Pandemia da COVID-19 2021

Lá vêm as conspirações... :disgust: Eu também não sei se os dados publicados foram os corretos ou não, mas o que é certo é que o sistema de saúde colapsou em janeiro de 2021 e não colapsou em abril de 2020 no Porto nem na Madeira agora nos últimos dias. A situação grave também é visível na mortalidade - nos últimos dias, a Madeira teve uma mortalidade baixa. O Porto também não estava a ter mortalidade alta quando houve esses erros. Já Portugal Continental em janeiro teve mais de 300 mortes diários em dois a três dias. Se estes dois argumentos não confirmam que os dados claramente não foram alterados e que a situação foi grave, não sei bem o que é que confirma... :facepalm:

Por acaso o comportamento da mortalidade vs casos em Portugal, em termos de desfasamento em relação ao pico de casos, até tem algumas particularidades em comparação com o resto da Europa.

De qualquer forma no meu post, e desde que iniciei esta discussão, não falei em dados alterados. Falei em dados errados. Não é conspiração, é factual.

• Gosto
Reactions: N_Fig
SZEWY2X.png

Como já não é conveniente, modifica-se ligeiramente a perspetiva.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Esse não é a minha crítica apesar de me parecer que é vermelho e não laranja.

Ajustei a publicação. Fica mais claro?

Como qualquer publicação de índole política, apresenta os factos do modo que lhe dá mais jeito.
O ponto essencial de discussão é claro. Portugal é há uma semana o país da UE com menor incidência de novos casos e era até ontem (quando foi publicado o Tweet) um dos únicos 3 que tinham todas as escolas encerradas e sem data para reabrirem. O desconfinamento começou muito atrasado e vai ser demasiado rápido, poderíamos ter começado há 3 semanas a desconfinar e espaçar mais a implementação das reaberturas.

• Gosto
Reactions: hurricane
Lembram-se de um plano de desconfinamento que andou a circular e era "falso", que até motivou queixa do governo à PGR? Vão lê-lo e comparem-no com o que foi apresentado hoje. É 95% igual...

-> https://expresso.pt/politica/2021-0...to-Foi-partilhado-num-grupo-fechado-de-amigos

Prova de que a pandemia tem um tão elevado risco de acabar carreiras e/ou idoneidades pessoais que poucos têm coragem/determinação/independência para ficarem com as responsabilidades (e eventuais consequências)?

Não acompanho daí que agradeço qualquer esclarecimento. Que alterações dramáticas/melhorias trouxe o tal militar à frente da vacinação? De certeza que os problemas anteriores eram assim tão grandes? Ou foi mais uma solução que o governo achou fácil para evitar mais má publicidade? Quem dera ao governo que a equipa da comunicação COVID tivesse conselhos infalíveis para a propaganda eleitoral...

Podiam ter escolhido um (militar), sim, para a comunicação. Como se fosse preciso décadas de estudo para mandar as pessoas ficarem em casa e/ou afastadas umas das outras.

• Gosto
+6200 casos na Lombardia nas últimas 24h, taxa de positividade superior a 10% e R(t) = 1.30. Passa a zona "vermelha", volta o confinamento e todas as escolas estão fechadas a partir de 2ªf.

• Gosto
Hoje, até bate certo o número de casos no Algarve com os dados regionais, já as mortes a DGS indica mais 1.

Só, o surto da empresa que está a construir o Parque Fotovoltaico em Alcoutim já leva 22 casos, sendo 8 no concelho de Alcoutim e 14 casos no concelho de Tavira, aonde moram. .

• Gosto
+6200 casos na Lombardia nas últimas 24h, taxa de positividade superior a 10% e R(t) = 1.30. Passa a zona "vermelha", volta o confinamento e todas as escolas estão fechadas a partir de 2ªf.

Curiosamente as províncias que foram o foco da primeira vaga há um ano, Bergamo e Lodi, são as únicas abaixo dos 240 novos casos por 100k habitantes.

• Gosto