É um pouco contraditório isso que referes. Foram os numerus clausus que ajudaram também a criar uma espécie de "bolha" na medicina, uma moda. A melhor coisa que pode acontecer é a bolha explodir e esvaziar para finalmente conseguirem chegar à profissão as pessoas que gostam realmente disso, que há muitas, e não as pessoas que vão apenas pelo status social e familiar.
Terá de haver desemprego médico bons e largos anos para deixar de ser curso da moda.
Repara, em Medicina Dentária o desemprego maciço é uma realidade há 5 ou 6 anos e no entanto a média anda em torno de 17 e nas privadas há o dobro das vagas que há na universidade pública, as propinas mensais superam largamente os 500 euros e mesmo assim as vagas ficam praticamente todas preenchidas.
Onde houve redução acentuada da média foi enfermagem, outro curso que tinha médias absurdas há uns anos, 17 para o último colocado, quando Medicina andou acima dos 18.5... mesmo assim a procura para enfermagem é elevada pois as privadas continuam a preencher as vagas... apesar do desemprego...
É absurdo que haja uma espécie de concentração de cérebros em poucos cursos, há cursos científicos e humanísticos que precisam de mais valorização social e mais procura.

.

