O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
E vão queixar-se a quem? talvez nem tivessem autocarro nem bike para irem a Lisboa manifestarem-se...tambem de certeza que já pouco teem a perder.

O povinho só olha para o interior quando terem mesmo a certeza que as barragens já não teem agua e a electricidade vai galopar, aí olha, o resto é na terriola;)

Conheci e conheço aldeias na serra do Caldeirão que estão a dezenas de quilómetros da cidade mais próxima ou a 10, 15, 20 ou 30 km da sede da Junta (serra de Santa Maria em Tavira, por exemplo). Passei muitos fins-de-semana nessas aldeias, e nunca ouvi lamúrias, queixas, pieguices. Gente que tinha muito que se queixar, pois não tinham recolha de lixo, água canalizada, esgotos. A qualidade da imagem da TV era péssima, a electricidade e o telefone recentes. Algumas aldeias não tinham estradas asfaltadas nem ponte sobre a ribeira, caso da aldeia dos Cintados ou ainda do Pego dos Negros na serra de Tavira.

Estas pessoas só iam à junta... quando havia eleições! A necessidade de juntas de freguesia à porta é um embuste propagado pelas clientelas políticas. Hoje em dia há telefone, melhores estradas. Nem digo internet porque a maioria dos idosos não sabe utilizar um PC.

Por mim na minha zona podem acabar com as freguesias do Pereiro, Giões, quiçá Vaqueiros, Altura, talvez ainda Azinhal, e ainda Cabanas de Tavira. Cacela pode voltar a ter as dimensões que tinha antes de 1755, e Vila Real de Santo António é um concelho que deve ser fundido urgentemente com Castro Marim.

Conheci e conheço aldeias na serra do Caldeirão que estão a dezenas de quilómetros da cidade mais próxima ou a 10, 15, 20 ou 30 km da sede da Junta (serra de Santa Maria em Tavira, por exemplo). Passei muitos fins-de-semana nessas aldeias, e nunca ouvi lamúrias, queixas, pieguices. Gente que tinha muito que se queixar, pois não tinham recolha de lixo, água canalizada, esgotos. A qualidade da imagem da TV era péssima, a electricidade e o telefone recentes. Algumas aldeias não tinham estradas asfaltadas nem ponte sobre a ribeira, caso da aldeia dos Cintados ou ainda do Pego dos Negros na serra de Tavira.

Estas pessoas só iam à junta... quando havia eleições! A necessidade de juntas de freguesia à porta é um embuste propagado pelas clientelas políticas. Hoje em dia há telefone, melhores estradas. Nem digo internet porque a maioria dos idosos não sabe utilizar um PC.

Por mim na minha zona podem acabar com as freguesias do Pereiro, Giões, quiçá Vaqueiros, Altura, talvez ainda Azinhal, e ainda Cabanas de Tavira. Cacela pode voltar a ter as dimensões que tinha antes de 1755, e Vila Real de Santo António é um concelho que deve ser fundido urgentemente com Castro Marim.

Não conheço essa realidade, mas duvido que a junta só sirva para as eleições e tambem duvido que as parcas verbas sirvam para enriquecer os membros da junta, pois até sendo muito pequenas até os membros tenham umas comparticipações pequenas....pelo que tenho visto nas TVs as realidades são bem diferentes.
Agora se vivesse num local bem servido tambem apoiava o relvas a acabar com esses xuxas que andam pelos interiores.

A julgar por comentários anteriores de duas ou três pessoas parece que viver numa aldeia ou vila e não ter qualquer infaestrutura nem saneamento, nem água, nem uma série de valencias é que seria razoável, digno de um país simétrico e desenvolvido.

Talvez fosse melhor eliminar tudo o resto, fazia-se assim, Lisboa e Porto dotava-se de grandes obras e infaestruturas e o resto do país, dedicava-se à caça e recoleção, seriam caçadores-recoletores como nos primórdios da existência humana.

Do caminho da servidão já não nos livramos. O 2º resgate está à distância de 3 meses. Em junho acaba o oxigénio do governo que não podia falhar com a 4ª avaliação. Daí que viver sem a troika talvez só em 2050 como o gregos.

Se nem nas freguesias conseguimos encurtar o Estado, trágico futuro tem este país pela frente ....
Só destruindo 1/3 das instituições do Estado e diminuir nessa proporção a despesa pública e os impostos para as empresas é que se conseguirá criar empresas e emprego. Se nem com essas coisas patéticas das freguesias se consegue fazer nada, só nos resta a desgraça total, o caminho da servidão.

Alegremente vamos caminhando para os 20% de desemprego previstos por mim há mais de um ou dois anos atrás, e previsto por outros muitos outros, anos antes.

PS: E quem pagou esses autocarros todos das freguesias que se manifestaram? Certamente todos nós, pois é claro !

Que desabafo tão comuna Vince...

Na verdade há por cá cada treinador de bancada que só visto mesmo....
E porque não acabar com os tribunais, e as forças de segurança, e as escolas, poupava-se mais umas pipas....já agora porque não acabar com os impostos;)
Se houvesse a simples noção do quanto se gasta num municipio em palhaçadas(sim, grandes palhaçadas, já não falo só em estatuas....) e em quanto se gasta numa junta onde todo o investimento é todo/bem aproveitado... os estudos dizem isso.
Não, não fui a Lisboa embora tivesse autocarro gratuito, se isto é prejuizo...no fundo é o custo de um varredor a menos que passa na rua a apanhar um cócó de um cão desprevenido que sujou o passeio na porta de entrada no teatro altamente subsidiado por todos os portugueses e que só alguns teem acesso, ou menos 2ºC na agua da piscina municipal...facil onde poupar.

Olha vou deitar gasolina na Fogueira, o Custo de Manutenção de Todas as Freguesias é de 18 deputados.

Agora Vince gasta se quiseres, mas que isto dos bodes expiatórios de certos reinados é que não. Poupe-se em tudo de forma proporcional mas não se estrangule apenas os mais pequenos.

Eu sou da opinião que as freguesias são o elo mais fraco e por isso vão ser sacrificadas. Há certamente concelhos, como Barcelos, Lisboa, e outros que têm freguesias a mais, mas o grande sorvedouro de dinheiros públicos a nível local são as câmaras municipais. O que tinha mais lógica, e não será feito porque os poderes instalados não o vão deixar, era juntar concelhos.

Sou novo neste tópico da politica, mas vale a pena...
Como é bom os tugas de 1ª quererem distanciar-se dos tugas de 2ª, ou passar estes para tugas de 3ª.... bom é ir à terrinha ver como vivem os nossos semelhantes mas com 100 anos de atraso;)

Conheço mais assim, aliás, o mais grave é que conheço algumas juntas em que as pessoas eleitas são da aldeia mas nem sequer lá estão, só na altura aquando das eleições e não são um ou dois elementos são vários. Cada um a receber cerca de 300€ mês. Logo é extinguir isso.

Conheço mais assim, aliás, o mais grave é que conheço algumas juntas em que as pessoas eleitas são da aldeia mas nem sequer lá estão, só na altura aquando das eleições e não são um ou dois elementos são vários. Cada um a receber cerca de 300€ mês. Logo é extinguir isso.

Ser membro de uma Junta sem residir, só vota nele quem quer.....
Quem recebe 300€/mês/cada....quem, onde?:lol::lol:
Sem duvida tudo dentro do assunto....

Ser membro de uma Junta sem residir, só vota nele quem quer.....

Numa aldeia com menos de 150 pessoas em que 80% tem mais de 65 anos a escolha é muita sem dúvida.

Lolol Jesus só fala assim quem não sabe nada.

Será que alguém leu? O FFF equivale a 18 deputados! São quatro mil e poucas freguesias a 300€ daria quando?...

Queres que faça as contas Mário?

Numa aldeia com menos de 150 pessoas em que 80% tem mais de 65 anos a escolha é muita sem dúvida.

É por isso que eu acho que seria mais facil deixar essas pessoas mais abandonadas....
E mudar o sistema politico, em que só poderia ser eleito os membros residentes...;)

Até aos 5000 eleitores (acho que é este o nº) os 3 membros da junta teem de compensação mensal (quando há verba para a receberem;)) +-190€ por mês....como veem um bom tacho:lol::lol:

Estado
Fechado para novas mensagens.