O Estado do País

  • Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Mais um gráfico muito interessante. Reparem como a situação melhora no último governo do PSD e no início do primeiro governo de Sócrates, para depois se iniciar o descalabro a partir de 2007. Constatem também a herança dos tempos de Guterres.

Dívida das empresas públicas:
22162482.jpg
 
Dia das mentiras

De um dia para o outro, quatro défices subiram; a curva dos juros ficou irracionalmente quase invertida; passámos de "Portugal não precisa de ajuda" para "o Governo não tem condições para pedir ajuda". Ah: e deixámos de ter Governo. Hoje é dia das mentiras. Ontem também foi.
Portugal tornou-se um País de políticos covardes. Ninguém assume a crise política que nos leva a mais umas eleições. Ninguém dá a cara por um pedido de ajuda externa. Ninguém mais usa a palavra "responsabilidade", mas sim "ónus" e "culpa" - e sempre referindo-se a outros.

Estamos sem Governo. O que lá está entende não ter poder para mandar cantar um cego. Mesmo que o Presidente da República entenda o contrário: a discórdia é compreensível, o próprio Presidente tem dito - e mostrado - que não tem poder. Isto não é um Governo em gestão, é um País em autogestão.

Os ratos estão a abandonar o barco. O primeiro-ministro sai de fininho da sua última sessão no Parlamento. O ministro das Finanças diz que já não é nada com ele. Todos os dias o Diário da República está mais grosso, com nomeações de assessores que passam para directores-gerais.

Ouvem-se loas diárias às grandes empresas - as Galp, as EDP, as PT - de gente que talvez lá vá parar daqui a semanas. Nas administrações destas empresas, os telefones não param: metade é da gente que está a sair do Governo; a outra metade é da gente que pensa que lá vai entrar. "Boys will be boys"...


Mesmo nas empresas públicas: Almerindo Marques bate com a porta na Estradas de Portugal; a Refer, a mais irracionalmente endividada empresa em Portugal, está há seis meses sem conseguir contratar um administrador financeiro.

Pode Portugal ficar dois meses à deriva? Pode. Ficará pior, mas pode. Portugal pode tudo, aliás. Até ser obrigado a rever défices orçamentais de quatro anos, porque o Eurostat decidiu corrigir-se a si mesmo e porque o Governo pensou que a contabilidade era infinitamente elástica. A verdade não vem sempre ao de cima. A dívida vem.

De tudo o que o Governo foi ontem obrigado a engolir nas contas públicas, nada é estranho. O buraco do BPN (e o aval ao BPP) já devia ter sido reconhecido no passado. As empresas de transporte são lixeiras de dívida a céu aberto há décadas. É verdade que o Eurostat foi amigo da onça, ao escolher esta data. Mas não inventou nada. Estas alterações não são indolores: o "buraco" das empresas públicas vai perdurar; e a imagem externa do País é prejudicada. Não é pelo mau aspecto. É porque estamos aflitos.

Pode Portugal escapar sem ajuda? Não. Hoje, o Estado vai ao mercado pedir dinheiro a curto prazo para substituir dívidas de longo prazo e pagando um juro altíssimo. Já se cobra mais a dois anos do que a dez, sinal claro de percepção de insolvência. Mais: Portugal "inventa" hoje Obrigações a 15 meses. Porquê? Porque os credores só emprestam dinheiro até final de 2012. A partir de 2013 entram em vigor as regras de Merkel, segundo as quais os investidores privados também perdem dinheiro se um Estado afundar...

Com as emissões de dívida de hoje, Portugal garantirá os pagamentos até Junho. E depois? Depois há eleições e a culpa há-de ser de alguém. É estranho: a Comissão Europeia só aceita o pedido de ajuda com acordo do PS, PSD e Presidente para as medidas de austeridade. Mas nem PS, nem PSD nem Presidente querem pronunciar a palavra. Talvez seja melhor comprar um boneco Nenuco daqueles que falam quando se aperta a barriga. Basta uma palavra: "A-ju-da". Os outros depois assinam as condições de austeridade. A culpa será do boneco. Como sempre.

Negócios Online
 
Cavaco diz que corte de rating «é exagero muito grande»

O Presidente da República considerou hoje «um exagero muito grande» o corte do rating de Portugal em três níveis realizado pela agência de notação internacional Fitch, sublinhando que a situação portuguesa «não o justifica de forma nenhuma»
Já não falo em especuladores, mas quem confia neste momento em Portugal?
 
Interessante o estado pré-apocalíptico a que chegamos.

As ratazanas não abandonam o barco como antigamente - esperam pacientemente por uma nomeação que os leve para um buraco qualquer, seja numa empresa pública, seja num quadro de administração privado, ainda que sem qualquer função. O que interessa é que venha de lá o graveto e que estejam tão escondidas que ninguém note por elas.

Pode ser que tenham sorte as ratazanas. Se nos acontece como na Grécia teremos que lhes reduzir o sustento "apenas" para o vencimento do 1º ministro. E isso até será um grande prémio para elas, por aquilo que deram de acrescento ao estado da nação.

Triste país que vive numa ilusão. Triste país que bate palmas aos incompetentes, aos ladrões, aos vigaristas, aos gatunos, aldrabões, oportunistas, pedófilos e proxenetas.

Está na hora de lhes darmos um pontapé bem dado, de os expor na praça pública, de os enxovalhar, de lhes darmos nomes.
 
Sondagem CM/Aximage: Socialistas e centristas são os únicos a crescer

PSD desce, PS sobe


Em relação à sondagem de Março, verifica-se que os sociais-democratas descem 3,1%, os socialistas sobem 0,5%, os centristas aumentam a sua votação em 1,9%, os comunistas descem 2,2% e os bloquistas mantêm a votação.

A sondagem mostra ainda que, em matéria de confiança para exercer o cargo de primeiro-ministro, Passos Coelho e José Sócrates estão praticamente empatados, com os dois líderes a aumentarem as suas percentagens em relação ao estudo realizado há um mês. O líder do PSD obtém 36,3%, contra 35,8% em Março, e o secretário-geral do PS 35,2%, contra 34,5% no mês passado.

Em matéria de popularidade, numa escala de 0 a 20, o líder do PSD regista uma descida acentuada de 10,9 para 8,5 e Sócrates passa de 6,8 para 6,7. Paulo Portas, Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa registam subidas, com destaque para o presidente dos centristas, que passa de 9,8 em Março para 10,8. O líder do PCP passa de 8,5 para 8,6 e o do BE de 7,3 para 7,7.

FICHA TÉCNICA
Objectivo: Barómetro Mensal. Universo: Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais de Portugal com telefone fixo no lar ou possuidores de telemóvel. Amostra: Aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo. Foi extraída de um subuniverso obtido de forma idêntica. A amostra contou com 600 entrevistas efectivas: 275 a homens e 325 a mulheres, 151 no Interior, 231 no Litoral Norte e 218 no Litoral Centro Sul, 155 em aldeias, 209 em vilas e 236 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral. Técnica: Entrevista telefónica por CATI (Computer Assisted Telephonic Interview). Trabalho de campo: Decorreu entre os dias 28 e 30 de Março de 2011, com uma taxa de resposta de 75,9%. Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 600 entrevistas, o desvio-padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma margem de erro - a 95% - de 4,0%). Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.

Fonte: CM

Que povo mais burro, mais inculto, mais estúpido.

Sinceramente, o país tem aquilo que merece e que a grande maioria dos portugueses merecem.

Força Sócrates, o povo está contigo! Que tristeza de povo, ainda estou a ver que é o ladrão, o corrupto, o aldrabão e o mentiroso que vai ganhar as eleições.
 
in Visto.Blog.pt

Corporativismo patrocinado pelo PS e Partido Comunista disse:
A CP – Comboios de Portugal EPE é a empresa do Estado com mais chefias na sua estrutura. São 196 e cada um ganha, em média, 3,1 mil euros brutos mensais, em que acrescem as despesas de representação de cerca de 500 euros, avança o Diário Económico. Já ontem o i havia noticiado que as empresas públicas têm em média 60 chefes. A TAP é a segunda no ranking com 171 cargos de chefias, com ordenados mensais na ordem dos quatro mil euros.

No caso da CP, os valores finais dos salários variam entre os 4.864 euros no caso do director-geral e os 1924 euros no caso dos três chefes de sector de nível 15. A CP detém o recorde da média de chefes das restantes empresas do Estado, que se situa em 60, segundo noticiava o i.

Com um total de 3213 colaboradores na dependência dos quadros da transportadora ferroviária, existe uma média de 16,4 trabalhadores por chefe. Em terceiro lugar do ranking, seguindo-se à CP e à TAP surge a REFER com 158 quadros de chefia e um nível de remuneração de 6316 euros mensais.
Todos nós sabemos que o Partido Comunista é sempre muito patrono dos operários e o PS o partido dos Jobs for de Boys mas infelizmente não é só por aqui que acaba.

Mas nós sabemos bem como são chefias nestas empresas falidas, pessoas que têm como tendência trabalhar no máximo 4 horas por dia para delinear algo que os programas informáticos lhes fornecem na impressão mas o mais grave nisto tudo é que os trabalhadores destas empresas olhando para o Exemplo Digno de empresas como a AutoEuropa ou da Qimonda insistem em fazer greves porque tem a certeza que não serão fechados e colocados na rua!

Greve/Transportes: CP diz que não tem margem para negociações e que perturbações vão continuar

Porto, 23 fev (Lusa) — A CP anunciou hoje que as perturbações na circulação de comboios vão continuar em março e abril devido a greves decretadas por alguns sindicatos, realçando que a administração não tem margem para negociações.

“O conselho de administração da CP tem a estrita obrigação de cumprir as Leis da República e as determinações do Governo, sem qualquer margem de interpretação criativa, ou cedência em processos negociais, pelo que as greves em causa apenas redundarão num grave prejuízo para a empresa e para as populações”, sustentou hoje em comunicado a administração da CP.

Na nota, a transportadora assegura que serão realizados “todos os esforços para prestar o melhor serviço possível, dentro das limitações decorrentes do cenário alargado de greve previsto”, recomendando que os clientes obtenham informação atualizada sobre o estado da circulação dos comboios, para programação das suas deslocações, através do contacto com os canais de informação da empresa.

Preferem antes colocar o país na miséria que lutar pelo País como a Maioria da população que faz sacrifícios é obrigada a fazer pois ou o faz, o vão para o desemprego!
 
Que povo mais burro, mais inculto, mais estúpido.Sinceramente, o país tem aquilo que merece e que a grande maioria dos portugueses merecem.

Força Sócrates, o povo está contigo! Que tristeza de povo, ainda estou a ver que é o ladrão, o corrupto, o aldrabão e o mentiroso que vai ganhar as eleições.

Epa,que irritação :p

Se os outros sem ser o PS fossem realmente uma alternativa,melhores indiscutivelmente ganhavam.Podes ter a certeza.

E na democracia cada um escolhe o seu voto Não é ser burro,inculto e estúpido quem não vota no que nós gostamos.
Temos de aceitar,paciencia.
 
Que povo mais burro, mais inculto, mais estúpido.

Sinceramente, o país tem aquilo que merece e que a grande maioria dos portugueses merecem.

Força Sócrates, o povo está contigo! Que tristeza de povo, ainda estou a ver que é o ladrão, o corrupto, o aldrabão e o mentiroso que vai ganhar as eleições.

Antes de chamar estúpido a alguém, convém colocar os resultados da sondagem:

O PSD de Passos Coelho teria 34,8% dos votos se as eleições legislativas se realizassem hoje. A sondagem de Abril do CM/Aximage revela também que o PS obtinha 28,4%, o CDS 10,8%, a CDU 8,5% e o BE 6,5%.

Seria o pior resultado do PS desde a extinção do PRD e consequente bipolarização dos resultados. Creio que é castigo suficiente. E a soma dá cerca de 90%, os restantes devem estar nos outros/brancos/nulos.

Outros resultados via http://margensdeerro.blogspot.com/

Eurosondagem, 27-30 Março, N=1021, Tel.
Intenções de voto após redistribuição proporcional de indecisos. Entre parêntesis, comparação com resultados de sondagem anterior:

PSD: 37,3% (+0,4)
PS: 30,4% (-0,2)
CDS-PP: 10,7% (+0,8)
CDU: 8,4% (-0,2)
BE: 7,7% (=)

Intercampus, 24-26 Março, N=805, Tel
PSD: 42,2%
PS: 32,8%
CDS-PP: 8,7%
BE: 7,9%
CDU: 7,1%

Marktest, 18-23 Março, N=805, Tel.
PSD: 46,7%
PS: 24,5%
BE: 8,9%
CDU: 6,7%
CDS-PP: 6,3%

Na minha opinião a mais acertada é a da Eurosondagem, não creiam em sondagens que põem o CDS abaixo dos 10%, ou qualquer um dos partidos do centrão acima dos 40%, porque tal não deverá acontecer, caso não apareça algo de novo.

E é natural que com o desenrolar da campanha o PS suba e o PSD desça, acontece sempre isso e está muito bem explicado no excelente blogue que eu mencionei acima.
 
Que povo mais burro, mais inculto, mais estúpido.

Sinceramente, o país tem aquilo que merece e que a grande maioria dos portugueses merecem.

Força Sócrates, o povo está contigo! Que tristeza de povo, ainda estou a ver que é o ladrão, o corrupto, o aldrabão e o mentiroso que vai ganhar as eleições.

Sinto-me particularmente atingido com esse tipo de comentários. Só tu é que és inteligente?

E passo a explicar porque "em principio" vou votar PS.

CDU e BE não são alternativas muito menos no estado em que está o país.

CDS é um tipo de ideologia com que não me identifico. O líder Paulo Portas é o politico mais demagógico da politica Portuguesa. O Sócrates é um anjinho ao pé do "Paulinho das Feiras".

Sobra PS e PSD. E aqui existe alguma diferença entre que medidas de austeridade pode tomar um ou outro. Pessoalmente "prefiro" as do PS.

Além disso, o líder do PSD não tem perfil para tomar conta do pais no estado em que está. Tem sido visível a atitude de defesa devido ao pouco tempo que tem dado a "cara".

Portanto se sou burro ou inculto por isso, passo a aceitar isto como um elogio.

E quando falas das "trafulhices" do Sócrates lembra-te também dos BPN's e BPP's e quem estava à frente daquilo. Talvez tu sejas inteligente por votares nesses parasitas?

Resumindo, não vou votar no melhor, vou votar no menos mau (infelizmente).

O resto da campanha, vai ser a vitimização do PS para não pedir o FMI e que os culpados são a oposição pelo agonizar da situação nas últimas semanas (Verdade).

E o PSD a forçar a entrada do FMI porque lhes vai facilitar o trabalho sujo e que isso seja antes das eleições (Verdade).

O mais importante, que uma maioria se entenda depois das eleições (mentira) e este é o meu maior receio...
 
O mais importante, que uma maioria se entenda depois das eleições (mentira) e este é o meu maior receio...

O mais "importante", a "maioria" já existe. PS-PSD-Presidente da República. Como é que eles se podem desentender depois das eleições? É apenas um problema de quem fica à frente ou atrás?

O acordo sobre o FMI também. Os 3 anteriores PEC's foram aprovados por PS, PSD e pelo Presidente da República. Do que é que estão à espera para chamar o FMI? Nenhum deles quer ficar na fotografia é?

E o que tem o FMI de tão bom para que se recusem outras soluções?

Será que o FMI só cá vem para que garantir que os credores recebem o dinheiro de volta, bem contadinho e que depois disso o FMI vai embora e fica tudo na mesma?
 
De todos os comentários que li, todos têm alguma razão, mas o que vai imperar é o bom senso de cada um..
O meu bom senso manda-me castigar com o voto em quem prometeu e não cumpriu, ou pior verdade seja dita, contra quem duplicou ou mais que duplicará a dívida herdada de trás em menos de 6anos!
Não há desculpa para o actual governo, podem dizer o que quiserem menos culpar o anterior governo, pois nos últimos 15 anos apenas 3 foram governados pelo psd e foram corridos por muito menos pelo sampaio, no tempo em que hipócritamente se falava em variações do défice à centésima casa décimal!

Se for com o PSD ou na verdade seja com quem for que ganhe, o que inclui o PS, não é verdade que o FMI virá porque o futuro governo queira lavar as mãos das medidas extremamente austeras que se adivinham já.. Mas sim, e repito, virá o FMI porque seremos nós a chama-lo (somos sócios) e apenas e só pela singela circunstância de que o dinheiro irá acabar em breve! Enfim digamos que sem ajuda externa, não haverá dinheiro para pagar em Junho e com muito optimismo! Até que taxa de juro iremos suportar?? Já estamos no limite desde que Teixeira dos Santos afirmou que se dimitia aos 7%, ora já vamos nos 9.5%! Em breve nem os juros conseguiremos pagar, e depois quero ver!!

Ps: A receita para ser bom governo durante 6 anos parece ser fácil, basta pedir 80 a 90 mil milhões de euros, 1500 a 1800milhões de euros de 15 em 15 dias, dá-se um pouco a quem não pode/não quer/não tem trabalho e alimentar os lobbyes para que os boys tenham trabalho e pronto, tem-se a estabilidade desejada. Depois é só deixar passar o tempo QB, até a coisa estoirar, dizer que a culpa é dos outros partidos ou da crise (mesmo que na europa o crescimento seja superior). Quando estoirar é preciso negar tudo firmemente, enfim, saber onde está o precipicio e sair em beleza atirando-se ao chão que nem um jogador da bola experiente quando vê um pé à frente! É simples como vêem, qualquer um faria o mesmo, até a vizinha que pede crédito para pagar os juros!

Ah sorte malvada.. :) A maioria daqueles que nos governa nem sequer o secundário concluiu, quanto mais um emprego decente!
 
dancdeat.jpg


"A dança da Morte"

Adriaen Pietersz van de Venne - cerca de 1630
Museu Hermitage, São Petersburgo




foolsn.jpg


"Os loucos são os mais felizes"

Adriaen Pietersz van de Venne - 1661
Museu Groeninge, Bruges




wherethe.jpg


"Onde há gente, há dinheiro"

Adriaen Pietersz van de Venne - 1652
Colecção privada
 
Resumindo e concluindo, se um votante do PS é mesmo estúpido ? Não, não é, nunca é estúpido, mas infelizmente deveria ser. Porque se um militante do PS for minimamente informado e mesmo assim vota nesta m.. toda, ou é mesmo muito estúpido, ou é corrupto também .

Pronto, não tendo outra opção de escolha, sou corrupto. :rolleyes:
 
o PSD pode ser uma grande m--, cheio de boys, cheio de mafiosos, mas nunca jamais esse partido nos traria à falência actual do país, nunca.

Estás muito bem informado...

E como estás bem informado, sabes que a crise internacional e tudo o resto que resultou disso teve um grande peso nas contas negativas que tanto falas...

Sendo tanto PS e PSD m__, prefiro a m__ do PS.

a) desinformado
Não, estou muito bem informado.

b) estúpido
Não tenho dúvidas que existam estúpidos a votar no PS. Como no PSD e principalmente no PCP.

c) Já que passaste a alínea C), baptizo-a eu, sem alternativa.
Passos Coelho não tem definitivamente perfil para este tipo de politica. Durante a campanha vamos todos confirmar isso. Têm-se resguardado desde já para não desgastar a imagem. Se quer aparecer como o "salvador da pátria" não pode continuar a ter este tipo de presença, ou, falta dela.
Depois tens o PCP e BE que não são alternativa neste momento. Tens o Paulinho das feiras. Se achas que o Sócrates é demagógico, para o Paulinho têm que inventar um adjectivo novo, porque chamar-lhe de demagógico é um elogio.

d) corrupto
Não sou.

e) acomodado
Nunca. Mas com as alternativas que temos, obrigatoriamente todos nos sentimos um pouco acomodados...
 
A tua estratégia é a do PS, o que me leva a pensar que estás mesmo envolvido com a propaganda dos aparachicks do regime. O que é de lamentar. Podemos discutir aqui as coisas de forma neutra e cientifica, olhando para dados concretos, de como o PS de Guterres e de Socrates levaram este país à falência. O PS.

Mas afinal o que não estás a perceber da conversa? Quem me dera a mim que surgisse uma alternativa melhor, mas NA MINHA OPINIÃO não há. E esta opinião é MINHA que até podes achar muito semelhante à propaganda dos aparachocks do "REGIME".

Queres respeitar, respeitas. Se não queres, não ofendas...

Mas se queres que ainda seja mais claro, vou ser. Prefiro esta m_, se tu preferes a tua m_, bom proveito porque EU acho que a tua é uma m_ pior.

Estamos esclarecidos?
 
Estado
Fechado para novas mensagens.