Previsão do Tempo e Alertas - Fevereiro 2008

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Boas tardes:
-E enquanto começa a ressaca desta louca madrugada pela zona de Lisboa e arredores,com fenómenos imprevistos como sempre acontece nestas situações de extrema convecção,e para aqueles (quase todos)que ficaram de fora a ver ao longe o que se passava na capital,aqui vai uma palavra de esperança:

rtavn26411kq5.png


Ai se o mês acabasse assim!!!
Mas como este cenário é para daqui a 11 dias o melhor é mesmo esperar que ainda hoje ou amanhã chova qualquer coisa de significativo nas regiões ainda não bafejadas .
 


ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Boas tardes:
-E enquanto começa a ressaca desta louca madrugada pela zona de Lisboa e arredores,com fenómenos imprevistos como sempre acontece nestas situações de extrema convecção,e para aqueles (quase todos)que ficaram de fora a ver ao longe o que se passava na capital,aqui vai uma palavra de esperança:

rtavn26411kq5.png


Ai se o mês acabasse assim!!!
Mas como este cenário é para daqui a 11 dias o melhor é mesmo esperar que ainda hoje ou amanhã chova qualquer coisa de significativo nas regiões ainda não bafejadas .


á tendência já lá está há uns dias e o cenário tem vindo a melhorar.
faz-me lembrar o dia 1 de março de 1993.

será q passados 15 anos vamos voltar a ver nevar em baixas altitudes. como os entendidos costumam dizer este tipo de eventos adora números redondos e para mim 15 é um número redondo:lmao:

como cou um curioso, estou ansioso com as próximas runs
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Situação também interessante mas que acho estranho é aquilo que parece a olhar para os modelos (aos meus olhos, que não percebem assim muito dos fenómenos) um "renascimento" da situação actual mais uma vez a sudoeste da península ibérica e com quantidades de chuva novamente apreciáveis... Estranho é que nos modelos ela nasce após a subida das pressões naquilo que parece um "atAAque". Não entendo, mas o que é certo é que já não é a primeira vez que isto surge e parece que algumas previsões indicam novamente chuva para sexta :unsure::huh:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
O GFS continua a insistir numa entrada fria para o final do mês.Mas isso é lá longe.muito longe.Depois da acalmia que virá na quarta e quinta, o mesmo GFS
aponta já para a próxima sexta de novo precipitações intensas.Aonde?
Outra vez para a mesma zona geografica.Outra vez o norte com pouca água .


chuvinhawu7.png


A culpa é do Anticiclone dos Açores que foi visitar Paris e por lá ficou de tão fascinante é a cidade-luz.Por lá se espraia, por lá se estende na direcção NW / SE e desde o Atlântico Norte até à Itália eis o A Açoriano em Paris estendido.
E por lá ainda vai ficar mais uns dias.
Por isso, esta circulação atípica de sueste contínua ,mesmo em dia de inundação,como tal , o norte vai continuar à míngua de água , o centro e sobretudo o sul voltarão a estar em alerta.
Mas hoje há uma lição a tirar deste episódio:
-Por alguns de nós foi aqui dito o quanto é difícil acertar nas precipitações neste tipo de circulação atmosférica.
Os modelos de previsão apontam caminhos.Mas nesta área,o caminho faz-se caminhando.
E como vai continuar precipitação convectiva ,podem eventualmente ocorrer de novo surpresas.
Acho que é isto que está mal explicado às pessoas.
Foi isto que ocorreu hoje por cima de Lisboa,
mas na maioria das vezes ocorre a 100 km em Mar Alto,no Oceano a SW a NW, e na mesma região coberta de avisos , "não se passa nada"...
Nem a 12 horas se liberta o Algarve dos Avisos.
Nem a 12 horas se Avisa a região de Lisboa e de Setúbal...
Mas qual é o espanto?
A Natureza é assim quando convectiva...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Outra vez pelo Sul ? :rain:

"El Miércoles la inestabilidad tenderá a remitir ligeramente al ser absorbida la borrasca en altura por la circulación general del Oeste por lo que tenderán a disminuir tanto la nubosidad como las precipitaciones al menos hasta el Jueves. A partir del Viernes se espera de nuevo la inestabilización de las condiciones meteorológicas en el Sur peninsular al desprenderse de nuevo una borrasca de la circulación general que hacia el final del Jueves se situará frente al Suroeste peninsular. Comenzará de nuevo un episodio de precipitaciones que se iniciará en el Sur peninsular y durante el fin de semana se extenderá hacia el resto de la Península."
CEAMET
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
será que agora é que o inverno está a chegar?
pela ultima run do ecmwf(00)é bastante agradavel para o pais a nivel de chuva.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
será que agora é que o inverno está a chegar?
pela ultima run do ecmwf(00)é bastante agradavel para o pais a nivel de chuva.

É como eu digo agora vamos ter instabilidade até Setembro...:lmao: isto agora até Agosto é sempre a piorar.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Bem, será que se pedirmos muito outra vez, aquele pontinho vermelho acaba por aterrar em Lisboa?:D:D

Desta vez este site aponta para uma distribuição mais equilibrada de quantidade de precipitação ao nivel do território nacional:thumbsup:

Ainda ontem apontava para o Algarve:sad::sad:, ainda não chegou a chuva ontem:D:D, epá gosto do Accuweather aponta 112 mm para Faro e quase tudo 6ªfeira e sábado:D:D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ainda ontem apontava para o Algarve:sad::sad:, ainda não chegou a chuva ontem:D:D, epá gosto do Accuweather aponta 112 mm para Faro e quase tudo 6ªfeira e sábado:D:D

Epá, não me canso de olhar para este gráfico.
No dia 17 fiquei tão contente por ter ultrapassado a barreira psicológica dos 30mm, mas agora olho para o gráfico e parece que tudo o que possa cair será tão pouco...:p



É quase como se tivesse ganho o euromilhões num dia, e ao outro dia voltasse a ser pobre!:D:D:D
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ps: Mário Barros, as tuas previsões estão a bater certo

Heee laaa calma lá que eu não sou ninguém sem vocês é graças ao cruzar de muita informação difundida aqui no forum que eu formulo as minhas opniões/previsões nada mais. E é graças a todo o pessoal aqui do forum que quanto mais perguntas fizer e quanto mais ideias/opniões lançar mais nós aprendemos em grupo e a comunidade Meteopt cresce.

Viva o Meteopt que é o IM dos meteorologistas sem canudo :lol::lol:

------------------------------------------------------
Voltando ao topico...

Instabilidade é que está a dar.