Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008



vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bom dia!
Que se passou? O que é que aumentou?
Vai haver festa? :)

Basicamente a possibilidade de trovoadas! Embora haja muitos mais factores que podem influenciar estes acontecimentos, estão reunidas as condições para aguaceiros acompanhados de trovoadas em todo o território de Portugal continental, com mais incidência 5ª na região sul e 6ª pelo norte...

No entanto a situação é de acompanhar com as habituais reservas uma vez que estes fenómenos costumam ser localizados, (pode trovejar aqui e a 50 km não se observar uma única decarga!), de certa forma imprevisíveis e podem por diversos factores nem chegar a ocorrerem. A partir de amanhã começa o habitual "nowcasting" sobretudo fixando os olhos nas imagens satélite e tentando prever as eventuais trovoadas :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ora, cá vou eu atrever-me numa previsão de Trovoadas.


Quinta-Feira

Trovoadas no centro e norte do país, prevendo que sejam os distritos de Santarém, Portalegre e Castelo Branco onde há maior probabilidade, especialmente a região Oeste. Eventualmente a Grande Lisboa/norte de Setúbal também possa ver marginalmente alguma coisa.

Sexta-feira
Trovoadas eventualmente mais fortes que na 5ªfeira em especial a norte do Tejo prolongando-se pela noite sobretudo no norte do país.


Esta previsão tem 0% de fiabilidade e mudará ao ritmo das saídas dos modelos :p
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,396
Local
Olhão (24 m)
Ora, cá vou eu atrever-me numa previsão de Trovoadas.


Quinta-Feira

Trovoadas no centro e norte do país, prevendo que sejam os distritos de Santarém, Portalegre e Castelo Branco onde há maior probabilidade, especialmente a região Oeste. Eventualmente a Grande Lisboa/norte de Setúbal também possa ver marginalmente alguma coisa.

Sexta-feira
Trovoadas eventualmente mais fortes que na 5ªfeira em especial a norte do Tejo prolongando-se pela noite sobretudo no norte do país.


Esta previsão tem 0% de fiabilidade e mudará ao ritmo das saídas dos modelos :p

Segundo a previsão do Vince, como o Alentejo e Algarve somos Marrocos, ele já não prevê:D:D:angry::lol:

Principalmente na madrugada de 6ªfeira é capaz de ocorrer alguma precipitação no Algarve segundo o ECMWF, mas não passará de uma situação normal, mesmo eu, não estou à espera de grande coisa, falta ali qualquer ingrediente que o ano passado existia e este ano não existe, por isso, até concordo com a previsão do Vince.:D
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Eu diria que quando até o Vince arrisca uma previsão pessoal, há que ter esperança :D

Claro que terá trunfos na manga (mais dados)... não é Vince ;) ?

Embora muito queimados por diversos fiascos, desta vez modelos, IM, nós próprios estamos a inclinar claramente para alguma animação. Penso que as próximas runs dos modelos irão consolidar o cenário.

Pelo sim pelo não hoje vou dar um saltinho à praia, que amanhã a festa é outra :)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Concordo com a previsão do Vince menos numa parte penso que as células não todas uma ou outra vão rebentar no Alentejo e progredir para Norte e ai Setubal ou Lisboa podem estar no caminho :p quem, diz no Alentejo diz no litoral Alentejano ;) a festa para a minha zona penso que seja entre amanha o fim do dia e o fim da manha de sexta...sexta de manha vou para o Alentejo e vou me afastar da instabilidade :sad:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas malta...

Vince os Algarvios e Alenjanos tambem sao gente :p Tambem queremos algo :rolleyes:

Hoje ao fim da tarde principio da noite ate amanha ao final da noite espero que bombe aqui para terras do Reino dos Algarves...

:D
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Humm.. :angry:


Não sejam alarvos, voceses querendes tudo pra aí no litoral e alentejo e noses aqui no interior beirão nada! Atão como é que éi?!

Que venha uma trovoada valente, mas que não seja das secas! Não quero cá incendios! Se vier com granizo tb era interessante, mas em Agosto por aqui não acredito muito..

Venham elas!:thumbsup:

PS: Esqueçam o granizo, há que fazer a vindima ainda, ia estragar tudo, não pode ser...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bem, eu referi Portalegre e que eu saiba ainda é Alentejo :D
Beja e Algarve deixei de fora por falta de humidade, embora na sexta de manhã ela não ande longe do lado de lá da fronteira.
Mas como disse, é pouco mais do que um palpite com 0% de fiabilidade, e só dei uma olhadela no GFS, não tive tempo para mais.