Previsão Sazonal e Desejos - Inverno 2008/2009

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Basicamente este ano não teremos quase chuva segundo indica os modelos de previsão sazonais e não me digam que as previsões sazonais valem o que valem pois os modelos indicam todos o mesmo !!!

É verdade eles valem o que valem ... mas os tenho seguido nos ultimos dois anos e tem acertado quase na sua plenitude !!

Aqui vai os mapas:




Como podem ver neste momento arriscamo-nos a ter uma situação muito identica ao ano passado em termos de Inverno/Primavera!!

Mas por uma questão de fiabilidade os próximos 2/3 meses serão secos e frios !!!
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,439
Local
Olhão (24 m)
Previsão sazonal Inverno 2008/2009

Esta previsão é realizada por mim e assumo o erro que pode conter esta previsão.

Vamos ter um Inverno frio e com precipitação abaixo da média, Dezembro e Janeiro serão os meses mais frios, enquanto Fevereiro será o mês mais chuvoso.

Dezembro 2008: Mês com temperaturas inferiores à média e precipitação na média ou abaixo da média.

Temperaturas: anomalia entre -1.0ºC e os 0.0ºC

Precipitação: 60 mm e os 90 mm


Janeiro 2009: Mês com temperaturas inferiores à média e precipitação abaixo da média.

Temperaturas: anomalia entre os -1.5ºC e os -0.5ºC.

Precipitação: 30 mm e os 50 mm


Fevereiro 2009: Mês com temperaturas acima do normal e precipitação na média ou acima.

Temperaturas: anomalia entre 0.3ºC e os 0.9ºC

Precipitação: 60 mm e os 120 mm

Fonte: Tempo no Algarve
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Previsão sazonal Inverno 2008/2009

Esta previsão é realizada por mim e assumo o erro que pode conter esta previsão.

Vamos ter um Inverno frio e com precipitação abaixo da média, Dezembro e Janeiro serão os meses mais frios, enquanto Fevereiro será o mês mais chuvoso.

Dezembro 2008: Mês com temperaturas inferiores à média e precipitação na média ou abaixo da média.

Temperaturas: anomalia entre -1.0ºC e os 0.0ºC

Precipitação: 60 mm e os 90 mm


Janeiro 2009: Mês com temperaturas inferiores à média e precipitação abaixo da média.

Temperaturas: anomalia entre os -1.5ºC e os -0.5ºC.

Precipitação: 30 mm e os 50 mm


Fevereiro 2009: Mês com temperaturas acima do normal e precipitação na média ou acima.

Temperaturas: anomalia entre 0.3ºC e os 0.9ºC

Precipitação: 60 mm e os 120 mm

Fonte: Tempo no Algarve

Esse previsão é referente a essa zona ou é para o país ou ainda mais abrangente? :unsure:
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Boa noite, a única coisa que eu sei é que é impossivel haver um ano com clima mais exztremo para a mina zona.:D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,439
Local
Olhão (24 m)
Esse previsão é referente a essa zona ou é para o país ou ainda mais abrangente? :unsure:

É uma previsão referente mais à Região do Algarve, apesar de ser muito idêntica ao resto do país, tirando as Regiões do Minho e Douro Litoral que podem vir a ter precipitação acima da média no Inverno.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Posts recuperados devido ao problema técnico aqui referido:

47154321fc8.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Pois bem ... era o que eu temia, mas vamos ver o lado positivo.

Assim podemos ver perfeitamente as brasileiras descascadas no Carnaval sem o frio nem a chuva e sera um grande Carnaval para aqueles que podem ir pois eu vou estar a trabalhar !!:D

Creio que podemos dizer que o Inverno terminou, e que a partir de agora vai deixar de haver circulação zonal e vamos ter inicio ás depressões em altitude tal como já se pode ir vendo nos modelos que já colocam as depressões em altitude nos locais habituais da nossa Primavera, ou seja em toda a costa africana desde as canárias até perto de nós !!

Contudo essas depressões se chegarem até nós será já apenas em Março !!
Agora o tempo é de secagem dos solos e de análise ao Inverno que tivemos pois perantes estes cenários não creio que mais entradas de massa de ar frio !!

O La Nina tb parece que está a dar as ultimas, e em termos de previsão das temperaturas dos proximos meses é de temperaturas ligeiramente acima da média já a partir de Março !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,439
Local
Olhão (24 m)
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Que venha a Primavera, que venha as trovoadas, que venha a chuva, que venha o sol, que venha as gotas frias:rolleyes:, vai-te embora maldito inverno, não fazes falta nenhuma cá ao Algarve, foste uma desilusão, podes partir e para o ano, se vieres igual nem vale a pena vires, fica onde queiras, mas aqui não fazes cá falta:buh:.

Agora vem a monotonia e temperatura óptima para ir dar um passeio à beira-mar :D:)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Que venha a Primavera, que venha as trovoadas, que venha a chuva, que venha o sol, que venha as gotas frias:rolleyes:, vai-te embora maldito inverno, não fazes falta nenhuma cá ao Algarve, foste uma desilusão, podes partir e para o ano, se vieres igual nem vale a pena vires, fica onde queiras, mas aqui não fazes cá falta:buh:.

Agora vem a monotonia e temperatura óptima para ir dar um passeio à beira-mar :D:)

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::cheers::cheers:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Que venha a Primavera, que venha as trovoadas, que venha a chuva, que venha o sol, que venha as gotas frias:rolleyes:, vai-te embora maldito inverno, não fazes falta nenhuma cá ao Algarve, foste uma desilusão, podes partir e para o ano, se vieres igual nem vale a pena vires, fica onde queiras, mas aqui não fazes cá falta:buh:.

Agora vem a monotonia e temperatura óptima para ir dar um passeio à beira-mar :D:)


O que são as gotas frias? :huh:


O que é uma depressão em altitude? :huh:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Existe uma falta de objectividade em grande parte da postagem deste tópico que também me deixa de certa forma surpreendido...

Este ano não vi um floco de neve à minha frente... Como este Inverno não teve neve para mim, então o Inverno foi uma porcaria...

Obviamente que eu para escrever as linhas anteriores, teria que estar possuído por uma tremenda falta de visão meteorológica! O que quero dizer é que muitas vezes quer na análise dos modelos, quer na análise feita usando a "retrospecção" devemos ter uma visão mais abrangente da realidade. Foi um Janeiro chuvoso, documentado e bem pelos números oficiais. É que dizer que este Inverno foi mau, implica uma leitura cuidada por estes tópicos na temporada 2007/2008. Vejam o que é um mau Inverno!

Aparte estes caminhos "off topic" vamos tentar ao máximo uma leitura dos modelos isenta dos nossos gostos pessoais, opiniões de circunstância e afins. Embora este seja um tópico mais descontraído em relação à análise em si, penso que devemos manter alguma seriedade, em consideração aos inúmeros visitantes que vamos tendo por aqui...

É a minha opinião muito pessoal, mas entendi que era pertinente nesta fase do campeonato.

Abraço cordial a todos!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,439
Local
Olhão (24 m)
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

:huh::huh::huh: cada vez mais fico perplexo com o que se diz por aqui :confused:

Spiritmind podes ficar perplexo com as minhas palavras, admito que sim mas é a realidade pura e crua aqui no Algarve, o Norte e Centro teve o melhor inverno nos últimos anos, enquanto o Algarve teve um Inverno seco, se consultares o relatório de Janeiro do IM verificas que a área em redor de Faro e Olhão nem sequer tem 50% da precipitação que era para ter desde de Outubro até ao final de Janeiro, são valores que mostram que o Outono/Inverno anda com valores muito baixo da média, Fevereiro vai ser mais um mês abaixo da média, se confirmarem as previsões tenho algumas dúvidas que chova alguma coisa significativa até ao final do mês, segundo os modelos é só AA, AA e mais AA.

Segundo o Relatório de Janeiro do IM pode dizer-se o seguinte e fazer o seguinte esclarecimento, se levarmos em conta a normal 1971-2000, Janeiro foi normal no Algarve, não é mais 3.9 mm em relação à média que faz um Janeiro chuvoso, e se levarmos em conta a média 1961-1990 temos um janeiro com valores abaixo da normal, depende da normal que utilizamos, resumindo temos a zona do Sotavento Algarvio em seca e isso ninguém pode negar, se não fosse o mês de Setembro e a seca seria moderada a severa.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Não percebo qual foi o mal de se dizer que no Algarve o Inverno foi muito fraco..
Só pelo facto de no centro e Norte o Inverno ter sido muito bom e toda a gente ter gostado,também se poderá dizer que não se gostou e no Algarve até se terá razões para isso..Depois desejar trovoada e chuva na Primavera parece-me normal..Eu por exemplo gosto de trovoadas,de forma igual que a neve,e a chuva é sempre bem-vinda!

Próximos dias vamos ter AA ;) Até sabe bem,depois de um uns meses frios e chuvosos!