Pandemia da COVID-19 2021

Segundo os dados da ARS Algarve foram mais 397 casos no Algarve, um novo recorde, a DGS indicou 307 casos.

Segundo a autarquia de Tavira houve mais 97 casos no dia de ontem e hoje mais 54 novos casos, em dois dias foram mais 151 casos. :shocking: Tavira nos últimos 14 dias teve 437 casos.

Olhão teve mais 24 casos. Faro mais 47 casos, Loulé mais 69 casos.

Olhão nos últimos 14 dias, teve 194 casos sendo 147 casos na última semana. :intrigante: Olhão está a apenas 20 casos de ser considerado um concelho de risco muito elevado.

Algarve tem 80 internados, 15 nas UCI e 10 ventilados, números que vão aumentar certamente, nos próximos dias/semanas.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Se não for numa pandemia quando é que vai ser? Quando se fizer um simulacro?

Lembrem-se que o "povo" teve responsabilidade em março, antes de haver qualquer actuação por parte das "autoridades". Quando começaram a impor medidas é que as mensagens transmitidas começaram a ser confusas e perdeu-se a responsabilidade individual que a maioria da população estava a ter por uma obediência de grupo a regras estapafúrdias. Depois de vários fins-de-semana com restrições várias, confusas e inúteis, as "autoridades" informaram o "povo" que no Natal poderiam fazer o que queriam. O que esperavam da massa obediente? A carneirada quando lhes manda ficar em casa fica, mas quando lhes diz que podem sair de casa, saem. É verem os parques das cidades e os passeios marítimos nas manhãs de fim-de-semana...
Não, nós não vamos aprender a ter responsabilidade numa pandemia. Ou se tinha antes, ou não se vai aprender durante uma pandemia. Tem a ver com educação e responsabilidade social.

Há alguma dualidade quando tanto criticas a carneirada, e depois defendes continuamente andar à vontadinha (Praticamente sem limitações impostas), no Natal, passagem de ano e sempre.

Só há 2 caminhos:
1- Ou achas que as pessoas são responsáveis e pode se funcionar na liberdade total, em que cada um sabe o que fazer.
2- Ou se achas que o povinho, muito dele é "carneirada" sem inteligência para fazer o que deve fazer sem regras impostas, então não podes defender a liberdade quase total das pessoas.

A carneirada (Aqui no sentido apenas de cumprir medidas impostas.) é o que permite uma democracia funcionar. Sem carneirada, vive a anarquia. Medidas impostas por um governo devem ser cumpridas. É muito por este espírito que " regras impostas são para serem quebradas, senão é-se carneiro" que me leva a pensar que o modelo sueco cá era uma total bandalheira. Era cada um a funcionar à sua mercê e a fazer o que para si próprio sao as melhores medidas para combater uma pandemia. 10 milhões de epidemiologistas a decidir por si próprio como se comportar numa pandemia!

Última edição:
  • Gosto
Só há 2 caminhos:
1- Ou achas que as pessoas são responsáveis e pode se funcionar na liberdade total, em que cada um sabe o que fazer.
2- Ou se achas que o povinho, muito dele é "carneirada" sem inteligência para fazer o que deve fazer sem regras impostas, então não podes defender a liberdade quase total das pessoas.

Defendo que as pessoas devem ser livres para fazer coisas estúpidas e arcar com as consequências.
O único problema para a sociedade que tal atitude pode gerar é o colapso dos cuidados de saúde. Mas em março e abril disseram-nos que devíamos ficar em casa para o SNS se preparar para a pandemia, pois foi apanhado de surpresa. Em setembro disseram-nos que tínhamos que apertar as regras porque o SNS só estava à espera de um pico de casos no inverno e foi apanhado de surpresa. Agora estamos em pleno inverno, praticamente sem casos de gripe, e pelos vistos o SNS continua mal preparado. Como contribuinte estou farto de pagar impostos para ficar com a liberdade condicionada apenas porque as "autoridades" do país são incompetentes. Pagamos todos impostos para sermos "salvos" pelo SNS e não para o contrário.

A carneirada (Aqui no sentido apenas de cumprir medidas impostas.) é o que permite uma democracia funcionar. Sem carneirada, vive a anarquia. Medidas impostas por um governo devem ser cumpridas. É muito por este espírito que " regras impostas são para serem quebradas, senão é-se carneiro" que me leva a pensar que o modelo sueco cá era uma total bandalheira. Era cada um a funcionar à sua mercê e a fazer o que para si próprio sao as melhores medidas para combater uma pandemia. 10 milhões de epidemiologistas a decidir por si próprio como se comportar numa pandemia!

Ninguém obriga a carneirada a ir passear no meio de multidões aos sábados de manhã.
Ninguém obrigou a carneirada a ir a todos os quintais durante o Natal.
Ninguém obrigou a carneirada a encher centros comerciais antes do Natal.
Simplesmente, ninguém os proibiu... Não é uma questão de não quebrar regras. É uma questão de que apenas têm que se cumprir as regras e mais nada. É o que distingue a carneirada, é totalmente acrítica. E portanto só há 2 opções: confinamento total e acabar de matar a economia ou liberdade total e aguentar com a irresponsabilidade de alguns. Porque o confinamento cheio de regras estapafúrdias não está, como é óbvio, a resultar. Não somos livres de circular e o número de casos é na mesma elevado. Neste momento 1% da população portuguesa está infectada com Covid-19. Achas que com liberdade total o número seria muito superior? Há algum país sem confinamento que tenha tido muito mais que 1% de infectados em simultâneo? A Florida, para dar o exemplo de um Estado com grandes cidades e sem confinamento algum, tem neste momento apenas 0,4% da sua população infectada.

Mais 100 casos em S. Miguel (205 em 3 dias). Escolas encerradas até dia 15.

35 casos no rastreio das comunidades escolares de Rabo de Peixe e Vila Franca.

200.gif

Última edição:
  • Gosto
Nenhum país tem recursos de saúde ilimitados. Nenhum! Se os números forem suficientemente elevados, todos acabam a rebentar pelas costuras como vimos já acontecer noutros lados com os resultados que se viram. Os profissionais de saúde, que é o recurso mais limitado deles todos, não nascem debaixo das pedras nem se formam em meses. Pode haver quem esteja disposto a pagar ou a ver os outros pagar o preço mas eu não estou de modo algum. Às vezes desconfio que é mesmo o que uns quantos desejam: o caos absoluto.

Nenhum país tem recursos de saúde ilimitados. Nenhum! Se os números forem suficientemente elevados, todos acabam a rebentar pelas costuras como vimos já acontecer noutros lados com os resultados que se viram. Os profissionais de saúde, que é o recurso mais limitado deles todos, não nascem debaixo das pedras nem se formam em meses. Pode haver quem esteja disposto a pagar ou a ver os outros pagar o preço mas eu não estou de modo algum. Às vezes desconfio que é mesmo o que uns quantos desejam: o caos absoluto.
Pois sim, infelizmente assim parece !

O número de casos está a aumentar muito. O que o governo faz? Alarga as restrições de circulação vespertinas, irrelevantes para a contenção da pandemia, aos concelhos menos afectados. Medida que serve única e exclusivamente para terem uma desculpa para confinar a Grande Lisboa, prejudicando mais uns 50 concelhos à boleia disso.

Mais um fim de semana em que o vírus só ataca a partir das 13h. Estou bem para ver o que anunciam na próxima semana. Enquanto não há a dita reunião, os casos continuam a disparar. Tristeza!

40 novos casos hoje em Arronches devido a um surto num lar e o vírus já circula na comunidade.

Surto no Centro Social de Mosteiros faz disparar casos Covid em Arronches
O concelho de Arronches regista esta quinta-feira, 7 de janeiro, 40 novos casos de infeção por Covid-19, sendo 38 referentes a um surto identificado no Centro Social de Mosteiros.

Segundo a Câmara de Arronches, “foram realizados testes a todos os utentes e funcionários da instituição tendo resultado dessa testagem, 38 testes positivos, dos quais 33 são utentes e 5 funcionárias”. Os outros dois novos casos identificados, faz saber a autarquia, estão relacionados com este surto.

“A Autoridade de Saúde Pública está a fazer o rastreamento dos contactos de todos os infetados para a eventual tomada de outras medidas que tenha por convenientes”, pode ler-se no comunicado”, pode ler-se no comunicado.

A Câmara Municipal está a apoiar a instituição “com a entrega de equipamentos de proteção individual e prestará o apoio necessário para que nada falte aos utentes e funcionárias”, comunica ainda a autarquia.

Arronches tem agora 42 ativos, num total de 78 registados, desde o início da pandemia. Da doença, no concelho, já recuperaram 36 pessoas.

Fonte

Esta quinta-feira há mais 95 óbitos de covid-19 e 9927 infeções pelo novo coronavírus SARS CoV-2.

Entretanto, na Extremadura espanhola:
Hotelaria e espaços comerciais de Badajoz encerram. Conheça as exceções
A Estremadura espanhola decidiu encerrar a hotelaria e espaços comerciais das cidades com mais de 500 casos por 100 mil habitantes, entre as quais se encontram Badajoz, Cáceres, Olivença e Don Benito, entre outras.

A medida entra em vigor às meia noite desta quarta-feira, dia 6, e terá a duração de sete dias.

Os locais de restauração só poderão funcionar em regime de take away, atá às 17 horas, e entrega ao domicilio, até à meia noite. Os alojamentos turísticos, serviços de restauração em centros hospitalares e educativos vão manter-se em funcionamentos, bem como os restaurantes e bares de bombas de gasolina e centros de carga e descarga.

Quanto aos espaços comerciais, apenas vão continuar abertos os de venda de alimentação, bebidas e bens de primeira necessidade, assim como farmácias, bombas de combustível, equipamentos tecnológicos, produtos para animais e floristas, entre outros. Ginásios, cabeleireiros e oficinas de reparação automóvel também vão continuar abertos. Os mercados na via pública também não se vão poder realizar.

A Junta da Estremadura vai disponibilizar 40 milhões de euros para apoiar as empresas e particulares afetadas com este encerramento.

Fonte

El Faro mantém abertos apenas estabelecimentos de primeira necessidade

O número de casos está a aumentar muito. O que o governo faz? Alarga as restrições de circulação vespertinas, irrelevantes para a contenção da pandemia, aos concelhos menos afectados. Medida que serve única e exclusivamente para terem uma desculpa para confinar a Grande Lisboa, prejudicando mais uns 50 concelhos à boleia disso.

Essa medida só ajuda a propagação do vírus e não a contenção do mesmo. No último fim de semana, as regras foram as mesmas, conheço quem trabalha no Auchan disseram-me que estavam 300 pessoas tudo ao molho e fé em Deus, quando faltava 30 minutos para começar o recolher obrigatório. :rolleyes:

Querem controlar o vírus, a sério não fechem os supermercados às 13 horas, limitam as entradas como acontecia em Março/Abril e existe outra segurança, do que ir uma multidão para dentro do supermercado e como agora ainda é cedo para controlar é deixar andar mais uma semana a ver se isto rebenta logo duma vez.

limitam as entradas como acontecia em Março/Abril e existe outra segurança, do que ir uma multidão para dentro do supermercado

Não sei que raio de supermercados ou hipermercados é que frequentas mas eu fui às compras para o Natal e para o fim de ano e havia controlo das entradas no Lidl, no Continente e no Pingo Doce. E, obviamente, não fui ao fim de semana.

Não sei que raio de supermercados ou hipermercados é que frequentas mas eu fui às compras para o Natal e para o fim de ano e havia controlo das entradas no Lidl, no Continente e no Pingo Doce. E, obviamente, não fui ao fim de semana.
Só se lembram, de ir ao fim de semana, às compras... E não venham com a história que muita gente não pode durante a semana bla bla... Típico pensamento do Português deve estar muita gente nas compras... Não interessa vamos na mesma! Muitas pessoas não pensam sequer na gravidade do que se passa e se tem passado era filas enormes antes do natal para tudo, agora é as trocas...continuem que isto está a ficar "famoso"

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

• Gosto
uma dúvida de quem saiba responder, que isto é confuso, por exemplo aqui Coruche é dos poucos concelhos que não tem restrições para o fim de semana, mas todos os concelhos à volta têm todos restrições, isso quer dizer que automaticamente não posso circular entre concelhos porque todos à volta estão proibidos? ou posso circular por residir num concelho sem essa restrição?