O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Quanto à nossa atitude durante o período colonial, duas notas:

- Não consta que Portugal tenha chegado ao ponto de aniquilar por completo grandes culturas ou eliminado povos inteiros. Os Espanhóis, pelo contrário, começaram logo por matar em pouco tempo todos os nativos das Canárias, os guanches.

- Havia uma política oficial da coroa e de alguma aristocracia, bem como da Igreja, de civilizar e cristianizar, que contrastava depois com a atitude dos colonos e comerciantes portugueses. Já os Ingleses ou os Holandeses olhavam com desdém e ares de superioridade. Já em pleno século XX, tivemos planos falhados de alfabetização dos negros de Angola, em plenos anos 50 e 60, o tal esforço de civilização da construção de um Portugal multiracial, o tal sonho do Quinto Império Espiritual.

Sobre a escravatura, sublinho que foi abolida na metrópole logo na década de 60 do século XVIII, pelo Marquês de Pombal. E quanto aos escravos, outros povos europeus não fizeram melhor. Portugal foi muito provavelmente o colonizador mais «brando».

EDIT: quanto ao iberismo... numa possível união ibérica, os portugueses seriam cidadãos de segunda. Pensem nisso.

Aos meus caros colegas de fórum S.Miguel-Azores e Frederico:

Desculpem-me a sinceridade, mas vocês até têm razão pontualmente, mas depois dizem tantos disparates que acabam por perder a razão completa...

Essa ideia e esse medo da questão ibérica e do subalternismo relativamente a Espanha... isso são complexos de inferioridade!! Uma nação consciente da sua importância não tem receios desses...

E para vos mostrar que os espanhois não são nem melhores nem piores do que os outros, recuem algumas semanas atrás (até ao período da crise grega ) e lembrem-se dos comentários que os ingleses, americanos alemães e até os franceses disseram sobre Portugal...:mad:

Nessa altura não me recordo de vocês se terem indignado tanto na defesa da vossa nação...

P.S. Um abraço de um companheiro transmontano, que vive a 12km da fronteira, que é uma linha imaginária..! Quando eu era pequenino, olhava para os mapas e via as linhas de fronteira... depois quando ia a Espanha fica sempre à espera de ver a "marca" da fronteira... mas nunca a vi.:( As fronteiras (estas) são fruto da nossa imaginação...
Porque há outras fronteiras! Nomeadamente as culturais, que vocês tanto defendem, e já vos digo que eu sou muito mais próximo a nível cultural das pessoas aqui de Castilha (meus vizinhos), do que sou dos ribatejanos ou dos algarvios...

Caso o golpe de estado de 82 tivesse resultado era praticamente certa uma luta armada contra Espanha nos anos seguintes.

Existem Portugueses que não se convencem que é apenas uma questão de tempo até um novo Tejero surgir em Espanha e conquistar o poder, mas desta vez de uma forma legal e sem o uso da força, e aí a soberania de Portugal irá ficar novamente ameaçada.

P.S. Um abraço de um companheiro transmontano, que vive a 12km da fronteira, que é uma linha imaginária..! Quando eu era pequenino, olhava para os mapas e via as linhas de fronteira... depois quando ia a Espanha fica sempre à espera de ver a "marca" da fronteira... mas nunca a vi.:( As fronteiras (estas) são fruto da nossa imaginação...
Porque há outras fronteiras! Nomeadamente as culturais, que vocês tanto defendem, e já vos digo que eu sou muito mais próximo a nível cultural das pessoas aqui de Castilha (meus vizinhos), do que sou dos ribatejanos ou dos algarvios...

Durante os genocídios dos judeus na II Guerra Mundial, eram muitas vezes os vizinhos, os amigos, os conhecidos que ajudavam os soldados alemães no fuzilamento e encobrimento dos corpos nas valas comuns.

Aos meus caros colegas de fórum S.Miguel-Azores e Frederico:

Desculpem-me a sinceridade, mas vocês até têm razão pontualmente, mas depois dizem tantos disparates que acabam por perder a razão completa...

Essa ideia e esse medo da questão ibérica e do subalternismo relativamente a Espanha... isso são complexos de inferioridade!! Uma nação consciente da sua importância não tem receios desses...

E para vos mostrar que os espanhois não são nem melhores nem piores do que os outros, recuem algumas semanas atrás (até ao período da crise grega ) e lembrem-se dos comentários que os ingleses, americanos alemães e até os franceses disseram sobre Portugal...:mad:

Nessa altura não me recordo de vocês se terem indignado tanto na defesa da vossa nação...

Lê isto... depois talvez percebas algumas das minhas ideias:

o-principe-maquiavel.jpg

Quanto à soberania de Portugal, existe muitas formas de ser atacada pela Espanha. Há a questão da invasão da nossa zona económica exclusiva, das ilhas Selvagens, do caudal dos rios... e como se sabe, volta e meia há problemas que nem fazem muito eco na comunicação social...

Quanto à amizade do povo do Nordeste com o outro lado, não esquecer que culturalmente os galegos e os leoneses são diferentes dos castelhanos...

Isto da solidariedade entre nações tem muito que se lhe diga. A recente crise tem provado que «não há almoços grátis»...

Verdade que não fomos nenhuns santos. Mas não compares o genocídio feito pelos portugueses com aquilo que os espanhóis fizeram nas Américas. Nada a ver! Enquanto os espanhóis andavam a destruir pirâmides maias e extinguindo à força cerca de 70 milhões de prósperas civilizações com tiros de arcabuz e canhões, contra arcos e flechas dos pobres índios locais, tão típico de cobardia (talvez por complexo de inferioridade), os portugueses miscigenavam-se com os índios como forma de garantia de paz pelo decreto de D.Manuel. Aliás os portugueses no Brasil evangelizaram muitos índios, e em Timor de igual modo miscigenavam-se com os povos nativos portanto não defendas tanto os teus vizinhos, quando eles provavelmente não fariam o mesmo por ti! Que Jesuítas espanhóis ficaram conhecidos por evangelizarem os índios como os portugueses? O que eu sei é que o Jesuíta espanhol Bartolomeu de Las Casas, por exemplo até vangloriava-se de ver os Astecas sem cabeça e sem membros. Se conheces história, decerto que saberás a que me refiro. O extermínio abismal que os espanhóis levaram a cabo nas Américas foi de tal forma brutal que fez qualquer holocausto da 2 Guerra Mundial parecer uma brincadeira. Em relação à escravatura claro que fomos os primeiros (há quem diga que não) a iniciá-la mas tb não te esqueças que fomos os primeiros a aboli-la!

Se o fazem muito possivelmente tem de ter uma razão. Nc há fumo sem fogo, mas nesse caso até compreendo alguns portugueses morrerem de amores por Espanha.. afinal de contas o que seria de Portugal sem as Zaras e os Cortes Ingleses... é triste... muito triste... Ainda bem que não pensamos todos da mesma forma.

Isso não vem de agora, mas já de há séculos atrás. Portugal, durante a sua história, estava ameaçado por um vizinho poderoso (Castela porque o país Espanha só começou a existir em 1715). Espanha, por outro lado, como o próprio nome diz, era suposto ser a união de toda a península, logo a própria existência de Portugal "insultava" a essência de Espanha. Ou seja, era do interesse de ambos os países que o respectivo vizinho ibérico desaparecesse. E muita cabeça rolou por causa disso. E não é preciso ires muito longe, Franco mais recentemente, até tentou invadir Portugal fruto de um fascismo espanhol exacerbado, pois a existência de Portugal como nação no seio da Península tornava-se numa "agressão" à existência de Espanha, daí a ferida que eles deixaram por cicatrizar e ainda visível e sentida hoje em dia e não sou eu que o digo, são as fontes, são os documentos e os livros. Daí que o Iberismo hoje, relacionado profundamente com o regime republicano e perpetrado pelo rosto de Sócrates, venha a ser uma desgraça peninsular, mais concretamente o fim iminente e a aniquilação de Portugal, enquanto os portugueses andam todos cegos e anestesiados pensando que Espanha é que é a salvadora da pátria, e quando derem por si já será tarde demais.

André, tenta ir a Espanha as vezes que lá fui e vê se Portugal investe tanto em Espanha como Espanha em Portugal. Não vi nem um produto de marca portuguesa nas prateleiras dos hipers ou dos centros comerciais. Nem um! O mesmo para as roupas. Tudo espanhol, espanhol, espanhol e espanhol. E olha que conheço minimamente Madrid, Barcelona e Sevilha.
Já entendi o teu ponto de vista. E olha...só te digo: Viva Espanha. Mas sem os Açores e a Madeira por favor! Açores e Madeira off! Até porque a grande esmagadora maioria de todos os açorianos opõem-se radicalmente a esta política «parasitista» luso-castelhana, porque amam demais a sua terra para a exporem ao ridículo! Basta dizer que AJJ já se refere a Portugal como a «Sicília Hispânica» e Carlos César como a «Região Espanhola». Mas a questão das ilhas daria muito que falar lol e se começasse iria me afastar muito do tema em concreto, pelo que ficará para outro tópico desta natureza que não este.

Por favor, não compares a existência da Islândia com a portuguesa. Não há comparação possível. Islândia é o mais jovem país da Europa. e Portugal? O mais antigo né??? Pois...bem me parecia... Nesse andamento então vou pensar que todos os países que não fazem fronteira com mais nenhum outro são país corruptos e paupérrimos é isso? E que todos os países ricos têm que obedecer forçosamente a um padrão de desenvolvimento de riqueza interna tendo para isso de terem obrigatoriamente um país vizinho? Desculpa mas não concordo! Podia dar-te tantos exemplos mas deixa para lá ficamos por aqui :cool:

Por isso que enquanto Espanha nunca se desmembrar, Portugal nunca irá ver crescer a sua economia e tornar-se na sonhada "potência" peninsular que mts portugueses desejariam ver chegar, uma vez que não consegue sair da "maminha", nem da saia da mamã, porque está sempre à espera que o país vizinho resolva as suas dificuldades por si, quase como um filho ingrato que voltou as costas a Espanha sendo ainda no entanto dependente da mãe. Não estou a querer atirar as culpas aos vossos vizinhos, mas sim antes tentar elucidar a alguns que enquanto o português não começar a se desenrascar sozinho sem ser Espanha a fazer tudo por Portugal, daqui a tempos Portugal perderá a sua integridade, autonomia e a sua honra. Coisa que pelos vistos parece-me que já escasseia por vossas terras.
Basta dizer que em Lisboa já se respira e se vive em espanhol. Pena que no lado de lá Portugal não tenha assim tanta expressão como alguns portugueses têm com Espanha e ainda defendem-os. Se hoje em dia nem os Galegos, nem os Bascos, e nem os Catalães querem ser espanhóis, porque raio de uma grande parte da população é favor a uma anexação a Espanha? Óme mas tá tudo doido? Anda tudo cego? É UÓOme!!!! O dia em que isso acontecer Portugal pode ir já fazendo as malas e ir contando imediatamente com uma Revolução Independentista nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores e isso é tão certo como 2 e 2 = 4. Por exemplo e em jeito muito rápido de conversa, e no caso dos Açores, posso-vos até só dizer que a F.L.A. está viva e cada vez mais recomenda-se...

Daí os Oliventinos preferirem 1000 vezes a ser espanhóis que portugueses. Se uma grande parte dos portugueses seria hoje capaz de concordar com uma possível anexação de Portugal a Espanha, então eu sou daqueles que pede independência já para a minha terra!

Não podemos esperar nada dessa República podre. Portugal digam o que disserem não consegue ser um país republicano a 100% porque não consegue ser governado como deve ser numa República. Portugal deve a sua identidade histórica e cultural à Monarquia! Como referi num comentário anterior, os governos republicanos em Portugal, incluindo com a ditadura, nunca glorificaram e nunca respeitaram Portugal e nem o povo. Quem é que irá decidir o que é bom para o meu país? A tal cambada de totós republicanos que anda todo o dia no Parlamento no bate-papo do costume e que depois roubam os cofres da Nação? Não obrigado! Acho que é tempo de mudar o estado actual desse país. A crise em Portugal arrasta-se há já décadas. É graças ao regime republicano que hoje em dia o país está no actual estado em que está e a culpa não é dos monárquicos e nem de D.Sebastião, mas somente dos republicanos. No entanto, é a minha opinião assim como a de muitos outros monárquicos. Desde a queda da Monarquia que o país ficou nas mãos de um regime doentio e descontrolado sem haver ninguém recomendável que pusesse as rédeas à nação. Estas ideologias estiveram e estão sempre inter-ligadas: República - Maçonaria - Iberismo. Enfim e vamos andando nisso...

.

Sendo breve, porque não é isto que tornará o estado do país melhor:

1. Só o facto de termos tido o maior tráfego de escravos negros do mundo, e de termos usado "essa raça" como verdadeiros animais, não nos dá o direito de apontar o dedo a ninguém. Os Espanhóis seguiram os nossos passos.
O que tu estás a fazer é a atirar pedras sem olhar para os nossos próprios podres, que são muitos.

2. Isso do onde há fumo há fogo, serve então para os dois lados, ou só o português é que tem razão? Óbvio que não.

3. Que culpa têm os espanhóis que nós não façamos investimentos lá? Às vezes até acho que lhes devemos agradecer por trazerem desenvolvimento a terras como o Alentejo, que Portugal simplesmente esqueceu. Caso contrário estaria ainda tudo mais abandonado, e mais desertificado.
O português, com a sua mente superior, prefere ficar em casa a receber subsídios, ao invés de pôr mãos ao trabalho. Pagar para não trabalhar. É uma filosofia muito querida por este povo, dito superior ao espanhol.

4. Foste tu que disseste: "Olhem para Malta, Islândia e outros países que não fazem fronteira com ninguém e sigam o exemplo deles." O exemplo deles é falir?

E por fim, voltamos ao mesmo! Apelar a um salvador, dizer que a culpa é dos outros, usar bodes expiatórios... Mas de facto é isso que o português melhor sabe fazer.
E enquanto não se mudar esse tipo de mentalidades, não há rei, presidente, primeiro ministro, whatever, que nos salve...

Um desfilar de podridão, nacionalismo radical e xenofobia... Em vez de iniciativa, patriotismo e defesa da cultura e identidade...

As 3 primeiras ideias confundem-se com as 3 últimas, quando não se deviam confundir. Fico triste...

Amo o meu país Portugal. Respeito e abraço a nação soberana Espanhola. Defendo um país justo, seguro, equilibrado, seja monárquico ou republicano, seja aquilo que for... Mas respeito os outros povos! OS Espanhóis que conheço NENHUM, tem a mania que é superior, que Portugal é o parente pobre, sempre me trataram com respeito...

E por aqui me fico... quando num tópico do estado do país, se prefere insultar os outros desprezando os próprios erros e sem olhar para os telhados de vidro criados dentro da própria nação nem vale a pena discutir...

O meu pai costuma caçar em herdades no Alentejo. Relata-me que há muitos portugueses que têm vendido herdades a espanhóis, que depois investem na agricultura. Bem, e o que observo em casos que eu próprio presenciei de alentejanos de Almodôvar, Mértola ou Serpa? Jipe, casa de férias no Algarve, viagens,... Os espanhóis investem, plantam olivais intensivos, aproveitam os nossos recursos, os portugueses vendem para consumir e não ter «dores de cabeça». Um proprietário tem o direito de fazer o que bem entender com a sua propriedade privada, mas é óbvio que no futuro estes actos terão impactos negativos no Alentejo. O dinheiro ficará em parte em Espanha, quando poderia ficar todo no nosso país se os patrões fossem portugueses. E as gerações futuras, o que herdarão? Os bens materiais e as casas degradam-se, se não houver rendimentos que os mantenham... Parece que passamos de uma cultura em que se faziam sacrifícios para o bem-estar dos vindouros para um deboche em que se desbarata riqueza e os que vierem depois que se «desenrasquem».

O meu pai costuma caçar em herdades no Alentejo. Relata-me que há muitos portugueses que têm vendido herdades a espanhóis, que depois investem na agricultura. Bem, e o que observo em casos que eu próprio presenciei de alentejanos de Almodôvar, Mértola ou Serpa? Jipe, casa de férias no Algarve, viagens,... Os espanhóis investem, plantam olivais intensivos, aproveitam os nossos recursos, os portugueses vendem para consumir e não ter «dores de cabeça». Um proprietário tem o direito de fazer o que bem entender com a sua propriedade privada, mas é óbvio que no futuro estes actos terão impactos negativos no Alentejo. O dinheiro ficará em parte em Espanha, quando poderia ficar todo no nosso país se os patrões fossem portugueses. E as gerações futuras, o que herdarão? Os bens materiais e as casas degradam-se, se não houver rendimentos que os mantenham... Parece que passamos de uma cultura em que se faziam sacrifícios para o bem-estar dos vindouros para um deboche em que se desbarata riqueza e os que vierem depois que se «desenrasquem».

Então a culpa é dos portugueses que abandonam as terras, e não dos espanhóis que tratam delas, dão empregos e ainda pagam alguns impostos cá.

Recorde histórico do desemprego em Portugal
Taxa de desemprego sobe para 10,8%

O número de desempregados em Portugal voltou a atingir um novo máximo histórico. De acordo com os dados apresentados esta terça-feira pelo Eurostat, em Abril a taxa de desemprego fixou-se nos 10,8 por cento.

Desta forma, Portugal passa a ser o quarto país da Zona Euro com taxa de desemprego mais elevada, ultrapassado apenas pela Espanha, Eslováquia e Irlanda.

Segundo o Eurostat, o universo dos desempregados no nosso País passou de 10,6 por cento em Março para 10,8 por cento em Abril. Em Abril de 2009 a taxa era de 9,2 por cento.

Portugal contabiliza um total de 595 mil portugueses no desemprego, sendo que só em Abril 11 mil pessoas ficaram sem trabalho.

Fonte: Correio da Manhã

Acho que o Socrátes se tivesse inteligência hoje pedia a demissão, quando afirmou que a taxa de desemprego tinha descido, afinal o Eurostat vem confirmar o contrário e vai continuar a subir, somos o 4ºpaís da Europa com mais desemprego. Quando andam entretidos a Espanha estes, a Espanha aqueles, tenho excelentes amigos espanhóis, por isso, nada tenho a dizer dos espanhóis. Existe coisas muito mais importantes neste momento, do que falar dezenas de posts sobre a Espanha.

Um bom exemplo é a Industria da laranja do Algarve. Estava moribunda nos anos noventa e foi uma empresa espanhola que salvou a industria há muitos anos atrás ao comprar uma fábrica para produzir sumo para Espanha, penso que em Silves. Mais curioso é que a empresa nem tinha muito knowhow da área, mas mesmo assim salvou esse importante sector. Há um ou dois anos atrás a fábrica foi vendida a um gigante brasileiro do sector, esse sim já com muito knowhow, um dos maiores produtores de sumo do mundo. Tudo coisas que provavelmente chocam os "nacionalistas", ui espanhóis, ui brasileiros, mas sem esses estrangeiros provavelmente todo o sector teria morrido há muito tempo por falta de visão ou incapacidade nacional.

De laranja percebo! O que sucedeu foi nem mais nem menos isto: os produtores pura e simplesmente abandonaram os terrenos para fazer especulação imobiliária. Do outro lado da fronteira, fazia-se a modernização do sector, com enxertias, substituição de árvores velhas, introdução da rega gota-a-gota, etc. Depois, com a coisa já moribunda, os produtores vieram queixar-se que a Frusoal comprava a laranja muito barata e não chegava para pagar as despesas. Mas nunca lhes passou pela cabeça criar uma cooperativa de produtores que embalasse e distribuísse o produto, para fazer concorrência à Frusoal. Pois, dava trabalho... Depois, com a especulação imobiliária, quem tinha propriedades pequenas, ficou impedido de comprar terrenos vizinhos, para expandir a área de produção. Nos anos 80, era possível comprar terrenos agrícolas a bom preço, e em poucos anos com produção agrícola o terreno ficava pago. Hoje em dia... tentam-se vender terrenos de RAN a preços de terrenos urbanos! Entretanto, os herdeiros dos antigos produtores estão-se nas tintas, aliás, conheço alguns que são licenciados e estão no desemprego ou a trabalhar em hipermercados... Já no Estado Novo o Salazar dizia «a gente puxa, puxa, mas isto não dá mais» :lmao:

O que é cómico no meio disto tudo é que há dezenas,centenas, senão milhares de proprietários algarvios com os terrenos abandonados à espera do Eldorado que comprará tudo para prédios... depois, é pegar nas dezenas de milhares de euros e comprar o BMW, construir a mansão e fazer férias à rica e à francesa no estrangeiro... ahah conheço um caso muito interessante de uma família que tinha um restaurante, o negócio tinha boa clientela e ia dando para viver bem, venderam a um construtor, entretanto aquilo foi carro novo, férias, divórcio, o dinheiro acabou e tiveram de emigrar para viver...

O que é certo é apenas isto: do outro lado da fronteira há produção de laranja e morango com fartura... há quem diga que na Andaluzia é mais rentável porque a propriedade tem em média dimensões superiores, mas... conheço muitas quintas no Algarve de grandes dimensões e com terrenos produtivos que estão ao abandono.

Já agora, seria bom que alterassem as leis sobre o património e o arrendamento, pois muitos terrenos estão bloqueados porque os herdeiros levam anos a fio sem se entenderem, porque o vizinho fez uma garagem com a entrada no terreno ao lado, ou porque os caseiros pagam uma renda antiga e não querem sair...

A diferença entre o Algarve e a Andalucia é enorme, nós andamos na A22 o que vemos de paisagem é mato, casas e mato, é raro ver-se uma terra cultiváda. Passamos a fronteira, e nas margens da Auto-estrada Ayamonte - Huelva, vê-se quilómetros e quilómetros de laranjais, terras tratadas, enquanto em Portugal a maioria está abandonada e completamente a mato.

Eu tenho um terreno com alfarrobeiras, aquilo dava lucro, mas agora uma arroba vale 4.20 euros enquanto há uns anos atrás valiam 6 ou 7 euros. Quase não dá para a manutenção do terreno, e este ano o lucro deve ser baixíssimo, porque simplesmente não choveu quando era necessário, e isso reflecte-se logo no passado seguinte, este fim de semana tive lá, e simplesmente onde estão as farrobas, se fizer 100 euros já será bom, mas duvido.

Em Moncarapacho, existia uma fábrica de sumo de laranja natural, considerava o melhor sumo de laranja que alguma vez bebi, mas fechou para insolvencia, por falta de produtores que criassem as laranjas que eles queriam. Quem visita a Fatacil deve lembrar-se dum carro que dizia Epaminondas e que vendia esse sumo, ali na zona do presunto.:D

3. Que culpa têm os espanhóis que nós não façamos investimentos lá? Às vezes até acho que lhes devemos agradecer por trazerem desenvolvimento a terras como o Alentejo, que Portugal simplesmente esqueceu. Caso contrário estaria ainda tudo mais abandonado, e mais desertificado.

Isto na minha terra sabes que nome tem? Parasitismo puro e duro!!! Foi por causa disso que nos anos 70 a F.L.A. levou a cabo acções muito violentas contra Portugal, porque graças a Deus os Açorianos ao menos nunca gostaram de ser parasitas ou chulos de ninguém. Diz antes porque é que Portugal não começa por fechar as suas fronteiras e deixa de ser os outros que invistam no seu país? Por isso que Carlos César e AJJ referem-se a Portugal ( e desculpem-me a expressão) como a "Província Espanhola". Tudo na Península Ibérica hoje em dia é espanhol. Tudo meus amigos! De Andorra a Portugal é Espanha que reina e manda. Portugal não existe capacitem-se disso porque não dão oportunidade de os portugueses provarem que conseguem ser tão bons como os outros, daí morrerem de amores por Espanha e com a conivência de alguns traidores da nação!

Viva Espanha! OLÉÉÉÉ! Espanha é a nossa salvadora da Pátria. Que o seja, tudo bem! Mas isso é lá convosco. Mas não arrastem os outros.

E a história repete-se... Já não bastou o país ser governado por um erro inconsequente da Coroa Portuguesa por um Rei espanhol que não deu em nada quando os portugueses pensavam que Espanha é que lhes iria "salvar" lol. Daí a Restauração e é o que mais tarde ou mais cedo irá acontecer novamente se a história se repetir. Já todos nós vimos esse filme mas alguns portugueses são assim como Sócrates: Espanha, Espanha, Espanha Espanha.

4. Foste tu que disseste: "Olhem para Malta, Islândia e outros países que não fazem fronteira com ninguém e sigam o exemplo deles." O exemplo deles é falir?

E foste tu que ainda não me respondeste segundo a tua teoria. Islândia é o país mais jovem da Europa. Portugal como o mais velho já era tempo para se bastar sozinho sem depender da sombra de Espanha não achas? Os políticos são culpados? Muito bem, façam uma revolução nesse regime. Estão há espera de quê? Que seja Espanha a fazê-lo tb por vcs? Ou tb estão à espera que sejam os Açorianos ou os Madeirenses a manifestarem-se por vcs a ver se esse país muda? Mas o português por vezes é assim....:disgust:

Tu é que ainda não me respondeste à questão que te coloquei. Todos os países que não fazem fronteira com mais nenhum outro são têm de ser país corruptos e mais pobres é isso? E que todos os países ricos têm que obedecer forçosamente a um padrão de desenvolvimento de riqueza interna tendo para isso de terem obrigatoriamente um país vizinho? Ah! Já percebi, daí Portugal não viver sem Espanha certo? Daí que a existência de Portugal hoje em dia deve-se a Espanha certo? Sim porque Portugal da forma que está a ser comprado por Espanha, é visto do lado de lá como uma mera "província espanhola" não tenhas dúvidas... mas no entanto alguns ainda gabam os espanhóis e defendem-os agradecendo-os muito e fazendo vénias porque gostam de ser subalternos a ela com tudo o que ela lhes traz e depois aqueles que defendem esse país contra as agressões externas são vistos como os rebeldes e os maus da fita.

Ok amigos Arriba Espãna Y Viva Franco e os Touros de morte também! :p

Ai minha santinha que estais no céu... :w00t:

- Não consta que Portugal tenha chegado ao ponto de aniquilar por completo grandes culturas ou eliminado povos inteiros. Os Espanhóis, pelo contrário, começaram logo por matar em pouco tempo todos os nativos das Canárias, os guanches.

É verdade Frederico. Os Guanches. Tinha-me esquecido deles também...

E como tu disseste tb estou de acordo. Para Espanha é tão fácil tomar Portugal em 24h...

Pena que alguns portugueses ainda os louvem tanto...

Digo não ao Iberismo! É a minhha identidade como português que me distingue da identidade dos outros... Mas hoje em dia já não há aquele conceito de nação. Só existe no futebol quando se lembram de tocar a Vouvouzela e hastear a bandeira portuguesa por altura dos campeonatos. Hilariante no mínimo :lol: E o resta? Fica para os cães ou para os gatos?? Raios parta a esse futebol e a essa política descabida! Só nessa altura é que se lembram que são portugueses quando estão a jogar contra Espanha e contra o mundial. Fico por vezes a pensar aqui com os meus botões porque sou mt crítico nestas questões... Será que Portugal sem Espanha safava-se? Eu quero acreditar que sim!

A diferença entre o Algarve e a Andalucia é enorme, nós andamos na A22 o que vemos de paisagem é mato, casas e mato, é raro ver-se uma terra cultiváda. Passamos a fronteira, e nas margens da Auto-estrada Ayamonte - Huelva, vê-se quilómetros e quilómetros de laranjais, terras tratadas, enquanto em Portugal a maioria está abandonada e completamente a mato.

Eu tenho um terreno com alfarrobeiras, aquilo dava lucro, mas agora uma arroba vale 4.20 euros enquanto há uns anos atrás valiam 6 ou 7 euros. Quase não dá para a manutenção do terreno, e este ano o lucro deve ser baixíssimo, porque simplesmente não choveu quando era necessário, e isso reflecte-se logo no passado seguinte, este fim de semana tive lá, e simplesmente onde estão as farrobas, se fizer 100 euros já será bom, mas duvido.

Em Moncarapacho, existia uma fábrica de sumo de laranja natural, considerava o melhor sumo de laranja que alguma vez bebi, mas fechou para insolvencia, por falta de produtores que criassem as laranjas que eles queriam. Quem visita a Fatacil deve lembrar-se dum carro que dizia Epaminondas e que vendia esse sumo, ali na zona do presunto.:D

Sim recordo-me. O sumo era óptimo, mas nunca soube a razão do fecho da fábrica.

A adega cooperativa de Tavira também fechou por falta de uva. Já me lembrei que as condições climáticas do vale do Guadiana têm algumas semelhanças com o vale do Douro. Seria interessante saber se seria rentável transformar tirar as estevas das margens do Guadiana e afluentes desde Almada de Ouro até ao Vascão para plantar vinha e produzir uma nova marca de vinhos. Há exemplos de vinhos de sucesso em regiões sem tradição de cultivo da vinha, como a Califórnia ou a África do Sul. Investidores que em poucos anos lançam novas marcas de qualidade no mercado :thumbsup:

Quanto à alfarroba, somos ainda um importante produtor e é um produto com muito potencial, mas nunca ninguém soube vendê-lo. Se os algarvios fossem um pouquinho mais inteligentes já tinham arranjado umas propriedades milagrosas para vender derivados alimentares da alfarroba. Diziam que aquilo tem o antioxidante a e b que previne as rugas :lmao: e começávamos a exportar a preços elevados cosméticos de alfarroba, barras de «chocolate» de alfarroba, e por aí fora...

Ainda vou ser um empresário famoso :lmao: Daqui a 15 anos ouvirão falar no meu nome :lol:

Em boa verdade, o consumo alimentar vai aumentar nas próximas décadas, portanto a agricultura e a indústria deste sector têm futuro. Para além da exportação, não faz sentido estarmos tão dependentes das importações de alimentos. Como Paulo Rangel disse e muito bem, caso se volte a repetir uma escalada de preços como em 2007 é provável que haja fome em Portugal por não termos dinheiro para importar alimentos a preços especulativos.

Estado
Fechado para novas mensagens.