Pandemia da COVID-19 2021

Essa foi a que mais me "chocou", em espaços fechados, não usar máscara, a sério? E da maneira que as coisas estão? Basta aparecer um infectado e pronto, novo surto...e sabe-se lá de que variante. :unsure:

Sou a favor das coisas voltarem ao normal, mas da maneira que isto está, muita calminha..para depois não se arrependerem e prejudicarem outros Países...:unsure:

Contra mim falo que a máscara incomoda-me imenso: nem que me pagassem e muito, me apanhavam num transporte público sem máscara por enquanto. É uma absoluta irresponsabilidade. Ainda por cima lá é quase tudo corrido a Astrazeneca...

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Cientistas alertam que levantar restrições é como "construir fábricas de variantes"

Cientistas britânicos alertam que o levantamento de todas as restrições relacionadas com a pandemia de covid-19 pode comparar-se à construção de "fábricas de variantes" num ritmo muito rápido.

https://www.jn.pt/mundo/levantar-re...de-variantes-alertam-cientistas-13904754.html

Curioso o título da notícia, porque no artigo estão citados 4 cientistas, 2 a favor da decisão do governo, 2 contra a decisão do governo. O título certo seria "não há consenso científico sobre o levantamento das restrições".

O UK tem neste momento mais de metade da população vacinada, sendo que pelo menos 8% da população já esteve infectada e só levará uma dose da vacina, o que significará que quase 60% da população está imunizada. Contabilizando crianças com menos de 18 anos e os chalupas que se recusam a receber a vacina, o máximo de vacinados que se vai atingir andará pelos 75%. Quando se devem levantar as restrições? (de notar que o uso de máscara não está proibido, quem quiser pode continuar a usar)

Em Israel, nas últimas 3 semanas morreu uma pessoa com Covid-19. Uma pessoa em 21 dias. Todas as restrições foram levantadas excepto a utilização de máscara em alguns espaços fechados. A variante delta já é dominante por lá.
Israel tem 62% da população vacinada com a 1ª dose, 58% com a segunda.

Em Israel, nas últimas 3 semanas morreu uma pessoa com Covid-19. Uma pessoa em 21 dias. Todas as restrições foram levantadas excepto a utilização de máscara em alguns espaços fechados. A variante delta já é dominante por lá.
Israel tem 62% da população vacinada com a 1ª dose, 58% com a segunda.
Não esquecer também que o número de casos por lá também está em crescendo.

• Gosto
Está sim. Mas sem consequências graves. E está em crescendo, atingindo um máximo até ao momento de 300 casos por dia, para uma população de aproximadamente 10 milhões.
Nós também estávamos com 300 casos por dia e agora estamos com uma média de 2400. É um erro sobrevalorizar o que este vírus consegue fazer, um erro que já foi cometido antes.

• Gosto
O que as pessoas (convenientemente ou não) esquecem é que o aparecimento de variantes é tanto maior quanto mais o vírus circular. Enquanto circular desta forma, a possibilidade de aparecer uma ou mais variantes que contornem o efeito das vacinas é real. Acabar com o uso de máscara em locais fechados como transportes públicos e com a proibição de ajuntamentos daqui por 2 semanas com os números que o RU ainda tem, parece-me precipitado. Só espero que não façam m**** e a seguir venham para cá passar férias...
Eu sinceramente nunca entendi esse argumento. A não ser que o vírus seja erradicado (e acho que isso está infelizmente posto de parte), vai haver sempre variantes novas, é assim que a evolução funciona. Não é uma questão de como o evitar, é de adaptar as vacinas para lidar com isso, tal como se faz com a vacina da gripe e as (imagine-se!) variantes que esta também tem, e que nalguns anos infelizmente limitam a eficácia a uns míseros 10%. Claro que é perfeitamente legítimo achar que se podia ter esperado mais umas semanas ou um mês para estar ainda mais gente vacinada, e eu nem sequer estou a dizer que concordo com a decisão inglesa de abrir naquela data em específico, mas essa história de "Agora não que há variantes!" não tem ponta por onde se pegar, vai sempre haver variantes a não ser que o vírus seja erradicado

Opinião

Por favor, desta vez deixem o Reino Unido experimentar sozinho.

Rui Tavares
5 de Julho de 2021.

Espero francamente que a nova estratégia britânica corra bem — e, se correr bem, teremos todos muito a aprender. Mas manda a prudência e a experiência com as variantes passadas que não sigamos o exemplo já e que nos protejamos entretanto.

O novo ministro da Saúde britânico, Sajid Javid, tomou uma decisão: há que abandonar qualquer pretensão de tentar domar a covid. Os cuidados a tomar ficarão a cargo de cada um, o governo não dará indicações sobre o uso de máscaras e, a partir de 19 de julho, Inglaterra (a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte têm as suas próprias autoridades) estará desconfinada “irreversivelmente”. “Não há volta atrás”, diz o ministro, que acrescenta: “Há que ser claro: os casos vão aumentar significativamente...

https://www.publico.pt/2021/07/05/o...ixem-reino-unido-experimentar-sozinho-1969097

Não consigo ler tudo porque não sou assinante do Público, mas concordo com o título, eles que "experimentem" sozinhos e assumam as consequências, mas não venham prejudicar outros com as suas variantes, esta "impaciência" pode dar maus resultados, veremos se sim ou não :unsure:

Eu sinceramente nunca entendi esse argumento. A não ser que o vírus seja erradicado (e acho que isso está infelizmente posto de parte), vai haver sempre variantes novas, é assim que a evolução funciona. Não é uma questão de como o evitar, é de adaptar as vacinas para lidar com isso, tal como se faz com a vacina da gripe e as (imagine-se!) variantes que esta também tem, e que nalguns anos infelizmente limitam a eficácia a uns míseros 10%. Claro que é perfeitamente legítimo achar que se podia ter esperado mais umas semanas ou um mês para estar ainda mais gente vacinada, e eu nem sequer estou a dizer que concordo com a decisão inglesa de abrir naquela data em específico, mas essa história de "Agora não que há variantes!" não tem ponta por onde se pegar, vai sempre haver variantes a não ser que o vírus seja erradicado

Não percebeste: quanto mais circula, maior o número de variantes. Nunca disse que tínhamos de esperar que não circule/não existam variantes. Além disso, ou há dois PMs Boris Johnson ou ele está a precisar de ser visto rapidamente por um neurologista...

• Gosto
Eh pá, lá para 19 pode haver 50 mil casos por dia. É mesmo a hora certa para acabar com a obrigatoriedade de uso de máscara em espaços fechados e de ajuntamentos. Espero que a ir para a frente, não os deixem sair dali...

Não percebeste: quanto mais circula, maior o número de variantes. Nunca disse que tínhamos de esperar que não circule/não existam variantes. Além disso, ou há dois PMs Boris Johnson ou ele está a precisar de ser visto rapidamente por um neurologista...

Isso de quanto mais circular maior a probabilidade de variantes há é verdade... e continuará a ser verdade a não ser que o vírus seja erradicado. Uma vez mais, se formos por aí nunca se abre

• Gosto
Reactions: Albifriorento
Boris está com uma pressao politica imensa. Primeiro porque já adiou o fim das restricoes por 1 mes (era para ser a 19 de junho), depois porque durante os primeiros meses andou a vender o sucesso da vacinacao contra a UE como um suposto beneficio do Brexit, portanto seria suicidio politico nao acabar de vez com as restricoes.

Por outro lado, também eu tenho mix views em relacao a esta decisao. A verdade é que se vendeu durante 1 ano as vacinas como solucao para o fim das restricoes. Ora quando se tem já uma larga maioria da populacao vacinada, continua-se com as restricoes? Seria um negacionismo a ciencia, na minha opiniao.

Isso de quanto mais circular maior a probabilidade de variantes há é verdade... e continuará a ser verdade a não ser que o vírus seja erradicado. Uma vez mais, se formos por aí nunca se abre

Já olhaste para os números do RU? E para as previsões do próprio BoJo? Parece-te boa ideia permitir que as pessoas andem de transportes públicos sem máscara com aquele número de infecções e com aqueled números de vacinação, ainda para mais maioritariamente Astrazeneca?
Eu cá estou a lixar-me, principalmente se eles não puderem sair dali. Que eu, certamente, para lá não vou.

• Gosto