O teu post está cheio de contradições práticas. Harmonização fiscal interessa é aos países ricos, e não periféricos e pequenos como Portugal. De certa forma estamos a sofrer bem na pele outros processos de "harmonização", da entrada no Euro por exemplo. É assim tão difícil de entender ? Basta pensarem um pouco. Como raio vão atrair investimentos para um cantinho distante do centro da Europa, a quem raio é que interessa que esse cantinho esteja "harmonizado" com o centro, em vez de ter uma fiscalidade mais atractiva ? Só interessa aos países ricos do centro da Europa.
Taxas Tobin, continua-se com ilusões ou a tentar iludir toda a gente (ou tratar toda a gente como estúpida que é o mais provável), quem as defende nem sequer se dá ao trabalho de explicar o que aconteceu repetidamente no passado:
http://en.wikipedia.org/wiki/Swedish_financial_transaction_tax
http://en.wikipedia.org/wiki/Tobin_...e_form_of_general_financial_transaction_taxes
Continuam todos iludidos a insistir de que é a desregulação que criou as crises, quando foi é o inverso, os papás e mamãs Estado estão enfiados até ao pescoço em todos os problemas que estamos metidos, tem sido os Estados a alimentar estas bolhas monstruosas de dívidas e créditos.
Quanto às PSI20, a debandada das SGPS para a Holanda aconteceu precisamente devido a uma lei fiscal absurda sobre as mesmas de há 2 ou 3 anos atrás. Quanto mais se quer, mais se perde. Todos nós só não fazemos o mesmo porque não podemos. Se não faríamos exactamente o mesmo. Aliás, estamos a chegar a um ponto de autentico desespero ao que se segue uma rebelião contra o saque fiscal do Estado, nos últimos meses até já me tem vindo perguntar se será possível uma micro ou pequena empresa também ter sede fiscal noutro país.