O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Provavelmente desconheces a realidade do Algarve, mas aqui as pessoas em 4 meses têm de ganhar para todo o ano. Há restaurantes no litoral que têm lucros apenas durante metade do ano, ou menos, e pagam rendas de 12 meses, e mantém os empregados durante todo o ano, mesmo com prejuízo no Inverno.

Este rapaz ganhou 10 000, pagou IVA das bolinhas que vendeu, mas trabalhou 12 horas por dia. Experimenta andar na areia o dia todo, carregado com dois caixotes de bolos em cada braço, debaixo de 30ºC.

A pessoa que me contou isto ganhou 7 mil euros em 4 meses, também a vender bolinhas, agora com esses 7 mil euros vai viver até ao dia 31 de Maio do próximo ano, vai pagar uma renda, alimentação, e ajudar o pai que está inválido devido a um acidente de trabalho.

Causa-te assim tanto choque que um rapaz pobre ganhe 10 000 euros a vender bolinhas, pois deverias estar sim chocado com o facto de em Portugal pagarmos mais impostos que em 2000, o Estado ter o dobro da despesa que em 2000, e em contrapartida o dinheiro não chegar para serviços públicos essenciais que funcionavam razoavelmente há 13 anos.

Pessoas como tu interessam aos Salgados da vida e aos partidos, atacam os pequenos com o pretexto da mítica «fuga», enquanto o Estado recebe mais e mais receita fiscal que acaba a financiar mais despesa pública: comissões de estudo, eventos, resgates, obra pública, desígnios nacionais, escritórios de advogados, observatórios...

Há users por cá que teem que ter cuidado com o colestrol...vivem a coisa à seria...
Já cá faltavas desde o ultimo post, é preciso delinear o discurso...se me conhecesses minimamente ou lido os meus posts sobre politica e afins, sim sou um dinossauro da politica a servir uma freguesia do interior meio profundo, há 5 mandatos, 20 anos, lista de independentes desde o inicio..a partir deste ano deixei-me disso, reformei-me, tambem já estava na hora (mas tenho, uma boa garrafeira, uns bons presuntos, boas comissões vitalicias:lol::lol:)
Nunca tive partido politico, mas sou sempre a favor da equipa que ganha, muitas vezes nem voto para as altas instancias...
Aqui nada me choca, no meu trabalho a partir das 8h30 já aturo enervadinhos, tipos de crise e tal e a coisa não está facil, gemem mas pagam.
Por falar em bolas,não se esqueçam das famosas bolas de berlim, tambem com canela, famosas cá em viana, no mundo e arredores, googlem, feitas na hora e baratas, comem-se sem fome... no fim uma caminhada a Sta Luzia.
Fiquem bem, meçam regularmente a tensão arterial, boas caminhadas;)

Podiam candidatar-se a outras freguesias que não a sua. É isso que a lei diz e é por isso que os tais grandes podem concorrer.

Sim, agora depois de entregues as candidaturas, ninguem quis desrespeitar aquando da entrega.
A misturar à embrulhada, os vedados à propria freguesia a concorrer à união de freguesias onde foram agrupados;)

Ora deixem-me lá ver se entendi bem..

Segundo o TC:

Joaquim Tolas não se pode candidatar a Vila Nova da Rabona porque já cumpriu 3 mandatos...

Ao lado Zé Manel Trancadas presidente da junta de Sarapintelhos durante 3 mandatos, pode candidatar-se novamente porque agora candidata-se pela união das feguesias de Sarapintelhos e Sarapintelhitos do Lado....

Começo a aceitar a sugestão do BE, de obrigar os estudantes a lerem a constituição... Eu confesso que não li e por isso tenho dificuldade em entender as decisões do juízes do tribunal guardião de (pelos vistos) tão cómico documento.

Quanto custa afinal manter uma junta de freguesia ? É uma pergunta sincera, não faço mesmo ideia, tenho lido números muito dispares. Quanto ganha lá o presidente da coisa, e quanto são em média os custos correntes da generalidade das pequenas freguesias ? Para além do presidente, há outros funcionários pagos ou abonados nessas pequenas freguesias que representam a larga maioria da realidade nacional ? Se determinado concelho tem 10,20,40 ou 60 freguesias, quanto custa isso na globalidade, onde podemos consultar dados sobre isso ?

Uma coisa já percebi há muito, se há tanta gente tão incomodada com isto das freguesias (tornou-se mesmo um tema central das campanhas autárquicas, pelo menos aqui pelo norte), é porque a coisa afinal mete muito tacho e dinheiro...

Por experiencia propria....
Mais 98% das juntas, o presidente recebe +-250€/mês, o secretario e o tesoureiro +-220€/cada....os membros das assembleias de freguesia, podem ser de 7 a 12 elementos teem uma media de 4 reuniões anuais e acho que são 14€/reunião. Todos estes recebimentos são uma percentagem dos salario do PR. Nos outros 2% das juntas o presidente pode estar a meio tempo ou completo, acho que aqui em viana só há um presidente nessa situação.
Obras e afins são feitas pelas comparticipações estipuladas no OE, que depende do nº de eleitores e que se teem que governar com esses valores (a maioria anda nos +- 10.000/ano).
O pessoal incomodado é no seguinte, é que nessas juntas de freguesia, os membros sem empregados administrativos e afins, com a juventude toda emigrada, a junta é que tratam de quase tudo a idosos: provas de vida, IRS, a inundação.... de tudo um pouco, a reclamação à operadora de tdt, telefones...que alguem lhes fez assinar à porta, sem ler as letras pequenas todas...
O norte litoral é assim nem quero imaginar outros locais;)

A lei é esta:

Artigo 1º Limitação de mandatos dos presidentes dos órgãos executivos das
autarquias locais

1- O presidente de câmara municipal e o presidente de junta de freguesia
só podem ser eleitos para três mandatos consecutivos, salvo se no
momento da entrada em vigor da presente lei tiverem cumprido ou
estiverem a cumprir, pelo menos, o 3º mandato consecutivo, circunstância
em que poderão ser eleitos para mais um mandato consecutivo.

Fonte

Muita imaginação por parte do TC para ver lá tanta coisa que não está no texto.

Ora deixem-me lá ver se entendi bem..

Segundo o TC:

Joaquim Tolas não se pode candidatar a Vila Nova da Rabona porque já cumpriu 3 mandatos...

Ao lado Zé Manel Trancadas presidente da junta de Sarapintelhos durante 3 mandatos, pode candidatar-se novamente porque agora candidata-se pela união das feguesias de Sarapintelhos e Sarapintelhitos do Lado....

Começo a aceitar a sugestão do BE, de obrigar os estudantes a lerem a constituição... Eu confesso que não li e por isso tenho dificuldade em entender as decisões do juízes do tribunal guardião de (pelos vistos) tão cómico documento.

Certo, ou então candidatar-se a qualquer freguesia vizinha, que agora já não pode;)

Para ler:

Não me espanta mesmo nada a displicência enfadada com que foi pela Esquerda acolhida a notícia da morte de António Borges, por contraste com a comoção homérica que provocou odesaparecimento de Miguel Portas. A Esquerda sempre teve dois pesos e duas medidas. Um dos postulados capitais, basilares do comunismo sempre foi, e continua a ser, o de que a moral deles é diferente e superior à dos outros.(...)

(...)Nunca os comunistas portugueses admitiram qualquer erro ou crime e ainda menos qualquer culpa. Nunca se demarcaram do estalinismo — nunca fizeram a mais leve autocrítica — e, para meu espanto e de muitas pessoas, acham-se os verdadeiros democratas e lutadores pela liberdade. Esta arrogância moral brada aos céus. Mas o Jerónimo e a sua capelinha lá estão sentados no Parlamento, falando em nome da Democracia e — pasme-se — de Portugal e dos Portugueses, enquanto o já não tão jovem Bernardino defende nos Passos Perdidos, em frente às câmaras de televisão, que a Coreia do Norte é um regime democrático. Que dizer de Cuba, esse paradisíaco santuário dos pobres e desvalidos do mundo, onde a Liberdade nos entra pelas narinas! Quando em 1991 os comunistas russos ensaiaram um golpe de Estado para liquidar Gorbatchov e asfixiar novamente a União Soviética, os comunistas portugueses rezaram para que o golpe triunfasse, e não conseguiram disfarçar o seu desgosto e frustração pelo desfecho vitorioso da liberdade.(...)

link: http://estadosentido.blogs.sapo.pt/3033381.html

Dia negro no mercado de dívida!

Lembram-se da barreira dos 7% que Teixeira dos Santos falava...
Alguém cale o Coelho que os mercados não gostam de ouvir falar em 2º resgate! :angry::angry::angry:

Taxa a 10 anos: 7.03% :disgust::disgust::disgust:

Enquanto isso...

7.13% e sobe e sobe! :(

Não vi isto nas noticias... pois é... vai começar o circo das campanhas! Merecemos! :(

Algarve: enchente de turistas em agosto revela falhas na recolha
Mosquitos e lixo abrem guerra no Algarve

Enchente de turistas revela falta de capacidade de resposta da região.

Fonte: CM

Este é o título da 1ª página do Correio da Manhã. Há muita gente que tem de ser corrida das Câmaras Municipais nas próximas eleições autárquicas, os algarvios não podem tolerar estas coisas, numa região que é considerada a melhor da Europa e depois ter lixo nas praias, mosquitos, descargas de esgotos para as praias. Este ano provou-se que o Algarve não aguenta e nem tem infra estruturas para aguentar o forte fluxo que tivemos este ano.

Este é o título da 1ª página do Correio da Manhã. Há muita gente que tem de ser corrida das Câmaras Municipais nas próximas eleições autárquicas, os algarvios não podem tolerar estas coisas, numa região que é considerada a melhor da Europa e depois ter lixo nas praias, mosquitos, descargas de esgotos para as praias. Este ano provou-se que o Algarve não aguenta e nem tem infra estruturas para aguentar o forte fluxo que tivemos este ano.

Quando levas cortes brutais no pessoal, nas horas extraordinárias, etc..., por muito que se queira, não é possível aguentar o pico de população nesses meses! E depois dá nisto... Embora a noticia também deixe um pouco a desejar na forma como foi redigida...

Quando levas cortes brutais no pessoal, nas horas extraordinárias, etc..., por muito que se queira, não é possível aguentar o pico de população nesses meses! E depois dá nisto... Embora a noticia também deixe um pouco a desejar na forma como foi redigida...

Então mas expliquem-me lá uma coisa.. Os vários municípios do algarve não tiveram o POLIS? Não houve investimento e privatização do tratamento de água e saneamento, sendo constituída a empresa Águas do Algarve? Bem sei das especificidades do Algarve, onde corre no inverno 30m3/h são 300m3/h no verão. Mas então, ou os investimentos foram subdimensionados, ou então nem sequer se fizeram e passou tudo para as Águas do Algarve?

Em Castelo Branco já temos a funcionar a 3a ETAR, de última geração, ou seja, que cumpre os requisitos atuais, com tratamento terciário de nutrientes. Tem até tratamento de gases, com efeito ela é coberta, sendo aproveitados os gases combustíveis para produzir energia, de tal forma que a ETAR é auto-sustentável! Está programado o encerramento das outras 2 ETAR mais antigas, pois estão já perto do perímetro urbano.

Exageros à parte, pois acidentes e avarias acontecem (mesmo que os equipamentos instalados sejam em duplicado), mas pelo que se escreve o problema envolve mais de um município. Acho uma falta de respeito, em primeiro lugar para com os algarvios em geral, depois com os turistas e todos aqueles cuja vida depende dos rendimentos obtidos do turismo.

É hora para julgar os políticos, seja qual for a sua cor política!

a página das águas do algarve não fornece informação actualizada mas nos grandes centros urbanos do algarve no verão e no inverno, as ETARs tratam entre 4 a 6 milhões de m3 de águas residuais por ano com a ETAR de vilamoura que deve ser das maiores do país com capacidade para 34 mil m3/dia.

Estado
Fechado para novas mensagens.