duero
Nimbostratus
O Brasil praticamente não sente a crise mundial, até tem ganhado com ela em vários sectores, é uma potência em crescimento constante. O país tem muitos problemas obviamente (pobreza, muita corrupção, violência nalguns locais, etc) mas isso não se resolve tudo de uma década para outra (apenas utópicos de um lado ou outro pensam assim), e claro, o petróleo também ajuda ultimamente. Mas atenção, não é apenas o petróleo, a economia tem vindo a desenvolver-se imenso, mete a nossa a um canto há mais de uma ou duas décadas (industria, serviços, agricultura, etc). Por exemplo, a Embraer é o terceiro fabricante mundial da industria aérea, logo a seguir à americana Boeing e à europeia Airbus. Industrias e serviços da área audiovisual, estão na vanguarda do que se faz de melhor, logo a seguir aos americanos. Áreas de tecnologia como Internet, etc, também estão na primeira linha. Produção agro-industrial ? Uma potência mundial. São uma economia diversificada.
Acho que Lula foi um bom presidente, conseguiu ser genuinamente socialista de acordo com os seus princípios (por exemplo o "Fome Zero") e ao mesmo tempo não usar a gasta e demoníaca cassete "socialista" hostilizando as empresas e mercados (que tanto se vê infelizmente e incrivelmente em Portugal), o que me surpreendeu positivamente. Se continuarem assim, com juízo, serão um belo país no futuro e uma das principais potências mundiais. Que continuem com juízo. O mesmo não se pode dizer de outros países a nadar em recursos naturais como a Venezuela, actualmente numa triste deriva ao abismo. Quando Lula foi eleito fiquei muito apreensivo num rumo idêntico, mas estava enganado.
Quanto ao Chile, não sei bem porque falam desse país neste tópico. É para mim um país de recursos modestos com uma boa estabilidade social e económica (não é nenhum paraíso, mas onde existe isso do paraíso?), com uma economia de mercado livre, aberta e equilibrada, sem ajudas (sem os biliões que Portugal recebeu da UE por ex, ou biliões que recebiam antigamente outras economias sul-americanas da URSS), estabilidade essa que sempre foi uma espinha encravada na garganta do socialismo totalitário sul americano nos últimos anos. Talvez seja por essa comichão que tenham falado aqui do Chile, as cassetes (ou será a Pen hoje em dia?) são universais.
Se sem Lula poderia ter sido melhor ? É provável que sim. Mas também poderia ser bem pior.
Una naçáo como o Brasil é vergonha que nao seja desenvolvida, con tudos eses recursos: minerais, forestais, tanta terra para cultivos e ganado, tanto mar para fazer portos, tanto potencial........ata eu poderia fazer do Brasil una potencia.
Eu comenze a falar de CHILE, pois aqui no topic falaram que Portugal ten economia neoliberal. Eu coloquei o exemplo de Chile pois esa naçao fora a primeira naçao onde experimentaran con as teorias de MILTON FRIEDMAN, a primeira naçao onde privatizaran as pensioes, a naçao con mais TRATADOS DE LIBRE COMENCIO DO MONDO.
Eu dize Chile, pois ese país si ten economía neoliberal auténtica.
Como vose ben dize Chile nao ten moitos recursos (o cobre principalmente, ja que é o primeiro productor do mondo, e un poco a pesca, mais nao ten mais).


