Pandemia da COVID-19 2021

Hoje parece que voltou a acelerar. Hoje é feriado por isso, teoricamente amanhã teremos um dia com casos abaixo da média. Na semana que vem volta a ser feriado, por isso só daqui por duas semanas é que veremos se está a aumentar ou não.
Há uma explicação para isso, que poderá ser confirmada nos próximos dias: :pray:
tY6DySwh.png

No Algarve, houve mais casos e mortes em Novembro 2021 do que em Novembro 2020.

Novembro 2020

Casos: 2525
Mortes: 20

Novembro 2021

Casos: 4768
Mortes: 30

Hoje parece que voltou a acelerar. Hoje é feriado por isso, teoricamente amanhã teremos um dia com casos abaixo da média. Na semana que vem volta a ser feriado, por isso só daqui por duas semanas é que veremos se está a aumentar ou não.

No worldmeters, a taxa de crescimento vinha de facto a reduzir-se, chegamos a andar nos 50% de crescimento de casos, hoje estamos nos 29%, mas como já disse, os resultados de hoje foram brutais.
De dia 17 para dia 24 houve um aumento de 50%. De 24 para 1 houve um aumento de 20%. Está em clara desaceleração neste momento.
A minha aposta é que ficará em planalto nos 4 a 5 mil casos diários.

No Algarve, houve mais casos e mortes em Novembro 2021 do que em Novembro 2020.

Novembro 2020

Casos: 2525
Mortes: 20

Novembro 2021

Casos: 4768
Mortes: 30
Taxa de letalidade:
- 2020: 1,79%
- 2021: 0,63%

A taxa de letalidade é 2,8 vezes menor! :unsure:

Última edição:
  • Gosto
Reactions: meteo

Essa noticia e comica: um vacinado triplo infecta outro vacinado triplo. Ambos tem sintomas leves.

Eu digo-vos algo, que ja repeti aqui varias vezes. Tivemos aqui um grande outbreak em Novembro, e foi mais alarido do que outra coisa. Muita gente ficou doente, mas so duas pessoas visitaram o hospital (ambas nao vacinadas), e varios sofreram long covid, mas a maioria safou-se bem, pelo que tenho visto.

A covid, de modo geral, e uma doenca com riscos, para quem nao e vacinada (mas ha muita gente nao vacinada que se safa bem). Para quem e vacinado, os riscos sao ainda menores (mas nao ha garantias tambem, especialmente para os mais vulneraveis).

Nao vale a pena vacinas obrigatorias. Eu sou contra. Especialmente em Portugal, onde ja quase toda agente foi vacinada! Na verdade, eu acho tornar obrigatoria uma vacina vai contra certos direitos humanos. Ninguem deve ser forcado a uma accao medica. Podiam era exigir os custos medicos aos nao vacinados. Assim os nao vacinados sao responsaveis por aquilo que escolheram ter (confiar somente na sua resposta imunutaria, sem ajuda de uma vacina). Vacinem quem quer ser vacinado. Impor vacinas demonstra medo por parte dos governos e tendencias autoritarias, que nem a China se lembra. No entanto, sou a favor das vacinas, eu proprio tomei ja duas.

No Verao tinha sido boa altura de termos tido deixar o virus correr livre, e infectar a populacao. A maioria da populacao estava vacinada, e quem nao estava, ficou imunizado naturalmente (como a maioria dos jovens e criancas). Foi o que o RU fez e a experiencia correu bem. Para a maioria das pessoas claro. Ha muita histeria neste momento.

Os governantes esquecem-se do simples facto de que vamos ter que aprender a viver com este virus. Ele nao vai ser eliminado. E vamos ter que ganhar imunidade crescente a ele, por vacinas e infeccoes naturais. Usem mascara para minimizar cargas virais.

Mas compreendo o medo colectivo. O virus foi a coisa mais dificil que tive na mnha vida (no ano passado). Compreendo que a maioria das pessoas nao esteja disposta a correr esse risco. A nao ser por estupidez. Sao poucos que se calhar tem mesmo coragem de se atirar aos leoes, sem a ajuda de uma vacina.

E ha sempre a probabilidade de eu estar redondamente errado no que disse, e a Omicron ser muito mais problematica, do que eu assumo ser. E nesse momento, os governos tem razao na sua histeria e medidas.

Usar máscara dentro da discoteca ou num bar? DGS clarifica e diz que não é obrigatório​

A DGS clarificou que o uso de máscara dentro da discotecas não é obrigatório — apenas o será para trabalhadores. Insiste também que é necessário certificado digital e um teste negativo.

Faz sentido, até nem há muita gente junta e a dançar numa discoteca.

Toda a gente sabe que o vírus não gosta de barulho e ainda menos música muito alta... :D
Também critica se tudo ! Obviamente que não faz sentido estar numa discoteca com máscara. E já que há obrigação agora de ter um teste negativo para entrar numa discoteca, provavelmente é mais seguro ir à discoteca sem máscara do que a um centro comercial com máscara.
Alternativas? Mais 6 meses com discotecas e bares fechados? Ou todos os Invernos quando o Covid voltar em força?

Obviamente que não faz sentido estar numa discoteca com máscara.

Como espaço fechado e onde há grande proximidade penso que faz sentido, mesmo com certificado e testes, excepto se estiverem a consumir como é óbvio.

A própria DGS contradiz-se, afinal é só para os trabalhadores desses espaços, só esses é que são "perigosos" e potenciais transmissores, mesmo com certificado e teste negativo?

Uso de máscara obrigatório em bares e discotecas a partir de dezembro.​

O presidente da Associação de Discotecas Nacional disse esta sexta-feira que o Governo confirmou a obrigatoriedade do uso de máscara no interior dos estabelecimentos de animação noturna, a partir de 1 de dezembro, no âmbito do combate à pandemia.

Hoje, no final da reunião com o Governo, em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação de Discotecas Nacional (ADN), José Gouveia, disse que o secretário de Estado lhe transmitiu que a partir do dia 1 de dezembro os utentes de bares e discotecas terão de utilizar máscara no interior destes estabelecimentos.

Usar máscara dentro da discoteca ou num bar? DGS clarifica e diz que não é obrigatório​

A DGS clarificou que o uso de máscara dentro da discotecas não é obrigatório — apenas o será para trabalhadores. Insiste também que é necessário certificado digital e um teste negativo.

São todas estas contradições que, a meu ver, cada vez descredibilizam mais estas orientações, um dia é, noutro dia já não é, mesmo sendo uma situação imprevisível como é a pandemia.

Se eu vou a um restaurante, entro com máscara e só a tiro para comer, depois de comer volto a colocar, a máscara não me impede de falar com outra pessoa.

E em eventos ao ar livre? Com o devido distânciamento já é obrigatória?

Eu não estou a dizer para as pessoas deixarem de ir às discotecas, mas se a máscara pode ser mais uma barreira, ainda por cima em ambientes cheios e fechados, porque não usar? Não me digam que é por estarem a dançar com máscara... :D Realmente é uma situação estranha, mas é aí mesmo que o risco aumenta ainda mais.

Ah mas temos certificado e teste, ok, tudo bem, mas o certificado não garante que naquele momento a pessoa não esteja sem o vírus, e o teste pode ser falível (falso negativo).

Basta uma pessoa estar infetada sem o saber para criar um surto numa discoteca.

A máscara, como disse, é apenas mais uma barreira, penso que neste momento devemos usar todas as "ferramentas" possíveis para minimizar o contágio.

Última edição:
In a study conducted by researchers at Germany's Paul Ehrlich Institute, the Robert Koch Institute and Berlin's Charite Hospital, 20% of the antigen tests available on the market failed to detect the virus even when there was a high load.

According to the preprint, 26 of the 122 examined tests did not even meet the minimum requirement, which is 75% sensitivity. Rapid tests should work in 75% of cases, if a sample contains a defined amount of the virus.
Surprisingly, manufacturers are currently allowed to sell rapid antigen tests without external quality assessment and issue the CE mark of compliance with EU safety and quality regulations themselves.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Annual vaccines to tackle Covid-19 are likely to be needed, the boss of pharmaceutical giant Pfizer has said.

Dr Albert Bourla said yearly vaccinations could boost population immunity, adding that the company is already working on a new jab for the Omicron variant.

He told the BBC: “Based on everything I have seen so far, I would say that annual vaccinations . . . are likely to be needed to maintain a very robust and very high level of protection.”
Dr Bourla said immunising that age group in the UK and Europe would be a very good idea. “Covid in schools is thriving,” he said. “This is disturbing, significantly, the educational system, and there are kids that will have severe symptoms.

“So there is no doubt in my mind that the benefits, completely, are in favour of doing it.”

É uma grande chatice ter que imunizar toda a gente várias vezes por ano. A Pfizer não quer de todo ganhar centenas de billions nos próximos anos.

'Estamos juntos' no sacrifício.

Reino Unido aprova novo tratamento contra a covid-19 válido para a ómicron.​

A Agência Britânica de Medicamentos (MHRA) autorizou um novo medicamento contra a covid-19, o anticorpo monoclonal do laboratório britânico GlaxoSmithKline, anunciou o regulador, sublinhando que o tratamento permaneceu ativo contra a nova variante ómicron.

O medicamento demonstrou ser "seguro e eficaz na redução do risco de hospitalização e morte em pessoas com infeção leve a moderada por covid-19 e com um risco aumentado de desenvolver uma forma grave da doença", refere o regulador britânico em comunicado.

Desenvolvido em parceria com o laboratório californiano Vir Biotechnology, o tratamento à base de anticorpos monoclonais de longa ação permite, graças a uma única dose, reduzir em 79% o risco de hospitalização e morte em adultos com alto risco de apresentar sintomas, explica.

A GSK, por sua vez, garantiu que o seu tratamento experimental permanece ativo "contra as principais mutações da nova variante ómicron", de acordo com dados pré-clínicos.

"Até o momento, o sotrovimab mostrou que permanece ativo contra todas as variantes de preocupação e de interesse definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)", afirmou.

O medicamento foi classificado no final de junho pela Comissão Europeia como um dos cinco tratamentos mais promissores para covid-19.

• Gosto
Como espaço fechado e onde há grande proximidade penso que faz sentido, mesmo com certificado e testes, excepto se estiverem a consumir como é óbvio.

A própria DGS contradiz-se, afinal é só para os trabalhadores desses espaços, só esses é que são "perigosos" e potenciais transmissores, mesmo com certificado e teste negativo?

Uso de máscara obrigatório em bares e discotecas a partir de dezembro.​

O presidente da Associação de Discotecas Nacional disse esta sexta-feira que o Governo confirmou a obrigatoriedade do uso de máscara no interior dos estabelecimentos de animação noturna, a partir de 1 de dezembro, no âmbito do combate à pandemia.

Hoje, no final da reunião com o Governo, em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação de Discotecas Nacional (ADN), José Gouveia, disse que o secretário de Estado lhe transmitiu que a partir do dia 1 de dezembro os utentes de bares e discotecas terão de utilizar máscara no interior destes estabelecimentos.

São todas estas contradições que, a meu ver, cada vez descredibilizam mais estas orientações, um dia é, noutro dia já não é, mesmo sendo uma situação imprevisível como é a pandemia.

Se eu vou a um restaurante, entro com máscara e só a tiro para comer, depois de comer volto a colocar, a máscara não me impede de falar com outra pessoa.

E em eventos ao ar livre? Com o devido distânciamento já é obrigatória?

Eu não estou a dizer para as pessoas deixarem de ir às discotecas, mas se a máscara pode ser mais uma barreira, ainda por cima em ambientes cheios e fechados, porque não usar? Não me digam que é por estarem a dançar com máscara... :D Realmente é uma situação estranha, mas é aí mesmo que o risco aumenta ainda mais.

Ah mas temos certificado e teste, ok, tudo bem, mas o certificado não garante que naquele momento a pessoa não esteja sem o vírus, e o teste pode ser falível (falso negativo).

Basta uma pessoa estar infetada sem o saber para criar um surto numa discoteca.

A máscara, como disse, é apenas mais uma barreira, penso que neste momento devemos usar todas as "ferramentas" possíveis para minimizar o contágio.
A malta que vai aos bailes de Carnaval vai mascarada, nem os olhos se vê e nem tira sequer o disfarce para beber. :D

Vaccinated who get breakthrough infections are less contagious

Virus production and the duration of acute infection were similar for all of the variants. However, breakthrough infections in vaccinated individuals cleared faster—on average, in 5.5 days—than infections in unvaccinated individuals, which took an average of 7.5 days to clear.

Uncontrolled HIV could be behind COVID-19 variants in Africa

Researchers carry out the first head-to-head comparison of the Pfizer and Moderna vaccines

Study compares decline in effectiveness for Moderna, Pfizer, Janssen vaccines; and mortality consequences

(A dose da Moderna é >3x que a Pfizer)

• Gosto
A malta que vai aos bailes de Carnaval vai mascarada, nem os olhos se vê e nem tira sequer o disfarce para beber. :D

Um bom disfarçe de carnaval para este ano é o escafandro de mergulhador, daqueles bem antigos e pesados, que tapam tudo e só tem um vidro à frente dos olhos para se poder ver... :D

Os dados de hoje mostram uma descida (feriado ontem) mas por outro lado um aumento significativo dos internados que é o que realmente interessa, os óbitos, sempre de lamentar, estão relativamente estáveis:

kcIS8t3.jpg

• Gosto