Política e economia internacional 2015

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Vince, xenofobia é uma das muitas formas de preconceito. Quando se dirige a um povo distinto daquele a que se pertence, é de xenofobia que se trata.
Quanto ao resto, por favor, não mistures. A minha indignação relativamente ao comentário generalista sobre os Gregos seria exactamente a mesma com qualquer outra nacionalidade. Nunca li aqui no fórum ninguém a dizer que os Alemães eram todos nazis e Hitleres em potência, não sei se porque ninguém escreveu tal coisa se porque não li. Como alguém nascida na Alemanha e cujo 'segundo' país são as terras Germânicas, acho que me sentiria mais ofendida ainda. De qualquer modo, como já referi, um dos grandes erros é confundir governos e governantes com cidadãos.
Quanto à questão Grega, dei a minha opinião que mantenho. Não tenho, como democrata no sentido lato, qualquer problema com opiniões alheias. Muito pelo contrário. Desde que não sejam demonstrativas de preconceitos intoleráveis no século XXI.
Como te disse, a minha indignação e a minha opinião, são coisas distintas. Se acho bonito o epíteto 'terroristas'? Não, não acho. Mas não me levanta a mesma indignação que levantaria se fosse dirigido ao povo Alemão, por exemplo, por motivos que já expliquei. Não que tenha de me explicar, mas não me verão nunca a endeusar qualquer político. Sou mais inteligente que isso. E sou, graças a Deus, como diz o outro, totalmente apartidária. Voto em projectos e em pessoas e nunca em função de partidos. Referia-me, como continuo a fazer, aos Gregos que, como povo, demonstraram na minha opinião uma tremenda coragem que gostaria de ver no submisso povo Português. Resquícios de quase 5 décadas de 'escuridão', deduzo. Tomaram uma decisão e têm de viver com ela. Como sou adepta do morrer de pé, acho admirável. Mas outros podem discordar.
Quanto à corja que nos governa, mantenho. Considero-os, com algumas honrosas excepções, um governo que me envergonha todos os dias. Um amontoado de capachos ao serviço de interesses totalmente divergentes dos interesses do povo que os elegeu, de mentirosos patológicos, lambe-botas sem qualquer amostra de dignidade, coadjuvados por um PR que, na minha opinião, é bem possível que já nem esteja na plena posse das suas faculdades mentais. Se estiver, pior ainda. É a minha opinião e vale tanto como outra qualquer. Nem mais, nem menos.

P.S: E porque não fazem os credores o manguito aos Gregos? É por causa dos lindos olhos deles? Porque têm muita pena deles? Já não temos idade para sermos ingénuos.

Varoufakis escreveu uma carta de demissão onde fez um extraordinário auto - elogio , apesar da Grécia estar pior em todos os parâmetros desde que ele tomou posse . A culpa e dos malandros dos credores , claro , ele era APENAS o ministro das finanças , que poderia ele fazer para evitar isso ?

Isso de pedir a demissão e escrever uma carta de despedida esta na moda , ate o Gaspar fez isso .

Foi mais filosofo que ministro , mas também estava na terra dos filósofos , tudo bem

Passa para a historia como um mau ministro das finanças .

Vingosta as de ter fobia é uma das muitas formas de preconceito. Quando se dirige a um povo distinto daquele a que se pertence, é de xenofobia que se trata.
Quanto ao resto, por favor, não mistures. A minha indignação relativamente ao comentário generalista sobre os Gregos seria exactamente a mesma com qualquer outra nacionalidade. Nunca li aqui no fórum ninguém a dizer que os Alemães eram todos nazis e Hitleres em potência, não sei se porque ninguém escreveu tal coisa se porque não li. Como alguém nascida na Alemanha e cujo 'segundo' país são as terras Germânicas, acho que me sentiria mais ofendida ainda. De qualquer modo, como já referi, um dos grandes erros é confundir governos e governantes com cidadãos.
Quanto à questão Grega, dei a minha opinião que mantenho. Não tenho, como democrata no sentido lato, qualquer problema com opiniões alheias. Muito pelo contrário. Desde que não sejam demonstrativas de preconceitos intoleráveis no século XXI.
Como te disse, a minha indignação e a minha opinião, são coisas distintas. Se acho bonito o epíteto 'terroristas'? Não, não acho. Mas não me levanta a mesma indignação que levantaria se fosse dirigido ao povo Alemão, por exemplo, por motivos que já expliquei. Não que tenha de me explicar, mas não me verão nunca a endeusar qualquer político. Sou mais inteligente que isso. E sou, graças a Deus, como diz o outro, totalmente apartidária. Voto em projectos e em pessoas e nunca em função de partidos. Referia-me, como continuo a fazer, aos Gregos que, como povo, demonstraram na minha opinião uma tremenda coragem que gostaria de ver no submisso povo Português. Resquícios de quase 5 décadas de 'escuridão', deduzo. Tomaram uma decisão e têm de viver com ela. Como sou adepta do morrer de pé, acho admirável. Mas outros podem discordar.
Quanto à corja que nos governa, mantenho. Considero-os, com algumas honrosas excepções, um governo que me envergonha todos os dias. Um amontoado de capachos ao serviço de interesses totalmente divergentes dos interesses do povo que os elegeu, de mentirosos patológicos, lambe-botas sem qualquer amostra de dignidade, coadjuvados por um PR que, na minha opinião, é bem possível que já nem esteja na plena posse das suas faculdades mentais. Se estiver, pior ainda. É a minha opinião e vale tanto como outra qualquer. Nem mais, nem menos.

P.S: E porque não fazem os credores o manguito aos Gregos? É por causa dos lindos olhos deles? Porque têm muita pena deles? Já não temos idade para sermos ingénuos.

E um governo bom era qual , o anterior ?

Tomaram uma decisão e têm de viver com ela. Como sou adepta do morrer de pé, acho admirável. Mas outros podem discordar.

Votaram em ficar no euro e ter austeridade. Ver-se-á qual. Se fosse para sair do Euro o Varoufakis não tinha saído (nem ele queria sair mas estava disposto a lutar, incluindo introduzir uma moeda paralela). O povo grego já entrou na narrativa dos terroristas. Apoio popular não faltaria. O novo ministro também não está muito virado para a saída.

Porque são úteis. Não porque 'gostamos' deles. Antes era por causa da URSS, agora é por causa do projeto europeu e para não levar muito país à falência. Qual será a desculpa depois? Lá se arranjará.

Adição: O acordo com a oposição grega também é indicativo do desejo em ficar no Euro. Bail-ins na Grécia? Ainda não. Não se pode lembrar as pessoas do óbvio. Desde Chipre o dinheiro é do banco.

Última edição:
Que um governo tome opções difíceis, impopulares, não considero má governação. Fácil seria penhorar ainda mais as gerações vindouras como sucedeu até aqui nas últimas décadas.
Obviamente porque as perdas seriam catastróficas para todos, o problema é que chegaste a uma situação em que o sentimento pode já ser de não retorno, da percepção de que é impossível negociar, e mais vale não prolongar isto e assumir as perdas duma vez.
O BCE acabou de anunciar que mantém inalterada a linha de liquidez nos 89 mil milhões, mas aumenta as exigências nos colaterais. A mais não é obrigado, já muito foi facilitado até aqui, há muito que ultrapassou o que seria aceitável, a exposição é gigante. Adivinham-se dias agitados no que toca a liquidez bancária.

Com essa linha, o BCE já ajuda mais do que devia! É fazer contas: a Grécia tem 11 milhões de habitantes, se cada um puder levantar 60EUR/dia =1800EUR/mês. A linha de 89 mil milhões a dividir por 66 milhões EUR por dia, dá para 135 dias. É muito dinheiro!!

O que os Gregos não compreendem, é que tal como a liberdade, também a democracia acaba onde a do próximo começa!

A nós, portugueses, custou-nos imenso suor e lágrimas estes últimos anos, e até temos a chamada "almofada financeira" que permite o estado sobreviver sem aceder aos mercados da dívida durante uns 6 meses.. Seria justo que essa "almofada" fosse destinada a emprestar dinheiro à Grécia? Seria democrático obrigar Portugal a emprestar dinheiro e até aumentar mais um pouco nos impostos para ajudar a Grécia?

Oh pá....... cada um com a sua democracia! :lol:

E um governo bom era qual , o anterior ?

Se me disseres onde é que eu disse isso, agradecia. É que em meu abono, não votei nem num nem noutro. Mas dado que este está em funções há quatro anos e é o actual... Ou és como o Rangel do PSD que ao mesmo tempo diz que a culpa da situação Portuguesa é do governo anterior e que a situação da Grécia se deve ao governo do Syriza que foi eleito há 6 meses? Fartinha da eterna desculpa do 'este é mau mas os outros não eram melhores'. A cultura da mediocridade em acção que nos levou, aliás, também, a chegar ao ponto lamentável a que chegámos.

Última edição:
Obviamente porque as perdas seriam catastróficas para todos, o problema é que chegaste a uma situação em que o sentimento pode já ser de não retorno, da percepção de que é impossível negociar, e mais vale não prolongar isto e assumir as perdas duma vez.
O BCE acabou de anunciar que mantém inalterada a linha de liquidez nos 89 mil milhões, mas aumenta as exigências nos colaterais. A mais não é obrigado, já muito foi facilitado até aqui, há muito que ultrapassou o que seria aceitável, a exposição é gigante. Adivinham-se dias agitados no que toca a liquidez bancária.

Não acredito que a Grécia saia do Euro e não porque aqueles que têm o poder nas mãos estejam muito preocupados com eles. Podiam estar lá todos a morrer à fome que estariam pouco se importando. A verdade é que a saída da Grécia do Euro tem consequências imprevisíveis, por mais que alguns achem que são capazes de adivinhar o que vai acontecer. E quanto mais 'ricos' os países, maior a dimensão das possíveis consequências. Além disso, haverá sempre interesse em 'emprestar' mais Euros. Há muita gente a engordar à conta disso.

Votaram em ficar no euro e ter austeridade. Ver-se-á qual. Se fosse para sair do Euro o Varoufakis não tinha saído (nem ele queria sair mas estava disposto a lutar, incluindo introduzir uma moeda paralela). O povo grego já entrou na narrativa dos terroristas. Apoio popular não faltaria. O novo ministro também não está muito virado para a saída.

Porque são úteis. Não porque 'gostamos' deles. Antes era por causa da URSS, agora é por causa do projeto europeu e para não levar muito país à falência. Qual será a desculpa depois? Lá se arranjará.

Adição: O acordo com a oposição grega também é indicativo do desejo em ficar no Euro. Bail-ins na Grécia? Ainda não. Não se pode lembrar as pessoas do óbvio. Desde Chipre o dinheiro é do banco.

Precisamente. Então não sejamos ingénuos. Ninguém vai fazer favores aos Gregos por solidariedade ou em nome do espírito Europeu. Todos os 'favores' que possam eventualmente acontecer, acontecerão tendo em conta interesses muito concretos.

Não acredito que a Grécia saia do Euro e não porque aqueles que têm o poder nas mãos estejam muito preocupados com eles. Podiam estar lá todos a morrer à fome que estariam pouco se importando. A verdade é que a saída da Grécia do Euro tem consequências imprevisíveis, por mais que alguns achem que são capazes de adivinhar o que vai acontecer. E quanto mais 'ricos' os países, maior a dimensão das possíveis consequências. Além disso, haverá sempre interesse em 'emprestar' mais Euros. Há muita gente a engordar à conta disso.

A Grécia vai sair da zona euro, por vontade própria. Por necessidade, vai ter que emitir uma moeda própria, cujo valor vai oscilar ao sabor do desempenho da sua economia.

Na prática, vai ter a sua austeridade sem imposições, por desvalorização da moeda, e depois vai melhorando com o tempo, nos próximos 10 ou 20anos.

É mau para os países que têm lá investimentos, e é mau para reembolsar a dívida, mas fazer o quê? Emprestar mais a quem não pode pagar??

Numa coisa estamos todos de acordo, há que manter uma linha de solidariedade europeia para com os pobres que vivam na miséria em alimentos e medicamentos.

A Grécia vai sair da zona euro, por vontade própria. Por necessidade, vai ter que emitir uma moeda própria, cujo valor vai oscilar ao sabor do desempenho da sua economia.

Na prática, vai ter a sua austeridade sem imposições, por desvalorização da moeda, e depois vai melhorando com o tempo, nos próximos 10 ou 20anos.

É mau para os países que têm lá investimentos, e é mau para reembolsar a dívida, mas fazer o quê? Emprestar mais a quem não pode pagar??

Numa coisa estamos todos de acordo, há que manter uma linha de solidariedade europeia para com os pobres que vivam na miséria em alimentos e medicamentos.

Ok.
Já agora, essa linha de apoio em géneros e medicação é só para os miseráveis Gregos ou os Portugueses também têm direito? É que há cá muitos.
Já agora, se pudesses arranjar-me os números do próximo sorteio do Euromilhões, também me dava jeito. :)

A bolsa tuga levou marretada. Os juros da dívida baixaram. É o que dá o MF sair:

FaskEIQ.png

Lá isso é verdade. O sistema financeiro é que manda. É um poder escondido. Os políticos apenas ajoelham-se. O Draghi é a pessoa mais importante da Europa. E duvido que haja eleições para esse cargo. Já viste os biliões que as instituições financeiras podem lucrar sabendo as decisões do BCE?

Ou és como o Rangel do PSD que ao mesmo tempo diz que a culpa da situação Portuguesa é do governo anterior e que a situação da Grécia se deve ao governo do Syriza que foi eleito há 6 meses?

Vou ser repetitivo. Essa personagem até deve estar contente. Mais propaganda federalista virá a caminho. Pelo caminho atira-se ao PS. Por cá, o Salgado continua cá fora mesmo com relatórios periódicos indicando atuações cinzentas. O Sócrates está há meses preso sem acusação. É uma justiça engraçada que se tem. Ambos têm suspeições sobre si. Um está preso. Nenhum foi formalmente acusado. Mas é um hobby troçar das manifestações pró-Sócrates. Enfim, são prioridades (trocadas).

• Gosto
Reactions: ClaudiaRM
Ok.
Já agora, essa linha de apoio em géneros e medicação é só para os miseráveis Gregos ou os Portugueses também têm direito? É que há cá muitos.
Já agora, se pudesses arranjar-me os números do próximo sorteio do Euromilhões, também me dava jeito. :)
Em Portugal também há miséria, o limiar da pobreza anda à volta dos 300eur/mês cá. Sem os variados subsídios sociais existentes, redes sociais, tarifas sociais nos transportes e energia, linhas telefónicas de apoio, instituições de solidariedade com apoios privados e ajuda humanitária, a pobreza seria mais que evidente. Posso dizer que na minha cidade não existem pessoas a dormir na rua, ao contrário de outras cidades com orçamentos anuais gigantescos!

Mas em Portugal temos 13.5% desemprego (mais ou menos..), e na Grécia nem me atrevo a especular, mas deve andar nos 28% sendo que o desemprego jovem andará nos 50%.

Se a Grécia cair no abismo da bancarrota, e o turismo sofrer com isso, para onde irá o desemprego parar? Com as políticas de esquerda, a reação será aumentar o número de funcionários públicos, mas sem poder aumentar mais os impostos, lá vão eles imprimir mais moeda, cada vez mais desvalorizada num ciclo vicioso.
Haverá revoltas sociais, manifestações, sindicatos, roubos, confrontos policiais, ameaça de guerra civil e por fim: golpe de estado pelas forças armadas. Depois começa tudo de novo, quando houver condições de estabilidade e democracia para a formação de partidos e novas eleições.

Mas pronto, este é o pior cenário de todos..

Estado
Fechado para novas mensagens.