Verdade que não fomos nenhuns santos. Mas não compares o genocídio feito pelos portugueses com aquilo que os espanhóis fizeram nas Américas. Nada a ver! Enquanto os espanhóis andavam a destruir pirâmides maias e extinguindo à força cerca de 70 milhões de prósperas civilizações com tiros de arcabuz e canhões, contra arcos e flechas dos pobres índios locais, tão típico de cobardia (talvez por complexo de inferioridade), os portugueses miscigenavam-se com os índios como forma de garantia de paz pelo decreto de D.Manuel. Aliás os portugueses no Brasil evangelizaram muitos índios, e em Timor de igual modo miscigenavam-se com os povos nativos portanto não defendas tanto os teus vizinhos, quando eles provavelmente não fariam o mesmo por ti! Que Jesuítas espanhóis ficaram conhecidos por evangelizarem os índios como os portugueses? O que eu sei é que o Jesuíta espanhol Bartolomeu de Las Casas, por exemplo até vangloriava-se de ver os Astecas sem cabeça e sem membros. Se conheces história, decerto que saberás a que me refiro. O extermínio abismal que os espanhóis levaram a cabo nas Américas foi de tal forma brutal que fez qualquer holocausto da 2 Guerra Mundial parecer uma brincadeira. Em relação à escravatura claro que fomos os primeiros (há quem diga que não) a iniciá-la mas tb não te esqueças que fomos os primeiros a aboli-la!
Se o fazem muito possivelmente tem de ter uma razão. Nc há fumo sem fogo, mas nesse caso até compreendo alguns portugueses morrerem de amores por Espanha.. afinal de contas o que seria de Portugal sem as Zaras e os Cortes Ingleses... é triste... muito triste... Ainda bem que não pensamos todos da mesma forma.
Isso não vem de agora, mas já de há séculos atrás. Portugal, durante a sua história, estava ameaçado por um vizinho poderoso (Castela porque o país Espanha só começou a existir em 1715). Espanha, por outro lado, como o próprio nome diz, era suposto ser a união de toda a península, logo a própria existência de Portugal "insultava" a essência de Espanha. Ou seja, era do interesse de ambos os países que o respectivo vizinho ibérico desaparecesse. E muita cabeça rolou por causa disso. E não é preciso ires muito longe, Franco mais recentemente, até tentou invadir Portugal fruto de um fascismo espanhol exacerbado, pois a existência de Portugal como nação no seio da Península tornava-se numa "agressão" à existência de Espanha, daí a ferida que eles deixaram por cicatrizar e ainda visível e sentida hoje em dia e não sou eu que o digo, são as fontes, são os documentos e os livros. Daí que o Iberismo hoje, relacionado profundamente com o regime republicano e perpetrado pelo rosto de Sócrates, venha a ser uma desgraça peninsular, mais concretamente o fim iminente e a aniquilação de Portugal, enquanto os portugueses andam todos cegos e anestesiados pensando que Espanha é que é a salvadora da pátria, e quando derem por si já será tarde demais.
André, tenta ir a Espanha as vezes que lá fui e vê se Portugal investe tanto em Espanha como Espanha em Portugal. Não vi nem um produto de marca portuguesa nas prateleiras dos hipers ou dos centros comerciais. Nem um! O mesmo para as roupas. Tudo espanhol, espanhol, espanhol e espanhol. E olha que conheço minimamente Madrid, Barcelona e Sevilha.
Já entendi o teu ponto de vista. E olha...só te digo: Viva Espanha. Mas sem os Açores e a Madeira por favor! Açores e Madeira off! Até porque a grande esmagadora maioria de todos os açorianos opõem-se radicalmente a esta política «parasitista» luso-castelhana, porque amam demais a sua terra para a exporem ao ridículo! Basta dizer que AJJ já se refere a Portugal como a «Sicília Hispânica» e Carlos César como a «Região Espanhola». Mas a questão das ilhas daria muito que falar lol e se começasse iria me afastar muito do tema em concreto, pelo que ficará para outro tópico desta natureza que não este.
Por favor, não compares a existência da Islândia com a portuguesa. Não há comparação possível. Islândia é o mais jovem país da Europa. e Portugal? O mais antigo né??? Pois...bem me parecia... Nesse andamento então vou pensar que todos os países que não fazem fronteira com mais nenhum outro são país corruptos e paupérrimos é isso? E que todos os países ricos têm que obedecer forçosamente a um padrão de desenvolvimento de riqueza interna tendo para isso de terem obrigatoriamente um país vizinho? Desculpa mas não concordo! Podia dar-te tantos exemplos mas deixa para lá ficamos por aqui
Por isso que enquanto Espanha nunca se desmembrar, Portugal nunca irá ver crescer a sua economia e tornar-se na sonhada "potência" peninsular que mts portugueses desejariam ver chegar, uma vez que não consegue sair da "maminha", nem da saia da mamã, porque está sempre à espera que o país vizinho resolva as suas dificuldades por si, quase como um filho ingrato que voltou as costas a Espanha sendo ainda no entanto dependente da mãe. Não estou a querer atirar as culpas aos vossos vizinhos, mas sim antes tentar elucidar a alguns que enquanto o português não começar a se desenrascar sozinho sem ser Espanha a fazer tudo por Portugal, daqui a tempos Portugal perderá a sua integridade, autonomia e a sua honra. Coisa que pelos vistos parece-me que já escasseia por vossas terras.
Basta dizer que em Lisboa já se respira e se vive em espanhol. Pena que no lado de lá Portugal não tenha assim tanta expressão como alguns portugueses têm com Espanha e ainda defendem-os. Se hoje em dia nem os Galegos, nem os Bascos, e nem os Catalães querem ser espanhóis, porque raio de uma grande parte da população é favor a uma anexação a Espanha? Óme mas tá tudo doido? Anda tudo cego? É UÓOme!!!! O dia em que isso acontecer Portugal pode ir já fazendo as malas e ir contando imediatamente com uma Revolução Independentista nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores e isso é tão certo como 2 e 2 = 4. Por exemplo e em jeito muito rápido de conversa, e no caso dos Açores, posso-vos até só dizer que a F.L.A. está viva e cada vez mais recomenda-se...
Daí os Oliventinos preferirem 1000 vezes a ser espanhóis que portugueses. Se uma grande parte dos portugueses seria hoje capaz de concordar com uma possível anexação de Portugal a Espanha, então eu sou daqueles que pede independência já para a minha terra!
Não podemos esperar nada dessa República podre. Portugal digam o que disserem não consegue ser um país republicano a 100% porque não consegue ser governado como deve ser numa República. Portugal deve a sua identidade histórica e cultural à Monarquia! Como referi num comentário anterior, os governos republicanos em Portugal, incluindo com a ditadura, nunca glorificaram e nunca respeitaram Portugal e nem o povo. Quem é que irá decidir o que é bom para o meu país? A tal cambada de totós republicanos que anda todo o dia no Parlamento no bate-papo do costume e que depois roubam os cofres da Nação? Não obrigado! Acho que é tempo de mudar o estado actual desse país. A crise em Portugal arrasta-se há já décadas. É graças ao regime republicano que hoje em dia o país está no actual estado em que está e a culpa não é dos monárquicos e nem de D.Sebastião, mas somente dos republicanos. No entanto, é a minha opinião assim como a de muitos outros monárquicos. Desde a queda da Monarquia que o país ficou nas mãos de um regime doentio e descontrolado sem haver ninguém recomendável que pusesse as rédeas à nação. Estas ideologias estiveram e estão sempre inter-ligadas: República - Maçonaria - Iberismo. Enfim e vamos andando nisso...
.