Pandemia da COVID-19 2021

A minha mãe vai levar amanhã a segunda dose da Astrazeneca. Era suposto ser só a 6 de Julho mas ligaram ontem.
 
A maioria da malta que conheço (25-35) dizem que vão rejeitar.
Estranho, porque a maioria do pessoal que conheço com essa idade diz que vai vacinar-se. Acho que depende também da zona do país, e acredito que em Lisboa haja maior reticência às vacinas do que noutras zonas do país por razões já conhecidas (o que infelizmente é péssimo tendo em conta a sinóptica atual). :unsure:

Ainda assim, já é bem visível a descida do ritmo de transmissibilidade em Lisboa, ao nível da incidência, o que indica que o pico desta vaga em Lisboa e Vale do Tejo não deve estar muito longe: :pray:
RPZPME4h.png


Em contrapartida, a situação no Algarve está muito mais descontrolada. A incidência no Norte também disparou nesta última semana. Madeira, Centro e Alentejo com a situação mais estável agora, depois de surtos no Litoral Alentejano e Castelo Branco, e Açores com uma clara melhoria em comparação com a semana passada. :)
 

Covid-19

Recurso ao Serviço de Urgência do São João "explosivo e preocupante"


O recurso ao Serviço de Urgência do Hospital de São João, Porto, sofreu "em poucos dias" um aumento de 40% de casos suspeitos covid-19, padrão que o médico Nelson Pereira descreveu hoje à Lusa como "explosivo e muito preocupante".

"Estamos a experienciar, no Serviço de Urgência, o mesmo fenómeno que observámos na primeira e na segunda vagas que foram as mais significativas na região Norte", disse o diretor da Unidade Autónoma de Gestão (UAG) de Urgência e Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), Nelson Pereira.

E aos "cerca de 40%" de aumento do número de doentes suspeitos que estão a recorrer ao Serviço de Urgência deste hospital do Porto, o responsável acrescenta preocupação com a subida da taxa de positividade.

"Passou de 1% a 2% - algo que vínhamos mantendo nos últimos meses de forma muito estável -- para cerca de 15% nos últimos cinco dias. E está em crescimento", disse o médico.

Em jeito de alerta quer para as estruturas que têm como missão dar resposta quando existe um caso suspeito quer para a população, Nelson Pereira também alertou para "a mudança muito rápida do padrão de procura" que diz estar a assistir na região Norte e contou que o dia de hoje foi "paradigmático" nesse aspeto face aos relatos que foram feitos pelos doentes.

"O crescimento parece estar a ser explosivo e as estruturas que tiveram montadas para dar resposta a estas situações talvez estejam agora um bocadinho perras e com dificuldade em acompanhar este crescimento rápido. Mas ou se agarra o processo desde o princípio e se põe um travão, ou a situação dispara e o problema torna-se cada vez mais complexo", referiu.

Em causa, por exemplo, os cuidados de saúde primários e a linha SNS14.

À Lusa, Nelson Pereira contou que vários doentes chegaram ao Hospital de São João a contar que procuraram ajuda junto do médico de família devido ao aparecimento de sintomas, mas nas ADR [Áreas dedicadas a Doentes Respiratórios] só existia vaga dentro de dias.

"Isso é insustentável", considerou o diretor da UAG do CHUSJ.

https://www.jn.pt/nacional/-recurso...o-joao-explosivo-e-preocupante--13888278.html
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Positividade da Urgência do São João já chega aos 20%

Diretor do Serviço alerta para "crescimento exponencial" e apela "à coordenação" de todos.

Neste parágrafo lá se conseguiu ter alguma informação de quantas pessoas vacinadas foram internadas ( não especifica se com uma ou duas doses).

Segundo explica ao JN Nélson Pereira, o Serviço de Urgência passou de 45 a 50 casos suspeitos diários para 55 a 80 nos últimos cinco dias. Com tendência crescente. Ontem, 15 positivaram a SARS-CoV-2, levando a taxa de positividade a chegar aos 20%. Quantos, deste universo, tinham já sido imunizados contra a covid-19 o diretor daquele serviço não consegue, ainda, quantificar. Revelando, no entanto, que 6% dos doentes internados por Covid-19 no Hospital de São João estavam já vacinados, "em linha" com a realidade nacional e europeia.


https://www.jn.pt/nacional/positividade-da-urgencia-do-sao-joao-ja-chega-aos-20-13889727.html

A meu ver, e apesar de estarem vacinados, e mesmo assim necessitarem de internamento, certamente possuem outras patologias ( não covid) que agravaram o quadro, pelo que mesmo com a vacina não evitaram o internamento que também não especifica se é ou não em UCI...nem a variante em causa...:unsure:


 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Eu fiz ontem o pedido de agendamento da vacinação, ficou para dia 6 de julho. Fico à espera da confirmação que deve chegar por sms...

Link do jornal Público para acompanharem o processo de vacinação: https://www.publico.pt/interactivo/vacina-covid-19