David sf
Moderação
Uma vez quintal, toda a vida quintal ? Portanto, estão condenados eternamente a viverem na órbita russa, quer queiram, quer não queiram.
Não, se querem deixar de ser quintal podem sempre eleger um Presidente ou um governo que seja contrário a essa política. Há cerca de 10 anos, um outro Golpe de Estado derrubou Yanukovich (Revolução Laranja). Após isso, houve eleições, vencidas à tangente pelos partidos pró-ocidentais. Nas eleições seguintes os pró-russos voltaram ao poder, que o mantiveram até ao mais recente Golpe de Estado. Não me parece que a maioria da população ucraniana se quisesse libertar.
E, quando quiserem libertar-se do jugo russo, são livres de se associarem a quem queiram. Mas a pergunta que eu faço mantém-se: é mais vantajoso para a UE estar de boas relações com um país poderoso como a Rússia ou apoiar um Golpe de Estado num país pobre como a Ucrânia?
Mas por outro lado fingir de conta que não temos que nos preocupar com isso, também me causa certo incómodo.
A mim incomoda-me que um país mais poderoso faça o que quer dos seus vizinhos. Mas é um incómodo que não justifica um corte de relações com a Rússia. Incomoda-me mais que centenas de produtores alimentares na Europa estejam a passar por dificuldades devido à proibição de exportação para a Rússia.