ecobcg
Super Célula
Então mas expliquem-me lá uma coisa.. Os vários municípios do algarve não tiveram o POLIS?
Muitos tiveram, mas não todos...
Não houve investimento e privatização do tratamento de água e saneamento, sendo constituída a empresa Águas do Algarve? Bem sei das especificidades do Algarve, onde corre no inverno 30m3/h são 300m3/h no verão. Mas então, ou os investimentos foram subdimensionados, ou então nem sequer se fizeram e passou tudo para as Águas do Algarve?
O sistema em Alta passou todo para a Águas do Algarve, o sistema em Baixa ainda está com os Municípios (ou directamente nos serviços do Município, ou em Empresas Municipais que foram constituídas - EMARP; Tavira Verde; FAGAR;...). Por exemplo, a ETAR de Portimão, já está há muito tempo para ser desactivada, com a construção de uma nova, já de última geração. Entretanto, essa nova foi adiada por falta de verbas... Ainda há muito investimento para ser feito...
Fala-se já há algum tempo na passagem do Sistema em Baixa para a Águas do Algarve... mas ainda não foi (felizmente) concretizado...
Exageros à parte, pois acidentes e avarias acontecem (mesmo que os equipamentos instalados sejam em duplicado), mas pelo que se escreve o problema envolve mais de um município. Acho uma falta de respeito, em primeiro lugar para com os algarvios em geral, depois com os turistas e todos aqueles cuja vida depende dos rendimentos obtidos do turismo.
É hora para julgar os políticos, seja qual for a sua cor política!
Concordo, é hora de julgar quem tem tomado as decisões erradas...
Mas não esquecer que, por exemplo, a questão de cortar no pessoal, nos custos com horas, etc... decorre do Orçamento do Estado, o qual por sua vez necessita de grandes cortes devido às más opções dos governantes que por lá passaram nos últimos (20) anos....
Por exemplo, eu aqui há uns 5 anos atrás tinha umas 120 pessoas sob a minha alçada, no serviço de Limpeza... agora restam-me 60... por muita reorganização de serviços, reestruturação de equipas, etc que se faça, é impossível garantir a mesma qualidade... Mas nisso os jornais não falam...
Se as coisas continuarem assim, principalmente sem investimento ao nível dos sistemas em Baixa, os próximos anos ainda vão ser bem piores, quando as redes de águas residuais começarem a colapsar (vocês nem imaginam a idade de grande parte das redes existentes...), quando o abastecimento de água começar a ser seriamente afectado, quando não houverem viaturas em condições de fazer a recolha do lixo... aí não sairá apenas uma página central do jornal... sairá um jornal inteiro de noticias...
Sai precisamente quando passaram a alta (ETAs, ETARs, reservatórios e rede entre reservatórios), para as Águas do Centro!