Pandemia da COVID-19 2022

Eu que praticamente já não uso máscara em quase lado nenhum, confesso que ao viajar de metro e comboio nestes dias tentei fazer o mesmo... mas não consegui. Mesmo sendo quase o único a usar não me senti seguro. Pode ser um medo infundado ou até incongruente com outros ambientes em que não uso máscara...
Mas é mesmo intrínseco.

Eu que praticamente já não uso máscara em quase lado nenhum, confesso que ao viajar de metro e comboio nestes dias tentei fazer o mesmo... mas não consegui. Mesmo sendo quase o único a usar não me senti seguro. Pode ser um medo infundado ou até incongruente com outros ambientes em que não uso máscara...
Mas é mesmo intrínseco.
Eu só uso em espaços fechados se houver muita gente e/ou pessoas mais velhas mas em transportes públicos não me apanham sem ela (a não ser que esteja vazio). Algumas, muito poucas, pessoas que conheço e que tinham escapado até agora foram premiadas nestas férias.

• Wow
Reactions: "Charneca" Mundial
Eu geralmente sou a favor de relaxamentos (e sim, estou cansado da COVID-19), mas é preciso algum realismo. Esta medida é puramente populista e pode ser extremamente problemática: :buh:
Fim do Estado de Alerta

Lembram-se de, no início do ano, de o plano sobre o fim das restrições falar sobre o "sistema Sentinela"? O fim do Estado de Alerta essencialmente fará com que deixe de haver qualquer tipo de testagem, visto que esta estava englobada dentro das medidas do tal Estado da Proteção Civil. :facepalm:

E sim, a COVID-19 continua a ser uma pandemia - simplesmente deixou de ser um problema de saúde pública para a larga maioria da população. No entanto, é preciso ter em conta que ainda não é uma gripe, visto que a taxa de mortalidade nos mais idosos é alta (ainda que muito menor do que era no começo). A diminuição das medidas um pouco por todo o mundo é o resultado desse vírus enfraquecido por linhagens fracas duma variante mais fraca e a vacinação. No entanto, para acabar com a pandemia, é necessário vigiar o que se passa, e isso é algo que já ninguém está a fazer (nem se deu ao trabalho de colocar a COVID-19 no Sentinela), e, para piorar a situação, as novas vacinas estão a ter problemas em avançar devido à diminuição brusca de financiamento. Dado o avanço no escuro e o inverno que se aproxima, há o risco de surgir uma variante que fuja à imunidade das vacinas e que, ao mesmo tempo, seja muito mais letal que as linhagens da Ómicron... :unsure:

Neste momento isto tem tudo ar de outono de 1818. Eu espero sinceramente estar enganado! :pray:

Eu geralmente sou a favor de relaxamentos (e sim, estou cansado da COVID-19), mas é preciso algum realismo. Esta medida é puramente populista e pode ser extremamente problemática:
Fim do Estado de Alerta

Lembram-se de, no início do ano, de o plano sobre o fim das restrições falar sobre o "sistema Sentinela"? O fim do Estado de Alerta essencialmente fará com que deixe de haver qualquer tipo de testagem, visto que esta estava englobada dentro das medidas do tal Estado da Proteção Civil.

E sim, a COVID-19 continua a ser uma pandemia - simplesmente deixou de ser um problema de saúde pública para a larga maioria da população. No entanto, é preciso ter em conta que ainda não é uma gripe, visto que a taxa de mortalidade nos mais idosos é alta (ainda que muito menor do que era no começo). A diminuição das medidas um pouco por todo o mundo é o resultado desse vírus enfraquecido por linhagens fracas duma variante mais fraca e a vacinação. No entanto, para acabar com a pandemia, é necessário vigiar o que se passa, e isso é algo que já ninguém está a fazer (nem se deu ao trabalho de colocar a COVID-19 no Sentinela), e, para piorar a situação, as novas vacinas estão a ter problemas em avançar devido à diminuição brusca de financiamento. Dado o avanço no escuro e o inverno que se aproxima, há o risco de surgir uma variante que fuja à imunidade das vacinas e que, ao mesmo tempo, seja muito mais letal que as linhagens da Ómicron...

Neste momento isto tem tudo ar de outono de 1818. Eu espero sinceramente estar enganado!
Parece que afinal eu estava errado acerca do Estado de Alerta e de facto precipitei-me um pouco: não é tão abrangente como eu achava. Em suma, não se comete o erro de acabar com qualquer tipo de vigilância e a normalidade regressa em grande parte. Acaba-se hoje, portanto, o isolamento obrigatório de 5 dias devido à pandemia (o que também era o de menos, sejamos sinceros): :D
Fim do isolamento de 5 dias

No entanto, o risco de uma nova variante mais infecciosa, mais letal e que fuja à imunidade trazida pelas vacinas e pelo contágio continua a ser real, visto que o acompanhamento do vírus neste momento a nível global é bem fraco. Notícias como esta não são um bocadinho preocupantes, mas para já não vale entrar em alarmismos: :pray: :thumbsup:
Khhosta-2

Obrigado! Hoje tenho a somar mais um sintoma: perdi o olfacto. Mas como isso é um clássico meu em mais de metade do ano, não estranho!

Eu nunca tinha perdido o olfacto na vida e continuo com boa parte dele em falta. É muito estranho porque sempre tive um olfacto apurasíssimo. Julgo que nos últimos tempos tem melhorado qualquer coisa. Espero que no teu caso seja momentâneo e que mais nada te incomode.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Uma coisa curiosa deste regresso à normalidade é que, tal como no início da pandemia, há uma inversão da noção do risco, uma inversão do medo. Nos locais públicos a máscara passou a ser um sinal de proteção dos outros e não de autoproteção. E um indicador, pelos gestos, de "infetados". Nas breves deslocações que tive que fazer notei muitos olhos em cima de mim... mas também vi mais gente que como eu passou aos olhos dos outros a ser "forte suspeita de covid".
Seria bom que todos tivessem estas cautelas, sobretudo agora que temos, por exemplo, que ir trabalhar se infetados sem sintomas impeditivos.
Da doença em si, sinto agora alguma fadiga, muito menos dores e uma tosse muito ligeira.
E ainda há um bónus... bom. Caramba, já não dormia tão bem há muito tempo!

Uma coisa curiosa deste regresso à normalidade é que, tal como no início da pandemia, há uma inversão da noção do risco, uma inversão do medo. Nos locais públicos a máscara passou a ser um sinal de proteção dos outros e não de autoproteção. E um indicador, pelos gestos, de "infetados". Nas breves deslocações que tive que fazer notei muitos olhos em cima de mim... mas também vi mais gente que como eu passou aos olhos dos outros a ser "forte suspeita de covid".
Seria bom que todos tivessem estas cautelas, sobretudo agora que temos, por exemplo, que ir trabalhar se infetados sem sintomas impeditivos.
Da doença em si, sinto agora alguma fadiga, muito menos dores e uma tosse muito ligeira.
E ainda há um bónus... bom. Caramba, já não dormia tão bem há muito tempo!
Isso fui eu com as vacinas. Precisava de uma todas as sextas à tarde. Nunca dormi tão bem na vida. A Covid só me deu cansaço ao terceiro dia. No quarto estava fina. Tive foi o nariz entupido como nunca tinha tido na vida. Nasex ou um copo de água era a mesma coisa. Dor de garganta moderada e pouquíssima tosse. Sempre achei que se tivesse Covid teria imensa tosse porque sou muito atreita. Depois da Covid já me constipei e tive muito mais tosse mas ainda há pouco tive um amigo que teve Covid em Agosto e foi complicado. Ainda hoje tem um cansaço incomum e outras coisitas chatas. É muito variável. Espero que não fique nenhum vestígio. As melhoras!

Isso fui eu com as vacinas. Precisava de uma todas as sextas à tarde. Nunca dormi tão bem na vida. A Covid só me deu cansaço ao terceiro dia. No quarto estava fina. Tive foi o nariz entupido como nunca tinha tido na vida. Nasex ou um copo de água era a mesma coisa. Dor de garganta moderada e pouquíssima tosse. Sempre achei que se tivesse Covid teria imensa tosse porque sou muito atreita. Depois da Covid já me constipei e tive muito mais tosse mas ainda há pouco tive um amigo que teve Covid em Agosto e foi complicado. Ainda hoje tem um cansaço incomum e outras coisitas chatas. É muito variável. Espero que não fique nenhum vestígio. As melhoras!
A Covid é como uma roleta russa, uns passam bem e outros passam mal. Eu tive em Maio e ainda não recuperei o olfacto totalmente, cheiros de perfume sinto muito mais forte do que antes, cheiro dos coentros, hortelã ou flores continuam ausentes, o cansaço esse durou até meados de Agosto a partir daí melhorou finalmente. Já consigo dar uma volta de bike subir uma subida e não ficar com a língua de fora.

Cada pessoa é um caso e o Covid mostrou que somos diferentes se uns podem passar sem ter sintomas outros têm sintomas que nem lembra o diabo, em locais como supermercados ou espaços fechados com muitas pessoas coloco a máscara ainda hoje tive uma reunião e avisaram-me logo quando marcaram que era obrigatório usar máscara.

@vitamos , as melhoras!