Previsão Sazonal e Desejos - Inverno 2008/2009

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por Vince 18 Nov 2008 às 12:01.

1. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa

3. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica

Engraçado é ver que ninguem percebeu o que eu disse... :rolleyes:

4. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    Não dou mais de 10 dias ao AA aqui :p quanto ao inverno foi histórico no norte rigoroso no Centro/Sul e um pouco abaixo do normal no sul principalmente o Algarve, dai entender o pessoal do Algarve mas o que não podem é generalizar ;) e quanto a parte de vir o calor e as trovoadas sou mais um a favor :p cada um com a sua panca :D

5. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Estou de acordo totalmente contigo, embora só acrescente a minha opnião quanto ás trovoadas que este ano serão rarissimas.

6. Veterano

Veterano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Fev 2009
    Local:
    Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
    Eu diria mais: nos últimos anos temos assistido a um decréscimo evidente do fenómeno da trovoada, um pouco por todo o país.:angry:

Alguém terá uma explicação para este facto? É mais uma consequência do dito aquecimento global? :lol:

7. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Não me parece muito nítido esse decréscimo. Acho que tivemos dois anos muito bons, nomeadamente 2006 e 2007. O ano passado foi já um pouco mais fraco, quando comparado com esses dois, mas não terá ficado muito longe dos valores normais. Pelo menos por aqui.

8. Veterano

Veterano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Fev 2009
    Local:
    Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
    Em Bragança, onde vou com frequência (tenho aí família), estou de acordo. Referia-me mais ao litoral, nomeadamente à zona do Porto, onde no passado ficava sem luz amiúde devido a trovoadas e actualmente quase não se passa nada...:sad:

9. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Isso é discutível também eu acho..
    Em Lisboa, já por si são raras as trovoadas de Primavera/Verão, mas então nos últimos anos tinha sido fraquíssimo.. Mas por exemplo em 2007 foi um fartote na zona de Lisboa e Setúbal..
    Por isso não vou muito por aí..
    ;)

10. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Segundo este estudo que está neste tópico as cutoff's são mais frequentes em anos secos de ausência de muitas frentes atlânticas. Como o ano 2009 não está a ser propriamente seco até ao momento, as frentes tem sido de visita regular, talvez não tenhamos muitas gotas frias na Primavera, e as trovoadas respectivas. Mas não gosto nada de fazer este tipo de raciocínios. Tal como o raciocínio muito frequente de que o Verão será frio ou ameno só porque o Inverno está a ser frio, à antiga. Temos até aí um bom exemplo, o da Austrália, onde no sudeste do país ainda há pouco tinha neve tardia e agora recentemente apanharam com uma onda de calor de bater recordes. O tempo por vezes não gosta nada de seguir certas vias mais directas e óbvias, por vezes sai tudo ao contrário do que nos parece mais lógico (*)

Quanto ao Algarve, acho que tem reclamado muito mas de forma bastante desproporcional. Janeiro foi normal ou quase normal, o Algarve nunca foi beneficiado pelas frentes atlânticas nesta altura do ano, os meses decisivos em termos de precipitação para o Algarve são os do Outono e os da Primavera. De tanto reclamarem com Janeiro que até foi simpático, vamos lá a ver se a fava não vem é na Primavera e nessa altura já estoiraram todo o orçamento das queixas e precisam de fazer um orçamento rectificativo suplementar :)

(*) Indo umas páginas mais atrás neste tópico, já repararam no monumental descalabro que foram as previsões sazonais feitas em Dezembro (quase na véspera) para o mês de Janeiro quanto a precipitação para os nosso lados ?

11. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    vendo pela logica o inverno foi frio e o verao tem de ser quente para manter as medias ;) mesmo assim sao apenas suposições baseadas em muito poucos factos......como odeio as sasonais:lmao::lmao:

12. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    As previsões sazonais, na minha opinião, têm pouco valor. Eu prefiro nem olhar para elas:)

13. Chasing Thunder

Chasing Thunder
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    13 Mai 2008
    Local:
    Couço
    Já agora como é que sabes que este ano as trovoadas vão ser "rarissimas":huh:, este verão até poderão vir mais trovoadas do que o ano passado:D.

14. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Não sei qual é a média anual de número de dias com trovoada em Portugal, mas penso que não sejam tantos, como à partida gostaríamos.
    Então no litoral oeste, devem-se contar pelos dedos das mãos. :hehe:

15. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    É fácil, como aposto num Verão fresco é complicado que se formem trovoadas ;) a não ser nas áreas ao pé da fronteira, e mesmo assim sabe Deus :p

Partilhar esta Página