Previsão Sazonal e Desejos - Inverno 2008/2009

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Então está na altura de abrir o tópico do Inverno.
De notar, como não é demais repetir, que previsões sazonais estão sujeitas a largo grau de incerteza e consequentes erros.


Algumas previsões:

NOAA CFS/Wanqiu Wang


(Previsão emitida a 15 Novembro)
cfs.gif

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/


Aviso CFS
CAUTION: Seasonal climate anomalies shown here are not the official NCEP seasonal forecast outlooks. The NCEP seasonal forecast outlooks can be found at CPC website. Model based seasonal climate anomalies are one factor based on which NCEP seasonal forecast outlook is issued.





MetOffice



Temperatura
(Previsão emitida em Outubro)
temp-6.gif

http://www.metoffice.gov.uk/research/seasonal/monthly_forecasts/single_terce_cat2.html


Precipitação
(Previsão emitida em Outubro)

prec-14.gif

http://www.metoffice.gov.uk/research/seasonal/monthly_forecasts/single_terce_cat2.html

Aviso MetOffice:
The Met Office advises against use of these maps alone for decision making. UK users are encouraged to consult the official UK seasonal forecast, which is generated through expert interpretation of the forecast maps and other inputs, or to contact our Customer Centre. For other countries, users are advised to consult the relevant National Meteorological Service, who will have access to this and other local predictive information.
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bem, pelos vistos o frio já ninguém o tira de cá :D:D agora o resto vem por acréscimo :assobio: talvez em Janeira haja um envolvimento entre precipitação e frio extremo :assobio: tudo pode acontecer, estamos no inicio do campeonato.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bem, pelos vistos o frio já ninguém o tira de cá :D:D agora o resto vem por acréscimo :assobio: talvez em Janeira haja um envolvimento entre precipitação e frio extremo :assobio: tudo pode acontecer, estamos no inicio do campeonato.

Exacto Mário... Previsões sazonais... tenho muitas reservas sempre :D

Mas a confirmar-se significa um misto: Infelizmente mau para a agricultura... felizmente propício a esporádicas mas eventualmente interessantes situações :cold:

A ver vamos...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Infelizmente parece que este ano será mais um ano bastante seco tal como tinha tb acontecido em outros anos anteriores, tal como em 2005 !!
Creio que no final de Dezembro teremos uma precipitação acumulada de cerca de 50 mm no Sul do país e de cerca de 100 mm no Norte do país !!
ATENçÃO: O que estou afirmando é para o trimestre de Outubro/Novembro/Dezembro...

Isto é apenas o que penso ...
Em relação ao trimestre respeitante ao Inverno acho que vamos ter um Inverno seco ... mas se calhar não tão seco como este Outono !!!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Infelizmente parece que este ano será mais um ano bastante seco tal como tinha tb acontecido em outros anos anteriores, tal como em 2005 !!
Creio que no final de Dezembro teremos uma precipitação acumulada de cerca de 50 mm no Sul do país e de cerca de 100 mm no Norte do país !!
ATENçÃO: O que estou afirmando é para o trimestre de Outubro/Novembro/Dezembro...

Isto é apenas o que penso ...
Em relação ao trimestre respeitante ao Inverno acho que vamos ter um Inverno seco ... mas se calhar não tão seco como este Outono !!!

segundo a evolução da Tmed global há sempre um pico maior da T segudo de 2 a 4 menores e o proximo maior é suposto ser em 2009.
portanto talvez seja um ano de extremos o proximo...
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Bem sei que vou ser um pouco egoísta, mas não me importava nada que fosse mesmo um Inverno seco e frio, pelo menos haveria mais potencial para situações de neve em locais menos habituais.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bem sei que vou ser um pouco egoísta, mas não me importava nada que fosse mesmo um Inverno seco e frio, pelo menos haveria mais potencial para situações de neve em locais menos habituais.

Confesso que esse dilema também me martela a cabeça... E de facto também me sinto um pouco egoísta por partilhar um pouco dessa opinião! Perfeito seria ser frio e húmido... Conjugação quase impossível, mas quem sabe...
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Bem já vi que todos vocês querem que este inverno seja muito frio e seco, cá para mim gostava que este inverno fosse muito chuvoso, e pronto vá também gostava que fosse frio, gostava que fosse chuvoso porque este outono chuva quase que nem vela:sad:, e se este inverno for realmente seco o que é que é de portugal:confused:, claro que vai sofrer com uma seca, por isso é a vossa opinião dizerem que gostavam que fosse seco mas também tem que ver as consequências que ia dar pois este outono não tá a ser nada chuvoso:(, não levem a mal isto que eu disse;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bem já vi que todos vocês querem que este inverno seja muito frio e seco, cá para mim gostava que este inverno fosse muito chuvoso, e pronto vá também gostava que fosse frio, gostava que fosse chuvoso porque este outono chuva quase que nem vela:sad:, e se este inverno for realmente seco o que é que é de portugal:confused:, claro que vai sofrer com uma seca, por isso é a vossa opinião dizerem que gostavam que fosse seco mas também tem que ver as consequências que ia dar pois este outono não tá a ser nada chuvoso:(, não levem a mal isto que eu disse;)


Mas tu tens toda a razão e também eu gostava que chovesse para bem da agricultura! Só dei a entender que a conjectura fria é mais propícia a surpresas! Se for húmida PERFEITO :)

Mas infelizmente em Portugal isso não é muito normal :(
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Isto dos desejos...
Eu já ficava contente com valores normais ou próximos da média. Tanto ao nível da precipitação, como ao nível da temperatura.

Claro que se chovesse tudo aquilo que não choveu no Outono, não seria nada mau.

Quanto a neve, eu prefiro surpresas a previsões.:D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Um inverno frio nem sempre é sinónimo de muitos episódios extremos. Nomeadamente daqueles relacionados com neve.
Por aqui, o Inverno de 2004 / 2005 foi o mais frio dos últimos 17 anos, pelo menos, e só apresentou um episódio de neve minimamente interessante. Tendo o referido episódio ocorrido já no final de Fevereiro.

O Inverno de 1997 / 1998, bastante chuvoso, foi o mais quente para o mesmo período de análise e apresentou uns dois ou três episódios.

É impossível saber o que vai acontecer.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Era muito importante que este Inverno fosse chuvoso, mas se o frio extemo quiser aparecer será muito bem-vindo:)

Mas o que eu queria mesmo, era pelo menos um belo nevão aqui para Bragança:)

E já agora queria encomendar uma dose de sincelo, pois nunca não tive a oportunidade de ver esse famoso nevoeiro gelado:)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Um inverno frio nem sempre é sinónimo de muitos episódios extremos. Nomeadamente daqueles relacionados com neve.
Por aqui, o Inverno de 2004 / 2005 foi o mais frio dos últimos 17 anos, pelo menos, e só apresentou um episódio de neve minimamente interessante. Tendo o referido episódio ocorrido já no final de Fevereiro.

O Inverno de 1997 / 1998, bastante chuvoso, foi o mais quente para o mesmo período de análise e apresentou uns dois ou três episódios.

É impossível saber o que vai acontecer.


Basicamente os sulistas querem entradas de frio bem instalado, estão-se nas tintas para que seja seca a norte, se for molhada o frio não chega cá abaixo, e ficam a rezar para que alguma pequena depressão com precipitação apareça pelo sul para se juntar ao frio :D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Basicamente os sulistas querem entradas de frio bem instalado, estão-se nas tintas para que seja seca a norte, se for molhada o frio não chega cá abaixo, e ficam a rezar para que alguma pequena depressão com precipitação apareça pelo sul para se juntar ao frio :D


Errado no que diz respeito pelo menos a mim .. o que eu quero é chuva e mais chuva e tempo ameno, e bastantes trovoadas e vento também !!
Umas belas entradas de Sudoeste é que era !!!:D:D

Infelizmente este ano não vou ter nada disso ... !!!