Pandemia da COVID-19 2021

Estava à espera de mais 700 e tal casos, foram só 400... Será que o Rt já está a descer outra vez? Aguardemos pela próxima quarta-feira.

Pelas notícias de hoje está a subir e ontem foi feriado...

Boletim DGS

Incidência e R(t) aumentam no 12.º dia sem mortes por covid.

Os indicadores da matriz de risco colocam Portugal na "zona amarela" de risco: a incidência passou de 66,4 para 69,8 casos por 100 mil habitantes.

A taxa de transmissibilidade (o chamado Rt) nacional é, agora, de 1,08. Valor que sobe para 1,10 no continente.

https://www.jn.pt/nacional/incidenc...ais-um-dia-sem-mortes-por-covid-13802695.html

Em Lisboa:

Lisboa acima do limiar de risco pela segunda semana consecutiva.

Numa semana, a taxa de incidência no concelho de Lisboa subiu de 153 para 181 casos de covid-19 por 100 mil habitantes em 14 dias. Há cinco municípios com mais de 240 casos.

https://www.jn.pt/nacional/lisboa-a...pela-segunda-semana-consecutiva-13802415.html

Estava à espera de mais 700 e tal casos, foram só 400... Será que o Rt já está a descer outra vez? Aguardemos pela próxima quarta-feira.

Se tiveres dois dias com dores de braços, e problemas nas articulações avisa, é para saber se fui só eu, também levei da Moderna. No próximo dia 17 levo a segunda dose.

Tomem um Paracetamol imediatamente antes ou logo a seguir à vacina. Poupa chatices e desde que não se ultrapasse a dose recomendada (1 grama de 8 em 8 horas) não há crise (a não ser que se seja alérgico, naturalmente). Na minha famelga (foram tomadas todas as que estão disponíveis!) ninguém sentiu nadica de nada!

Dados falsos... A incidência nacional desceu hoje! :disgust:

Tomem um Paracetamol imediatamente antes ou logo a seguir à vacina. Poupa chatices e desde que não se ultrapasse a dose recomendada (1 grama de 8 em 8 horas) não há crise (a não ser que se seja alérgico, naturalmente). Na minha famelga (foram tomadas todas as que estão disponíveis!) ninguém sentiu nadica de nada!
Não tomei nada, não houve necessidade, e a dor no braço é normal.

Não tomei nada, não houve necessidade, e a dor no braço é normal.

Eu vou tomar um Paracetamol 'preventivo'. Mal não faz nenhum e pode evitar chatices. Não é hábito mas já fiz isso uma vez antes de uma desvitalização e foi o que fiz de melhor. Os meus velhotes tomaram e nem um nem outro sentiram coisa nenhuma. Nem no braço. Aliás, a minha mãe nem sabia em que braço tinha sido! :D

Variante indiana pode estar em transmissão comunitária em Portugal.

Foram identificados em Portugal, até agora, 74 casos da variante com origem na Índia, de acordo com a monitorização das linhas vermelhas da covid-19.

Os dados desta sexta-feira da Direção Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Pública Dr. Ricardo Jorge (INSA) mostram que foram identificados 74 casos da linhagem B.1.617.2, a variante associada à Índia.

Segundo o documento, há várias introduções distintas desta variante em Portugal. A ausência de ligação epidemiológica em alguns dos casos mais recentes pode indicar a existência de transmissão comunitária.

O relatório de "Monitorização das linhas vermelhas de covid-19" revela ainda que o número de novos casos de infeção por 100 mil habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 71 casos.

Assim, o valor da taxa de transmissibilidade - R(t) - é superior a 1 a nível nacional (1,08) e sugere uma tendência crescente em todas as regiões de saúde.

Esta tendência é mais acentuada na região de Lisboa e Vale do Tejo.

O relatório sugere que, mantendo-se esta taxa de crescimento, o tempo para atingir a taxa de incidência acumulada a 14 dias de 120 casos por 100 mil habitantes será de 15 a 30 dias a nível nacional e menos de 15 dias para a região de Lisboa e Vale do Tejo.

Segundo o documento, estes fatores "devem ser acompanhados com atenção" nas próximas semanas.

https://www.jn.pt/nacional/relatori...de-variante-indiana-em-portugal-13804953.html

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Eu vou tomar um Paracetamol 'preventivo'. Mal não faz nenhum e pode evitar chatices. Não é hábito mas já fiz isso uma vez antes de uma desvitalização e foi o que fiz de melhor. Os meus velhotes tomaram e nem um nem outro sentiram coisa nenhuma. Nem no braço. Aliás, a minha mãe nem sabia em que braço tinha sido! :D

Malta nova tem reacções mais exacerbadas. Eu tomei o Benuron como prevenção.

Quando levei a 1.ª dose (Pfizer), não tive praticamente sintoma (apenas uma ligeira dor no braço durante dois dias). Com a segunda dose, foi um pouco pior: Dor muito mais forte no local da injeção e também inchaço considerável. No dia seguinte estive muito quebrado, com dores por todo o corpo mas sem febre. Senti também algum inchaço nos gânglios axilares do lado esquerdo (onde foi administrada a vacina). Resolvi com repouso. No dia seguinte (ou seja, 48h após a injeção), estava fresco que nem uma alface! Tirando a dor no braço, não tive qualquer outro sintoma. A bem dizer, nada muito diferente do que acontece com qualquer outra vacina...

Quando levei a 1.ª dose (Pfizer), não tive praticamente sintoma (apenas uma ligeira dor no braço durante dois dias). Com a segunda dose, foi um pouco pior: Dor muito mais forte no local da injeção e também inchaço considerável. No dia seguinte estive muito quebrado, com dores por todo o corpo mas sem febre. Senti também algum inchaço nos gânglios axilares do lado esquerdo (onde foi administrada a vacina). Resolvi com repouso. No dia seguinte (ou seja, 48h após a injeção), estava fresco que nem uma alface! Tirando a dor no braço, não tive qualquer outro sintoma. A bem dizer, nada muito diferente do que acontece com qualquer outra vacina...

Só tive reação a uma vacina uma única vez na vida: contra o tétano. Já tinha levado antes e não senti nada e já levei depois e nada senti. Fiquei com uma bola de golfe no local onde levei a vacina e estive duas semanas sem conseguir dormir para aquele lado. De resto, nicles. Já fui vacinada contra a gripe duas vezes e, recentemente, também levei três doses da vacina contra as hepatites (Twinrix) e nada. Para além das constantes do Plano Nacional de Vacinação. Não me lembro de nenhuma me ter causado qualquer sintoma e a minha mãe diz que mesmo quando era pequenina nunca deu conta de eu ter tido nenhum desconforto. Ainda assim, porque muita gente mais nova teve algumas dores e não tenho pachorra para o sofrimento físico para além de, provavelmente, ter de ir trabalhar a seguir, não custa nada tomar um Paracetamol!

São broncos, como os outros, mas o governo português não tem muitas opções.

dABmW0W.png

Vai viajar para Espanha por via terrestre? Tem de apresentar teste à covid-19 ou certificado de vacinação

https://24.sapo.pt/atualidade/artig...-teste-a-covid-19-ou-certificado-de-vacinacao

Lá, vai a malta fazer testes para ir a Espanha, curioso para entrar em Portugal podem entrar todos e se tiverem vírus melhor ainda e depois admiram-se que coloquem Portugal na lista negra. Aqui, entra toda a gente à balda.
Os ingleses não entraram à balda e em menos de nada cortaram-nos o pio. :lmao:

• Gosto
Reactions: Albifriorento
Vai viajar para Espanha por via terrestre? Tem de apresentar teste à covid-19 ou certificado de vacinação

https://24.sapo.pt/atualidade/artig...-teste-a-covid-19-ou-certificado-de-vacinacao

Lá, vai a malta fazer testes para ir a Espanha, curioso para entrar em Portugal podem entrar todos e se tiverem vírus melhor ainda e depois admiram-se que coloquem Portugal na lista negra. Aqui, entra toda a gente à balda.
Os ingleses não entraram à balda e em menos de nada cortaram-nos o pio. :lmao:

Estou em Espanha há uma semana. Ainda hoje fui mandado parar pela guardia civil numa operação stop. Ninguém me pediu qualquer certificado.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial