Pandemia da COVID-19 2022

Mais uma parvoíce das nossas autoridades de saúde:

Ontem fui a um restaurante e pediram-me o certificado de vacinação (quase todos os dias vou a restaurantes e não mo pediam há semanas, mas o senhor que me atendeu era um pouco mais zeloso). Fui, como sempre que mo pedem, buscá-lo à app da Saúde24. Mas estava inválido porque recebi a minha 3ª dose há menos de 15 dias... Apesar de já ter as duas anteriores...
Por sorte, tinha uma cópia do certificado de antes de ter levado a 3ª dose na memória do telemóvel, que deu para validar.
Qual é a lógica de o certificado com a 3ª dose há menos de 15 dias estar inválido e o das 2 doses sem a 3ª estar válido????

Mais uma parvoíce das nossas autoridades de saúde:

Ontem fui a um restaurante e pediram-me o certificado de vacinação (quase todos os dias vou a restaurantes e não mo pediam há semanas, mas o senhor que me atendeu era um pouco mais zeloso). Fui, como sempre que mo pedem, buscá-lo à app da Saúde24. Mas estava inválido porque recebi a minha 3ª dose há menos de 15 dias... Apesar de já ter as duas anteriores...
Por sorte, tinha uma cópia do certificado de antes de ter levado a 3ª dose na memória do telemóvel, que deu para validar.
Qual é a lógica de o certificado com a 3ª dose há menos de 15 dias estar inválido e o das 2 doses sem a 3ª estar válido????
É a lógica da estupidez, bastante comum durante a pandemia.

Sao tantos exemplos da falta de lógica. Muitos.

Em relacao às vacinas, porque tomar a terceira dose da vacina para quem já teve a Omicron? Porque teimar em pedir os certificados?

Em relacao às vacinas, porque tomar a terceira dose da vacina para quem já teve a Omicron? Porque teimar em pedir os certificados?
Mas aqui ninguém leva a terceira dose se tiver estado infectado (independentemente da variante) nos últimos 5 meses!

Bem a partir de Junho em Portugal devo ficar impedido de ir ao restaurante, ginásios ou espectáculos pois não tenho a terceira dose nem tenciono tomar tão cedo. Com os dados epidemiológicos disponíveis parece que poderemos cair numa espécie de paranóia sanitária com as regras dos certificados.

• Gosto
Reactions: algarvio1980
Bem a partir de Junho em Portugal devo ficar impedido de ir ao restaurante, ginásios ou espectáculos pois não tenho a terceira dose nem tenciono tomar tão cedo. Com os dados epidemiológicos disponíveis parece que poderemos cair numa espécie de paranóia sanitária com as regras dos certificados.

Nessa altura já nao temos de usar os certificados. Em Barcelona já o aboliram, na Republica Checa também. Aqui na Bélgica, vao comecar a avaliar a sua necessidade e pode deixar de ser usado a partir de meados de Marco. Na Dinamarca e Suecia igual. É uma questao de tempo. Eu tambem nao tenho a terceira dose, até porque estou a usar a recuperacao de covid. Mas só tomo se for realmente necessário para viajar. Caso contrário, nao tomo.

Não me parece... O certificado certamente será necessário para viajar durante algum tempo (como foi durante bastante tempo com a malária ou o sarampo), no entanto tenho dúvidas que, dentro do país, o certificado continue durante muito tempo. Cabe ressalvar que o certificado digital em outubro deixou de ser necessário em quase todo o lado (tirando nos bares e discotecas), tendo sido reintroduzido em dezembro com a segunda vaga da Delta! :D

Entretanto os casos em Portugal estão a cair vertiginosamente: :surprise:
VEClyt4h.png

Se quertes que te diga, eu que já tenho as 3 doses, nem sequer me dei ao trabalho de fazer o download do certificado com a 3ªdose, ainda só tenho o correspondente às 2as.

Se quertes que te diga, eu que já tenho as 3 doses, nem sequer me dei ao trabalho de fazer o download do certificado com a 3ªdose, ainda só tenho o correspondente às 2as.
Eu tomei a terceira dose há uns dias, mas foi só porque me mandaram um SMS a perguntar se a queria tomar, não estava com grande pressa

Nos últimos tempos pouco se fala da COVID, pela primeira vez em dois anos, e com alguma razão: em primeiro lugar já não é notícia e em segundo, com a vacinação elevada e uma variante menos contagiosa, tornou-se uma doença controlável e não tão preocupante (de facto, a gripe sazonal teve, em anos fortes como 2017 ou 2019, uma taxa de letalidade até ligeiramente superior à da vaga da Ómicron). :)

Entretanto a queda abismal de casos continua. Se for como está a acontecer já noutros países, em poucas semanas o número de casos será residual, ainda que a mortalidade deva diminuir mais lentamente, como também já é costume (deverá começar já a diminuir nos próximos dias). :uau:
Fala-se da possibilidade de desenvolver-se uma variante mais perigosa em zonas mais pobres, mas tenho muitas dúvidas disso. Para isso acontecer seria necessário que houvesse muita gente sem vacinação, o que é cada vez menos comum a nível mundial, dado que 65% da população global tem pelo menos uma dose da vacina. O único local onde isso poderia acontecer é nalgumas zonas de África, mas a vacinação também já está a começar por lá. :pray:
vlcxzFvh.png

Dr. Kapil Gupta, lead author of the BrisDelta study, explains: "Our results showed that one can have several different virus variants in one's body. Some of these variants may use kidney or spleen cells as their niche to hide, while the body is busy defending against the dominant virus type. This could make it difficult for the infected patients to get rid of SARS-CoV-2 entirely."

SARS-CoV-2-infected individuals could have different variants hidden in different parts of the body