Previsão e Seguimento de Furacões (Atlântico 2025)

• Thread starter Thread starter Orion
  • Data de início Data de início
Lembro-me perfeitamente de passar 2 sistemas tropicais em 92 pelos Açores. Nada de grande significancia, pelo menos pelo Faial.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Foi o primeiro ciclone que me lembro ... Furacão Charlie ...

Pela Terceira ainda fez os seus estragos ...

Lembro me perfeitamente de na altura eu e a minha mãe nos refugiarmos na casa de uma vizinha e de todos os vizinhos ficarem juntos com o receio de algo pior ...

Lembro me de um vizinho que vinha da rua nos relatar que várias estradas estavam cortadas ...

Foi a primeira vez que senti aquela sensação de que algo grande estava a vir ...

A segunda vez foi no Furacão Tânia em 1995 no que para mim foi o pior furacão de que tenho memória a afetar a Terceira ...

Lembro me perfeitamente de estar com a minha mãe a segurar as portadas durante a noite pois parecia que tudo ia levantar voo ...

Foram tempos animados esses ...

Claro que depois houve o Lorenzo que afetou algumas ilhas de uma forma inédita mas curiosamente na Terceira a coisa foi mais calma porque a tempestade afetou mais o grupo ocidental e o sul do grupo central ...

Foi o primeiro ciclone que me lembro ... Furacão Charlie ...

Pela Terceira ainda fez os seus estragos ...

Lembro me perfeitamente de na altura eu e a minha mãe nos refugiarmos na casa de uma vizinha e de todos os vizinhos ficarem juntos com o receio de algo pior ...

Lembro me de um vizinho que vinha da rua nos relatar que várias estradas estavam cortadas ...

Foi a primeira vez que senti aquela sensação de que algo grande estava a vir ...

A segunda vez foi no Furacão Tânia em 1995 no que para mim foi o pior furacão de que tenho memória a afetar a Terceira ...

Lembro me perfeitamente de estar com a minha mãe a segurar as portadas durante a noite pois parecia que tudo ia levantar voo ...

Foram tempos animados esses ...

Claro que depois houve o Lorenzo que afetou algumas ilhas de uma forma inédita mas curiosamente na Terceira a coisa foi mais calma porque a tempestade afetou mais o grupo ocidental e o sul do grupo central ...

O Furacão Tânia foi, certamente o ciclone mais potente que presenciei. Aqui no Faial os estragos foram bastante extensos!
O Tânia era já TT ao atingir os Açores e bem decapitado de convecção, em avançada fase de transição para extratropical. Proporcionou um potente sting jet que afetou bem as ilhas do grupo central.
Aquilo meteu susto ao medo! À volta da minha casa tinham dezenas de grandes metrosideros, não ficou um único de pé! Para não falar das telhas que voaram para o infinito, nunca mais ninguém as viu.

O Lorenzo foi potente, mas nem chegou chegou aos tornozelos do fenómeno ocorrido no Tânia.
O grandeza do Lorenzo esteve na sua dimensão, inércia e o incrível strom surge. Se não fosse o mar, pouco o vento teria destruído. (Não estou a dizer que não houve estragos provocados pelo vento), porque houve.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

• Gosto
Reactions: StormRic e Thomar
Localização central está definida:

GTWO-7D_20250911-18.webp
GTWO-2D_20250911-18_sat.webp

'Gabrielle' ainda não nasceu, mas o ECMWF 12z ignora a possibilidade de se formar um furacão.
Se nascer, e derivar cedo para norte, o ciclone tropical terá SST's de 28ºC até aos 35º N e 50º W.

Última edição: