Ora está dada a deixa.
PS: Conheço trabalhadores do privado que, nos últimos 3 anos, em aumento de impostos e em diminuição salarial, perderam mais de 30% do seu vencimento. Quanto perderam os funcionários públicos?
Conheço várias pessoas que perderam o emprego nos últimos 3 anos. Nenhum era funcionário público.
Conheço várias pessoas com salários em atraso. Nenhum é funcionário público.
Nem refiro ADSE e outra regalias, que isso já é assim há vários anos.
Igualdade entre trabalhadores?
Cá eu conheço vários funcionários públicos que, entre aumentos de impostos e redução salarial efectiva e legislativamente imposta, e entre subsídios perdidos, perderam bem mais que esses 30%... eu por exemplo!
Esta história de divisionismo entre privados e públicos já enoja, por vários motivos... poderíamos dissertar entre o perseguem uns e outros, entre o interesse público e privado, entre as "regalias" de uns e outros (por exemplo congelamento de salários e progressões há vários anos, diminuição do número de FP em vários serviços, com os serviços com cada vez mais procura e sobrecarga para os funcionários)... é uma discussão fútil em que cada um vai estar convencido da sua razão...
Útil seria discutir o que é que é o funcionalismo público, como é que se comparam actividades que no privado não existem, quer pela sua natureza quer pelo facto de não perseguirem o lucro, como os privados... encaixem aí privados para actividades como policiamento, justiça, serviços não lucrativos, no geral e que perseguem interesses fundamentais do Estado...
Se me falam de empresas públicas, a operar em regime de mercado, ou empresas municipais, enfim, na administração periférica do estado, aí sim, há que defender a total equiparação entre FP e privados...
Eu pago de ADSE o equivalente a um seguro de saúde, e cada vez se vê menos prestadores de saúde com interesse na ADSE, e pago as mesmas taxas moderadoras que os outros...
É lamentável o desemprego que grassa em Portugal, e as situações de salários em atraso... cá em casa tenho a minha mulher desempregada, por isso sei do que falo, mas ainda bem que não existem FP com os salários em atraso, pois não só somos pessoas como os que trabalham no privado ( a quem não se deseja isso), como também deveria ser um espectáculo bonito de se ver, um país com o Estado sem poder pagar salários a polícias, médicos, juízes, etc...
A decisão do TC é, na sua essência, uma boa decisão... contudo, no actual contexto, com o actual Governo (ou com as suas "alternativas" de esquerda), é uma decisão irresponsavel, e assim deve seguir-se o facilitismo habitual... aumento de impostos e cortes salariais maiores na FP e uma taxazita nos subsídios... esta classe política execrável não dá para mais...
Enfim, luz ao fundo do túnel, nem vê-la e estamos todos no mesmo barco, mesmo com as nossas diferenças...