Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O ECMWF e do MetOffice apesar de estarem ambos em UK e até terem partilhado o mesmo espaço até há uns anos atrás, são modelos diferentes. Acho que li algures que os dois melhores computadores deste país até são destas duas instituições.

Elas colaboram entre si claro, e ainda bem, mas são modelos diferentes e tem que continuar assim, seria um erro terrível por exemplo incorporarem no Metoffice coisas do ECM para melhorar o primeiro. Erro porque precisamos de modelos diferentes a pensar diferente.

Agora, há sim um projecto com vários anos em que procuram tirar partido de todos eles, um modelo chamado EUROSIP que já vem de um projecto mais antigo chamado DEMETER. O EUROSIP é um mulimodelo juntando ECM, Metoffice e um modelo da Meteofrance para obter previsões sazonais melhores.

eurosn.gif



É um facto que o Metoffice tem sido muito criticado em UK, mas tem a ver com a brigada anti-aquecimento global que pretendiam demonstrar que falhando o Metoffice as sazonais de UK isso também quereria dizer que tudo o que fosse previsões do aquecimento global também estavam erradas. Como todo esse fuzz que se gerou e dado os elevados custos que toda a infraestrutura do Metoffice implica para os contribuintes, gerou-se alguma hostilidade naquele país para a instituição, compreensível até certo ponto, mas as reais intenções da brigada eram outras que pouco tinham a ver com os custos para o contribuinte.


De qualquer forma como sabemos, o modelo do Metoffice sem ser o sazonal é o 2º melhor modelo global, precisamente a seguir ao ECMWF e à frente do GFS americano e CMC canadiano. E mesmo nas sazonais os europeus penso que no geral também são superiores aos americanos.

OFF-TOPIC:
Tens que arranjar uma continha lá no ECMWF para o pessoal conhecer as previsões deles ... porque como disseste eles são os melhores aqui para a Europa em termos de curto/médio prazo, mas o pessoal nunca sabe o que eles prevêem nas sazonais pelo menos em termos de precipitação seria interessante :D
O METOFFICE por aquilo que me lembro de ver e quando disse que falhou foi respeitante ás temperaturas, mas aí de todos os modelos que tenho acesso, geralmente costuma acertar porque fluctuam muito mais nessas previsões do que na precipitação e todos nós sabemos que ainda é muito mais dificil acertar na temperatura do que na precipitação .... digo eu que pouco percebo de sazonais ...
O CPC falha mais devido ás suas actualizações porque avaliando a 3 meses, até parece-me que acerta bastante e no ultimo Inverno nem se fala ... com excepção aqui do meu Algarvizinho !!
mas como as suas actualizações estão sempre variando .... fluctua por vezes bastante !!

Reparei já é que este modelo do CPC que eu pareço ter uma paixão estranha :D, acerta mais a longa distancia do que a curta distancia, ao contrário dos outros modelos !!!
(Já li isso em qualquer lado)
Foi só um pequeno aparte !!
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Vince a serio não é a minha intenção estragar topicos... seja do que for ok...apenas fiz uma pergunta e a pouco comentei apenas para dizer algo que penso é interessante que existe a previsão de frio para daqui a 15 dias em Portugal e frio a serio já no inicio de Outubro contrariando mtas das previsões avançadas e como fiquei supreendido com tais previsões entusiasmado decidi partilhar essa informação aqui neste topico e penso que é um bom assunto para partilhar dentro deste topico e mais dentro do ambito deste topico.

24 horas... é sensivelmente o tempo máximo que essa previsão a 15 dias irá durar... Quer seja para mais ou menos frio. O accuweather renova as previsões consoante as saídas dos modelos. Não tenho a certeza de qual usa (provavelmente o GFS), ora todos sabemos a volatilidade dos modelos globais. Portanto esta previsão a 15 dias para mim não vale mais ou menos que uma sazonal. São coisas diferentes. Previsões sazonais, aquelas que se têm vindo a discutir neste tópico, valem o que valem. Já manifestei várias vezes o meu cepticismo quanto a elas. Agora a realidade é que me parece que tem havido trabalho científico relevante nesta área. Assim sendo uma previsão sazonal acaba por ser uma tendência baseada em dados científicos que pode resultar num bom indicador. Pelo menos este Verão o ECM aproximou-se... Mostrou uma tendência... que foi ultrapassada! Mas mostrou essa tendência.
Assim cepticismos aparte, a previsão a muito longo prazo não deixa de ser algo muito interessante e, claro, a seguir muito atentamente neste tópico.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Vince a serio não é a minha intenção estragar topicos... seja do que for ok...apenas fiz uma pergunta e a pouco comentei apenas para dizer algo que penso é interessante que existe a previsão de frio para daqui a 15 dias em Portugal e frio a serio já no inicio de Outubro contrariando mtas das previsões avançadas e como fiquei supreendido com tais previsões entusiasmado decidi partilhar essa informação aqui neste topico e penso que é um bom assunto para partilhar dentro deste topico e mais dentro do ambito deste topico.

Mas os 5ºC para o Porto previsto pelo modelo automático é a previsão de temperatura minima !!
Posso ter uma minima de 5ºC e uma máxima de 24ºC
Além disso ainda por cima no ultimo dia .....e por isso tem 0 de crédito !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
24 horas... é sensivelmente o tempo máximo que essa previsão a 15 dias irá durar... Quer seja para mais ou menos frio. O accuweather renova as previsões consoante as saídas dos modelos. Não tenho a certeza de qual usa (provavelmente o GFS), ora todos sabemos a volatilidade dos modelos globais. Portanto esta previsão a 15 dias para mim não vale mais ou menos que uma sazonal. São coisas diferentes. Previsões sazonais, aquelas que se têm vindo a discutir neste tópico, valem o que valem. Já manifestei várias vezes o meu cepticismo quanto a elas. Agora a realidade é que me parece que tem havido trabalho científico relevante nesta área. Assim sendo uma previsão sazonal acaba por ser uma tendência baseada em dados científicos que pode resultar num bom indicador. Pelo menos este Verão o ECM aproximou-se... Mostrou uma tendência... que foi ultrapassada! Mas mostrou essa tendência.
Assim cepticismos aparte, a previsão a muito longo prazo não deixa de ser algo muito interessante e, claro, a seguir muito atentamente neste tópico.

As sazonais em termos de precipitação funciona muito bem para o Inverno (Dez/Jan/Fev) quando as precipitações são de indice frontal.
No Outono e Primavera quando elas (precipitações) são de carácter mais depressionário, cut -offs e companhia aí tem mais tendencia a falhar seja qual for o modelo ....
Geralmente os modelos quando "falam" a 3 meses costumam acertar quando descrevem as precipitação já com os meses de Inverno.
ex: Nov/Dez/Jan; Dez/Jan/Fev
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Mas os 5ºC para o Porto previsto pelo modelo automático é a previsão de temperatura minima !!
Posso ter uma minima de 5ºC e uma máxima de 24ºC
Além disso ainda por cima no ultimo dia .....e por isso tem 0 de crédito !!

Porto:
14º de maxima
5º de minima

vamos esperar para ver... mas para o Porto as noites para a proxima semana já andam nos 10º graus... mas vamos ver mas não é nada que já não tenha acontecido...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Porto:
14º de maxima
5º de minima

vamos esperar para ver... mas para o Porto as noites para a proxima semana já andam nos 10º graus... mas vamos ver mas não é nada que já não tenha acontecido...

Estava a exemplificar ;)
Para mostrar que o que conta é a máxima ... e não a minima !!
E sim no mês de Outubro é aquele mês em que não sabemos o que vestir assim tipo Março. Em que de manhã estamos cheios de frio e a tarde cheios de calor !!
Meses em que a amplitude térmica é maior ....
Cumprimentos,
 

Climat

Cirrus
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
28
Local
Moncarapacho, a 7 kms de Olhão
Sociometeo nos modelos não existem brigadas a favor do aquecimento ou contra, nada tem haver com isso. Os modelos são coisas muito mais complicadas do que aqueles cientistas malucos que dizem que vem aí o aquecimento global, que vamos morrer assados e etc. Não sou apologista do aquecimento global nem do arrefecimento mas ando mais convicta para arrefecimento do que aquecimento, mas isto só aqui para nós. :)

A La niña pode trazer seca a Portugal como o El niño, não se pode ver estamos em La niña seca, estamos em El niño chuva abundante em Portugal, um bocado estranho não é, seria muito mais fácil sssim, nem precisávamos de estar aqui a debater porque vamos ter mais e mais seca que estamos em La niña. :unsure: O ano passado no Outono porque razão o Algarve teve o Outono mais seco dos últimos 30 anos? Porquê que o Inverno foi bastante chuvoso e estavámos com o el nino como no Outono? Temos uma coisa simples que influência muito mais o clima em Portugal que é a NAO, no Outono com El niño e NAO+, o Algarve teve um Outono extremamente seco. No Inverno só não tivemos a pior seca no Algarve porque a NAO foi negativa, senão neste momento, as albufeiras no Algarve estavam completamente secas, e já o Algarve tinha arranjado meios e fundos comunitários para construir uma estação de dessalinização da água do mar, que há vários anos a região devia possuir e não tem, muito mais importante do que o TGV.

Vamos recuar, no tempo, até ao ano da seca 2004/2005, nesse ano se vissem o modelo ECMWF, desde de Setembro de 2004 que começou-se a linear a seca, os mapas eram assustadores com um Janeiro de 2005 completamente seco, tanto que eu nessa altura andava a tirar o curso em Aveiro e o meu professor dizia não pode ser, este modelo do ECM está completamente doido, nos meses seguintes, a situação manteve-se, então chegou o mês de Janeiro, a expectativa era enorme, no final desse mês de Janeiro o meu professor disse por muito que um modelo indicasse que Janeiro em muitas regiões não ía ter precipitação eu nunca acreditei, mas o Janeiro acabou mesmo com algumas regiões onde nem caiu uma pinga, impressionante.

Quanto ao Outubro, a previsão é para que seja com temperatura abaixo da normal -0.5ºC a -1.0ºC, em todo o território.
Se aqui o fórum tivesse acesso ao ECM muitos passariam horas a olhar para esses mapas, essas previsões, onde existe previsões sazonais, previsões mensais e previsões semanais, tal como o IM apresenta no Observatório das Secas, a precipitação por semana. Neste momento, digo que a 1ª semana, 2ª semana e 4ª semana de Outubro terão precipitação acima da média, na 3ª semana não existe sinal significativo. No 1ºdia do mês, a previsão pode ser outra atenção, neste momento é essa. Mas se o Outubro é abaixo da média porque razão tem mais chuva algo estranho não é pessoal? Curiosamente o La méteo indica o mesmo, mas esse modelo é o resultado de todos fazem a média pimba. :lmao:

Eu conheço um site que é tipo o GFS só que em vez de mostrar para 15 dias, mostra para 960 horas, ou seja 40 dias, mas não tenho aqui o site, tenho que ver se o encontro para colocar aqui. :lmao:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Não sei porquê mas daqui a 15 dias estaremos a bater o dente... para quem pensava que iriamos ter verão ate Novembro parece que isso não vai acontecer o clima vai-nos trocar as voltas... 5º graus para o Porto; 9º para Lisboa;0º para Tras-montes parece que o frio este ano vem logo nas 1ªs semanas de Outubro e pela experiencia que tenho quando nestas estações de transição como é caso do Outuno ,a temperatura desce depois não volta a subir tão depressa... Se estas previsões se confirmarem parece que Outono ameno não se ira concretizar.

isto é se as previsões se manter como é obvio;

Fonte:

http://www.accuweather.com/

cumps

Sim,tudo muito bonito não fossem os 15 dias que faltam para isso. :D
O que parece quase certo é que Outubro vai ter alguns dias de calor(por volta dos 23ºC a 25ºC),parece-me porque tem sido quase sempre assim.
Esses 9º previstos para Lisboa deve ficar mais perto dos 19ºC que dos 9ºC se calhar...Aliás até pode ter 9ºC de minima,é possivel em inicios Outubro..Mas depois se tivesse 23 de máxima,seria um dia quente! Porque os 9ºC não vou estar na rua para sentir ás 6 da manhã..Agora os 23ºC já os sinto.Veremos quando chega o Outono.
Eu também quero que o Outono chege rapidamente,mas não subo muito as expectativas...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Quanto ao Outubro, a previsão é para que seja com temperatura abaixo da normal -0.5ºC a -1.0ºC, em todo o território.
Se aqui o fórum tivesse acesso ao ECM muitos passariam horas a olhar para esses mapas, essas previsões, onde existe previsões sazonais, previsões mensais e previsões semanais, tal como o IM apresenta no Observatório das Secas, a precipitação por semana. Neste momento, digo que a 1ª semana, 2ª semana e 4ª semana de Outubro terão precipitação acima da média, na 3ª semana não existe sinal significativo. No 1ºdia do mês, a previsão pode ser outra atenção, neste momento é essa. Mas se o Outubro é abaixo da média porque razão tem mais chuva algo estranho não é pessoal?

Nada estranho, um mês de Outubro com anomalia positiva na precipitação costuma ter associado anomalia negativa na temperatura.

Nos meses de Novembro, Dezembro ou Janeiro é que já costuma ser diferente.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A La niña pode trazer seca a Portugal como o El niño, não se pode ver estamos em La niña seca, estamos em El niño chuva abundante em Portugal, um bocado estranho não é, seria muito mais fácil sssim, nem precisávamos de estar aqui a debater porque vamos ter mais e mais seca que estamos em La niña. :unsure: O ano passado no Outono porque razão o Algarve teve o Outono mais seco dos últimos 30 anos? Porquê que o Inverno foi bastante chuvoso e estavámos com o el nino como no Outono? Temos uma coisa simples que influência muito mais o clima em Portugal que é a NAO, no Outono com El niño e NAO+, o Algarve teve um Outono extremamente seco. No Inverno só não tivemos a pior seca no Algarve porque a NAO foi negativa,
Desculpe mas não é verdade pelo menos respeitante aos Inverno, e embora possa haver alguma excepção á regra, porque não existe uma causa efeito directa... a verdade é que em anos em El Nino existe tendencia para existir uma inversão da NAO (NAO-), devido a todo processo dinâmico desencadeado a nível global, mas lá está não é fácil provar qual desencadeia qual, porque toda a atmosfera é um processo dinâmico. Além disso não é a NAO que comanda tudo o resto, tudo o resto é que comanda a NAO. Além disso também depende muito qual o valor do EL NINO ou LA NINA.
Você vai dizer mas em 2004-2005 não estavamos também com El NINO, sim estavamos mas parece-me que era algo mais fraco, e lá está é mais uma variável no puzzle meteorológico. Processo complicado este .... muita coisa em jogo !!! A NAO surge devido a multiplos factores meteorológicos surgem e abrange o globo todo.
Além disso a NAO pode ser negativa e termos tempo seco .. aqui mais a sul


Vamos recuar, no tempo, até ao ano da seca 2004/2005, nesse ano se vissem o modelo ECMWF, desde de Setembro de 2004 que começou-se a linear a seca, os mapas eram assustadores com um Janeiro de 2005 completamente seco, tanto que eu nessa altura andava a tirar o curso em Aveiro e o meu professor dizia não pode ser, este modelo do ECM está completamente doido, nos meses seguintes, a situação manteve-se, então chegou o mês de Janeiro, a expectativa era enorme, no final desse mês de Janeiro o meu professor disse por muito que um modelo indicasse que Janeiro em muitas regiões não ía ter precipitação eu nunca acreditei, mas o Janeiro acabou mesmo com algumas regiões onde nem caiu uma pinga, impressionante.
Pelo pouco me lembro acho que todos os modelos davam uma seca enorme que aconteceu


Quanto ao Outubro, a previsão é para que seja com temperatura abaixo da normal -0.5ºC a -1.0ºC, em todo o território.
Neste momento, digo que a 1ª semana, 2ª semana e 4ª semana de Outubro terão precipitação acima da média, na 3ª semana não existe sinal significativo. No 1ºdia do mês, a previsão pode ser outra atenção, neste momento é essa. Mas se o Outubro é abaixo da média porque razão tem mais chuva algo estranho não é pessoal?
Normal, se a temperatura é mais baixa que a média a precipitação é superior. Se não era um prolongamento do Verão (só para este mes atenção)

De qualquer forma muito obrigado por partilhar esses dados e previsões do ECMWF connosco, e gosto daquilo que escreve ....
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Sim,tudo muito bonito não fossem os 15 dias que faltam para isso. :D
O que parece quase certo é que Outubro vai ter alguns dias de calor(por volta dos 23ºC a 25ºC),parece-me porque tem sido quase sempre assim.
Esses 9º previstos para Lisboa deve ficar mais perto dos 19ºC que dos 9ºC se calhar...Aliás até pode ter 9ºC de minima,é possivel em inicios Outubro..Mas depois se tivesse 23 de máxima,seria um dia quente! Porque os 9ºC não vou estar na rua para sentir ás 6 da manhã..Agora os 23ºC já os sinto.Veremos quando chega o Outono.
Eu também quero que o Outono chege rapidamente,mas não subo muito as expectativas...

é assim como eu já disse eu não faço comentarios relativo as previsões sazonais por 2 razões 1º porque acho-as mt discutiveis e generalistas;2º pq n tenho os conhecimentos nem as bases necessarias para entrar nesses conteudos....
Mas existe uma coisa Meteo modestia a parte considero ter alguma sensibilidade metereologica pois interesso-me por este tema alguns anos alias quase desde da minha adolescencia que vibro principalmente com inicio do Outono e mesmo do Inverno e pelos vistos estas previsões vieram para ficar ou seja onde eu quero chegar, nos 3 sites que consulto:www.euroweather.net;www.windguru.com e www.accuweather.net os 2 1ºs com previsões de 8-10 dias e o ultimo com uma previsão de 15 dias existe uma coisa em comum com estes 3 sites... as suas actualizações que são feitas SO DÃO descidas da temperatura como previsão alias para a semana já se preve temperaturas abaixo dos 10º graus em muitas zonas do pais e mesmo do Norte litoral e não me parece que esse cenario va mudar drasticamente...alias se virmos a tendencia a 3,4 dias o accuweather dava-nos previsões de 28,27º graus para LX e agora já está a dar como maximas de 15º graus imagine-se por isso é que estou optimista que daqui a 2,3 semanas venhamos a ter mesmo frio á seria... agora se ele vai-se manter ou não se vai ser uma entrada de uma massa de ar frio temporaria isso não sei... mas uma coisa a minha sensibilidade diz... normalmente quando temos este tipo de previsões com a descida progressiva da temperatura ela depois não volta a subir tão depressa por vezes essa descida de temperatura de mudança de estação acontece mais tarde como aconteceu o ano passado e em 2009 em meados de novembro outras vezes mais cedo como julgo em 2003 ou 2004 em que tivemos um Outubro bastante frio...
Agora uma coisa é certa pelo que vejo e pelo que acompanho nestas fontes e nestes sites é que o frio vem ai...

cumps
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Fico satisfeito com o repentino dinamismo deste tópico, sinal que todos ansiamos pelo Outono;) e suas naturais mudanças no padrão atmosférico.

Seria interessante que com Outubro entrasse já frio a sério, claro que é possível, mas também se pode prolongar o calor.

Contudo, e também por alguma experiência de décadas vividas, o Setembro foi demasiado morno, não acredito que Outubro não traga mudanças radicais...
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Mas existe uma coisa Meteo modestia a parte considero ter alguma sensibilidade metereologica pois interesso-me por este tema alguns anos alias quase desde da minha adolescencia que vibro principalmente com inicio do Outono e mesmo do Inverno e pelos vistos estas previsões vieram para ficar ou seja onde eu quero chegar, nos 3 sites que consulto:www.euroweather.net;www.windguru.com e www.accuweather.net os 2 1ºs com previsões de 8-10 dias e o ultimo com uma previsão de 15 dias existe uma coisa em comum com estes 3 sites... as suas actualizações que são feitas SO DÃO descidas da temperatura como previsão alias para a semana já se preve temperaturas abaixo dos 10º graus em muitas zonas do pais e mesmo do Norte litoral e não me parece que esse cenario va mudar drasticamente...alias se virmos a tendencia a 3,4 dias o accuweather dava-nos previsões de 28,27º graus para LX e agora já está a dar como maximas de 15º graus imagine-se por isso é que estou optimista que daqui a 2,3 semanas venhamos a ter mesmo frio á seria... agora se ele vai-se manter ou não se vai ser uma entrada de uma massa de ar frio temporaria isso não sei... mas uma coisa a minha sensibilidade diz... normalmente quando temos este tipo de previsões com a descida progressiva da temperatura ela depois não volta a subir tão depressa por vezes essa descida de temperatura de mudança de estação acontece mais tarde como aconteceu o ano passado e em 2009 em meados de novembro outras vezes mais cedo como julgo em 2003 ou 2004 em que tivemos um Outubro bastante frio...
Agora uma coisa é certa pelo que vejo e pelo que acompanho nestas fontes e nestes sites é que o frio vem ai...

cumps



Quando dizes que o frio quando chega,raramente temos calor depois..Não entendo bem isso. Só o entendo se falares nos ultimos anos,na medida em que o frio a sério só chegou em Novembro.Logo já era tarde de mais para voltar o calor.

Que vai arrefecer na próxima semana,acho-o bem possivel..Agora daqui a 15 dias se vem frio ou não,é quase uma previsão sazonal Outono 2010/2011 :D
E ai concordo contigo,também não acredito muito em previsões a longo prazo para um pais pequeno como o nosso.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Quando dizes que o frio quando chega,raramente temos calor depois..Não entendo bem isso. Só o entendo se falares nos ultimos anos,na medida em que o frio a sério só chegou em Novembro.Logo já era tarde de mais para voltar o calor.

Que vai arrefecer na próxima semana,acho-o bem possivel..Agora daqui a 15 dias se vem frio ou não,é quase uma previsão sazonal Outono 2010/2011 :D
E ai concordo contigo,também não acredito muito em previsões a longo prazo para um pais pequeno como o nosso.

Sim sem duvida :lol: esperar para ver mas uma coisa é certa as actualizações nos sites confirmam essa tendencia. Eu quando referi que quando começa o frio já não vem o calor foi porque tenho essa percepção a serio e essa duvida nem sei se a ciencia a consegue explicar mas eu noto mesmo a nivel das mares e tudo parece que existe ali uma semana uns dias em que a temperatura desce brutamente vem aqueles dias de Nortada com ventos fortes e depois parece que o tempo mantem-se assim e que realmente muda-se de estação isto é so uma sensação que tenho não tem fundamentação cientifica nenhuma, mas noto isso e o mais engraçado é que uns dias antes disso acontencer temos sempre tempo extremamente quente com percipitação e tempo de trovoada... lembro-me que ha 2 anos isso aconteceu no final de Outubro eu sei um pouco isto porque frequento a praia quase todo o ano e noto isso perfeitamente... Por exemplo a uns anos essa "mudança de tempo" deu-se em inicios de Outubro lembro-me de ter geada num mes de Outubro e temperaturas baixas para epoca quando uns dias antes não muitos estava tempo quente.
O engraçado é que parece que o Estado do Tempo não se guia pelo calendario a ideia que tenho é que quando essa "mudança de tempo estação" da-se mais cedo a primavera tambem chega mais cedo e normalmente temos uma primavera em finais de Fevereiro quando começa mais tarde genero em Novembro como o ano passado o Inverno estende-se ate Março ou mesmo Abril... Mas um dia irei perder tempo a estudar essas relações pode ser que ate tenha alguma fundamentação cientifica.