
Em Portugal houve uma polémica recente sobre o IVA no leite achocolatado e refrigerantes, e penso que a ideia inicial do governo estava acertada, neste caso acabou por recuar por pressão do PSD, seria preferível impedir o aumento de IVA noutros bens essenciais.
.Tanto medo da Alemanha ? Porque ? Porque sugeriu um limite constitucional da dívida/défice ? Aprovo ! Porque sugeriu aumento da idade de reforma ? Será inevitável com ou sem Merkel, aumento da esperança média de vida, diminuição da natalidade, a segurança social hoje é um esquema de pirâmide, o Madoff foi preso por menos.
Tanto medo da Alemanha ? Porque ? Porque sugeriu um limite constitucional da dívida/défice ? Aprovo ! Porque sugeriu aumento da idade de reforma ? Será inevitável com ou sem Merkel, aumento da esperança média de vida, diminuição da natalidade, a segurança social hoje é um esquema de pirâmide, o Madoff foi preso por menos.