Pandemia da COVID-19 2022

Tal como já dizia há uns tempos, a sexta vaga da COVID-19 em Portugal está a chegar ao seu fim e todos os índices estão a cair bem neste momento - número de casos, número de mortes, taxa de letalidade, ritmo de transmissibilidade, número de hospitalizações, entre outras estatísticas. E conseguiu-se ultrapassar uma vaga sem grandes medidas restritivas - apenas com algumas medidas básicas em locais com pessoas vulneráveis. :thumbsup:
De facto, esta vaga tem as suas vantagens, já que aumentou em larga escala a percentagem de população idosa com imunidade natural ao vírus, e com uma estirpe bem menos letal que as inciais (incluindo a própria BA.1 da Ómicron). Com isto foi inclusive possível fazer estudos que comprovam exatamente o que já se esperava: que a taxa de letalidade abaixo dos 60 anos com a BA.5 é praticamente nula, e que reforçar os mais idosos com mais uma dose da vacina, quiçá já adaptada às novas variantes, vale a pena, pois reduz a taxa de letalidade em quase 70% comparando com os idosos não vacinados. Não me espantaria nada que as restrições ainda presentes nos transportes públicos e noutros locais acabassem já antes do início de julho, com o fim do Estado de Alerta... :unsure:

Entretanto, no resto da Europa, os casos já estão a crescer outra vez devido à Ómicron BA.5, e há uma certa preocupação nalguns países. Por alguma razão que desconheço demorou bastante tempo para que a nova linhagem se espalhasse pela Europa... porque terá sido assim? :intrigante:

• Gosto
Reactions: RStorm
Dois anos e tal depois e ainda se fala em imunidade...

Dois anos e tal depois e ainda se fala em imunidade...
Eu explico-te a imunidade funciona assim: durante 2 anos e 2 meses tive imune ao Covid até que apanhei e perdi a imunidade, agora já tenho novamente imunidade até apanhar outra vez (bater na madeira). :D Assim, funciona a imunidade à minha maneira.

Deixa vir, o Inverno que até a imunidade vai bater palmas.

• Gosto
Reactions: ClaudiaRM
Eu explico-te a imunidade funciona assim: durante 2 anos e 2 meses tive imune ao Covid até que apanhei e perdi a imunidade, agora já tenho novamente imunidade até apanhar outra vez (bater na madeira). :D Assim, funciona a imunidade à minha maneira.

Deixa vir, o Inverno que até a imunidade vai bater palmas.
Não há imunidade, como não há imunidade para outras doenças respiratórias. Conheço uma pessoa que em mês e meio apanhou Covid duas vezes. Eu não apanhei Covid durante 2 anos e 2 meses porque tive sempre cuidado. Depois, chegou uma sub-linhagem que mesmo com cuidados se safa bem. Se deixar de usar máscara em espaços fechados e me meter em apertos, apanho outra vez em três tempos. Se será tão leve como a primeira? It remains to be seen.

A partir de amanhã deixa de ser obrigatório apresentar o certificado digital em voos vindos de países de risco e a quarentena passa para apenas 5 dias em vez dos atuais 7. Mantém a obrigatoriedade do uso da máscara nos transportes públicos, em estabelecimentos de saúde e lares de idosos: :D
Mudanças nas regras

Neste momento, a COVID-19 em Portugal está numa situação bastante boa, com o R(t) a baixar e numa altura em que a Europa começa a sofrer os efeitos da vaga da linhagem BA.5 da Ómicron. De facto, na passada segunda tivemos o menor número de casos ativos desde dezembro e a mortalidade também anda nos menores valores desde que a Ómicron apareceu em Portugal. :)

• Gosto
Reactions: hurricane
Começa a faltar clientela ao bicho, por motivos óbvios. Contam-se pelos dedos das minhas mãos as pessoas que conheço bem e que ainda não foram infectadas. As pessoas que me são mais próximas tinham, na sua maioria relevante, escapado até Abril. Daí para cá foi uma razia. No Outono falamos.

No Algarve, numa semana duplicou o nº de internados de 43 para 85, ou seja, mais 42 internados e 2 nas UCI e estão ventilados. Morreram 11 pessoas na última semana, os casos activos subiram em relação à semana anterior e são mais 213 casos. estando 8954 casos activos. :wacko:

• Gosto
Reactions: RStorm e frederico
No Algarve, numa semana duplicou o nº de internados de 43 para 85, ou seja, mais 42 internados e 2 nas UCI e estão ventilados. Morreram 11 pessoas na última semana, os casos activos subiram em relação à semana anterior e são mais 213 casos. estando 8954 casos activos. :wacko:
Turismo, certamente. Aumenta o people, aumenta o bicho!

No Algarve, numa semana duplicou o nº de internados de 43 para 85, ou seja, mais 42 internados e 2 nas UCI e estão ventilados. Morreram 11 pessoas na última semana, os casos activos subiram em relação à semana anterior e são mais 213 casos. estando 8954 casos activos.
É a única região onde tal aconteceu - nas outras os casos e as mortes continuam a cair e bem. Suponho que tenha a ver com o turismo e aumento da população... :intrigante: