Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A AEMET pelos vistos ontem apresentou um balanço qualquer do Verão e falou do Outono, daí haver várias notícias em Espanha sobre o assunto.

E supõe-se que a AEMET siga o ECMWF, portanto o que tem sido dito (apesar de muitos erros e confusões em muitos artigos dos media, lá como cá acaba tudo numa enorme salganhada quando se fala destas coisas) será qualquer coisa deste tipo:


El otoño, que empieza oficialmente mañana a las 5.09 horas en el país, traerá este año menos lluvias de lo habitual en todo el país y algo menos de frío en la mitad sur, según las predicciones de la Agencia Estatal de Meteorología (Aemet).

...

Este próximo otoño, según la Agencia de Meteorología, registrará unas temperaturas ligeramente superiores a los valores medios en la mitad sur, fundamentalmente en el tercio sur.

---

En Canarias, existe una marcada tendencia a las temperaturas por encima de lo normal, mientras que en el resto de las zonas (mitad norte y Baleares) no hay "señales significativas", por lo que lo más probable es que las temperaturas se mantengan en los valores normales.

---

En cuanto a las lluvias, en la mayor parte del país habrá una tendencia a situarse ligeramente por debajo de los valores normales para la época del año, más acusada en el interior y cuadrante suroeste peninsulares.

http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5i0rOd9WLZbbQzG6CpjI2iz6cOWCQ


A TVE ontem também falou do assunto, mas também foi confusa, para as temperaturas parece ter usado o IRI americano e para a precipitação parece que usou a Aemet/ECMWF, numas misturas que não alcanço.

ecm.gif

http://www.rtve.es/mediateca/videos/20100921/tiempo-lluvias-alerta-canarias/883350.shtml



Pelo que, mesmo sem mapas, já temos uma ideia do que mostra o ECMWF para o Outono, de resto acho que a nível de temperatura é o que todos esperam, e a nível de precipitação eu pessoalmente não ligo a isto no Outono quando pode haver bastante instabilidade, pois basta uma ou duas depressões para tornear completamente expectativas quanto a isso, pelo menos nalgumas regiões. Acho perigoso alguém dizer para a população que choverá menos que o normal quando se sabe que a qualquer momento pode vir uma depressão que deixe um diluvio num qualquer local, então em Espanha nem se fala. No Inverno com tempo mais frontal é mais certinho.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Qual é o modelo da NASA Aurélio ?

Acedi ás previsões deles o ano passado e diga-se que acertaram em cheio nelas !!
Tenho total confiança neles pois costumam ser altamente profissionais em tudo o que fazem e acredito terem as mentes mais brilhantes do planeta, digo eu :D
até nisto.

Já agora convém referir que é ainda em fase experimental, e o primeiro ano que consultei previsões deles foi o ano passado ...

Já o MetOffice, coitado ....

O Link deles Vince:
http://gmao.gsfc.nasa.gov/cgi-bin/products/climateforecasts/index.cgi

PS: Não sei a forma de previsão deles, mas como gostam imenso de satélites acredito que misturem conhecimento da área da meteorologia, com observações através dos satélites ... digo eu, que não percebo de método de previsão sazonal :(

O modelo IRI que meteu os pés pelas mãos o ano passado e o modelo europeu será que usam o ECMWF (deve ser) !!
O ano passado pareceu-me ter ouvido que seria normal o Inverno e depois foi o que se viu ...
Para ser sincero ainda nunca ouvi eles dizerem que seria mais chuvoso que o normal nos anos que acompanho as previsões do AEMET !!
Acho engraçado é o IRI não dizer que toda a europa terá temperaturas superior ao normal pois dizia sempre isso nos ultimos 10 anos !! :)
 

Climat

Cirrus
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
28
Local
Moncarapacho, a 7 kms de Olhão
Não foi uma questão de ficar alarmado ou não, se te estás a referir a mim eu na altura só te perguntei se tinhas a certeza, pois a ser assim seria um dos Verões mais quentes de sempre, e assim foi.

Agora, eu fiquei confuso com isso tudo na altura, pois na sequência dessa discussão uma alma caridosa fez-me chegar às mãos os mapas de Maio e neles não vi essa anomalia. E olhando para eles hoje, será que o ECMWF acertou assim tanto ? No 3º mapa suponho que apontavam para 0.5-1.0ºC ou sou eu que estou a fazer confusão ?

Tu como administrador, tens todo o direito de perguntares o que quer que seja, ainda para mais aparece aqui um membro e manda umas postas de pescada a dizer que o Verão vai ser quente com uma anomalia a rondar os +2.0ºC é lógico que faças perguntas. Os teus mapas estão correctos e são uma pequena parte dos produtos que o ECMWF fornece para que nós tínhamos alguma certeza naquilo que dizemos e que eu afirmei vincadamente o que via no modelo. Caro Vince, eu ando pouco por aqui, o tempo não me permite vir aqui mais vezes, dentro de 2 semanas irei para Itália tirar um doutoramento em Climatologia sobre o Mediterrâneo onde engloba o Algarve também.

As previsões sazonais mais complicadas de fazer são a do Outono e Primavera devido às depressões em altura que podem em vários dias ou mesmo num dia chover a média do Outono. No Algarve, já aconteceu isso várias vezes, Outubro de 1989, Outono de 2006, Setembro de 2008 que todos aqui devem recordar-se. Mas atenção, o que diz a AEMET até não está assim tão errada da realidade, eu digo que o Outono não vai ser a seca que foi o ano passado no Algarve porque só choveu a partir de 20 de Dezembro, mas este Outono a precipitação ficará entre os 70% e os 120% em relação à média em todo o território.

Quanto ao Inverno, ainda é cedo para dizer o que quer que seja, mas está a ficar interessante, aliás na minha opinião muito interessante. Estamos numa fase de La Niña, esta fase que vai ser longa e que vai durar até 2012. Vai fazer com que as temperaturas sejam mais baixas e algumas zonas vão sofrer com a seca, que ainda não é o caso de Portugal olhando aos próximos meses, quando falo de seca não falo da seca meteorológica mas a mais importante de todas a seca hidrológica. Este ano hidrológico que acaba a 30 de Setembro vai ser um ano considerado normal, porque choveu praticamente tudo nos meses de Inverno mas que levou muitas pessoas a pensarem que o ano foi chuvoso a extremamente chuvoso mas que na realidade não foi.

Aurélio, sabes o porquê dessa alteração do MetOffice que tu dizes de coitado, pensa lá bem, tu até sabes a resposta, senão levas uma reprimenda minha.:angry:

Aurélio, o MetOffice segue o ECMWF, pensa lá bem, onde é a sede do ECMWF e do MetOffice tudo no Reino Unido curioso não, logo todos sabemos aqueles que estão dentro do meio sabe que eles colaboram entre si. :)

Mas eu faço todo o gosto em explicar-te, o ECMWF colocava no mês de Julho para o trimestre de Dez/Jan/Fev um Inverno seco com a precipitação a rondar os 60% a 75% em Portugal sendo mais seco a norte do que a sul, no mês de Agosto e principalmente no mês de Setembro as anomalias negativas foram retiradas e agora neste momento, os mapas indicam um Inverno chuvoso a extremamente chuvoso com a precipitação a rondar os 140% a 170% de norte para sul, o sul muito mais chuvoso que o Norte. Mas atenção, que vendo as previsões a nível mensal neste momento, posso dizer que o Dezembro é sem dúvida o melhor mês a nível de precipitação onde o sul tem uma anomalia de +150 mm em relação à média e o Norte tem +230 mm em relação à média. Jeneiro mês normal onde a precipitação será a rondar os 80% a 110%. Fevereiro a rondar os 60% a 90% o mês mais seco devido a um bom factor o frio.
As temperaturas são acima da média no mês de Dezzembro a rondar os 0.5ºC a 1ºC, Janeiro não é possível saber e Fevereiro um rico mês para os amantes do frio e da neve quiça, a anomalia é de -1.0ºC a -2.0ºC para Portugal.

Quanto, às ilhas, o Inverno vai ser mais chuvoso na Madeira do que nos Açores, para as ilhas só mesmo lendo o relatório do ECMWF.

Levantei um pouco do véu, isto são tendências, só mesmo a previsão de Outubro e Novembro é que se pode verificar melhor com mais dados.

Um conselho de amiga sigam o MetOffice. O NOAA não liguem muito, porque falhou redondamente na previsão, mostrou sempre um Verão fresco e foi o 2º mais quente de sempre, só não foi o mais quente devido ao Junho abaixo da média, senão seria o Verão mais quente de sempre.

Um bem haja a todos, vamos ver se volto em breve a dar mais novidades.

Se eu errar não tenham medo que eu sei admitir quando erro, serve quando acerto assim como erro.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
MetOffice: Não é esse organismo que deixou de publicar as suas previsões por ter sido ferozmente atacada no UK durante os ultimos porque nunca acertaram com as suas previsões durante os ultimos anos naquele país !!
Não é este organismo que o ano passado insistia em temperaturas acima da média no UK quando todos os sinais e todos os modelos diziam que ia ser ao contrário.
O facto de o ECMWF e MetOffice estarem no mesmo país não quer dizer que colaborem porque ambos criam as suas próprias previsões e segundo me parece neste momento o ECMWF parece estar voltado para um Outono seco e o MetOffice para um Outono bem bem molhado. Por isso colaboração zero ...
Mas repito todos os sinais apontam e tomando atenção que estamos perante um forte La Nina que o Inverno seja seco .....

O unico modelo que vejo contrariando fortemente esses sinais claros é o MetOffice.
A NASA como referi apenas tem sinais para este Outono não existindo sinal ainda para o Inverno ... e este Outono como já referi espero ameno com as chuvas chegando na segunda metade de Outubro extendendo-se por Novembro com um Verão de S. Martinho mais tardio ....
Inverno espero muito seco este ano .... !!
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Não sei porquê mas daqui a 15 dias estaremos a bater o dente... para quem pensava que iriamos ter verão ate Novembro parece que isso não vai acontecer o clima vai-nos trocar as voltas... 5º graus para o Porto; 9º para Lisboa;0º para Tras-montes parece que o frio este ano vem logo nas 1ªs semanas de Outubro e pela experiencia que tenho quando nestas estações de transição como é caso do Outuno ,a temperatura desce depois não volta a subir tão depressa... Se estas previsões se confirmarem parece que Outono ameno não se ira concretizar.

isto é se as previsões se manter como é obvio;

Fonte:

http://www.accuweather.com/

cumps
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Não sei porquê mas daqui a 15 dias estaremos a bater o dente... para quem pensava que iriamos ter verão ate Novembro parece que isso não vai acontecer o clima vai-nos trocar as voltas... 5º graus para o Porto; 9º para Lisboa;0º para Tras-montes parece que o frio este ano vem logo nas 1ªs semanas de Outubro e pela experiencia que tenho quando nestas estações de transição como o Outuno ou Primavera,a temperatura desce depois não volta a subir tão depressa... Se estas previsões se confirmarem parece que Outono ameno não se ira concretizar.

isto é se as previsões se manter como é obvio;

Fonte:

http://www.accuweather.com/

cumps


Parece-me bastante improvável esse cenário! :p
Mas esperemos para ver, impossível não é, mas improvável, basta ver a climatologia de Outubro..

Aliás, isso não é previsão sazonal, como a que se fala aqui, de modelos específicos para previsão a meses, com o seu funcionamento totalmente diferente dos modelos para previsão a curto/médio prazo. Essa previsão do accuweather vem de previsão de modelos de curto/médio prazo, que sabemos bem que acima dos 5/10 dias falham disparatadamente.

Já se deveria evitar misturar alhos com bugalhos e não fiar numa coisa destas cegamente, isto sempre sem colocar de parte que pode até acertar. Mas.....
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Parece-me bastante improvável esse cenário! :p
Mas esperemos para ver, impossível não é, mas improvável, basta ver a climatologia de Outubro..

Aliás, isso não é previsão sazonal, como a que se fala aqui, de modelos específicos para previsão a meses, com o seu funcionamento totalmente diferente dos modelos para previsão a curto/médio prazo. Essa previsão do accuweather vem de previsão de modelos de curto/médio prazo, que sabemos bem que acima dos 5/10 dias falham disparatadamente.

Já se deveria evitar misturar alhos com bugalhos e não fiar numa coisa destas cegamente, isto sempre sem colocar de parte que pode até acertar. Mas.....

eu sei que uma previsão de 15 dias não é uma previsão sazonal... nem são graficos discordo é que uma previsão de 15 dias seja muito falivel e as previsões sazonais não lol.

acho que confunde-se um pouco aquilo q se deseja com aquilo q vai acontecer por acaso este site raramente falha mas é so por acaso...

Vamos levar com frio que ate doi... la se vão as previsões de verões prolongados...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
... para quem pensava que iriamos ter verão ate Novembro parece que isso não vai acontecer o clima vai-nos trocar as voltas...

Já agora, quem pensava assim ? É impressão minha o o sociometeo imagina muito pela cabeça das outras pessoas ? Alguém fala da aridez do Alentejo e você acha que as pessoas falam que Portugal é um deserto, alguém fala em Outono na média ou ligeiramente acima da média e você põe os outros a falar em verão até Novembro. Esta forma de agir e que tem arruinado tantos tópicos é defeito ou é mesmo feitio inconsciente ou propositado ?

5º graus para o Porto; 9º para Lisboa;0º para Tras-montes parece que o frio este ano vem logo nas 1ªs semanas de Outubro e pela experiencia que tenho quando nestas estações de transição como o Outuno ou Primavera,a temperatura desce depois não volta a subir tão depressa... Se estas previsões se confirmarem parece que Outono ameno não se ira concretizar.
isto é se as previsões se manter como é obvio;

Oxalá que assim seja, mal seria do Outono sem uns eventos mais frios e outros mais quentes. Uma andorinha não faz a primavera e um evento não faz o Outono. De qualquer forma a 15 dias não se fie em previsões automáticas que podem mudar radicalmente no próprio dia pois baseiam-se em saídas de modelos que a 15 dias são um spaguetti de soluções. E se esperamos um Outono ameno e ele for frio, óptimo, nenhum mal vem ao mundo, estamos habituados a lidar com falhanços de previsões sazonais e as surpresas se forem boas são até muito bem vindas. EU pessoalmente estou com esperança de que seja mais chuvoso do que algumas dessas previsões sazonais tem dito.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O ECMWF e do MetOffice apesar de estarem ambos em UK e até terem partilhado o mesmo espaço até há uns anos atrás, são modelos diferentes. Acho que li algures que os dois melhores computadores deste país até são destas duas instituições.

Elas colaboram entre si claro, e ainda bem, mas são modelos diferentes e tem que continuar assim, seria um erro terrível por exemplo incorporarem no Metoffice coisas do ECM para melhorar o primeiro. Erro porque precisamos de modelos diferentes a pensar diferente.

Agora, há sim um projecto com vários anos em que procuram tirar partido de todos eles, um modelo chamado EUROSIP que já vem de um projecto mais antigo chamado DEMETER. O EUROSIP é um mulimodelo juntando ECM, Metoffice e um modelo da Meteofrance para obter previsões sazonais melhores.

eurosn.gif



É um facto que o Metoffice tem sido muito criticado em UK, mas tem a ver com a brigada anti-aquecimento global que pretendiam demonstrar que falhando o Metoffice as sazonais de UK isso também quereria dizer que tudo o que fosse previsões do aquecimento global também estavam erradas. Como todo esse fuzz que se gerou e dado os elevados custos que toda a infraestrutura do Metoffice implica para os contribuintes, gerou-se alguma hostilidade naquele país para a instituição, compreensível até certo ponto, mas as reais intenções da brigada eram outras que pouco tinham a ver com os custos para o contribuinte.


De qualquer forma como sabemos, o modelo do Metoffice sem ser o sazonal é o 2º melhor modelo global, precisamente a seguir ao ECMWF e à frente do GFS americano e CMC canadiano. E mesmo nas sazonais os europeus penso que no geral também são superiores aos americanos.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
acho que confunde-se um pouco aquilo q se deseja com aquilo q vai acontecer por acaso este site raramente falha mas é so por acaso...

Também acho que se confunde...

estou convencido ou seja tenho o felling que não será um verão nem excessivamente quente nem excessivamente fresco ou húmido, ou seja tenho o felling que será um verão normal

Espero e tenho essa vontade espero que o verão seja o Normal que faça calor que tem de fazer que venha 1,2,3 vagas de calor mais intensas e outras semanas mais frescas um ou outro dia de percipitação especialmente a norte e centro do pais

Não sei porquê mas daqui a 15 dias estaremos a bater o dente... para quem pensava que iriamos ter verão ate Novembro parece que isso não vai acontecer o clima vai-nos trocar as voltas...

Desejos, ou realidades?

No que diz respeito ao verão:
-> Verão 2010: Previsão sazonal e balanço
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Já agora, quem pensava assim ? É impressão minha o o sociometeo imagina muito pela cabeça das outras pessoas ? Alguém fala da aridez do Alentejo e você acha que as pessoas falam que Portugal é um deserto, alguém fala em Outono na média ou ligeiramente acima da média e você põe os outros a falar em verão até Novembro. Esta forma de agir e que tem arruinado tantos tópicos é defeito ou é mesmo feitio inconsciente ou propositado ?



Oxalá que assim seja, mal seria do Outono sem uns eventos mais frios e outros mais quentes. Uma andorinha não faz a primavera e um evento não faz o Outono. De qualquer forma a 15 dias não se fie em previsões automáticas que podem mudar radicalmente no próprio dia pois baseiam-se em saídas de modelos que a 15 dias são um spaguetti de soluções. E se esperamos um Outono ameno e ele for frio, óptimo, nenhum mal vem ao mundo, estamos habituados a lidar com falhanços de previsões sazonais e as surpresas se forem boas são até muito bem vindas. EU pessoalmente estou com esperança de que seja mais chuvoso do que algumas dessas previsões sazonais tem dito.

Sim Vince estamos so a falar do ponto de vista especulativo pois o que temos em mãos previsões e se previsões de 15 dias são faliveis as previsões sazonais tambem o são penso eu mas alias eu de previsões sazonais limito-me a não comentar muito pois tenho noção das minhas limitações e os meus conhecimentos de metereologia são do senso comum existem termos tecnicos que não domino e relativo as previsões sazonais perfiro nem comentar muito pois existem conceitos que não domino apesar de ter a noção e a forte convicção que são bastante faliveis sejam elas quais forem.
Agora claro que as previsões de 15 dias tambem o são mas claro que fico contente e entusiasmado que tenhamos um inico de Outono frio independentemente se isso vai contra ou a favor determinado ponto de vista ou determinada previsão sazonal e de facto as previsões apontam para daqui a 15 dias inicio de dias frios muito mais frios aqueles que estavam previstos e considerando que normalmente quando que nas estações transitorias a temperatura quando desce depois dificilmente sobe ou seja posso especular que poderemos ter uma bela supresa nesta estação.
Relativo ao falar pelos outros users sim pode ter alguma razão Vince posso exagerar em certos apreciações mas vou procurar evitar esse tipo de apreciações.Apesar de achar que em Portugal toda a gente so quer calor calor e mais calor...

cumps
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
O ECMWF e do MetOffice apesar de estarem ambos em UK e até terem partilhado o mesmo espaço até há uns anos atrás, são modelos diferentes. Acho que li algures que os dois melhores computadores deste país até são destas duas instituições.

Elas colaboram entre si claro, e ainda bem, mas são modelos diferentes e tem que continuar assim, seria um erro terrível por exemplo incorporarem no Metoffice coisas do ECM para melhorar o primeiro. Erro porque precisamos de modelos diferentes a pensar diferente.

Agora, há sim um projecto com vários anos em que procuram tirar partido de todos eles, um modelo chamado EUROSIP que já vem de um projecto mais antigo chamado DEMETER. O EUROSIP é um mulimodelo juntando ECM, Metoffice e um modelo da Meteofrance para obter previsões sazonais melhores.

eurosn.gif



É um facto que o Metoffice tem sido muito criticado em UK, mas tem a ver com a brigada anti-aquecimento global que pretendiam demonstrar que falhando o Metoffice as sazonais de UK isso também quereria dizer que tudo o que fosse previsões do aquecimento global também estavam erradas. Como todo esse fuzz que se gerou e dado os elevados custos que toda a infraestrutura do Metoffice implica para os contribuintes, gerou-se alguma hostilidade naquele país para a instituição, compreensível até certo ponto, mas as reais intenções da brigada eram outras que pouco tinham a ver com os custos para o contribuinte.


De qualquer forma como sabemos, o modelo do Metoffice sem ser o sazonal é o 2º melhor modelo global, precisamente a seguir ao ECMWF e à frente do GFS americano e CMC canadiano. E mesmo nas sazonais os europeus penso que no geral também são superiores aos americanos.

e não acha que existe uma "brigada" pro-aquecimento global muito mais instituida e instalada na sociedade a todos os niveis???
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
e não acha que existe uma "brigada" pro-aquecimento global muito mais instituida e instalada na sociedade a todos os niveis???

É possível que exista, mas isso nada tem a ver com modelos sazonais de que estamos a falar, portanto, peço por favor que não estragues este tópico também.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
É possível que exista, mas isso nada tem a ver com modelos sazonais de que estamos a falar, portanto, peço por favor que não estragues este tópico também.

Vince a serio não é a minha intenção estragar topicos... seja do que for ok...apenas fiz uma pergunta e a pouco comentei apenas para dizer algo que penso é interessante que existe a previsão de frio para daqui a 15 dias em Portugal e frio a serio já no inicio de Outubro contrariando mtas das previsões avançadas e como fiquei supreendido com tais previsões entusiasmado decidi partilhar essa informação aqui neste topico e penso que é um bom assunto para partilhar dentro deste topico e mais dentro do ambito deste topico.