O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Acho que o túnel da mina do Chile ainda não está fechado.... alguém que leve estes tipos lá para baixo...!!!

Parece-me uma boa ideia, e já agora selar a entrada do túnel com betão par eles não poderem sair:disgust:

O nosso País caminha alegremente para o abismo e nenhum dos nossos governantes parece ser capaz de tomar as medidas certas...

Desemprego: Algarve é uma das regiões onde o número de inscritos mais subiu em Setembro

Algarve, Madeira e Açores foram as regiões onde o número de desempregados inscritos nos centros de emprego mais subiu em setembro, em termos homólogos, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
O Algarve tinha mais 22,3 por cento de inscritos, totalizando os 21.668 desempregados, enquanto a Madeira tinha mais 20 por cento, somando 15.144 desempregados inscritos.
Nos Açores, o número de pessoas inscritas nos centros de emprego aumentou 19,9 por cento para 5.686 desempregados.
De acordo com o IEFP, comparativamente a agosto, o desemprego só não aumentou no Alentejo (onde caiu 0,9 por cento).
No Norte, a região do país que concentra o maior número de pessoas sem emprego (44,7 por cento), o desemprego continua também a crescer, com o número de inscritos nos centros a subir 8 por cento para 246.574.
Em Lisboa e Vale do Tejo, onde se localizam 29,6 por cento do número de inscritos, existiam, no final de setembro, 165.714 desempregados (mais 9,9 por cento do que no mesmo mês de 2009).
No centro do país, o número de desempregados inscritos subiu 5 por cento para 77.553 pessoas em setembro, face ao mesmo mês de 2009, enquanto no Alentejo subiu 5,5 por cento para 23.481 pessoas.
No que respeita à oferta de emprego, o número de ofertas disponíveis, no final do mês de setembro, totalizou as 21.503, menos 2,3 por cento do que no mesmo mês do ano passado e inferior em 3,3 por cento, face a agosto.
O número de colocações efetuadas ao longo do mês através dos centros de emprego de todo o país, por sua vez, totalizou as 7.444, mais 6 por cento do que em setembro de 2009 e mais 25,2 por cento.
De acordo com os dados do IEFP, mais de metade das colocações (59,7 por cento) foram feitas em apenas quatro grupos profissionais: pessoal dos serviços de proteção e segurança, trabalhadores não qualificados das minas, construção civil e indústria transformadora, outros operários, artífices e trabalhadores similares e trabalhadores não qualificados dos serviços e comércio.

Fonte: Região Sul

Assustador, os números de desemprego no Algarve e ainda a procissão não saiu da igreja, com a introdução das portagens vai ser lindo e o bonito.

Hoje começou o pagamento das Scut's no Norte e o que assistiu-se foi a uma quebra dp trânsito e tudo passou andar na EN13, logo nas outras Scut's é fazerem o mesmo ninguém andar lá, que assim vão ter umas receitas fantásticas.

Esse vídeo é muito chocante. Sócrates no debate com Louçã para as eleições, se não estou em erro, era contra o corte de benefícios que Louçã do BE defendia nesse debate, e explicou porquê, porque o corte dos mesmos seriam um brutal aumento fiscal para a classe média. Toda a gente sabe isso.

Ora, é normal que um governante tenha que voltar atrás, e por exemplo desculpar-se com a crise e pedir desculpa, e afinal ter que cortar precisamente os benefícios fiscais de forma brutal ao qual se opôs nesse debate eleitoral. É normal, não só na política como em tudo o resto na vida, termos que mudar porque as circunstâncias mudaram, mesmo contra a nossa vontade.

Agora, não é nada normal, é ele em vez de explicar isso, usar os argumentos que o próprio Francisco Louçã usava e que ele se opunha determinadamente, de que os benefícios beneficiam os mais ricos.

É simplesmente surreal este comportamento, não é de uma pessoa normal, é de alguém que se calhar acredita nas próprias mentiras e perdeu a noção da realidade e do ridículo, ou mais provável, acha que somos todos tolos.

É isso mesmo Vince, e isso não é exclusivo do Sócrates. Muitos outros políticos de outras forças políticas fizeram o mesmo, excepto aqueles que nunca estiveram no Governo e apenas deram uma face da possível cara que podem ter.

Continuamos com o problema de não existir uma política firme/continuada, algo como a Alemanha faz, em que apesar das diferentes forças políticas/coligações que vão tendo funções de Governo, apenas fazem pequenas alterações devido à sua motivação política, mas nunca divergem na base económica que o país tem enraizada. Eu chamo isso cultura.

No meio da discussão sobre as portagens na A22, ainda não percebi se a Ponte Internacional será afectada, ou não, pelo pagamento.

Há muitas PME's do Algarve que utilizam a ponte diariamente para exportar produtos regionais: queijos da serra do Caldeirão, pão, fruta, verduras, bolos regionais, mel. O que será desses empresários? Estou a falar de pequenos produtores que, por vezes, tiram pouco mais que um salário médio nacional (600/700 euros mês).

Agora neste período do ano os restaurantes do sotavento, os alojamentos ou os centros comerciais vivem muito dos andaluzes, que passam os fins-de-semana do nosso lado da fronteira. Até a construção está ligeiramente dependente dos andaluzes que compram casa de férias cá em Portugal. E agora, com as portagens? Continuarão a vir?

Há quem diga que vai voltar a usar o barco para passar para Ayamonte, penso que fica por pouco mais de um euro ida e volta. Estranho, quase vinte anos depois da inauguração da ponte voltar a pagar para atravessar a fronteira. Será isto um prenúncio do resto que aí vem?

Sinceramente, na minha opinião, o erro príncipal foi ter-se efectuado as chamadas SCUT, algo que não é suportável pelo Estado (muito menos com privados).

As Câmaras Municipais são as príncipais culpadas desta situação, que durante décadas foram destruindo estradas nacionais, tornando-as em autênticos arruamentos.

Sinceramente, na minha opinião, o erro príncipal foi ter-se efectuado as chamadas SCUT, algo que não é suportável pelo Estado (muito menos com privados).

As Câmaras Municipais são as príncipais culpadas desta situação, que durante décadas foram destruindo estradas nacionais, tornando-as em autênticos arruamentos.

Se vamos falar de culpados, então o Estado é o primeiro culpado assim como de todos nós que votamos neles e que permitimos que destruissem alguns itinerários principais em detrimento das SCUTS! No meu caso falo do IP2 e do túnel da Gardunha. Se isto não é enganar o povo, o que é então? Ok, pode ser burlar! É tudo muito compreensível dizer-se que as SCUTS devem ser pagas por todos os utilizadores, e que se deixou de fazer manutenção às estradas nacionais, mas aqui estou eu para relembrar a todos, que também é uma questão de justiça porque que eu saiba a burla, roubo oferecendo extensas partes fundamentais do troço IP2 à SCUTVIAS (é o mesmo que entregar patrimônio do estado ao privado), ainda são crimes em portugal! Relembro que eu se tivesse IP2 completa, não precisava de A23 para nada!

No meio da discussão sobre as portagens na A22, ainda não percebi se a Ponte Internacional será afectada, ou não, pelo pagamento.

Há muitas PME's do Algarve que utilizam a ponte diariamente para exportar produtos regionais: queijos da serra do Caldeirão, pão, fruta, verduras, bolos regionais, mel. O que será desses empresários? Estou a falar de pequenos produtores que, por vezes, tiram pouco mais que um salário médio nacional (600/700 euros mês).

Agora neste período do ano os restaurantes do sotavento, os alojamentos ou os centros comerciais vivem muito dos andaluzes, que passam os fins-de-semana do nosso lado da fronteira. Até a construção está ligeiramente dependente dos andaluzes que compram casa de férias cá em Portugal. E agora, com as portagens? Continuarão a vir?

Há quem diga que vai voltar a usar o barco para passar para Ayamonte, penso que fica por pouco mais de um euro ida e volta. Estranho, quase vinte anos depois da inauguração da ponte voltar a pagar para atravessar a fronteira. Será isto um prenúncio do resto que aí vem?

Será que isto não viola as leis comunitárias de livre circulação de pessoas e bens? Porque raio que um turista que venha visitar o Algarve ou o Minho tem que comprar o dispositivo? Porque raio não metem cabines de portagens? Porque raio tenho eu que pagar uma Auto-estrada que foi feita por fundos comunitários e foi antes construída das chamadas Scut's a A22 começou a ser construída pelo governo de Cavaco Silva, não tenho que pagar uma coisa que o PS quer infringir? O que é que o PS tem feito no Algarve? Só fez uma coisa aumentar o desemprego na região. A União Europeia retirou o controlo das fronteiras, o PS quer voltar a colocar controlo?
Como é possível fazer pagar uma auto-estrada, onde os seus habitantes só têm a auto-estrada como o caso da Maia, é uma situação ridícula. Até os espanhóis dizem que estamos no século XXI e não no século XIX, neste momento, cada vez mais tenho vergonha de ser português. Os portugueses que conquistaram o mundo, agora não sabem correr com esta gentalha que está no poder, pobre sociedade portuguesa. :calor:

Frederico, quanto à Ponte não sei de nada, mas o que seria mais lógico era só colocar portagens a partir do nó Castro Marim/VRSA, porque a ponte é metade espanhola metade portuguesa, ou então colocarem portagens no meio da ponte, coisa mais rídicula sem pés nem cabeça, uma autêntica trapalhada como tem sido estes 5 anos de PS no governo.

Basta ver o PS nacional e o PS local são iguaiszinhos não têm muitas diferenças, o PS em Olhão prometeu um porto de recreio aquilo mais parece ser um porto de recreio de uma cidade 3º mundo :lol:, 2º a Variante Norte à EN125 que vai ser feita, vai passar por uma reserva agrícola onde tem bastante actividade, vai passar por casas e moradias que vão abaixo um autêntico crime, 3º Parque Urbano de Olhão ao que parece está a encolher porque parece que vem aí mais uns prédioszinhos como a cidade precisasse de mais, 4º zona histórica de Olhão está completamente em ruína e a precisar de obras, mas é mais fácil deitar abaixo e construir um belo prédio, 5º Parque de Feiras e Exposições há anos que é permitido, se este ano fossem há feira assustavam-se.

Quem quiser ler as crónicas do Presidente da CMO basta lerem o Correio da Manhã que esse senhor escreve lá todas as semanas.

Olhão estes anos todos de PS perdeu a sua história, perdeu a sua identidade. Enfim...

Para mim, o PS só destrói pena que a maioria da população ande cega toda a vida.

Parece que o Governo perdeu o Orçamento, mais um adiamento que vergonhoso.

Se vamos falar de culpados, então o Estado é o primeiro culpado assim como de todos nós que votamos neles e que permitimos que destruissem alguns itinerários principais em detrimento das SCUTS! No meu caso falo do IP2 e do túnel da Gardunha. Se isto não é enganar o povo, o que é então? Ok, pode ser burlar! É tudo muito compreensível dizer-se que as SCUTS devem ser pagas por todos os utilizadores, e que se deixou de fazer manutenção às estradas nacionais, mas aqui estou eu para relembrar a todos, que também é uma questão de justiça porque que eu saiba a burla, roubo oferecendo extensas partes fundamentais do troço IP2 à SCUTVIAS (é o mesmo que entregar patrimônio do estado ao privado), ainda são crimes em portugal! Relembro que eu se tivesse IP2 completa, não precisava de A23 para nada!

Sem dúvida, é um caso em que é contruída uma SCUT que destroi um IP e com um resultado imcomportável.

Com este novo ou possível orçamento iremos ver um aumento acentuado da carga fiscal que irá certamente contrair a economia portuguesa em 2011... e -0,7% (segundo o FMI) é para mim até um valor muito generoso.

Mas o Governo supreende-nos:

Governo prevê crescimento de 0,2 por cento em 2011 com base nas exportações

Esta previsão para a evolução do PIB, que consta do Relatório do Orçamento do Estado para 2011 divulgada hoje (até então conhecia-se uma versão preliminar), e segue-se a um crescimento previsto de 1,3 por cento este ano, sendo “puxada” sobretudo por uma previsão de ainda forte crescimento das exportações, de 7,3 por cento, quando este ano deverão crescer 8,6 por cento. O recuo previsto de 1,7 por cento das importações também deve dar alguma ajuda.

Todos os outros grandes números que constam das perspectivas macroeconómicas deste documento são negativos, esperando-se uma contracção de 8,8 por cento do consumo público (depois de este ano ter crescido 1,9 por cento) e de 0,5 por cento do consumo privado (crescimento de dois por cento em 2010).

O investimento deverá por seu lado continuar a cair, e a um ritmo mais acelerado de que este ano. A previsão para 2011 é de um recuo de 2,7 por cento, depois de este ano já ter caído dois por cento.

O desemprego deverá continuar a aumentar, com o Governo a prever uma subida de 10,6 por cento este ano para 10,8 por cento no próximo, ao mesmo tempo que o emprego continua a cair, agora 0,4 por cento, depois de este ano já ter recuado 1,4 por cento.

Para a inflação, estima-se uma subida para 2,2 por cento. Isto depois de este ano deverem ficar em respectivamente 10,4 e 1,2 por cento.

Para o cenário internacional, prevê-se que o PIB da zona euro suba 1,5 por cento, com um impacto de 3,2 por cento na procura de bens em Portugal e puxando um pouco as exportações. Os juros devem continuar a subir moderadamente, com a taxa Euribor a três meses a passar de uma média de 0,8 por cento este ano para 1,1 no próximo. A inflação prevista é de 1,7 por cento.

Para o preço do petróleo, prevê-se uma pequena subida, de 76,2 para 78,8 dólares por barril. Mas, ao mesmo tempo, prevê-se que a cotação média do dólar desça de 1,3 por euro este ano para 1,2 no próximo, o que poderá compensar este efeito.

Fonte:Público

Tenho muito receio de que estejamos daqui a 1 ano, numa espiral sem fim: aumento do desemprego, aumento de impostos, aumento dos juros.

Os sinais estão já entre nós:
- aumento dos impostos
- redução do consumo que levará a mais desemprego
- juro da dívida, mantém-se alta, pouco desce.
- taxa de juro do BCE, já com rumores de inevitavel subida na próxima revisão, tendo em conta os sinais de retoma económica (excepto Portugal que entrará em estagnação).
- Por consequência, a procura de petróleo irá aumentar, aumentado o preço dos nossos combustíveis.
- Também na nossa EDP, vai aumentar o preço da energia em 3.8%

Alguns, os produtores, temem que sejam eles os que tenham de baixar preços para fazer face ao aumento dos impostos, combustíveis e energia. Mas duvido muito que estes possam baixar mais os preços, a margem de lucro está na distribuição, nas vendas e no sector financeiro, logo, seremos nós consumidores finais a pagar, mas que grande golpe vamos apanhar!! Uí, uí.. :S

A nossa única esperança, nem depende de nós: pasmem-se, rezem ou roam-se de inveja, pois nós só saíremos do buraco quando os países para onde exportamos estiverem bem de saúde, em crescimento, nos conformes! É o costume, primeiro saem os outros da crise e depois nós.. Dependemos dos outros porque ainda não diversificamos o suficiente a nossa economia, para não dependermos só da saúde de 2 ou 3!

Uma última nota: hoje abro o jornal e não é que o preço dos medicamentos já sem a comparticipação do estado, são mais caros que aqueles medicamentos sem qualquer comparticipação!? Está tudo doido, é o caos..

Ninguém duvida da importância e necessidade de algumas Scuts, sobretudo as do interior. Mas todo o princípio das mesmas foi uma aldrabice. Foi uma invenção de Guterres e Cravinho, de construir autoestradas sem dinheiro e começar a pagar apenas uns anos depois, confiando no crescimento económico gerado pelas mesmas.

O problema é que estes planos de génio na prática nunca resultaram, anos e anos a construir autoestradas e o país não cresce, porque estes visionários de algibeira não compreendem que as empresas e o emprego não nasce espontaneamente desta forma à beira das autoestradas e TGV's. O que tem acontecido é precisamente o inverso, para pagar todas estas dívidas tem que se aumentar impostos o que destrói empresas e empregos.

Aqui há uns anos chegou a haver um estudo, patrocinado pelo mesmo Cravinho, que dizia que por cada milhão investido nas scuts, a economia teria um retorno de 18 milhões. Ora se assim fosse, o país cresceria imenso nesta altura. Penso ter lido num lado qualquer que as Scuts ao longo das próximas 2 décadas terão um custo final a rondar os 15/20 mil milhões (as portagens apenas cobrirão uma ínfima parte). Ora é multiplicar por 18, e estaremos ricos :lmao: nem a descoberta de abundantes poços de petróleo e minas de ouro renderia tanto. É claro que gera algum crescimento e algum retorno, mas nunca desta forma.

Permite-me discordar:

1. Em primeiro lugar, ninguém lhes obrigou a destruir os traçados de IP que existiam, para fazer autoestradas.

2. A idéia de que as SCUTS não deram lucro ou que não desenvolveram a região, é enganosa, distorcida, ERRADA! Sem as SCUTS, nem a Covilhã nem Castelo Branco seriam o que são hoje! Permitiram que pelo menos não ficassemos mais pobres, permitiu que algumas empresas se fixassem cá, caso contrário, metade das empresas ou abria falência ou se deslocalizava para a proximidade de lisboa ou porto! Penso que me estou a explicar bem a idéia: não nos tornou mais ricos (índice de riqueza), mas as SCUTS evitaram o pior, cair na pobreza, sem trabalho, o abandono do interior! As SCUTS permitem ainda, que cidadãos se desloquem de Nisa, Abrantes, Covilhã, Belmonte para trabalhar em Castelo Branco! Com portagens ou a pagar, não compensa, sabem porquê? Porque nós não temos os transportes públicos que Lisboa e Porto têm, a nós resta-nos pagar os buracos das empresas de transportes de lisboa e porto, será isso justo também? Condições iguais sim, mas com outros transportes públicos e a cada 30min, não é 1 de manhã e outro à tarde como aqui, ok?

3. Se queriam mesmo apostar no desenvolvimento, deveriam ter-nos ligado também a Espanha e a Coimbra por autoestrada.

4. É triste que os políticos o digam com descaramento "o interior não se desenvolveu como era de esperar.."! Não será função do governo estar atento, e dar-nos ainda mais capacidade com infraestruturas, produzindo leis, apoiando a criação de empresas, desburocratizando processos (demoro 30 min a criar empresa, mas depois para licenciar qualquer coisa é preciso 6meses)! :)

4.1 Então e a Madeira? Recebe mais ajudas que o interior, mesmo sabendo-se que tem um índice de riqueza superior a lisboa (pelo menos para alguns)? Como é tudo isto possível?

O que vos digo, é que aqui as empresas vão-se deslocalizar, mas não para lisboa nem porto, mas sim para espanha: pagam menos impostos, menos iva. O que vos digo é que quem se desloca de outras cidades para castelo branco, deixará de o fazer, irá preferir estar no desemprego a receber subsídio à portuguesa concerteza!

Mesmo na Beira Interior não vejo que as SCUT tenham sido uma peça fundamental para o desenvolvimento da região, em virtude de verificarmos que a maioria dos municípios abrangidos pelas SCUT não beneficiaram de um aumento de população ou de negócios. O que se verificou foi a concentração de pessoas e de negócios nas cidades centrais dessa zona.

Ou seja, beneficiou localmente, mas regionalmente pouco mudou.

Excepto no turismo, como é óbvio.

Apenas nos era necessário mais uns IPs como IP4, IP3, IP8, IP2, melhorados (em termos de segurança e de circulação) para termos uma rede rodoviária acessivel regionalmente.

A partir de aí, AE PAGOS POR TODOS, para o mais afortunado ou apressado.

Ola.

Ja en este topic falaramos de CHILE, e agora gostaría de falar de volta, pois o que acontecera acho que é una gran leççao para o mondo, e para moitas pesoas.

Nao falo do rescate mesmo, nem falo da tecnología, falo de outra coisa.

Ja dizeramos que CHILE fora a primeira naçao do mondo en fazer as políticas de MILTON FRIEDMAN no inicio dos 80s, e que mesmo CHILE É A NAÇAO CON MAIS TRATADOS COMERCIAIS DO MONDO, CON ECONOMÍA MOITO ABERTA.

Os que fizeran eso foran alumnos de Milton Friedman, OS CHICAGO BOYS.

Un de aqueles Chicago Boys fora JOSÉ PIÑERA, ele tivera a idea de privatizar o sistema de pensioes, o primeiro do mondo.

Agora o presidente de Chile é SEBASTIAN PIÑERA, SEU HERMAO, tambén neoliberal.

MAIS.

-Fora o governo quen fizera o rescate dos mineiros

-Fora o governo quen contrato a tecnología

-Fora o governo quen estivera na mina.

-Fora o presidente quen mesmo estivera lá fora da mina.

-Fora o governo quen levara despois aos mineiros ao hospital.

Acho que tudo esto foi una grande leçao, pois ha pesoas que acreditan que una economía tuda neoliberal quer dizer que o governo nao va fazer nada.

A ECONOMÍA É NEOLIBERAL, DEIXA AS PESOAS TRABALHAR PARA ELAS E NAO PARA O GOVERNO, OS IMPOSTOS SAO BAIXOS.

MAIS ESE GOVERNO FORA QUEN FIZERA O RESCATE DOS MINEIROS, NAO FORA A EMPRESA PRIVADA.

Acho que si esto tivera acontecido en naçoes como CUBA ainda os mineiros estavan na mina, mais ben mortos, pois ninguen saveria que coisa fazer e tudos estarian a falar das MAQUINAS CAPITALISTAS, DO MAU QUE É O CAPITALISMO, DE QUE O CULPAVEL FORA O CAPITALISMO, mais seguro o governo de CUBA (ou COREA DO NORTE) nao poderian salvar aos mineiros.

Acredito que o acontecido é una grande leççao para aquelas pesoas que acreditan que una economía neoliberal e moito capitalista é una economía que nao faze nada por as pesoas e onde o governo nao existe.

Ola.

Ja en este topic falaramos de CHILE, e agora gostaría de falar de volta, pois o que acontecera acho que é una gran leççao para o mondo, e para moitas pesoas.

Nao falo do rescate mesmo, nem falo da tecnología, falo de outra coisa.

Ja dizeramos que CHILE fora a primeira naçao do mondo en fazer as políticas de MILTON FRIEDMAN no inicio dos 80s, e que mesmo CHILE É A NAÇAO CON MAIS TRATADOS COMERCIAIS DO MONDO, CON ECONOMÍA MOITO ABERTA.

Os que fizeran eso foran alumnos de Milton Friedman, OS CHICAGO BOYS.

Un de aqueles Chicago Boys fora JOSÉ PIÑERA, ele tivera a idea de privatizar o sistema de pensioes, o primeiro do mondo.

Agora o presidente de Chile é SEBASTIAN PIÑERA, SEU HERMAO, tambén neoliberal.

MAIS.

-Fora o governo quen fizera o rescate dos mineiros

-Fora o governo quen contrato a tecnología

-Fora o governo quen estivera na mina.

-Fora o presidente quen mesmo estivera lá fora da mina.

-Fora o governo quen levara despois aos mineiros ao hospital.

Acho que tudo esto foi una grande leçao, pois ha pesoas que acreditan que una economía tuda neoliberal quer dizer que o governo nao va fazer nada.

A ECONOMÍA É NEOLIBERAL, DEIXA AS PESOAS TRABALHAR PARA ELAS E NAO PARA O GOVERNO, OS IMPOSTOS SAO BAIXOS.

MAIS ESE GOVERNO FORA QUEN FIZERA O RESCATE DOS MINEIROS, NAO FORA A EMPRESA PRIVADA.

Acho que si esto tivera acontecido en naçoes como CUBA ainda os mineiros estavan na mina, mais ben mortos, pois ninguen saveria que coisa fazer e tudos estarian a falar das MAQUINAS CAPITALISTAS, DO MAU QUE É O CAPITALISMO, DE QUE O CULPAVEL FORA O CAPITALISMO, mais seguro o governo de CUBA (ou COREA DO NORTE) nao poderian salvar aos mineiros.

Acredito que o acontecido é una grande leççao para aquelas pesoas que acreditan que una economía neoliberal e moito capitalista é una economía que nao faze nada por as pesoas e onde o governo nao existe.

Os chilenos deram duas grandes lições a todas as nações do mundo.

1 - A entreajuda (Todo o povo, partidos políticos, se uniram numa causa, deixando de parte as diferenças).

2 - Admissão dos erros (Todos admitiram que existe falta de segurança nas minas chilenas e não começaram a atirar culpas a outros... assumiram-na)

A ilação que não tirámos é se era um país com ideologia de esquerda, direita , de cima... isso são "faits divers".

Estado
Fechado para novas mensagens.