O Estado do País

  • Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
O Brasil praticamente não sente a crise mundial, até tem ganhado com ela em vários sectores, é uma potência em crescimento constante. O país tem muitos problemas obviamente (pobreza, muita corrupção, violência nalguns locais, etc) mas isso não se resolve tudo de uma década para outra (apenas utópicos de um lado ou outro pensam assim), e claro, o petróleo também ajuda ultimamente. Mas atenção, não é apenas o petróleo, a economia tem vindo a desenvolver-se imenso, mete a nossa a um canto há mais de uma ou duas décadas (industria, serviços, agricultura, etc). Por exemplo, a Embraer é o terceiro fabricante mundial da industria aérea, logo a seguir à americana Boeing e à europeia Airbus. Industrias e serviços da área audiovisual, estão na vanguarda do que se faz de melhor, logo a seguir aos americanos. Áreas de tecnologia como Internet, etc, também estão na primeira linha. Produção agro-industrial ? Uma potência mundial. São uma economia diversificada.
Acho que Lula foi um bom presidente, conseguiu ser genuinamente socialista de acordo com os seus princípios (por exemplo o "Fome Zero") e ao mesmo tempo não usar a gasta e demoníaca cassete "socialista" hostilizando as empresas e mercados (que tanto se vê infelizmente e incrivelmente em Portugal), o que me surpreendeu positivamente. Se continuarem assim, com juízo, serão um belo país no futuro e uma das principais potências mundiais. Que continuem com juízo. O mesmo não se pode dizer de outros países a nadar em recursos naturais como a Venezuela, actualmente numa triste deriva ao abismo. Quando Lula foi eleito fiquei muito apreensivo num rumo idêntico, mas estava enganado.

Quanto ao Chile, não sei bem porque falam desse país neste tópico. É para mim um país de recursos modestos com uma boa estabilidade social e económica (não é nenhum paraíso, mas onde existe isso do paraíso?), com uma economia de mercado livre, aberta e equilibrada, sem ajudas (sem os biliões que Portugal recebeu da UE por ex, ou biliões que recebiam antigamente outras economias sul-americanas da URSS), estabilidade essa que sempre foi uma espinha encravada na garganta do socialismo totalitário sul americano nos últimos anos. Talvez seja por essa comichão que tenham falado aqui do Chile, as cassetes (ou será a Pen hoje em dia?) são universais.

Se sem Lula poderia ter sido melhor ? É provável que sim. Mas também poderia ser bem pior.

Una naçáo como o Brasil é vergonha que nao seja desenvolvida, con tudos eses recursos: minerais, forestais, tanta terra para cultivos e ganado, tanto mar para fazer portos, tanto potencial........ata eu poderia fazer do Brasil una potencia.

Eu comenze a falar de CHILE, pois aqui no topic falaram que Portugal ten economia neoliberal. Eu coloquei o exemplo de Chile pois esa naçao fora a primeira naçao onde experimentaran con as teorias de MILTON FRIEDMAN, a primeira naçao onde privatizaran as pensioes, a naçao con mais TRATADOS DE LIBRE COMENCIO DO MONDO.
Eu dize Chile, pois ese país si ten economía neoliberal auténtica.

Como vose ben dize Chile nao ten moitos recursos (o cobre principalmente, ja que é o primeiro productor do mondo, e un poco a pesca, mais nao ten mais).
 
Outro país do qual tenho boa impressão é o Uruguai. E que me dizem da Argentina. Consta que na segunda metade do século XIX foi mais rica que muitos países europeus? Está no top 10 de países em risco de bancarrota, é lamentável pois tem potencial para estar bem melhor.

Sim, eu tamben tenho boa impresiao de Uruguay, e ja que estamos a falar en forum de clima, ata direi que ben pode ser un país ben parecido a Portugal, mesmo Montevideo e Lisboa ten o mesmo clima (térmicamente falando), mais tamben ten áreas onde termicamente pode ser o Algarve (ao Noroeste ten áreas con 12 graus no inverno, 26 no verao). Diferente sao as precipitaçoes onde o mínimo é ao Suleste con 1000 mm e o máximo ao Noroeste con 1600mm.
A grande diferencia é a distribuçao das precipitaçoes, pois sao mais homogeneas.

Uruguay é una naçao pequena a nivel americano, mais é de tamaño medio a nivel europeo ( a superficie é practicamente doble da portuguesa, e por cima de Grecia, Republica Checa, Bulgaria, etc...), mais ten pouca povoaçao, só sao 3'5 milhoes (maioria de origen europeo, españoles e italianos principalmente). Ainda mais ten boa terra, bon clima, mar, o rio da Plata, que é porta de Sul America, mais a povoaçao fica metade en MONTEVIDEO (capital sobredimensionada para un país como ese). E outro tercio da povoaçao practicamente fica ben pertinho MONTEVIDEO e áreas da Costa.

O interior de pais nao ten povoaçao nenhuma, embora o clima e a terra seja moito boa. Sao grandes extensoes onde só fican vacas e ovelhas, e cada 40 kms ha un pequeno povo ou estancia onde moran unas poucas pesoas. Só na fronteira con Brasil por o comercio ja ten cidade un poquinho mais importante.


Segundo a FAO, URUGUAY TEN:

3.500.000 ha de terra excelente (bon clima e os melhores chaos)
2.500.000 ha de terra moito boa (mesmo clima e bos chaos)
3.000.000 ha de terra boa

Ha unas 6.000.000 de ha onde a terra nao e boa (maus chaos) mais ben pode aproveitar para fazer dehesas como a Estremadura onde haja ovelhas e vaquinhas.

Se URUGAY aproveitara ben sequera as terras excelentes ben poderia dar alimento a 10 vezes a sua povoaçao.

E ben poderia ter 15% do territorio a florestas comerciais de eucalipto e pino e outras arvores.

E ainda teria 10.000.000 ha para o ganado.

Mais eu conhezo o país, e podo dizer que ese pais e desaproveitado por completo, E A INVERSA DO QUE ACONTECE EN HOLANDA OU BÉLGICA, ONDE NAO HA METRO CUADRADO QUE NAO TENHA UTILIDADE.
 
Argentina ata 1940 fora a septima economía do mondo.

O desastre argentino fica asim:

Ata 1971 ficaba por cima de italia
ata 1975 ficaba por cima de españa
ata 1981 ficaba por cima de grecia
ata 1986 ficaba por cima de portugal
ata 1988 ficaba por cima de irlanda
ata 1994 ficaba por cima de corea do sul
ata 2000 ficaba por cima de polonia, croacia, eslovaquia, etc......
Ata 2006 ficaba por cima de chile

o problema de esa naçao que ben podería voltar a ser grande ten un nome:

corrupçiao
 
Eu tenho una teoría das naçoes de Sul America:

-GRANDES RECURSOS, que eles poden vender sen apenas fazer nada.

-MOITA TERRA, é por eso que a terra é desaproveitada.

-POUCA POVOAÇAO, inmensidades onde nao ha ninguen e a terra nao e utilizada.

-POVOAÇAO COMODA, a natureza fora generosa con eses paises e a povoaçao nao preciso de esforzo nenhum, mesmo en VENEZUELA, ha moitas pesoas que acreditan que o estado con o petroleo deve fazer as casas, as estradas e dar alimento a tudos, por vezes a povoaçao e moito comoda.



Hubera un estudio a falar dos motivos do desenvolvimento: minerais, terra, acceso ao mar.............a conclusiao do estudio fora esta:

O 70% DAS CAUSAS DO DESENVOLVIMENTO SAO........AS PESOAS, O CAPITAL HUMANO.

Vose pode olhar a:

HOLANDA: ten algo de petroleo e gas, mais o verdadeiro desenvolvimento é a povoaçao.

SUECIA: nao ha terra para cultivo nenhum (un pouco ao Sul para ganado de leite e forragem). Practicamente a excepçao das patatas e peixes deve importar tudo alimento. É verdade que ten boas e grandes florestas, mais o desenvolvimento e esa naçao de 8 milhoes de pesoas é:

SAAB
VOLVO
IKEA

E MOITAS EMPRESAS DE MECANICA E FINANZAS.

FINLANDIA: practicamente mesmo que Suecia, florestas con madera, mais nao ha outra coisa ( nem cultivos fora das patatas e algun forragen ao Sul).
Mais o desenvolvimento de esa naçao chamase:

NOKIA (inventaran a telefonia movil).



E podemos falar de ISRAEL ( nao entro en temas políticos, se Israel deve ou nao deixar aos palestinos, nem entro no que Israel esta a fazer ou deixa de fazer).

Sen entrar na cuestiao política podemos dizer:

ISRAEL É A NAÇAO CON MAIS TÉCNICOS E CIENTIFICOS DO MUNDO PER CAPITA.

ISRAEL TEN INVESTIMENTOS DE TUDO, MILITAR, AGRICOLA, ETC...

ISRAEL É LIDER DO MUNDO EN INVESTIMENTOS AGRICOLAS, PARA APROVEITAR MELHOR A AGUA E A TERRA.


CONCLUSIAO.

Vose pode ter recursos, mais o principal é o capital humano, que cree empresas, que investigue, que aproveite o máximo posivel a capacidade, que mude as debilidades en fortalezas, ese é o verdadeiro desenvolvimento, mais acredito que moitos ainda nao entenderan eso.
 
Chegaram a referir neste tópico que, no presente estado económico que se encontra o país, seríamos menos penalizados caso se o FMI intervisse.

Ontem foi dado a conhecer a "machadada" que a Alemanha (um dos principais membros da FMI) deu à Grécia, ao não prolongar o prazo do pagamento do empréstimo de 110 mil milhões de €.

O resultado poderá ser levar a esse país poder ficar perto de um década em recessão (não recessão económica, mas de diminuição em relação ao PIB actual).

É verdade que a Grécia cometeu muitos erros... e deve ser penalizada... mas será que isso não poderá fragilizar a união e a economia da UE?

Estaremos atentos às situações de Portugal e sobretudo Irlanda.


Veremos se não seja o princípio de que a Alemanha se esteja a aproveitar um pretexto para acabar, ou mudar radicalmente as regras do UE.

Para quem esteja mais desatento, a Alemanha já foi nação não cumpridora do défice orçamental (e não podia ser sancionada (tal como a França)) e isso livrou Portugal de qualquer sanção.


É óbvio que isto não é desculpa para a actual situação económia portuguesa, mas...
 
As bocas mais venenosas andam a dizer que a Alemanha já não precisa do Sul da Europa para exportar, pois está bem servida com as economias emergentes, que são cada vez mais importantes para as suas exportações. Para além disso, a Alemanha está farta de enviar dinheiro para cá sem que haja resultados económicos visíveis, o país está estagnado há uma década, e mesmo nos anos 90 não cresceu muito.

Enfim, esta gente ingénua que crê cegamente na generosidade da UE precisa de ler Sade ou Maquiavel.

Se calhar o que está a travar mais a Alemanha é a exposição da sua banca à dívida dos países do Sul.

Não digo que Portugal saia do euro nem da UE. Digo sim que está na hora de sermos nós a cuidar da nossa vida.
 
É curioso abrir um jornal e ver as construtoras a espernear por causa da decadência do sector. Pedem obras públicas, a saber, aeroporto, TGV, auto-estradas e pontes. E defendem que o futuro do sector também passa pela reconversão urbana, e com esse pretexto, pedem mais uns euros ao Estado.
 
Estrangeiros obrigados a comprar identificadores para circular nas SCUT


Os automóveis com matrícula estrangeira terão de utilizar um dispositivo electrónico para circularem nas SCUT Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata, onde a partir de sexta-feira serão cobradas portagens.
De acordo com um documento disponível na página do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações na Internet, "os veículos com matrícula estrangeira estão obrigados à utilização de um dispositivo electrónico", não podendo usar o regime de pós-pagamento (pagamento após passagem na via).
Os condutores de veículos com matrícula estrangeira podem optar por um dispositivo temporário, no caso de uma estadia curta, ou adquirir um dispositivo da entidade de cobrança e, neste caso, "contratar um sistema de pagamento automático (débito em conta) ou um pré-pagamento", segundo o Ministério.
O dispositivo temporário deverá estar associado a um sistema de pagamento automático (débito em cartão de crédito) ou a um sistema de pré-pagamento, sendo o valor mínimo de carregamento de 50 euros para os veículos ligeiros ou 100 euros para os veículos pesados.
O custo deste dispositivo "é um valor de aluguer, a definir pelas entidades de cobrança de portagens, proporcional ao tempo de utilização", e o saldo pré-carregado não utilizado não é devolvido ao condutor.
Já o dispositivo da entidade de cobrança, que pode ser a Via Verde ou outra, destinado a estadias mais longas, custa 27 euros.
"O não pagamento da taxa de portagem constitui uma contra-ordenação sujeita a coima para todos os utentes, nacionais e estrangeiros", diz o Ministério das Obras Públicas, acrescentando que "a coima é 10 vezes a taxa de portagem, com um mínimo de 25 euros".
A fiscalização vai ficar a cargo das concessionárias das autoestradas.

Fonte: JN

Aplica-se às SCUT do Norte mais tarde vai aplicar-se à Via do Infante.

Eu cá chip não compro, pelo que eu ando na A22 ui ui, talvez quando tiver que andar esteja um nevoeiro do caraças que não deixe ver a matrícula do carro, aí não pago, porque algum dia há-de o pórtico avariar.:D:lol:

Agora um estrangeiro estar obrigado a comprar é uma Verdadeira anedota.:lmao::lmao::lmao::lmao: Só num país corrupto como o nosso é que se vê isto.:lol: No caso do Algarve, uma conversa entre espanhóis: "tu se queres entrar em Portugal compra o chip senão não circulas em Portugal, nem chegas a entrar".:lmao::lmao::lmao: A fuga do turismo espanhol do Algarve vai ser um duro golpe na economia da região. Um turista que vem passar um fim de semana ao Algarve tem que comprar o chip, só se vier de Ayamonte para VRSA de barco com o carro. :lmao::lmao: Muito patético.:lmao::lmao::lmao:

Eu como estrangeiro se não existe cabines de portagens não pago e mais nada. :D
 
O sotavento, em especial no Inverno, está muito dependente dos andaluzes. Quando houver restaurantes a fechar, residenciais, cafés ou centros comerciais, pode ser que acordem.
 
O sotavento, em especial no Inverno, está muito dependente dos andaluzes. Quando houver restaurantes a fechar, residenciais, cafés ou centros comerciais, pode ser que acordem.

Sem dúvida frederico, se visitares o centro comercial em Tavira a partir deste mês ao fim de semana a maioria que andam lá às compras, são espanhóis, com as portagens, o Algarve e principalmente de VRSA até Faro vai sofrer uma grande quebra das receitas, quer pela altura do fim de ano, Páscoa e etc. Mesmo que esses exemplos venham a verificar duvido que alguém acorde. Para mais, a A22 aquilo de auto-estrada não tem nada, quando chove é um perigo andar lá, existem vários lençois de água, o piso é irregular existem zonas mais parecem ser um baloiço. Enfim ...
 
Sem dúvida frederico, se visitares o centro comercial em Tavira a partir deste mês ao fim de semana a maioria que andam lá às compras, são espanhóis, com as portagens, o Algarve e principalmente de VRSA até Faro vai sofrer uma grande quebra das receitas, quer pela altura do fim de ano, Páscoa e etc. Mesmo que esses exemplos venham a verificar duvido que alguém acorde. Para mais, a A22 aquilo de auto-estrada não tem nada, quando chove é um perigo andar lá, existem vários lençois de água, o piso é irregular existem zonas mais parecem ser um baloiço. Enfim ...

Até a Baixa de Faro e o Fórum Algarve estão cheios de espanhóis. De ano para ano, no sotavento, há cada vez menos estrangeiros a arrendar casas durante o Inverno, antes de entrarmos no euro o Inverno era uma segunda época alta, casas arrendadas a holandeses, franceses, alemães, suíços, parques de campismo cheios de caravanas, estrangeiros esses que consumiam e bem nos restaurantes e no comércio local. Os espanhóis têm compensado esse quebra, se tiram os espanhóis ao Algarve é o fim.
 
O pessoal ameaçado com o fim das SCUT, grita que isto vai ser caro, incomportavel, o fim do mundo pelo menos no interior.. Então e o que dizem à notícia fresca de hoje, (daquilo que até já tenho dito alguns posts atrás), relativa à dívida ao estado por parte da metro sul no valor de 7.5milhões de euros? Atenção, que é apenas uma de várias empresas de transportes de Lisboa e Porto, que eu como CONTRIBUINTE cidadão do interior de Portugal tenho de pagar?? Então e as nossas futuras portagens sem qualquer alternativa quem as PAGA???? Somos os pobres pib per capita do interior a pagar às empresas de transportes públicos do litoral? Isto vai dar para o torto, vai vai!!
 
O pessoal ameaçado com o fim das SCUT, grita que isto vai ser caro, incomportavel, o fim do mundo pelo menos no interior.. Então e o que dizem à notícia fresca de hoje, (daquilo que até já tenho dito alguns posts atrás), relativa à dívida ao estado por parte da metro sul no valor de 7.5milhões de euros? Atenção, que é apenas uma de várias empresas de transportes de Lisboa e Porto, que eu como CONTRIBUINTE cidadão do interior de Portugal tenho de pagar?? Então e as nossas futuras portagens sem qualquer alternativa quem as PAGA???? Somos os pobres pib per capita do interior a pagar às empresas de transportes públicos do litoral? Isto vai dar para o torto, vai vai!!

O torto será lá para 2013 ou 2014.
 
IVA dos refrigerantes e livros passa de 6% para 23%
Imposto sobre livros, sumos e refrigerantes sobe 17 pontos percentuais. Já a maioria das conservas passa a pagar 23 por cento, contra os actuais 13 por cento.

De acordo com a versão preliminar do Orçamento do Estado (OE) para 2011, à qual o PÚBLICO teve acesso, vários produtos vão deixar de ter a taxa reduzida de IVA (seis por cento), passando à nova taxa que o Governo quer implementar de 23 por cento.

É o caso dos leites achocolatados, as bebidas e sobremesas lácteas, dos refrigerantes, sumos e néctares de fruto, dos livros e outras publicações periódicas ou mesmo de utensílios e outros equipamentos destinados ao combate e detecção de incêndios.

Entre os bens que pagavam uma taxa intermédia de IVA (13 por cento), as conservas de carne, moluscos, frutas e produtos hortícolas vão passar a ter um imposto de 23 por cento. Só as conservas de peixe ficam de fora. O mesmo vai acontecer com óleos alimentares e margarinas, os aperitivos e snakcs, flores ou plantas ornamentais.

Quando anunciou as novas medidas de austeridade para o próximo ano, o Governo anunciou que, além de aumentar o IVA para os 23 por cento, iria proceder a uma reformulação das tabelas anexas do Código do IVA, retirando da taxa reduzida e da taxa intermédia um cabaz de produtos alimentares.

Lista de produtos que passam a pagar IVA de 23%

Produtos que pertenciam à taxa reduzida (6%):

- Leites achocolatados, aromatizados, vitaminados e enriquecidos

- Bebidas e sobremesas lácteas

- Refrigerantes, sumos e néctares de fruto ou de produtos hortícolas, incluindo xaropes de sumos, as bebidas concentradas de sumos e os produtos concentrados de sumos

- Livros, folhetos e outras publicações não periódicas de natureza cultural, educativa, recreativa e desportiva, brochados ou encadernados

- Utensílios e outros equipamentos exclusivamente ou principalmente destinados ao combate e detecção de incêndios

Produtos que pertenciam à taxa intermédia (13%)

- Conservas de carne e miudezas comestíveis

- Conservas de moluscos, com excepção das ostras

- Conservas de frutas ou frutos, designadamente em molhos, salmoura ou calda e suas compotas, geleias, marmeladas ou pastas

- Conservas de produtos hortícolas, designadamente em molhos, vinagre ou salmoura e suas compotas

- Óleos directamente comestíveis e suas misturas (óleos alimentares);

- Margarinas de origem animal e vegetal

- Aperitivos à base de produtos hortícolas e sementes

- Aperitivos ou snacks à base de estrudidos de milho e trigo, à base de milho moído e frito ou de fécula de batata, em embalagens individuais

- Flores de corte, folhagem para ornamentação e composições florais decorativas. Exceptuam-se as flores e folhagens secas e as secas tingidas

- Plantas ornamentais

Público

Esta noticia fez-me lembrar aquele período de racionamento que tivemos, durante a 2º guerra mundial, em que em Portugal era tudo ao kg e ao litro, mas agora aqui é ao contrário, há, mas é pra quem tiver dinheiro pra comprar, naquela altura não havia. Isto não estará a ficar tudo um pouco ao contrário, acho que há coisas mais inteligentes de tributar sem ser a comida e os livros. Se no tempo do outro senhor se queria a estupidificação das mentes e a fome neste então não sei o que lhe irei chamar com o caminho que estamos a tomar.

Depois ainda por cima aumentam as conservas, que é aquilo a que toda a gente recorre em último caso. Enfim.
 
Governo vai invocar interesse público contra suspensão das portagens nas Scut

O Governo vai recorrer da decisão do Tribunal Central Administrativo do Norte de suspender o pagamento das portagens nas Scut do Grande Porto, invocando o interesse público, confirmou à Lusa fonte oficial do ministério dos Transportes e Obras Públicas.
Embora não tenha sido ainda notificado pelo tribunal, o ministério já decidiu utilizar a sua prerrogativa e invocar que a decisão judicial prejudica gravemente o interesse público.
O Tribunal Central Administrativo do Norte suspendeu esta quarta-feira a decisão de cobrar portagens nas Scut do Grande Porto (A41 e A42) ao dar provimento a uma providência cautelar interposta pelos municípios do Vale do Sousa e da Maia.
A posição do tribunal implica que seja suspensa a decisão do Conselho de Ministros de introdução das portagens, cuja cobrança deveria ter início já esta sexta-feira.
No entanto, a decisão judicial pode ser contestada pelo Governo se este apresentar uma resolução fundamentada referindo que o diferimento da execução seria gravemente prejudicial para o interesse público.

Fonte: Publico

A decisão judicial prejudica gravemente o interesse público de quem? Só se for dos padrinhos e afilhados do governo, o interesse público dos portugueses é que não será.

Os portugueses é que deviam invocar o interesse público para correr com esta gentalha toda de Portugal, isso sim.

Se o Orçamento for aprovado aí em Março vem mais um orçamento rectificativo e talvez iva a 24 ou 25%, pois, com o PS é sempre a pagar, mas as obras faraónicas essas continuam de pé.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.