Supostamente farão como foi feito na primeira vaga: dum dia para o outro retiram dos dados de casos ativos uns 40.000 e ficamos só com uns 12.000 casos ativos. Algo semelhante foi feito no início de maio de 2020... 

Tenho ideia de ter havido um dia em que o número de recuperados foi ridiculamente alto, mas nunca 40000 casos de um dia para o outroSupostamente farão como foi feito na primeira vaga: dum dia para o outro retiram dos dados de casos ativos uns 40.000 e ficamos só com uns 12.000 casos ativos. Algo semelhante foi feito no início de maio de 2020...![]()
Portugal não vai suspender vacina da AstraZeneca. Nove países europeus já o fizeram
https://lifestyle.sapo.pt/saude/not...tugal-nao-via-suspender-vacina-da-astrazeneca
"Os resultados preliminares sugerem não existir uma relação causal entre a administração desta vacina e estes eventos" e noutra notícia que aparece citada nessa, são relatados 22 casos de trombose em 3 milhões de vacinados, parece-me apenas um exagero e precipitação, mas não sou médico, claroPortugal não vai suspender vacina da AstraZeneca. Nove países europeus já o fizeram
https://lifestyle.sapo.pt/saude/not...tugal-nao-via-suspender-vacina-da-astrazeneca
Lá vêm as conspirações...Sem querer bater mais no ceguinho...Existe um historial de problemas nas notificações da DGS (quem não se lembra da potencial cerca no Porto porque os casos duplicaram de um dia para o outro?). O problema "resolveu-se" pedindo às ARS e munícipios que não tornassem os seus dados públicos e centralizar a informação na DGS. Hoje sabemos que é precisamente quem tem a informação certa que não publica os dados (exceptuando as regiões autónomas). Fica a questão, o problema resolveu-se mesmo ou foi só a contra-informação que foi resolvida? Que impacto têm estes erros cumulativos nos casos totais registados ao longo de este ano? Neste momento, tenho muitas dúvidas em relação aqueles valores de 14, 15, 16 mil casos registados em Janeiro...
Covid-19. DGS admite duplicações na contagem de casos no Porto - Renascença (sapo.pt)
Covid-19: DGS fala na primeira morte nos Açores. Autoridades de saúde locais desconhecem qualquer óbito | TVI24 (iol.pt)
Melhorar articulação da ARS Algarve com DGS obriga à não publicação do relatório epidemiológica de covid-19 de hoje - Postal do Algarve
Eu também não sei se os dados publicados foram os corretos ou não, mas o que é certo é que o sistema de saúde colapsou em janeiro de 2021 e não colapsou em abril de 2020 no Porto nem na Madeira agora nos últimos dias. A situação grave também é visível na mortalidade - nos últimos dias, a Madeira teve uma mortalidade baixa. O Porto também não estava a ter mortalidade alta quando houve esses erros. Já Portugal Continental em janeiro teve mais de 300 mortes diários em dois a três dias. Se estes dois argumentos não confirmam que os dados claramente não foram alterados e que a situação foi grave, não sei bem o que é que confirma... 
Ninguém disse que os valores verdadeiros eram necessariamente mais baixos do que os oficiais, e os números das mortes também têm algumas falhas, lembro-me de ter lido que os valores reais nunca teriam chegado aos 300 diários (embora tivessem andado lá perto, não estou a desvalorizar o caos que aconteceu). E eu não gosto de teóricos da conspiração, mas perdi muita confiança ao ver os 300 e tal casos diários na Madeira há uns dias...Lá vêm as conspirações...Eu também não sei se os dados publicados foram os corretos ou não, mas o que é certo é que o sistema de saúde colapsou em janeiro de 2021 e não colapsou em abril de 2020 no Porto nem na Madeira agora nos últimos dias. A situação grave também é visível na mortalidade - nos últimos dias, a Madeira teve uma mortalidade baixa. O Porto também não estava a ter mortalidade alta quando houve esses erros. Já Portugal Continental em janeiro teve mais de 300 mortes diários em dois a três dias. Se estes dois argumentos não confirmam que os dados claramente não foram alterados e que a situação foi grave, não sei bem o que é que confirma...
![]()