O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Restos de um país a cair de podre...

Banif paga prémio milionário a gestora
Com o banco intervencionado, a administradora Conceição Leal (Banif Brasil) ganha 982,3 mil euros, mais do que qualquer outro banqueiro em Portugal.

http://expresso.sapo.pt/banif-paga-premio-milionario-a-gestora=f807678

Banif processa ex-diretores no Brasil
Banco Internacional do Funchal moveu uma ação judicial contra os ex-diretores da sua subsidiária Banif Brasil por haver "indícios de irregularidades" no "desaparecimento" de 171 milhões de euros.

http://expresso.sapo.pt/banif-processa-ex-diretores-no-brasil=f809499

A subjugação dos interesses portugueses ao clube dos ricos do norte… Chamam a isto União Europeia ?

Que vergonhoso, senhor Presidente da Comissão Europeia

Europa recua, mas Portugal mantém proibição de galheteiros nos restaurantes. Comissão Europeia retirou proposta que alargaria aos 27 medida que já vigora em Portugal. Veto dos países nórdicos terá sido decisivo.

PÚBLICO

Nunca percebi esta coisa da proibição dos galheteiros. Estive o mês passado em Inglaterra e em tudo o que é restaurante, pub e snackbar, existe, em todas as mesas, ketchup, mostarda, sal, pimenta e vinagre de malte em embalagens normais, como as que temos em casa. Aliás qualquer inspector da ASAE ficava maluco se visitasse, por exemplo, o Borough Market onde se cozinha a céu aberto, em grandes paelheiras, e onde há montes de coisas expostas sem protecção (de doces, bolos e bolinhos a enchidos, queijos e pão). É um ponto de atracção turística...come-se bem....e muitos locais vão lá almoçar....está quase sempre à pinha. Eles estão simplesmente a borrifar-se para isso e visto que não produzem azeite, acredito que os agentes económicos teriam custos superiores aos actuais.

Uma das coisas estranhas que se passam em Portugal é por exemplo a ausência de comida de rua que vemos pelo mundo todo. Numa época de crise, seria normal a explosão de negócios de refeições de todo o tipo em plena rua. Porquê? Por serem mais baratas, não se ter que pagar arrendamentos, etc,etc. Em Portugal não há comida de rua que vemos pelo mundo todo devido ao inferno burocrático. Um amigo meu uma vez tentou montar um negócio de comida gourmet em Rolouttes e desistiu porque teria que pedir licenças meio kafkianas em todos os concelhos por onde passasse. E a nossa Asae tem-se comportado quase como uma espécie de PIDE soviética.

Vince quem está de fora não tem noção da quantidade de taxas e regulamentos que nos dias que correm as empresas da área alimentar, pastelarias, padarias ou restaurantes têm de cumprir. Durante o próximo ano irão fechar muitos negócios desta área por não conseguirem suportar tantas burocracias e impostos, só se aguentarão os médios e os grandes. Se a ASAE quiser um dia apertar fecha metade do que há nesta área no Algarve e Alentejo, pois a maioria no dia que tiver que cumprir tudo fecha a porta por não ter dinheiro para pagar o que neste momento a lei exige.

Agora querem avançar com uma nova regra, seremos o primeiro país do mundo a ter este modelo. Antes de sair um carregamento de frutas, legumes, pão, marisco, bolos, carne, etc., tem de ser comunicado às Finanças, só depois de ser enviado um código é que a carga pode sair. Contudo será o caos, pois o distribuidor, com frequência, traz de volta carga que não consegue vender, mas que entretanto já foi declarada às Finanças...

Imaginemos um armazenista de frutas, carrega o camião e declara x produtos às Finanças, às cinco da madrugada, chega à praça e não vende nada! Isto acontece, não é assim tão raro! Depois liga para as Finanças a dizer que não vendeu nada. O que farão? Vão ao armazém confirmar? Colocam um chip na cabeça do vendedor? É de loucos! Só por isto o Governo merece cair já.

Portugal é o único país do mundo aonde são proibidos os galheteiros nos restaurantes.

Originalidade portuguesa? A proposta foi subscrita por 14 países, de Portugal à Grécia passando pela França. O que se passou - como sempre - foram uma declarações patéticas dos conservadores ingleses e um artigo num jornal alemão. Acontece que Cameron gritou mas absteve-se. Quem votou contra foi a Alemanha e isso arrastou o Benelux, a Austria e mais uns quantos países do norte. A medida tem lógica e é importante porque aumenta a rentabilidade do produto no campo, na produção e garante a qualidade. Não há misturas, o que sai é mesmo o que é servido. E se o vinho deixasse de ser servido em garrafa selada? E se a água com gás fosse servida a copo?

Eles estão simplesmente a borrifar-se para isso e visto que não produzem azeite, acredito que os agentes económicos teriam custos superiores aos actuais.

Nós também não produzimos bananas. Estamos a borrifar-nos para o modo como são produzidas, embaladas e carregadas. Até podiam vi sem selo de origem.

Em Portugal não há comida de rua que vemos pelo mundo todo devido ao inferno burocrático.

Não há nenhum inferno burocrático. O que há é falta de clientes. As licenças de venda ambulante podem ser pedidas pela internet, pelo menos nas 2 maiores câmaras municipais do país assim como se pode abrir a actividade nas finanças.

Agreste, hoje em dia até existem restaurantes que dão uma carta de azeites que podes escolher, devidamente embalados de forma a garantir a sua autenticidade. A rentabilidade, o valor, etc, conquista-se. A questão aqui é apenas uma, porquê obrigar, impor, legislar ?
Somos todos bebés a quem nos tenham que regrar a todos ? Porquê o azeite na mesa e não tudo o resto já agora ? O azeite que usam para confeccionar a comida também vão controlá-lo ? Quando escolhes um vinho escolhes por alguma razão, se quiseres também pode ser um vinho da casa qualquer a granel, a escolha é tua.

Como é que os consumidores escolhem? Como é que o Alvarinho se defende das cópias? Porque razão se criaram regiões demarcadas? Ainda ontem tiveste o abominável Alexandre Soares do Santos a ralhar que não vende produtos de marca branca... vende produtos de marca Pingo Doce.

Como é que os consumidores escolhem? Como é que o Alvarinho se defende das cópias? Porque razão se criaram regiões demarcadas?

Como é que escolhem? Escolhendo, Agreste.

Num restaurante, tens a opção de jarro de vinho, e carta de vinhos. No jarro, sabes lá que vinho é. Mas a escolha foi tua. Portanto há opção.
E no jarro o vinho não vem selado.

Sobre o exemplo da água com gás, experimenta pedir um copo de água na Polónia, Croácia, Rep. Checa, (ou mesmo na Alemanha e na Áustria) etc... Vais ficar surpreendido quando vires que não é água natural. eheh!

Sobre higiene, nas ruas do centro de Copenhaga, por exemplo, as melhores montras de pastelaria, são aquelas que mais abelhas têm nos bolos.

Quanto aos ossos e às espinhas, no hotel onde trabalhei em Inglaterra, era proibido servir carne com ossos e peixe com espinhas.

Também antes de existir a ASAE não havia qualidade nenhuma na maior parte dos restaurantes, ias ao restaurante mais parecias que tinhas ido a uma sardinhada em convívio tal era o fumo que existia em alguns restaurantes. Há restaurantes e restaurantes e a ASAE não faz mais que o seu papel. Eu conheço alguns restaurantes aqui no Algarve, quando a ASAE começou tiveram fechados alguns meses para remodelarem o espaço porque não tinham as mínimas condições de higiene. Quantas vezes não fui a um restaurante e encontrei insectos mortos dentro da comida, vão dizer-me que isso fazia parte da emenda era o molho, não. :lol: :rolleyes:

É certo que existem certas normas que são excessivas, mas outras vieram em boa hora. Restaurantes que não têem a mínima qualidade, por mim, podem fechar todos, não fazem cá falta nenhuma. :rolleyes:

É certo que existem certas normas que são excessivas, mas outras vieram em boa hora. Restaurantes que não têem a mínima qualidade, por mim, podem fechar todos, não fazem cá falta nenhuma. :rolleyes:

E para isso é preciso a ASAE? Restaurantes sem qualidade fecham por falta de clientela.

Sobre o exemplo da água com gás, experimenta pedir um copo de água na Polónia, Croácia, Rep. Checa, (ou mesmo na Alemanha e na Áustria) etc... Vais ficar surpreendido quando vires que não é água natural. eheh!

Em França, se não pedires especificamente água mineral (caríssima), trazem-te um jarro de água da torneira para a mesa. E não custa um único cêntimo.

Falando de restauração e do difícil que é investir em Portugal, devido às burocracias e elevados impostos e taxas atrás de taxas, sim é verdade..

Mas por exemplo na Alemanha, para alguém abrir um restaurante, é preciso ter carteira profissional! Se eu passar 1 ano a descascar batatas e lavar pratos, não tenho carteira profissional para abrir restaurante. Não será também uma barreira à entrada de investimento a considerar? E ouvi dizer que se praticar actos ilícitos/corrupção fiscal, não posso mais praticar o mesmo negócio, por exemplo ser gestor de um banco. (ouvi dizer)

A subjugação dos interesses portugueses ao clube dos ricos do norte… Chamam a isto União Europeia ?

Que vergonhoso, senhor Presidente da Comissão Europeia

Europa recua, mas Portugal mantém proibição de galheteiros nos restaurantes. Comissão Europeia retirou proposta que alargaria aos 27 medida que já vigora em Portugal. Veto dos países nórdicos terá sido decisivo.

PÚBLICO

Realmente, isto é mesmo Portugal 1 - Alemanha 6

Puxei o tema para debate sobre o facto dos interesses de Portugal terem sido subjugado aos interesses das grandes potências do norte da Europa e, vai daí, até toda a gente anda a bater palmas ...

Já agora, para não ficar sozinho, dou também os meus parabéns à senhora Merkel :palmas:

Até nestas coisas Portugal é pequeno ... :lmao:

Continuo sem perceber aonde há subjugação de uns países face a outros quando o único país do mundo aonde são proibidos os galheteiros é Portugal....

Qualquer dia quando formos a um restaurante, estendem-nos as coisas na Mesa desta forma.

Para garantir a genuinidade de todos os produtos. Os clientes depois é que tem que desembalar toda a tralha, embora se calhar o ideal é mesmo passar para as mesas uns fogareiros, e os clientes confeccionarem tudo na mesa não vá estar na cozinha ou na chefia do restaurante algum perigoso terrorista ou capitalista a enganar ou envenenar as pessoas.

E que não se esqueçam de antes de iniciar a refeição fornecer luvas a todos os clientes num restaurante.

De facto estão a levar a "higiene" até a um extremo absurdo neste país... :facepalm:

Como é que os consumidores escolhem? Como é que o Alvarinho se defende das cópias? Porque razão se criaram regiões demarcadas? Ainda ontem tiveste o abominável Alexandre Soares do Santos a ralhar que não vende produtos de marca branca... vende produtos de marca Pingo Doce.

Certo, o Alvarinho defende-se pela qualidade e pela certificação. Não quer dizer que um branco verde servido em jarro numa tasca do Minho, não me saiba igualmente bem. Grande parte do vinho é, hoje em dia, servido a granel (a copo ou jarro), com origem num bag-in-box, geralmente de vinho de mesa, não certificado, a que só é exigido ao produtor uma rotulagem específica e que o vinho cumpra parâmetros analíticos mínimos de qualidade. Tem algum mal? E se o restaurante for desonesto e aldrabar vinho? Devemos obrigar a só servir vinho em garrafa....e os outros produtos...a carne o peixe....também têm de vir selados.

Em relação ao Soares dos Santos só digo que é pena não haver mais uma dúzia deles...Tem toda a razão em dizer que a marca é Pingo Doce. Não pretende esconder um produto branco por trás de outra marca.

Vejam lá se a ASAE não mandava fechar isto nesta cidade subdesenvolvida que se chama Londres:

Uploaded with ImageShack.us

mzAkVrQ.jpg

Esta imagem é um pouco chocante. Os copos de plástico não vêm embalados. Quem garante a sua septicidade e qualidade? A UE não está interessada em garantir a qualidade dos copos de plástico, provavelmente porque a Alemanha não exporta este tipo de produtos.

E quem mandou abrir a lata de tomates (que ainda por cima não vem rotulada)? E se a pessoa que a abriu cuspiu lá para dentro? Ou trocou o conteúdo? Seria uma tragédia!

...locais que fervilham de gente ... imensa variedade de produtos, toneladas de sabores e aromas pelo ar...

Estas imagens dão-me vontade de apanhar o primeiro voo de uma qq companhia aerea e sair em Londres Gatwick. Passear na Chinatown, beber pints no Soho, ir deitar o olho a algum musical em West end e depois fazer uma comprinhas no mercado de Camden (as cavalariças estão todas remodeladas e cheias de artesãos) e descansar naquelas mesas ao pé das bancas de comida com fachi, quente sem nacionalidade mas a que chamam japonesa. Ai quem me dera :rolleyes: Mas não posso. Este ano fico por cá. Infelizmente, não sou aquela ricaça cheia de "graveto" que o Agreste me anda sempre a chamar :unsure:

Dentro da teoria: não sei de onde é que isto vem mas sabe-me a uma coisa que conheço, até funciona...

mas não é isso que o azeite embalado e selado na mesa quer.

Estado
Fechado para novas mensagens.