hurricane
Cumulonimbus
Em vez de uma Federacao Iberica, eu prefiro uma Federacao Europeia
Para isso ser possível acho que se deve fomentar também uma cultura europeia clássica, começando-se por dar ouvidos aos intelectuais que referem a importância de se lecionar latim e grego ás crianças e jovens.
Há uma clara contradição entre a vontade que houve de nos libertarmos de certos aspetos que foram erradamente associados sem mais nem menos á ditadura salazarista, como é o ensino das línguas clássicas, e a vontade que se impôs de nos abrirmos á Europa e nos integrarmos nela.
O que é que temos em comum com o resto da Europa numa situação de calamidade como a que estamos a viver?
Neste momento apenas o €. O espaço shenguen e tudo o resto foi-se.
O que não faltam são pessoas insensíveis perante os seres humanos e sensíveis à causa animal. Quanto ao liberalismo, aquele que eu admiro, o liberalismo clássico, diz que todos temos responsabilidades perante a comunidade.
O que não falta mesmo são pessoas que há pouco mais do que nada defendiam que salvar seres humanos de morrer afogados devia ser crime e agora estão cheios de uma falsa humanidade e solidariedade em que só acredita quem anda ou é muito distraído. Quando o fogo lhes chega ao rabo, opera-se o milagre. Aliás, o que não tem faltado ultimamente, também, têm sido milhares. Até os défices deixaram de ser sagrados. É comovedor. Not my case case. I remember.
A União Europeia é uma treta enquanto a única coisa com que se preocupar forem dogmas associados á manutenção do Euro forte. Hoje não existe União Europeia, existem estados-nação isolados com a mesma moeda.
Depois desta crise muita coisa terá de mudar para a Europa continuar unida, e tudo vai ter de mudar se se quiser uma Europa ainda mais unida.
Nunca ninguém disse aqui que não deveriam ser salvos seres humanos do afogamento. Já na parte que me toca, o que defendi foi que quem não tinha documentos e não tinha direito a estatuto de refugiado deveria ser imediamente repatriado. De qualquer das formas, este não é um tópico sobre política.
Pois não. É sobre hipocrisia. Muita. E está bem longe de acabar.
A União Europeia é uma treta enquanto a única coisa com que se preocupar forem dogmas associados á manutenção do Euro forte. Hoje não existe União Europeia, existem estados-nação isolados mas com a mesma moeda.
Depois desta crise muita coisa terá de mudar para a Europa continuar unida, e tudo vai ter de mudar se se quiser uma Europa ainda mais unida.
Onde está a hipocrisia?
Se não consegues vê-la(s), mesmo depois das dicas precisas de ir ao oftalmologista. Mas agora não que não convém sair de casa.
As posições de todos os membros do fórum parecem-me bem claras.