Este ciclone faz-me lembrar a TT Bertha. Subestimada ao início, organizou-se e o NHC só foi a tempo de lançar avisos uma hora antes de fazer landfall, no dia 27 de maio. Neste caso, o Invest 99L (e legítimo Wilfred ) não teve a sorte de se formar em águas americanas.
Mais ou menos. Sistema de reduzida dimensão, longe do território dos EUA e num local incomum, muito próximo de terra... Se estivesse perto dos EUA, certamente teria havido voo. Mas não está. Eu acho que não vão adicionar o ciclone e até dou-te um exemplo concreto... O primeiro aviso do eventual furacão Alex foi emitido no dia 13 Jan 2016 à 9h UTC... Nesse dia foi considerado TST. No dia anterior estava assim (semelhante ao aspeto de hoje de manhã): Em suma, se o 99L tivesse o aspeto de hoje, ontem ou antes de ontem... as ações certamente teriam sido diferentes. Mas não teve... e está muito próximo de terra.
"(...) a existência de um núcleo quente nos níveis baixos e nos níveis altos da troposfera (...) uma estrutura simétrica do padrão de vento." Tem e tem. "(...) uma estrutura robusta e intensa de bandas de convecção (...)" Também tem.
Quando a sonda foi lançada, o (pequeno) centro do ciclone ainda estava relativamente longe (a oeste). Improvável que tenha chegado a entrar.
Tardíssimo tendo em conta a situação e localização atual do sistema, mas não deixa de ser inédito. Emitidos avisos laranja pelo IPMA também para Coimbra e Leiria.
Já não esperava que o fizessem! Mais um ano mais um sistema nomeado NHC a fazer-nos uma visita! Sistema totalmente made in Portugal!