O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
É mais ou menos isto o resumo do estado do país:

Em relação a este tema, no que se refere à saúde, há ainda campo para efectuar cortes.

Não falo de cortes no salário porque sou parte interessada, embora no que concerne às horas de sono e fim de semana seja a favor de manter parte dos suplementos atuais - já tenho muitas horas de sono em falta e os estudos comprovam que os turnos nocturnos são causa importante de doenças\distúrbios do organismo. E trabalhar ao fim de semana com a família em casa tem que se lhe diga. Mas aqui impera a flexibilidade de aceitar cortes porque o país assim necessita.;)

É necessário colocar a máquina do estado, no campo da saúde, a trabalhar mais e melhor. Objectivamente há ainda forma de poupar porque assim o vejo "por dentro".

Mas também tenho de condenar quem considera que um trabalhador do estado, vulgo funcionário público, seja uma espécie de sanguessuga, o tal que "mama" do estado.
Essa é uma afronta não ao funcionário público mas à pessoa que trabalha para o estado, servindo o cidadão comum.
Não foi para funcionário público que me preparei mas para ser um profissional na área da saúde. Encontrei trabalho num hospital público e assim fiquei até hoje porque o estado assim o quis. Estou ao serviço de quem precisa e como tal recebo o meu salário como qualquer trabalhador.

Desde a alvorada da crise em Portugal, quiseram fazer dos funcionários públicos os culpados da situação em que caímos.
Vozes à toa continuaram e continuam a enxovalhar na praça pública quem honestamente trabalha e recebe os seus honorários. É profundamente injusto!!! :( E triste continuar a insistir no erro de menorizar o funcionário público.

Continuo a afirmar que temos de ser parte da solução e não parte do problema que outros criaram.

Está senil há algum tempo, coitado, se calhar nem merecia que a família e amigos o deixassem assim à mercê da comunicação social.

Mário Soares. “Cavaco devia lembrar-se da história do século xx. Por muito menos que isto foi morto o rei D. Carlos”

http://www.ionline.pt/portugal/mari...ia-seculo-xx-muito-menos-foi-morto-rei-d-carl

Se fosse um de nós a dizer isto ia preso por incitamento à violência (ainda por cima contra o Chefe de Estado). Como é Mário Soares não vai acontecer nada. O que até se percebe, em julgamento davam-no como inimputável.

"(...) Para não ficar atrás, os enfermeiros também “contestam mais cortes na saúde“, mesmo que sejam os que a Troika sugeriu (troca de médicos por enfermeiros em tarefas em que tal já acontece noutros países Europeus)."

E espero e desejo que isso nunca venha a acontecer em Portugal; pela experiência que tenho tido com os meus "velhotes", sei muito bem o que vale o trabalho de um médico e o que vale o trabalho de um enfermeiro (sem colocar em causa o trabalho destes, ok?). Não importava-me mesmo que os médicos que trabalham no SNS fossem ainda melhor pagos em Portugal. A maioria das pessoas não lhe passa pela cabeça o que é ser médico.

"(...) milhares de professores “de horário zero” – eufemismo para dizer que não fazem falta nenhuma."

Falta acrescentar que foram contratados pelo próprio estado, ok? Além disso, o analista é manhoso, pois não explica porque existem horários zero, tentando dar a falsa ideia que existem professores a mais no sistema de ensino. Dito de outra forma, foram empregados pelos governantes escolhidos pelo povo. O analista não vai ao fundo da questão, analista muito fracote, mesmo; além disso, é contra o aumento da escolaridade obrigatória para os 12 anos e tenta iludir as pessoas argumentando que existem menos alunos no sistema de ensino.

"Na justiça, mais uma vez a despesa é quase toda para salários, mais uma vez muitas vezes acima do salário médio nacional (777 Euros – e sim, é incrível quão pouco se ganha neste país por comparação com o resto da Europa… porque temos que pagar o Estado monstro que temos e já não aguentamos – ainda houve uma altura em que tínhamos pouco desemprego porque os salários no privado eram baixos mas agora já nem assim!). Juízes ganham milhares de Euros e dão-se ao luxo de se reformarem cedo e com 5.000 Euros de reforma, também muitas vezes acima da média nacional (409 Euros – mesmo com muitos casos inacreditáveis a puxar a média para cima). Há que descer um pouco à terra."

Pois, pois ... parece que o analista não sabe quem legisla e faz leis em Portugal !

Estou farto de analistas políticos que nos jornais dão opiniões a troco de dinheiro ... :lmao: Está na moda atacar os privilegiados funcionários públicos, esquecendo-se por completo quem foi que elegeu os governos em Portugal desde 1975...

Já agora, passa-se um paninho pela corrupção, pelo compadrio, por todas as manhas do sistema bancário e financeiro ... Vá, continuem a bater nos pobres funcionários públicos...

Algumas notas sobre RCM:

-RCM limita-se a repetir preconceitos anti-docentes e/ou anti-sindicais: os professores não devem protestar porque ganham mais do que a média; a quebra de qualidade na Educação deve-se “à pedagogia laxista vigente”; as pessoas não têm filhos porque gastam muito dinheiro nos impostos que servem para sustentar inúteis como os professores ou os banqueiros (uma mistura que é um truque, claro);
-É bom não esquecer que RCM é um economista de direita com ligações ao arco do poder, ou seja, integra um conjunto de profissionais que, sistematicamente, falham previsões, usando como bodes expiatórios a classe média e algumas classes profissionais alegadamente privilegiadas;
-vários ministros da Educação, com destaque para os dos últimos três governos, têm afogado as escolas em burocracia, em legislação mal concebida, em alterações constantes, criando um clima de agressão e de instabilidade permanente. Pelo meio, jotinhas, politiquinhos e economistas espalham mentiras como as de que os professores trabalham vinte horas por semana e têm turmas de oito alunos (é para isso que serve a divulgação dos chamados “rácios”);
-Obviamente, sou contra o alargamento da Escolaridade a 12 anos; discordo claro da parte de haver cada vez mais alunos; Há professores sem colocação e cada vez vai haver mais. Face a este facto, há várias opções: ou mudam de vida ou mudam de país.

Já agora lembro que o PSD e o CDS aprovaram com o PS e todos os outros o alargamento da escolaridade para 12 anos e a rede do pré-escolar tem crescido. Portanto, acho que toda a gente entende que há mais crianças e jovens no sistema educativo e uma das críticas feitas é que ainda há muito abandono escolar.

Dar mais competências aos enfermeiros (quais?) implicaria uma reforma muito profunda do plano de estudos, e talvez um exame de admissão à profissão. Não é algo que se faça em dois dias, demoraria alguns anos.

5000 passageiros deve ser o recorde mundial de passageiros. :lmao::lmao:

O argumento dos 5000 passageiros em 2 anos ser positivo, só pode ser brincadeira, de tão vergonhoso que é.. É fácil fazer contas, 5000/2x365 = 6 passageiros por dia!! :)

Também podiam falar de um certo incidente ocorrido em Faro e como não se lembraram de nenhum outro aeroporto por perto (ex: Beja), levaram o avião para Sevilha! É tudo positivo.. :)

http://www.ionline.pt/portugal/mari...ia-seculo-xx-muito-menos-foi-morto-rei-d-carl

Se fosse um de nós a dizer isto ia preso por incitamento à violência (ainda por cima contra o Chefe de Estado). Como é Mário Soares não vai acontecer nada. O que até se percebe, em julgamento davam-no como inimputável.

O que vale é que o soares não o afirma em tom de ameaça, mas de aviso.. Senão até valia a pena avançar para tribunal, mesmo que o fim fosse uma declaração de senilidade oficial! :)

O incentivo à violência, é um crime público, nem precisava de ser denunciado por qualquer cidadão, certo?

Eu confio que o soares acredita mesmo naquilo que diz, pois já aconteceu no passado. Recordam-se da multa de velocidade? O soares disse apenas: "..Não sou eu que pago, é o estado!"
:)

Mário Soares e toda a Esquerda esperneiam muito mas quem trouxe a dívida pública para estes níveis foi José Sócrates com o apoio do BE e do PCP. Caso não tivesse avançado tanto keynesianismo a dívida poderia ter ficado estabilizada nos 60/70 em percentagem do PIB e agora o ajustamento seria muito mais suave.

Com uma dívida desta natureza, dentro de uma lógica racional, só tendo excedentes orçamentais poderemos reduzir a dívida. Creio que em democracia nunca houve excedentes! Tal é possível, mas implica um corte de despesa muito superior aos 4 mil milhões. Implicaria, por exemplo, acabar com o financiamento a todas as fundações, vender a RTP e a TAP, cortar nas PPP's e despedir uns milhares de funcionários públicos.

É sabido que uma dívida pública acima de 90% do PIB limita o crescimento económico.

Num passado recente a Irlanda reduziu a sua dívida pública com excedentes orçamentais, nas décadas de 80 e de 90.

"(...) milhares de professores “de horário zero” – eufemismo para dizer que não fazem falta nenhuma."

Falta acrescentar que foram contratados pelo próprio estado, ok? Além disso, o analista é manhoso, pois não explica porque existem horários zero, tentando dar a falsa ideia que existem professores a mais no sistema de ensino. Dito de outra forma, foram empregados pelos governantes escolhidos pelo povo.

Foram contratados pelo próprio Estado (obviamente), porque na altura seriam necessários, ou por motivos eleitorais. Agora não são necessários, é assim a vida, por essa razão há mais de 20% de desempregados. Não percebo porque podem haver professores com horário zero, e nas outras classes não. Já imaginaram o escândalo se existissem deputados com horário zero? Ou ministros?

O analista não vai ao fundo da questão, analista muito fracote, mesmo; além disso, é contra o aumento da escolaridade obrigatória para os 12 anos e tenta iludir as pessoas argumentando que existem menos alunos no sistema de ensino.

Se há mais alunos no sistema de ensino, e há mais burocracias que fazem os professores perder tempo, por que razão há professores com horário zero? Quanto aos 12 anos de escolaridade obrigatória, estou completamente contra, se miúdos de 16 anos preferem ir trabalhar, acho que deveriam ser completamente livres de o fazer. Não há necessidade no mercado de trabalho de toda a gente ter o ensino secundário concluído.

Estou farto de analistas políticos que nos jornais dão opiniões a troco de dinheiro ... :lmao:

Não dão a sua opinião a troco de dinheiro, escrevem textos a troco de dinheiro. Não vejo mal nenhum nisso, apesar deste artigo ter sido publicado de forma gratuita na internet. E não acho que a opinião expressa seja minimamente alterada por ter sido remunerada.

Está na moda atacar os privilegiados funcionários públicos, esquecendo-se por completo quem foi que elegeu os governos em Portugal desde 1975...

Quem elegeu os governos desde 1975 foram os funcionários públicos e os privados, não me lembro de ter havido qualquer restrição à participação eleitoral de nenhum grupo. Nem percebo o sentido desta afirmação.
E não se trata de atacar funcionários públicos, mas apenas de, cumprindo as indicações do Tribunal constitucional, promover finalmente a igualdade de direitos e deveres entre público e privado. E por aí passa por não haver professores com horário zero, acho que isso não existe nos colégios privados.

Dar mais competências aos enfermeiros (quais?) implicaria uma reforma muito profunda do plano de estudos, e talvez um exame de admissão à profissão. Não é algo que se faça em dois dias, demoraria alguns anos.

Tu nem sabes quais são essas competências e já estás a exigir reformas profundas.
Sou um bocado avesso a exames de admissão à profissão.

Este país descrito em poucas linhas... um país atrasado, cheio de juízes e restantes doutores da mula russa...

«Manuel Vilarinho, ex-presidente do Benfica, entregou, segundo o Expresso, 422 mil euros ao seu "amigo". "Conheço o Canas desde miúdo e o meu pai também já o conhecia", contou Vilarinho ao semanário. "Não sei quanto dinheiro lhe entreguei. Socorri-me do Canas porque o dinheiro é meu e não é proibido pô-lo lá fora. É melhor do que entregá-lo a estes tipos do Governo."»

Toda uma cultura de fraude... de esconder dinheiro para não pagar impostos... Quanto mais alto se sobe no tal elevador social do CDS mais espertas se tornam as pessoas. É o desprezo puro e simples pela lei.

Tem dias em que acredito mesmo que a comunicação social, não está minimamente interessada em mostrar certas verdades, dão sempre prioridade às fofocas, futebol, crimes e manifestações..

Porque é que não aprofundam temas tão interessantes como:

- Exportação de energia a preço zero. Factura das renováveis e o roubo ao estado / cidadãos.

- Economia paralela em portugal foi de 12mil milhões euros. No total da europa foi de 1 bilião de euros.

- Prolongamento da assistência financeira por mais 7 anos: antes a oposição queria mais tempo para pagar. Depois do referido comunicado, a oposição muda de opinião, pois já não quer mais tempo para pagar, quer é juros deferidos e novo memorando!

Políticos da treta, é o que é!

Tem dias em que acredito mesmo que a comunicação social, não está minimamente interessada em mostrar certas verdades, dão sempre prioridade às fofocas, futebol, crimes e manifestações..

Porque é que não aprofundam temas tão interessantes como:

- Exportação de energia a preço zero. Factura das renováveis e o roubo ao estado / cidadãos.

- Economia paralela em portugal foi de 12mil milhões euros. No total da europa foi de 1 bilião de euros.

- Prolongamento da assistência financeira por mais 7 anos: antes a oposição queria mais tempo para pagar. Depois do referido comunicado, a oposição muda de opinião, pois já não quer mais tempo para pagar, quer é juros deferidos e novo memorando!

Políticos da treta, é o que é!

Tem toda a razão;)
Fazendo uma comparação rápida e sem clubismos, Portugal está como o Sporting (como outro clube qualquer, mas é o caso mais recente) estão falidos,mas não falta quem o queira governar.
Depois de chegarem à "governação", ah e tal se não há medidas/emprestimos/etc/ demito-me:lol::lol::lol:

Na minha terra natal há uma loja de animais, que num canto corta o pêlo dos cães. Parece que para cortar o pêlo a cães é necessário cumprir uma regras especiais. Houve queixa, veio a ASAE, e ao que parece, a multa foi de quase 5000 euros. Resultado: a loja vai fechar.

Editado por um moderador:
...a festa dos cortes no estado ainda não começou...]

Em Dezembro do ano passado (com muito frio, todavia, bem prevenida pelo Stormy ;)) estive na Suécia/ Dinamarca e quando expliquei aos amigos o problema português sobre o peso da função/divída pública disseram em quase "coro" já banimos esse problema daqui há muito tempo"... Calei-me e percebi que vamos passar um mau bocado mas depois da tempestade ... Assim haja governantes capazes e corajosos!
Eu acredito e quero!!!

Estado
Fechado para novas mensagens.