Será necessário manter o confinamento por 2 mêses, de maneira a que os casos em UCI baixem dos 200, segundo o especialista.
A notícia é de 09/02/2021
Precisamos de manter confinamento por dois meses”, defende epidemiologista Baltazar Nunes
Na reunião do Infarmed, Baltazar Nunes disse que só assim é possível ter menos de 200 doentes em UCI e reduzir incidência para 60 casos por 100 mil habitantes.
Portugal é dos países europeus com maior número de medidas de restrição em funcionamento, mas será necessário completar dois meses de confinamento para reduzir significativamente a ocupação em unidades de cuidados intensivos. A previsão foi deixada por Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, na reunião que juntou peritos e políticos no Infarmed, esta terça-feira.
De acordo com o especialista, é necessário manter o confinamento com
escolas fechadas durante 60 dias para se conseguir chegar a uma incidência acumulada a 14 dias abaixo dos 60 novos casos por 100 mil habitantes e menos de 200 doentes internados em unidades de cuidados intensivos (UCI).
Mas este é o cenário com previsões de transmissibilidade com um período mais alargado. Baltazar Nunes traçou outros dois cenários de confinamento com escolas fechadas, a 30 e a 45 dias. Porém, o cenário a 60 dias “é o que consegue trazer os níveis de ocupação nas UCI para valores mais baixos”: 200 em Abril, a partir de 15/20 de Janeiro, especificou.
Na intervenção que fez, Baltazar Nunes analisou a evolução da incidência e transmissibilidade do vírus, trazendo boas notícias neste capítulo: o índice de transmissibilidade está abaixo de 1, objectivo traçado pelas autoridades de saúde, em Portugal continental e nos Açores. Na Madeira, esta incidência subiu.
Continua:
https://www.publico.pt/2021/02/09/s...-meses-epidemiologista-baltazar-nunes-1949891