Alguém já confirmou que os casos nesses concelhos é de 1 única cadeia de transmissão? Podem ser 2,3 ou mais cadeias de transmissão diferentes.
The data show that only half of respondents could identify the main symptoms of COVID-19, around 1 in 5 would seek a test if they developed symptoms, and around 80% would share details of close contacts if they tested positive.
Only around half of participants identified the main symptoms of COVID-19. Across all waves, intention to fully self-isolate if symptoms were to develop was around 70%. However, self-reported adherence to full self-isolation (not leaving home at all in the first 10 days after symptoms developed) was 43%, increasing to 52% in the latest wave of data collection (25-27 January 2021).
Intention to request a test if symptoms were to develop was 62%. However, across all waves, only 18% reported requesting a test after symptoms developed, increasing to 22% from 25 to 27 January 2021.
Across all waves, 79% said they intended to share details of close contacts if they tested positive for COVID-19, increasing to 82% from 25 to 27 January 2021.
In May last year NHS Test and Trace (NHST&T) was set up with a budget of £22 billion. Since then it has been allocated £15 billion more: totalling £37 billion over two years.



Tem-se falado mas mal, que um ponto de inflexão não é isso, isto é um mínimo, se bem que acho que até a mim já me saiu uma coisa dessas. É isso e o "quadrado" da incidência... que é obviamente um retânguloTem-se falado aqui numa espécie de "ponto de inflexão"

Segundo o município de Portimão, o surto da zona que já se estendeu a vários municípios e que elevou a incidência da região para 96 casos por 100.000 habitantes (a média do país era de 60 casos por 100.000 habitantes a 14 dias hoje) deve-se a um evento ilegal dum grupo de pessoas duma empresa de construção da cidade, no passado dia 15 de março.
____________________
Tem-se falado aqui numa espécie de "ponto de inflexão" que já era esperado e que se deve possivelmente ao tempo de incubação da questão das escolas. Ainda assim, há algo que vale a pena referir e que é o facto de apenas terem sido abertas as creches e o 1° ciclo. Em setembro foram todas as escolas as que abriram e não só as de crianças até 10 anos, e isso é fulcral... São muito menos alunos, portanto.
Quando entrarem os do 2° e 3° ciclos é que veremos mesmo o que acontece, porque nessa altura já teremos a maioria dos alunos em aulas presenciais novamente.![]()
Pois, agora que estamos a iniciar a mais que esperada inversão para uma subida dos casos, como seria normal de esperar, os timings das próximas aberturas poderão ser um autêntico tiro no pé...Esta semana começa a reflectir o 2º ciclo de incubação pós 1ª fase de desconfinamento, ou por outras palavras, os pais e os avós começaram a tossir após os miúdos terem regressado à escola. Não é preciso ficar alarmado, mas é preciso dizer a verdade, a causa-efeito das medidas de desconfinamento não se mede na cadência proposta pelo governo. O número de casos deverá, à partida, permitir um atempado rastreio e isolamento de casos positivos e contactos.
Identifico no entanto um problema. Vamos entrar agora em 3 ou 4 dias onde o número de testes vai ser significativamente reduzido. Mesmo com restrições, haverá inevitavelmente mais contactos na Páscoa. Na próxima 2af, regressam à escola os ciclos de ensino até ao 9º ano. As esplanadas e algumas lojas reabrem. Ou seja, quando uma parte relevante do desconfinamento ocorre, estaremos há 4 dias `as cegas`.
Enquanto a situação pandémica estiver mais ou menos controlada no país vizinho, como está agora, tenho dúvidas que a situação que se está a passar na Europa Central e de Leste neste momento se estenda para Portugal. Ainda assim, a Páscoa continua a ser um momento chave no combate à pandemia e a coisa pode mudar drasticamente do lado de lá da fronteira (bem como do lado de cá), como já têm vindo a dizer alguns peritos em jornais espanhóis.Parece que estamos numa bolha, mas estamos cansados de ver que os números europeus se refletem sempre cá eventualmente, especialmente com abertura de fronteiras, como e óbvio.

Israel teve que ir acima dos 50% da população vacinada para se notarem os efeitos, 30% não é nada.Esperar pelo final do mês onde se espera que a vacinação seja acima de 30%.