Mário Barros
Furacão
Banca portuguesa precisa de quase 6 mil milhões de euros
O Barclays Capital (BarCap) estima que os bancos portugueses necessitarão de reforçar o capital em 5,9 mil milhões de euros, após os testes de resistência, ao passo que no resto da Europa o valor ascenderá a 85 mil milhões de euros
Os testes de resistência ao sistema bancário (testes de 'stress') feitos pelos analistas do BarCap aos bancos portugueses (BCP, BES, BPI e CGD) apontam para perdas de 17 mil milhões de euros em termos de crédito mal parado, com o crédito à habitação a ficar com a maior fatia (38 por cento), seguido pelo setor imobiliário e da construção (21 por cento) e pelos cartões de crédito (11 por cento).
Ainda assim, o BarCap sublinhou que «ao contrário de Espanha e da Irlanda, Portugal não teve uma bolha na construção» e que «a apreciação dos preços das casas foi limitada», considerando que o cenário traçado «é menos provável de vir a confirmar-se» do que o dos outros dois países.
Em Espanha, os bancos e as caixas de aforro poderão ter que fazer aumentos de capital na ordem dos 36 mil milhões de euros - um valor que fica abaixo dos 23 mil milhões de euros estimado pelo governo espanhol.
No que toca à dívida pública detida pelos quatro bancos portugueses analisados (do total de 91 instituições submetidas aos testes de resistência na Europa), o BarCap ressalvou que «a exposição parece ser modesta», apontando para os 14 mil milhões de euros, dos quais os analistas do banco de investimento assumem perdas de 30 por cento.
O BarCap destacou também o facto de - ao contrário de Espanha, Alemanha ou Grécia - Portugal não ter nenhum fundo específico para a recapitalização dos bancos, considerando que «ainda pode ser criado, mas demorará algum tempo».
Os resultados gerais dos testes de ‘stress’ à banca europeia serão divulgados a 23 de Julho.
Lusa / SOL
É o 2º maior banco português, a seguir à Caixa. 2,6 milhões de clientes e a maior rede de balcões nacional. Para aí pelo menos um quarto deste fórum deve ter contas neste banco. Se alguma coisa de mal acontecesse a este banco seria o colapso de todo o sistema bancário e da economia nacional.

:
Se é a justiça está pela hora da morte ou então está já enterrada, porque prendem-se os ladrões de manhã vão a tribunal, à tarde estão na rua. Esta é a altura ideal do Sócrates cair, o país não aguenta mais um ano neste impasse, trapalhadas atrás de trapalhadas. Oh Sócrates vai-te embora chegou a tua hora. Se existe alguém na oposição que faça melhor acredito que sim, e pior que isto está duvido que fique, ou então vamos para a bancarrota que é melhor.