Pandemia da COVID-19 2021

Hm...possivelmente! Mas achei o Funchal muito parado. Havia alguns turistas sim mas como não havia cruzeiros, não havia aquele movimento que se esperava. Pelo menos, foi a minha impressão!
Recordo que alguns colegas de faculdade da Madeira lamentavam que a Madeira não tinha o turismo jovem das Canárias e Baleares nem a animação nocturna destas ilhas, que era um turismo muito mais sénior.

+1382 novos casos.
Não estou a gostar nada da evolução dos ultimos dias para um país que já tem mais de 85% da população vacinada...
Eu também não estou a gostar. No entanto tenho reparado no worldometers weeckly trents que a taxa de crescimento tem estado a reduzir-se, hoje põe um crescimento de +0.7% (os 7 dias anteriores comparando com os 7 dias anteriores). E hoje para surpresa o relatório põe o Rt a 1.03 descendo dos 1.08. Uma observação parece corrobar a outra, ficamos a aguardar.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
+1382 novos casos.
Não estou a gostar nada da evolução dos ultimos dias para um país que já tem mais de 85% da população vacinada...

A vacina nao previne infecao, previne sintomas graves ou ate ligeiros. Mas se se continuar a fazer testes continua a detetar-se casos. Eu ultimamente só sei de casos de vacinados sem sintomas.

Os casos de COVID não deviam alarmar ninguém, até porque a vacina não previne totalmente a infeção (reduz a transmissibilidade, mas não elimina o vírus) e, melhor do que isso, previne hospitalizações e mortes. Noutras alturas, com o número de casos atual, teríamos já um aumento brutal nas hospitalizações em enfermarias e nas UCI, coisa que não tem acontecido até ao momento (hoje até houve uma redução de 26 pacientes nas enfermarias), e o número de mortes continua bastante baixo (abaixo de 10 por cima, quando em alturas semelhantes já andava acima). :)
Em 2019, a gripe causou a morte de várias centenas de pessoas, a maioria numa vaga acima do normal em janeiro desse ano. Tendo em conta que a mortalidade da gripe é de 0,1 a 0,2 por 100 pessoas, o número de infetados anualmente em Portugal andará certamente nas centenas de milhares. A grande diferença em relação à COVID é que, como a pandemia da gripe é bem mais antiga e duma altura em que nem sequer se conhecia bem a genética, não se criou o hábito de rastrear os casos de gripe e, portanto, ninguém fala disso. :eek:

Quando a maioria da população mundial estiver vacinada (ao ritmo atual será no início do próximo ano - África fica para depois, infelizmente), a OMS deverá decretar o fim da pandemia - não porque os casos deixem de existir, mas porque os efeitos deixarão de se notar tanto e a população poderá ficar aliviada. A lei do mais forte tomará conta do resto, eliminando os mais fracos (comummente chamados de negacionistas). :rolleyes:

+1382 novos casos.
Até podíamos ter 10 000 casos. Importa é saber o número de doentes graves e mortes. Isso é que será mau sinal se disparar nos números.

É o que dá ter apenas 18% da população totalmente vacinada: :shocking:
https://www.google.com/search?q=cor...0j0i22i30l5.3543j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Em países com maior percentagem de vacinados e que estão a ter também um aumento grande de infeções, como o Reino Unido, a Bélgica ou a Dinamarca, o número de hospitalizações e mortes está bem inferior ao de vagas anteriores com a mesma intensidade... :thumbsup:
A minha melhor amiga tem uma funcionária Ucraniana que esteve há pouco de férias na sua terra natal e lhe contou da confusão que para lá vai. O governo teve de tomar medidas para 'persuadir' a malta a vacinar-se...

Os outros países que tinham adotado a mesma estratégia de "COVID nulo" abandonaram a estratégia quando a vacinação chegou a valores aceitáveis. Foi o que aconteceu com a Argentina, a Nova Zelândia, a Islândia, as Ilhas Faroé, a Austrália (ou melhor dizendo, os estados mais vacinados - Nova Gales do Sul, Camberra e Vitória), Taiwan, Coreia do Sul ou Singapura. A China, com mais de 70% dos seus 1,5 mil milhões de habitantes vacinados (mais inclusive que muitos destes outros países), parece querer continuar com a mesma estratégia. O que é que se passa por lá? :huh: