Previsão Sazonal: Outono-Inverno 2011/2012

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por frederico 8 Jul 2011 às 08:00.

1. duncan

duncan
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    24 Set 2006
    Local:
    palmela
    Ou seja pela informaçao que o Vince colocou sobre as previsoes do joe bastardi,é que devido à forte la ninha,o planeta vai ter um arrefecimento o que irá influenciar o inverno no HN,e que será mais forte em alguns locais do que outros como ele refere.Mesmo que o nosso inverno nao seja o mais frio de sempre ou o mais rigoroso, pelos calculos do meteorologista joe, a temperatura do nosso país ira estar abaixo da media.Esperar para ver.

Curioso ele reforçar que nos proximos 20 anos vai haver o arrefecimento da terra, enquanto a comunidade ciêntifica geral diz o contrário.

Eu pessoalmente apesar de ser um curioso nesta área,acho que a terra antes de arrefecer ainda vai aquecer um pouco mais.E quando isso acontecer nós ja nao estaremos por cá,talvez nas proximas geraçoes e nao no futuro proximo como ele defende.

2. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Não creio que seja necessário colocar aqui alguma análise sobre o mês de setembro, para evidenciar o rotundo falhanço da previsão do CPC quanto às temperaturas neste mês:

3. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Sim deve ter sido o único, os outros acertaram bues relativamente á temperatura.
    Relativamente á precipitação este modelo não se pode dizer que tenha falhado muito .. dado que este mês teve zonas que passaram .. outras que quase nem choveu, e outros que choveu abaixo da média ...

Mas tem-se que dizer que basicamente foi devido a somente um dia de chuva .....
    Onde eu penso que pode existir um rotundo falhanço pode ser neste mês de Outubro .. mas lá está, um mês não tem 15 dias, mas sim 30 e como se sabe os modelos sazonais não lidam bem com possiveis cut-offs !!

Já agora dá-me o link directo desse mapa, pois eu uso a versão 2 penso eu, deste modelo ...

4. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    De facto, as temperaturas previstas estão acima do esperado pelo CPC.
    O CPC dispõe deste modelo de previsão em percentagem de probabilidades. Não em valores absolutos. Não sei exactamente porquê...;)

No entanto, no que se refere a Agosto e agora que há já valores para análise, vemos nesta imagem que em todo o globo há a salientar as temperaturas acima da média; poucas são as zonas abaixo dessa média, havendo a salientar o Oeste do pacífico.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Referente a UK

http://www.express.co.uk/posts/view/273142/Are-we-set-for-a-long-cold-winter

6. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    O que esses tipos dizem, Vince, é compativel com fluxos duradouros de NNW nas British, e o tipo que vê a coisa mais amena deve estar a contar com a predominancia de fluxo de SW/W..talvez W..

Bom, o que é certo é que bate certo com a minha ideia de AA aqui proximo, estendendo-se ocasionalmente pela Europa ou mais para NW..resultanto num inverno seco e com temperaturas um pouco abaixo do normal..ou até mais proximas ao normal.
    Acho que só na recta final do Inverno e na 1a metade da Primavera é que teremos uma situação mais bloqueada, um take 2 deste prox Out-Nov, com eventualmente um evento de neve/frio tardio..a Primavera poderá até ter um comportamento chuvoso e com temperaturas proximas á media.

Já fiz mais uma compilação de anos analogos..baseados no Enso, PDO, AMO, AO, NAO, IOD...e cheguei a estes anos:
    ( Nov-Abr)
    50
    54
    89-90
    75-76
    98

#96 stormy, 28 Set 2011 às 16:40
    Última edição: 10 Out 2011 às 16:15
  7. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Bom agora já estamos a entrar em Outubro e as previsões sazonais que para mim, serão bem mais elucidativas respeitante aos próximos meses do que as lançadas anteriormente....
    Aguardemos portanto com expectativa ...

8. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Eu tenho algum receio de que seja igual ao ano 2004/2005. Mas isso sou eu que digo. Só Novembro é que mostra tendência para chuvoso e Outubro normal no Sul que eu tenho sérias dúvidas quanto a isso segundo a NOAA tudo o resto é seco. Por isso, o meu óptimismo não é muito elevado, portanto não há expectativas muito elevadas e a desilusão é menor. Posso estar redondamente enganado mas esta é a opinião que eu tenho este ano.

9. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto

A probabilidade matemática de 2004-2005 se repetir é muito baixa.

10. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    A 1 de Outubro a previsão segundo o NOAA para os próximos meses é esta

Para analisarmos no futuro.

11. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Não resisti e fui ver os dados de Faro durante 75-76; 89-90 e 99-00.

Dados 1975-1976

Nov 1975 - 8.63 mm
    Dez 1975 - 249.19 mm
    Jan 1976 - 45.98 mm
    Fev 1976 - 40.88 mm
    Mar 1976 - 35.81 mm
    Abr 1976 - 86.61 mm

Total: 467.1 mm

Dados 1989-1990

Nov 1989 - 227.58 mm
    Dez 1989 - 356.61 mm
    Jan 1989 - 65.03 mm
    Fev 1989 - 0 mm
    Mar 1989 - 48.0 mm
    Abr 1989 - 102.86 mm

Total: 800.08 mm

Dados 1999-2000

Nov 1999 - 33.78 mm
    Dez 1999 - 14.23 mm
    Jan 2000 - 79 mm (falta dados)
    Fev 2000 - 5.08 mm
    Mar 2000 - 23.62 mm (falta dados)
    Abr 2000 - 117.09 mm (falta dados)

Total: 272.8 mm

Fonte: tutiempo.net

Os outros anos que faltam não havia dados de Faro.

Stormy muito complicado chegar a uma conclusão, temos 3 anos completamente diferentes, um ligeiramente abaixo da média, outro o mais chuvoso de sempre e outro bastante abaixo da média. Fevereiro é o mês que parece que tende a ser o mais seco durante esse período.

12. icewoman

icewoman
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    15 Dez 2009
    Local:
    funchal
    peço desculpa pela pergunta, pois ainda sou leiga nestas coisas, mas a cor verde é indicação de chuva? pode resumir em que se tarduz estes modelos de cada mes?
    obg

13. Jorge_scp

Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    17 Fev 2009
    Local:
    Sesimbra/Amadora
    As cores são anomalias de precipitação, isto é, uma cor verde indica mais chuva relativamente à normal para a dada região, enquanto uma vermelha indica que vai chover menos que o normal. Uma cor verde em Julho e vermelha em Dezembro não quer dizer que vá chover mais em Agosto que Dezembro. Por exemplo, nesse caso, se o modelo prever 10 mm para Algarve em Agosto então terá cor verde pois a normal é de 5 mm. Se o modelo prever 50 mm em Dezembro, teremos cor vermelha pois a normal é 100 mm. O mesmo se passa de região para região. 150 mm previstos em Dezembro indicará uma cor verde no Algarve, mas poderá ser vermelha no Norte.

Ou seja, este modelo prevê apenas que Novembro será um mês com mais chuva que o normal, enquanto os outros meses deverão ser mais secos, e com anomalias bastante negativas, que é o que está a assustar algum pessoal. Mas já se sabe, vale o que vale, pois modelos sazonais ainda são bastante erráticos, e apesar de a tendência ser um Inverno Seco, claro que há sempre a possibilidade de sair tudo trocado. Mas claro que preferiamos ver os mapas todos verdinhos na nossa região, não é por acaso que é a cor mais bonita! :p

14. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    Bom...denota-se a tendencia para um Outubro normal, um Novembro humido, um Dezembro variavel..podendo ser por vezes mais humido ou mais seco, um Jan-Fev secos e um Mar-Abr normais a humidos.

A minha previsão ( Precipitação) é de um Out-Nov normais a chuvosos, um Dezembro normal a seco, um Jan-Fev secos e uma primavera a começar fresca e seca mas a tornar-se mais chuvosa, nomeadamente em Abril..portanto não foje muito..
    Quanto ás temperaturas acho que no geral teremos valores na normalidade, embora Jan-Abr possam ter valores um pouco abaixo da média.

15. LuisFilipe

LuisFilipe
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Set 2008
    Local:
    coimbra
    em termos de vagas de frio com ventos secos de leste, havera muitas este ano ou nem por isso?

Partilhar esta Página