Lá vêm as conspirações...Eu também não sei se os dados publicados foram os corretos ou não, mas o que é certo é que o sistema de saúde colapsou em janeiro de 2021 e não colapsou em abril de 2020 no Porto nem na Madeira agora nos últimos dias. A situação grave também é visível na mortalidade - nos últimos dias, a Madeira teve uma mortalidade baixa. O Porto também não estava a ter mortalidade alta quando houve esses erros. Já Portugal Continental em janeiro teve mais de 300 mortes diários em dois a três dias. Se estes dois argumentos não confirmam que os dados claramente não foram alterados e que a situação foi grave, não sei bem o que é que confirma...
![]()
Por acaso o comportamento da mortalidade vs casos em Portugal, em termos de desfasamento em relação ao pico de casos, até tem algumas particularidades em comparação com o resto da Europa.
De qualquer forma no meu post, e desde que iniciei esta discussão, não falei em dados alterados. Falei em dados errados. Não é conspiração, é factual.
Eu também não sei se os dados publicados foram os corretos ou não, mas o que é certo é que o sistema de saúde colapsou em janeiro de 2021 e não colapsou em abril de 2020 no Porto nem na Madeira agora nos últimos dias. A situação grave também é visível na mortalidade - nos últimos dias, a Madeira teve uma mortalidade baixa. O Porto também não estava a ter mortalidade alta quando houve esses erros. Já Portugal Continental em janeiro teve mais de 300 mortes diários em dois a três dias. Se estes dois argumentos não confirmam que os dados claramente não foram alterados e que a situação foi grave, não sei bem o que é que confirma...